Antes de iniciarem a leitura efetiva do tópico, gostaria de deixar claro que a análise trata-se de um ponto de vista, portanto, opiniões divergentes poderão surgir.
O ano era 2010. A Nintendo havia pego todos de surpresa com o anúncio do Nintendo 3DS, sucessor do seu portátil de sucesso que prometia inovações como o uso de tecnologia 3D sem a necessidade de óculos e experiências com realidade aumentada. O anúncio do console logo gerou outra dúvida: quais jogos seriam lançados com o console? A Capcom foi uma das primeiras produtoras a responder essa pergunta, anunciando então Resident Evil Revelations. O trailer de menos de 2 minutos mostrava gráficos excelentes, o retorno de Chris, Jill e Hunk e uma trama cheia de reviravoltas.
Com o passar do tempo, a Capcom foi lançando diversos trailers, sempre fazendo diversas alterações na plot, mostrando a dificuldade da empresa em fechar a história do jogo. Com o lançamento de Resident Evil Mercenaries 3D, uma demo do jogo foi disponibilizada, entretanto, a demo não revelava muita coisa além das características técnicas do jogo. Com uma semana para o lançamento do jogo no Japão, a versão demo definitiva do jogo foi lançada mundialmente na eShop, sendo assim a primeira demo a ser distribuída no aplicativo.
Resident Evil foi uma das franquias pioneiras do gênero survival nos anos 90. A Capcom criou um jogo inovador onde os jogadores deveriam contar com elementos além de suas armas para garantir a sobrevivência. A escassez de munição, a quantidade de puzzles, a presença de zumbis e os mapas fechados transformaram a franquia em uma das séries de maior destaque do PlayStation e um dos maiores sucessos financeiros da Capcom. O lançamento de Resident Evil 4, porém, acabou dividindo os fãs da franquia devido às inovações existentes no jogo e na incorporação de elementos de jogos mais voltados para a ação.
Resident Evil Revelations, contudo, foi uma tentativa que deu certo. Parece impossível, mas a Capcom conseguir fundir gêneros distintos na criação deste jogo. Ao unir os ambientes fechados dos jogos antigos com os momentos de ação desenfreada dos jogos recentes, a empresa uniu o melhor de dois mundos, transformando Resident Evil Revelations em uma experiência única. A divisão de capítulos continuou presente neste jogo, o que possibilitou que a história do jogo fosse contada em perspectivas diferentes e alineares. Durante o jogo, vivemos momentos diferentes da história, em uma mistura de passado-presente que transformou a dinâmica do jogo.
No ano de 2004 a cidade de Terragrigia foi vítima de um ataque terrorista organizado pela Il Veltro, organização radical que acreditava que a Terra estava vivendo sua decadência. Como medida para evitar a proliferação das bio-armas utilizadas no ataque, a F.B.C. (organização responsável pela segurança contra o bioterrorismo) decidiu destruir a cidade, utilizando sua própria energia solar para "derreter" a cidade. O fim do ataque representou o fim da Il Veltro, ou pelo menos era isso que se esperava.
Um ano depois Jill Valentine (agora integrante da B.S.A.A., uma ONG de combate ao bioterrorismo) e seu parceiro, Parker Luciani, são enviados em uma simples missão de coleta de dados, entretanto, essa missão termina com a notícia do desaparecimento de Chris Redfield e Jessica Sherawat, fazendo com que a protagonista inicie sua próxima missão, encontrar Chris. Ninguém esperava que o desaparecimento de Chris resultaria na descoberta de um novo ataque da Il Veltro e na descoberta do que realmente aconteceu em Terragrigia.
Desde seu anúncio, Revelations prometeu ser um dos jogos que mais exigiriam do hardware do Nintendo 3DS. Podemos dizer que nesse sentido, a Capcom cumpriu sua promessa. Resident Evil Revelations conta com gráficos excelentes, que abusam dos recursos do portátil. Os mapas são bem variados: desvendamos suítes, cabines, bibliotecas, cafés, laboratórios e o fundo do mar.
A música do jogo se mantém fiel a atmosfera esperada, aumentando a tensão do jogador conforme o momento em que ele se encontra. Os ritmos variados da OST trazem riqueza a experiência que é jogá-lo.
No que se refere a sua jogabilidade, Revelations se mantém fiel ao padrão da série. Os comandos do jogo são simples e customizáveis de acordo com as preferências do jogador, contando com a utilização do gyro sensor do Nintendo 3DS como uma possibilidade para quem se garante usando tal recurso. A tela inferior do console foi utilizada como menu rápido para a troca de armas, utilização de itens, giro da câmera e visualização do mapa da área sendo explorada. O lançamento do Circle Pad Pro (acessório que adiciona novos botões e um segundo analógico ao 3DS) causou controvérsia no público sobre a jogabilidade do jogo, entretanto, tal acessório se mostrou dispensável para a grande maioria dos gamers.
Resident Evil Revelations conta com uma trama que gera cerca de 20 horas de jogo, número razoável levando em conta a duração dos outros jogos da franquia. Além da trama principal (dividida em três níveis de dificuldade), o jogo também conta com um modo exclusivo, o Raid Mode.
Diferente do consagrado modo Mercenaries, no Raid Mode seu objetivo é cumprir determinados objetivos. São 20 fases que revivem diferentes momentos do jogo, também com 3 níveis de dificuldade, além de uma fase bônus adicional. O Raid Mode conta também com modo multiplayer, sendo possível a realização destas missões em modos co-op utilizando a conexão WiFi do Nintendo 3DS.
O modo conta com diversos personagens do jogo, incluindo Jill, Chris, Jessica, Morgan, O'Brian e Raymond. Cada personagem conta com habilidades especiais (Jessica é melhor usando rifles e metralhadoras, enquanto Chris é melhor usando rifles e espingardas), tornando o modo de jogo ainda mais interessante. No Raid Mode as customizações de armas (presentes no modo campanha) também estão presentes.
O jogo também conta com um sistema de medalhas, liberadas conforme o jogador cumpre diversas subquests no jogo, como a descoberta de pistas ocultas ou a realização de determinadas ações, como desviar e atacar fisicamente.
O Street Pass do Nintendo 3DS também é utilizado no jogo para a compra de armas e equipamentos no Raid Mode e também da troca de missões com outros jogadores.
Avaliação Final:
Gráficos: 10
Áudio: 9,5
Jogabilidade: 10
Replay: 10
Prós:
A história do jogo, além de excelente, é abordada de uma maneira muito criativa ao misturar passado e presente. O desenvolvimento de tramas paralelas transforma o jogo em uma experiência intrigante;
O jogo possui uma excelente qualidade técnica;
O Raid Mode e suas missões proporcionam horas de diversão, seja sozinho, com amigos ou com desconhecidos, via WiFi;
Mescla entre ação e survivor na medida certa.
Contras:
O jogo poderia ser mais difícil. Apesar do retorno às origens, o Genesis Scanner permite que o jogador use (e abuse) de sua munição e ervas.
Nota Final: 9,8
Gráficos: 10
Áudio: 9,5
Jogabilidade: 10
Replay: 10
Prós:
A história do jogo, além de excelente, é abordada de uma maneira muito criativa ao misturar passado e presente. O desenvolvimento de tramas paralelas transforma o jogo em uma experiência intrigante;
O jogo possui uma excelente qualidade técnica;
O Raid Mode e suas missões proporcionam horas de diversão, seja sozinho, com amigos ou com desconhecidos, via WiFi;
Mescla entre ação e survivor na medida certa.
Contras:
O jogo poderia ser mais difícil. Apesar do retorno às origens, o Genesis Scanner permite que o jogador use (e abuse) de sua munição e ervas.
Nota Final: 9,8
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya