Talvez a série que mais deu certo ao entrar em mais uma dimensão. The Legend of Zelda: Ocarina of Time não só implementou muitos dos recursos que vemos em jogos atuais (como o Z-Targeting, entre outros) como também elevou a série num novo patamar, sem esquecer as origens e trazendo toda a sensação de se jogar Zelda fielmente para o Nintendo 64 em 1998.
Um jogo desse nível não podia receber tratamento menor. Dezenas de sites deram nota máxima para o game. IGN, Famitsu, GameSpot, Edge, todas elas elevaram OoT ao máximo, sendo esse em alguns casos o primeiro game a chegar nesse nível em alguns sites e publicações impressas. Quer mais exemplos? Ocarina não sai do primeiro lugar em sites como Metacritic e GameRankings desde o seu lançamento!
"Fãs ao ver que Majora's Mask pela primeira vez..."
Dois anos depois de seu lançamento, chega as lojas The Legend of Zelda: Majora's Mask. O Zelda mais sombrio da série não causou o mesmo impacto que Ocarina, mas é melhor que seu antecessor. Veremos porque:
Sistema de jogo e Jogabilidade
Majora's Mask usa a mesma engine de Ocarina of Time. A configuração de botões é a mesma, muitos itens são os mesmos e tem a mesma função que no jogo anterior. Mas o que Majora's tem de melhor? As máscaras de transformação.
Ao virar Deku, Zora ou Goron, a jogabilidade se tranforma e novos golpes e movimentos aparecem. Isso faz com o que o game não caia na mesmice de sempre fazer a mesma coisa. Além disso deixa o game muito mais divertido. Quem não gostava de nadar como Zora e fazer umas acobracias dentro d'água? Ou rolar como Goron por Termina Field feito um louco? São momentos assim que fazem um game inesquecível.
"Goro-Goro"
Enquanto isso, em Ocarina of Time jogavamos com o mesmo Link o game inteiro. Ok Ok, o Link cresce, mas a jogabilidade não muda! Chega uma hora que fica entediante.
Outro ponto interessante, é o sistema de três dias. Ou seja, como você sempre pode voltar no tempo, as side-quests, bosses, puzzles e dungeons, são novamente disponibilizadas para você joga-las novamente. Recurso inexistente em Ocarina, ou seja, zera uma vez acabou. Quer derrotar Volvagia de novo? Recomece o jogo inteiro...
Trilha sonora
Ocarina of Time tem uma trilha sonora fenomenal. Temas como Hyrule Field, Volvagia Battle Theme, Gerudo's Desert entre outros são incríveis e não saem da cabeça dos jogadores até hoje.
Majora's Mask reaproveitou muitas dessas músicas, porém as músicas inéditas são...são...não tem palavras! Stone Tower Temple Theme, Termina Field (com o tema da série! Que ficou de fora de Oot!) Majora's Mask Theme (assustadora e melancólica como o clima do game), o próprio tema de Clock Town é fantástico. Sem dúvidas nessa categoria ambos os games empatam. Tanto OoT quanto MM possuem trilhas sonoras invejáveis que vão ficar na memória dos jogadores para sempre.
Side-Quests
Talvez o ponto onde OoT é completamente destroçado por MM. As Side-quests em Majora's Mask são muitas. E não são só troca-troca de itens como acontecia em Ocarina. Muitas vezes elas se resumem a união de pessoas, escutar um desabafo, proteger o leite de bandidos usando seu arco-e-flecha em plena carroça em movimento, e até proteger vacas de aliens! Sinceramente ainda não houve um Zelda que supera-se Majora's nesse quesito. As Side-Quests ao mesmo tempo que são numerosas, são divertidas de se fazer, não aquela coisa "ah vo fazer só pra completar o game 100%...boring..", e sim aquelas quests que você faz um montão de vezes sem enjoar.
"A side-quest de Anju e Kafei termina com uma das cenas mais emocionantes da série."
Sem dúvidas o ponto mais forte de MM e espero que volte com tudo em Skyward Sword.
Gráficos
Muito bem, chegamos a outro ponto que deixa Majora's quilômetros a frente de Ocarina. Graças ao Expansion Pak (que fornece 4 MB a mais para o Nintendo 64), Majora's Mask possuí um dos melhores gráficos do console. Tudo é mais colorido, mais animado, não há mais o efeito de neblina a distância que ocorria em Ocarina of Time. Sem contar que os cenários são completamente em 3D, diferente de OOT onde lugares como os interiores das casas e a cidade usavam o mesmo efeito que Raccoon City tinha em Resident Evil.
"Interiores completamente em 3D e bem modelados. Obrigado Expansion!"
Sem contar que graças ao Expansion os cenários puderam ser expandidos. O mundo de Termina é maior que Hyrule, só de ver lugares abertos como Great Bay e Romani's Ranch (que chegam a ter quase o mesmo tamanho que o Hyrule Field de Oot) você já nota a grandiosidade do mapa.
NPCs
"Madame Aroma e suas noites banhadas a...leite?"
Outro ponto de destaque de Majora's Mask. Os NPCs (No playable Characters, ou Personagens não-jogáveis), estão sempre em movimento. Diferente de OoT, onde tais personagens estavam lá, sempre estáticos dizendo a mesma coisa o tempo todo, Majora's apresenta um mundo vivo, em constante movimento. Muitos NPCs tem rotinas, "vivem", sempre fazendo alguma coisa.
Bosses
Sem dúvidas, Ocarina possui excelentes bosses, como Volvagia, Phantom Ganon, Dark Link, entre outros. Mas em Majora's a criatividade falou mais alto nesse quesito.
"Não é exatamente um boss mas assusta tanto quanto um..."
Majora's possuí menos chefes em comparação a OoT, mas a batalha contra eles são muito mais dificeis e...geniais! Por exemplo, a batalha contra Goth, chefe de Snowhead Temple, é uma das mais legais de toda a série. Uma incrível perseguição transformado de Goron, rolando atrás do touro mecânico a todo vapor, ao mesmo tempo que desvia de obstáculos e tenta acertar o inimigo. Outra batalha de destaque é contra Twinmold. O chefão de Stone Tower Temple assusta pelo tamanho, mas com a Giant's Mask, Link pode ficar tão grande quanto ele. Pra mim uma das batalhas mais surpreendentes da série. E não são só os chefões que ganham destaque, os sub-chefes são tão bons quantos. A batalha contra o sapo da bola em Great Bay Temple é excepcional, congela-lo e ve-lo despencando do teto quebrando em mil pedaços não tem preço.
Dungeons
"Cair pra baixo vai deixar de ser uma afirmação idiota..."
Diminuidas bruscamente em quantidade, MM possui apenas 4 dungeons, ao contrário das mais de 10 de Ocarina. Porém a genialidade por trás delas está muito maior. Nem preciso comentar sobre Stone Tower Temple e o fato de ter de vira-la de ponta-cabeça para continuar a aventura, certo?
Enredo
A parte que faz de Majora's Mask o Zelda mais "único" de todos. Saindo da mesmice de salvar a Princesa Zelda das garras de Ganon e recuperar a Triforce, Link deve salvar um mundo inteiro da destruição, que será causada em 3 dias com o despencar de uma lua ameaçadora que cada vez mais se aproxima de Termina.
"A destruição de Termina é um dos momentos mais sombrios de toda a série."
Mas graças a Ocarina of Time, Link pode voltar no tempo e repetir os 3 dias infinitas vezes até descobrir um modo de impedir que Skull Kid, possúido pelos poderes malignos de Majora's Mask, consiga cumprir seus objetivos.
Um dos pontos importantes que muitos fãs torceram o nariz: Não tem a ZELDA. Apenas em um flashback! "UAI COMO ASSIM UM ZELDA SEM ZELDA??? ISSO NON EXCISTE!!!". E não foi só isso, muitos inclusive tratam MM como spin-off, o que não tem nada haver.
Um enredo anos-luz mais criativo que o de Ocarina (que convenhamos, tava mais para um A Link to the Past reciclado).
Conclusão
Mesmo que Ocarina tenha começado com os Zeldas 3D, e que todos os demais após isso beberam de sua fonte, não podemos endeusar ele apenas pelo fato de ter sido inovador. Outros Zeldas já mostraram muitas qualidades que infelizmente são "jogadas pra debaixo do tapete" porque Ocarina que fez o "estrondo". Majora's Mask é um Zelda especial, um Zelda único em toda a série, que deixou os "cliches" de lado para um mundo mais dark e profundo, que infelizmente foi quase apagado pelo sucesso de OoT e pela descrença de "fãs" que viraram a cara apenas por não ter a Zelda...Afirmando que esse é um artigo baseado em minhas opiniões pessoas, reafirmando que não estou chamando OoT de porcaria muito menos de ruim. Espero que tenham gostado.
Um jogo desse nível não podia receber tratamento menor. Dezenas de sites deram nota máxima para o game. IGN, Famitsu, GameSpot, Edge, todas elas elevaram OoT ao máximo, sendo esse em alguns casos o primeiro game a chegar nesse nível em alguns sites e publicações impressas. Quer mais exemplos? Ocarina não sai do primeiro lugar em sites como Metacritic e GameRankings desde o seu lançamento!
"Fãs ao ver que Majora's Mask pela primeira vez..."
Dois anos depois de seu lançamento, chega as lojas The Legend of Zelda: Majora's Mask. O Zelda mais sombrio da série não causou o mesmo impacto que Ocarina, mas é melhor que seu antecessor. Veremos porque:
Sistema de jogo e Jogabilidade
Majora's Mask usa a mesma engine de Ocarina of Time. A configuração de botões é a mesma, muitos itens são os mesmos e tem a mesma função que no jogo anterior. Mas o que Majora's tem de melhor? As máscaras de transformação.
Ao virar Deku, Zora ou Goron, a jogabilidade se tranforma e novos golpes e movimentos aparecem. Isso faz com o que o game não caia na mesmice de sempre fazer a mesma coisa. Além disso deixa o game muito mais divertido. Quem não gostava de nadar como Zora e fazer umas acobracias dentro d'água? Ou rolar como Goron por Termina Field feito um louco? São momentos assim que fazem um game inesquecível.
"Goro-Goro"
Enquanto isso, em Ocarina of Time jogavamos com o mesmo Link o game inteiro. Ok Ok, o Link cresce, mas a jogabilidade não muda! Chega uma hora que fica entediante.
Outro ponto interessante, é o sistema de três dias. Ou seja, como você sempre pode voltar no tempo, as side-quests, bosses, puzzles e dungeons, são novamente disponibilizadas para você joga-las novamente. Recurso inexistente em Ocarina, ou seja, zera uma vez acabou. Quer derrotar Volvagia de novo? Recomece o jogo inteiro...
Trilha sonora
Ocarina of Time tem uma trilha sonora fenomenal. Temas como Hyrule Field, Volvagia Battle Theme, Gerudo's Desert entre outros são incríveis e não saem da cabeça dos jogadores até hoje.
Majora's Mask reaproveitou muitas dessas músicas, porém as músicas inéditas são...são...não tem palavras! Stone Tower Temple Theme, Termina Field (com o tema da série! Que ficou de fora de Oot!) Majora's Mask Theme (assustadora e melancólica como o clima do game), o próprio tema de Clock Town é fantástico. Sem dúvidas nessa categoria ambos os games empatam. Tanto OoT quanto MM possuem trilhas sonoras invejáveis que vão ficar na memória dos jogadores para sempre.
Side-Quests
Talvez o ponto onde OoT é completamente destroçado por MM. As Side-quests em Majora's Mask são muitas. E não são só troca-troca de itens como acontecia em Ocarina. Muitas vezes elas se resumem a união de pessoas, escutar um desabafo, proteger o leite de bandidos usando seu arco-e-flecha em plena carroça em movimento, e até proteger vacas de aliens! Sinceramente ainda não houve um Zelda que supera-se Majora's nesse quesito. As Side-Quests ao mesmo tempo que são numerosas, são divertidas de se fazer, não aquela coisa "ah vo fazer só pra completar o game 100%...boring..", e sim aquelas quests que você faz um montão de vezes sem enjoar.
"A side-quest de Anju e Kafei termina com uma das cenas mais emocionantes da série."
Sem dúvidas o ponto mais forte de MM e espero que volte com tudo em Skyward Sword.
Gráficos
Muito bem, chegamos a outro ponto que deixa Majora's quilômetros a frente de Ocarina. Graças ao Expansion Pak (que fornece 4 MB a mais para o Nintendo 64), Majora's Mask possuí um dos melhores gráficos do console. Tudo é mais colorido, mais animado, não há mais o efeito de neblina a distância que ocorria em Ocarina of Time. Sem contar que os cenários são completamente em 3D, diferente de OOT onde lugares como os interiores das casas e a cidade usavam o mesmo efeito que Raccoon City tinha em Resident Evil.
"Interiores completamente em 3D e bem modelados. Obrigado Expansion!"
Sem contar que graças ao Expansion os cenários puderam ser expandidos. O mundo de Termina é maior que Hyrule, só de ver lugares abertos como Great Bay e Romani's Ranch (que chegam a ter quase o mesmo tamanho que o Hyrule Field de Oot) você já nota a grandiosidade do mapa.
NPCs
"Madame Aroma e suas noites banhadas a...leite?"
Outro ponto de destaque de Majora's Mask. Os NPCs (No playable Characters, ou Personagens não-jogáveis), estão sempre em movimento. Diferente de OoT, onde tais personagens estavam lá, sempre estáticos dizendo a mesma coisa o tempo todo, Majora's apresenta um mundo vivo, em constante movimento. Muitos NPCs tem rotinas, "vivem", sempre fazendo alguma coisa.
Bosses
Sem dúvidas, Ocarina possui excelentes bosses, como Volvagia, Phantom Ganon, Dark Link, entre outros. Mas em Majora's a criatividade falou mais alto nesse quesito.
"Não é exatamente um boss mas assusta tanto quanto um..."
Majora's possuí menos chefes em comparação a OoT, mas a batalha contra eles são muito mais dificeis e...geniais! Por exemplo, a batalha contra Goth, chefe de Snowhead Temple, é uma das mais legais de toda a série. Uma incrível perseguição transformado de Goron, rolando atrás do touro mecânico a todo vapor, ao mesmo tempo que desvia de obstáculos e tenta acertar o inimigo. Outra batalha de destaque é contra Twinmold. O chefão de Stone Tower Temple assusta pelo tamanho, mas com a Giant's Mask, Link pode ficar tão grande quanto ele. Pra mim uma das batalhas mais surpreendentes da série. E não são só os chefões que ganham destaque, os sub-chefes são tão bons quantos. A batalha contra o sapo da bola em Great Bay Temple é excepcional, congela-lo e ve-lo despencando do teto quebrando em mil pedaços não tem preço.
Dungeons
"Cair pra baixo vai deixar de ser uma afirmação idiota..."
Diminuidas bruscamente em quantidade, MM possui apenas 4 dungeons, ao contrário das mais de 10 de Ocarina. Porém a genialidade por trás delas está muito maior. Nem preciso comentar sobre Stone Tower Temple e o fato de ter de vira-la de ponta-cabeça para continuar a aventura, certo?
Enredo
A parte que faz de Majora's Mask o Zelda mais "único" de todos. Saindo da mesmice de salvar a Princesa Zelda das garras de Ganon e recuperar a Triforce, Link deve salvar um mundo inteiro da destruição, que será causada em 3 dias com o despencar de uma lua ameaçadora que cada vez mais se aproxima de Termina.
"A destruição de Termina é um dos momentos mais sombrios de toda a série."
Mas graças a Ocarina of Time, Link pode voltar no tempo e repetir os 3 dias infinitas vezes até descobrir um modo de impedir que Skull Kid, possúido pelos poderes malignos de Majora's Mask, consiga cumprir seus objetivos.
Um dos pontos importantes que muitos fãs torceram o nariz: Não tem a ZELDA. Apenas em um flashback! "UAI COMO ASSIM UM ZELDA SEM ZELDA??? ISSO NON EXCISTE!!!". E não foi só isso, muitos inclusive tratam MM como spin-off, o que não tem nada haver.
Um enredo anos-luz mais criativo que o de Ocarina (que convenhamos, tava mais para um A Link to the Past reciclado).
Conclusão
Mesmo que Ocarina tenha começado com os Zeldas 3D, e que todos os demais após isso beberam de sua fonte, não podemos endeusar ele apenas pelo fato de ter sido inovador. Outros Zeldas já mostraram muitas qualidades que infelizmente são "jogadas pra debaixo do tapete" porque Ocarina que fez o "estrondo". Majora's Mask é um Zelda especial, um Zelda único em toda a série, que deixou os "cliches" de lado para um mundo mais dark e profundo, que infelizmente foi quase apagado pelo sucesso de OoT e pela descrença de "fãs" que viraram a cara apenas por não ter a Zelda...Afirmando que esse é um artigo baseado em minhas opiniões pessoas, reafirmando que não estou chamando OoT de porcaria muito menos de ruim. Espero que tenham gostado.
Última edição por Giygas em Dom 27 Jun 2010, 15:42, editado 1 vez(es)
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