Espero que gostem do tópico e que seja útil ^-^
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Sobre a Franquia Portal
A Valve Corporation conseguiu inovar muito bem com a franquia Portal, criando uma proposta de jogo boa, mas com muitas chances de dar errado. Felizmente deu certo, e Portal é considerado um dos melhores games da história.
O seu estilo de jogo inovador, conseguiu juntar uma arma, sem ter guerras e mortes, e te fazendo pensar para concluir as fases com perfeição.
O jogo ainda consegue ser engraçado, mais uma novidade, pois hoje em dia, dificilmente encontramos jogos engraçados. O jogo consegue nos envolver, com a psicopata da GLaDOS e o mistério sobre Chell e o que ela faz naquele lugar.
F.A.Q.
O que é Portal?
R.: Portal é uma série de dois jogos de ação/puzzle em primeira pessoa desenvolvidos pela Valve Corporation. O primeiro jogo foi lançado em um pacote chamado The Orange Box para Microsoft Windows e Xbox 360 em 9 de outubro de 2007 e para PlayStation 3 em 11 de dezembro do mesmo ano. A versão para Windows do jogo é também disponível separadamente via o sistema de distribuição de conteúdo da Valve, Steam, e foi lançado em 9 de abril de 2008. Uma versão separada intitulada "Portal: Still Alive" foi lançada na Xbox 360 Live Arcade em 22 de outubro de 2008; esta versão inclui 14 fases bônus. O segundo jogo da série, Portal 2, foi lançado em abril de 2011 para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3.
Beleza, o que eu faço nesse jogo?
R.: Em Portal, seu objetivo é simplesmente criar portais com a ajuda de sua ASHPD (Aperture Science Handheld Portable Device, mais conhecido como Portal Gun), para assim vencer desafos e terminar os níveis que lhe são submetidos. Existem 2 tipos de portais, os portais azuis (entrada), e os laranjas (saída). Com o tempo, os puzzles vão ficando mais difíceis, com a inclusão de cubos, esferas de energia, etc.
R.: Portal é uma série de dois jogos de ação/puzzle em primeira pessoa desenvolvidos pela Valve Corporation. O primeiro jogo foi lançado em um pacote chamado The Orange Box para Microsoft Windows e Xbox 360 em 9 de outubro de 2007 e para PlayStation 3 em 11 de dezembro do mesmo ano. A versão para Windows do jogo é também disponível separadamente via o sistema de distribuição de conteúdo da Valve, Steam, e foi lançado em 9 de abril de 2008. Uma versão separada intitulada "Portal: Still Alive" foi lançada na Xbox 360 Live Arcade em 22 de outubro de 2008; esta versão inclui 14 fases bônus. O segundo jogo da série, Portal 2, foi lançado em abril de 2011 para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3.
Beleza, o que eu faço nesse jogo?
R.: Em Portal, seu objetivo é simplesmente criar portais com a ajuda de sua ASHPD (Aperture Science Handheld Portable Device, mais conhecido como Portal Gun), para assim vencer desafos e terminar os níveis que lhe são submetidos. Existem 2 tipos de portais, os portais azuis (entrada), e os laranjas (saída). Com o tempo, os puzzles vão ficando mais difíceis, com a inclusão de cubos, esferas de energia, etc.
Jogos
Portal
Plataforma: PC, X360, PS3
Ano: 2007
Gênero: Action/Puzzle, FPA
Portal 2
Plataforma: PC, X360, PS3
Ano: 2011
Gênero: Action/Puzzle, FPA
Portal
Portal é um jogo de ação e puzzle, onde você utiliza sua portal gun para criar portais e passar das câmaras de teste. O jogo foi lançado em 2007 e seu sucessor foi lançado em 2011.
Enredo
OBS.: ANTES DE COMEÇAR A LER, JÁ AVISAMOS QUE O TEXTO CONTÉM SPOILER DO JOGO.
Colocamos em Spoiler porque o texto estava muito grande =p
- Spoiler:
- Portal se ambienta no "Centro de Enriquecimento" dos "Laboratórios da Aperture Science”, a corporação de pesquisas responsável pela criação do Aperture Science Handheld Portal Device (ou "Portal Gun/Arma de Portais").
A história de Portal é contada ao jogador via mensagens de áudio proferidas por GLaDOS e por escrituras nas paredes de salas escondidas nos últimos estágios. O jogo se inicia com Chell acordando de uma cama de êxtase ouvindo instruções e advertências de GLaDOS sobre o teste experimental do qual Chell logo irá participar. Esta parte do jogo envolve diversas "câmaras de teste" que, em sequência, vão introduzindo aos jogadores as mecânicas do jogo. Os anúncios de GLaDOS servem não somente para instruir Chell e ajudá-la no seu progresso pelo jogo, mas também para criar uma atmosfera e desenvolver a IA como um personagem. É prometido a Chell um bolo e terapia como recompensa, caso ela consiga completar todas as câmaras de teste.
Chell procede pelo Centro de Enriquecimento vazio, interagindo somente com GLaDOS. Ao longo do jogo, pistas dos objetivos de GLaDOS são revelados, mostrando que estes são mais sinistros do que o seu comportamento prestativo sugere. Apesar de ela ser designada para aparecer prestativa e encorajante, as ações e discursos de GLaDOS sugerem falsidade e insensibilidade em relação à segurança e bem-estar das cobaias. As câmaras de teste se tornam cada vez mais perigosas, seguindo o progresso de Chell, e GLaDOS ainda direciona Chell a um "curso de fogo livre designados para andróides militares" devido às câmaras de teste comuns estarem "sob reparo". Em outra câmara, GLaDOS introduz a fidelidade e importância do "Companion Cube" ("Cubo Companheiro”), um grande cubo metálico com um único e grande coração rosa em cada lado, para poder completar a câmara. Contudo, ao fim da câmara, GLaDOS declara que ele "infelizmente deve sofrer eutanásia" em um "incinerador de inteligência de urgência" antes que Chell possa continuar. Algumas das últimas câmaras possuem andróides com armas laser e vozes de crianças, as Turrets, que atiram em Chell, simpatizando-se com a mesma após serem desativados ("Eu não lhe culpo" e "Sem ressentimentos"). Após terminar todas as câmaras de teste, Chell é surpreendida não com um bolo, mas sim com um incinerador, que a mataria. No entanto, Chell consegue de alguma forma escapar e, por áreas de fora da sala de teste, chegar a GLaDOS. Após uma longa batalha, Chell derrota e destrói GLaDOS.
Personagens
Chell
- Spoiler:
- Chell é a protagonista do jogo. Não se sabe muito sobre ela, visto que ela é uma protagonista muda, e o jogo é narrado praticamente apenas por GLaDOS. Chell foi capturada, ainda quando criança, pela Aperture Science (empresa responsável pela ASHPD e vários outros objetos que fazem parte do jogo), e documentada como “Sujeito de Teste #1498”. No entanto, Doug Rattmann a transferiu para Sujeito de Teste #1, acreditando que ela tinha potencial para derrotar GLaDOS, que estava fora de controle. O jogo começa com Chell sendo acordada de sua Relaxation Vault por GLaDOS para que os testes pudessem começar.
Chell reaparece como protagonista de Portal 2.
GLaDOS
- Spoiler:
- GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System) é uma inteligência artificial criada pela Aperture Science para servir como núcleo central para o “centro de enriquecimento” dos laboratórios da Aperture Science. No entanto, em um sexto de picossegundo após ser ligada, GLaDOS se tornou hostil, tentando matar todos ao seu redor. Ela foi desligada, e esse processo se repetiu muitas vezes, até que no primeiro dia anual de “Traga sua filha ao trabalho” da Aperture Science, ela foi inserida com um núcleo de moralidade e, após ser ligada, alegou “ter perdido todo o interesse em matar”. No entanto, em maio de 200-, no dia de “Traga seu gato ao trabalho”, ela se tornou hostil novamente e fechou toda a instalação, prendendo todos os trabalhadores dentro e inundando a instalação com neurotoxina. O único sobrevivente dessa catástrofe, Doug Rattmann, conseguiu manter-se vivo devido à sua paranoia e conseguiu acesso aos arquivos dos sujeitos de teste de GLaDOS. Rattmann encontrou, entre os sujeitos, Chell, que foi recusada devido à sua “persistência extraordinária”, e a colocou em primeiro da lista. Logo depois, durante os eventos do primeiro jogo, Chell é acordada por GLaDOS, que começa a testá-la em 19 salas de teste, cada qual com seus próprios desafios, variando o nível de dificuldade, e prometer um bolo no final.
GLaDOS reaparece como antagonista e deuteragonista de Portal 2.
Este post foi para o Portal 1, em breve colocaremos sobre Portal 2 no próximo post =p.
Este tópico foi feito por Monagma e Marcelo!
Última edição por Marcelo em Ter 08 Jan 2013, 18:07, editado 3 vez(es)
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