Olá a todos. Aqui estou eu, fazendo mais um tópico profundo sobre o Wii U. Muito do que eu postar aqui pode ter irregularidades, e se tiver, não deixem de me avisar. E mais que isso, em caso de Flood e Flame excessivo, os moderadores são mais que livres para trancar o tópico. De qualquer forma, peço a todos para maneirar nessa questão, para que tenhamos um tópico pacífico, com discussões saudáveis e bons posts por parte de todos, quaisquer que sejam. Obrigado xD
Desde que ouviu-se falar no Wii U, muito comentou-se sobre muitos assuntos, alguns dos quais eu mesmo já falei por aqui. Mas uma coisa ficou meio batida: A Nintendo pode até querer adequar o console a todos, mas como ela vai fazer isso? Vai ter jogos? Mais que isso: Em qual público ela investe? Em qual público ela quer que as Thirds invistam? Esse tópico que crio tratará exatamente disso.
Público-alvo é muito mais que apenas Casuais ou Hardcores. Para muitos (inclusive eu) isso é apenas uma forma de tentar separar o que devia andar junto: A sociedade de Gamers. Mas que existem jogadores de vários tipos, ah, existem. Jogadores, jogos, controles... O poder de um console não define se ele será Casual ou Hardcore, o que define são os jogos, os controles, o suporte, e claro, o público-alvo. Mas afinal, qual é o público que a Nintendo quer atingir? Quem ela quer que compre o console? O que ela quer que façamos com ele?
Esses jogadores passaram a formar o pessoal Casual nos consoles. Jogos passaram a ser feitos para eles. Os jogos Casuais. Se eles são fãs de esportes e dança, isso combina com movimentos. Começaram então a surgir controles de movimentos. Os controles mais dedicados aos Casuais. Mas tudo isso pode ter sido apenas uma farsa, uma forma de enganar os gamers e fazê-los achar que estávamos divididos. Será mesmo?
Vamos deixar essa discussão para outro tópico. Nesse tópico, o que queremos saber é: A Nintendo pretende continuar a manter o foco no público que ela mesma conquistou/criou? Será que ela investe neles? Pede para que as Thirds invistam? Mais que isso: Será que os controles são suficientes para agradar os fãs de Sol azul, gramado verde, pistas de dança e cores frenéticas? A resposta é: Sim, ao menos em partes.
Por que em partes? Simples. Primeiro, o controle do Wii U tem alguns aspectos que lembram um Tablet. E é nos Tablets que estão alguns jogos casuais ótimos, como Angry Birds (aliás, nada impede que ele dê as caras na E-shop do Wii U no futuro). E isso pode atrair nossos Casuais. Mas não é só isso. Jogos de esportes ou mesmo de dança podem ficar com muitas melhores funções usando o controle. Por exemplo, um jogo de Beisebol, ou mesmo o modo exclusivo do Wii U de Just Dance 4, onde um mestre fica com o Gamepad mudando a coreografia da música e surpreendendo os colegas que estão com a Dupla Motion.
Além disso, temos Nintendo Land, um jogo onde jogaremos de várias formas. Um jogo Casual, com certeza, pois a proposta dele é justamente reunir a família e os amigos e promover o que a Nintendo chama de "Jogabilidade Assimétrica" que é, como o nome sugere, um Multiplayer onde um jogador joga de forma diferente dos outros. No caso, um deles joga com o Wii U Gamepad (O Tablet) e os outros jogam com a Dupla Motion (Wii Remote Plus + Nunchuck). Mas pera aí: Eu estou falando um pouco demais sobre a Dupla Motion, não é? Pois tenho motivo para isso.
O Wii U suportará em vários jogos os controles de movimento. Legal, não? Afinal, foi justamente eles que apresentaram os Casuais para o Mundo Gamer, e simplesmente tirar deles não é a melhor das ideias, e a Nintendo sabe disso. Logo, ela quer animar as festas deixando que as pessoas escolham entre o Controle Tablet e os Controles Motion, além, é claro, da Jogabilidade Assimétrica. Eu ficaria animadão em uma festa dessas, e olha que eu sou Hardcore de corpo e alma!
Quanto aos jogos, a Nintendo parece estar investindo nesse público. Talvez até demais, pois por parte dela temos os jogos Wii Fit U, Nintendo Land, Wii U Panorama View e um possível Wii U Sports, além daquele tal de SiNG (que cogita-se a mudança de título.). Casual demais, não? Realmente, a Nintendo não quer que o público conquistado por ela vá embora, e por isso fará de tudo para mantê-lo. Mas e os Hardcores, como ficam? Com problemas, igual na época do Wii? Acho que não é bem assim...
Um dos problemas pelos quais os Hardcore se sentiram preocupados com o Wii foi a ausência de complexidade do sistema, pois mesmo os dois controles responsáveis por movimentos tinham muito poucos botões, e isso atrapalhava muito. E a Nintendo já resolveu isso no Wii U, aparentemente.
O Wii U Gamepad tem todos os botões que qualquer controle precisa. Logo, se torna possível realizar experiências que não eram possíveis no Wii. Ou seja, a Nintendo não quer só que nós possamos jogar como antes, de forma casual, como também quer que possamos jogar de forma Hardcore, com botões. Mas aí você me pergunta: Essa tela vai atrapalhar a minha jogabilidade? A resposta é: Depende do jogo.
ZombiU é um dos casos em que a tela extra não atrapalha a jogabilidade Hardcore. Pelo contrário, apenas ajuda a tornar o jogo o que ele é. Em ZombiU, podemos usar o Gamepad como mira, inventário, coleta de itens, troca de armas, solução de Puzzles, e tudo o mais que você puder imaginar, aumentando muito mais a tensão do jogo, pois você não estará com ele pausado para acessar esses menus. Em outras palavras, em ZombiU a tela é o responsável por tornar o jogo Hardcore, difícil, uma experiência incrível e quase única.
Mas em muitos jogos é simplesmente dispensável e até desagradável esse controle. Aí começamos a lamentar, e pensar que mais uma vez a Nintendo nos esqueceu. Até por que ZombiU, Assassin's Creed 3 e outros jogos Hardcore que sabemos estão sendo produzidos por outras empresas, e não pela Nintendo. Ou seja, a Nintendo nos traiu de novo. Será?
Não completamente. A Nintendo pode até estar sendo casual no começo, mas ela está pensando em nós Hardcore sim. Ela irá trazer de cara Pikmin 3 e New Super Mario Bros. U, que prometem ser bons desafios. Além disso, ela também estará publicando a verdadeira versão Hardcore definitiva de Ninja Gaiden 3 para o Sistema, além de nós já sabermos que está sendo feito um Super Smash Bros. para o Wii U (Além dos prováveis Zelda e Metroid). E isso além do Controle Hardcore, o Pro Controller. Em jogos que podemos jogar com ele, talvez jogar com o Gamepad não seja a melhor experiência possível, e então podemos apelar para o controle de Hardcore. Com botões e forma bastante reconhecíveis, ele é perfeito para jogadores que jogam por 5 horas ou mais seguidas. Apenas devemos esperar que ele seja suportado em muitos jogos.
Por último, se de um lado a Nintendo está sendo casual, as Thirds estão sendo Hardcore. Além dos jogos que eu citei, ainda teremos Darksiders 2, Mass Effect 3 e uma bastante possível versão de Call of Duty: Black Ops 2. Também devemos citar o que não só é um grande atrativo para os Hardcores, mas também um grande atrativo para Gamers Sociais (Que jogam conectados com os outros): A rede online. E a Nintendo está realmente investindo pesado nesse aspecto. Nela, serão publicados jogos de vários tipos, tanto Casuais, como Hardcores, como Free-To-Play, atrativos para os Sociais. Será que vou poder jogar Edgeworld em uma TV Full HD? XD. Além disso, a Nintendo está pedindo e dando ótimos benefícios a quem escolher publicar seus jogos na rede online do Wii U. Por último, teremos o Miiverse, uma Rede Social que Satoru Iwata comparou a um "Facebook para Gamers". Além, é claro, de isso nos permitir jogar jogos online de uma forma muito mais fluida.
E terminamos por aqui hoje. Eu espero que entendam esse texto. Afinal, a Nintendo está agradando pessoas do seu público? Quem ela quer atingir, principalmente?
Antes de encerrar de vez, aí vai um tópico que complementa de certa forma o que eu falei sobre a parte online do sistema:
http://forum.nintendoblast.com.br/t17312-wiiu-o-que-esperar-da-eshop-pode-ela-competir-com-a-xbla-psn-no-futuro
Comentem =D
Desde que ouviu-se falar no Wii U, muito comentou-se sobre muitos assuntos, alguns dos quais eu mesmo já falei por aqui. Mas uma coisa ficou meio batida: A Nintendo pode até querer adequar o console a todos, mas como ela vai fazer isso? Vai ter jogos? Mais que isso: Em qual público ela investe? Em qual público ela quer que as Thirds invistam? Esse tópico que crio tratará exatamente disso.
Wii U: Que público ele irá atingir?
Público-alvo é muito mais que apenas Casuais ou Hardcores. Para muitos (inclusive eu) isso é apenas uma forma de tentar separar o que devia andar junto: A sociedade de Gamers. Mas que existem jogadores de vários tipos, ah, existem. Jogadores, jogos, controles... O poder de um console não define se ele será Casual ou Hardcore, o que define são os jogos, os controles, o suporte, e claro, o público-alvo. Mas afinal, qual é o público que a Nintendo quer atingir? Quem ela quer que compre o console? O que ela quer que façamos com ele?
Os Casuais
Tudo começou quando surgiu no mercado o Wii. Um console que prometia trazer um público novo para os videogames. Jogadores que nunca haviam tocado em um controle antes. Um público mais eventual, mais casual, mais festeiro. E que pelo jeito gosta muito de dançar e praticar esportes sem sair da sala de estar...Esses jogadores passaram a formar o pessoal Casual nos consoles. Jogos passaram a ser feitos para eles. Os jogos Casuais. Se eles são fãs de esportes e dança, isso combina com movimentos. Começaram então a surgir controles de movimentos. Os controles mais dedicados aos Casuais. Mas tudo isso pode ter sido apenas uma farsa, uma forma de enganar os gamers e fazê-los achar que estávamos divididos. Será mesmo?
Vamos deixar essa discussão para outro tópico. Nesse tópico, o que queremos saber é: A Nintendo pretende continuar a manter o foco no público que ela mesma conquistou/criou? Será que ela investe neles? Pede para que as Thirds invistam? Mais que isso: Será que os controles são suficientes para agradar os fãs de Sol azul, gramado verde, pistas de dança e cores frenéticas? A resposta é: Sim, ao menos em partes.
Por que em partes? Simples. Primeiro, o controle do Wii U tem alguns aspectos que lembram um Tablet. E é nos Tablets que estão alguns jogos casuais ótimos, como Angry Birds (aliás, nada impede que ele dê as caras na E-shop do Wii U no futuro). E isso pode atrair nossos Casuais. Mas não é só isso. Jogos de esportes ou mesmo de dança podem ficar com muitas melhores funções usando o controle. Por exemplo, um jogo de Beisebol, ou mesmo o modo exclusivo do Wii U de Just Dance 4, onde um mestre fica com o Gamepad mudando a coreografia da música e surpreendendo os colegas que estão com a Dupla Motion.
Além disso, temos Nintendo Land, um jogo onde jogaremos de várias formas. Um jogo Casual, com certeza, pois a proposta dele é justamente reunir a família e os amigos e promover o que a Nintendo chama de "Jogabilidade Assimétrica" que é, como o nome sugere, um Multiplayer onde um jogador joga de forma diferente dos outros. No caso, um deles joga com o Wii U Gamepad (O Tablet) e os outros jogam com a Dupla Motion (Wii Remote Plus + Nunchuck). Mas pera aí: Eu estou falando um pouco demais sobre a Dupla Motion, não é? Pois tenho motivo para isso.
O Wii U suportará em vários jogos os controles de movimento. Legal, não? Afinal, foi justamente eles que apresentaram os Casuais para o Mundo Gamer, e simplesmente tirar deles não é a melhor das ideias, e a Nintendo sabe disso. Logo, ela quer animar as festas deixando que as pessoas escolham entre o Controle Tablet e os Controles Motion, além, é claro, da Jogabilidade Assimétrica. Eu ficaria animadão em uma festa dessas, e olha que eu sou Hardcore de corpo e alma!
Quanto aos jogos, a Nintendo parece estar investindo nesse público. Talvez até demais, pois por parte dela temos os jogos Wii Fit U, Nintendo Land, Wii U Panorama View e um possível Wii U Sports, além daquele tal de SiNG (que cogita-se a mudança de título.). Casual demais, não? Realmente, a Nintendo não quer que o público conquistado por ela vá embora, e por isso fará de tudo para mantê-lo. Mas e os Hardcores, como ficam? Com problemas, igual na época do Wii? Acho que não é bem assim...
Os Hardcore
Antes de qualquer coisa, o Wii não deixou os Hardcore de fora. O Wii Remote original tinha o tal do Pointer, que era uma luz no fim do túnel quando o assunto era FPS, praticamente dispensando um segundo analógico, e deixando os poucos botões livres para várias outras coisas. Eu sou daqueles que amam o Pointer, ao ponto de julgá-lo mais importante que os movimentos da Dupla Motion (embora dos do Wii Remote Plus sejam muito bons, realmente). Mas isso não era o suficiente para conquistar os Hardcore. Por que então o Controle-Tablet o seria?Um dos problemas pelos quais os Hardcore se sentiram preocupados com o Wii foi a ausência de complexidade do sistema, pois mesmo os dois controles responsáveis por movimentos tinham muito poucos botões, e isso atrapalhava muito. E a Nintendo já resolveu isso no Wii U, aparentemente.
O Wii U Gamepad tem todos os botões que qualquer controle precisa. Logo, se torna possível realizar experiências que não eram possíveis no Wii. Ou seja, a Nintendo não quer só que nós possamos jogar como antes, de forma casual, como também quer que possamos jogar de forma Hardcore, com botões. Mas aí você me pergunta: Essa tela vai atrapalhar a minha jogabilidade? A resposta é: Depende do jogo.
ZombiU é um dos casos em que a tela extra não atrapalha a jogabilidade Hardcore. Pelo contrário, apenas ajuda a tornar o jogo o que ele é. Em ZombiU, podemos usar o Gamepad como mira, inventário, coleta de itens, troca de armas, solução de Puzzles, e tudo o mais que você puder imaginar, aumentando muito mais a tensão do jogo, pois você não estará com ele pausado para acessar esses menus. Em outras palavras, em ZombiU a tela é o responsável por tornar o jogo Hardcore, difícil, uma experiência incrível e quase única.
Mas em muitos jogos é simplesmente dispensável e até desagradável esse controle. Aí começamos a lamentar, e pensar que mais uma vez a Nintendo nos esqueceu. Até por que ZombiU, Assassin's Creed 3 e outros jogos Hardcore que sabemos estão sendo produzidos por outras empresas, e não pela Nintendo. Ou seja, a Nintendo nos traiu de novo. Será?
Não completamente. A Nintendo pode até estar sendo casual no começo, mas ela está pensando em nós Hardcore sim. Ela irá trazer de cara Pikmin 3 e New Super Mario Bros. U, que prometem ser bons desafios. Além disso, ela também estará publicando a verdadeira versão Hardcore definitiva de Ninja Gaiden 3 para o Sistema, além de nós já sabermos que está sendo feito um Super Smash Bros. para o Wii U (Além dos prováveis Zelda e Metroid). E isso além do Controle Hardcore, o Pro Controller. Em jogos que podemos jogar com ele, talvez jogar com o Gamepad não seja a melhor experiência possível, e então podemos apelar para o controle de Hardcore. Com botões e forma bastante reconhecíveis, ele é perfeito para jogadores que jogam por 5 horas ou mais seguidas. Apenas devemos esperar que ele seja suportado em muitos jogos.
Por último, se de um lado a Nintendo está sendo casual, as Thirds estão sendo Hardcore. Além dos jogos que eu citei, ainda teremos Darksiders 2, Mass Effect 3 e uma bastante possível versão de Call of Duty: Black Ops 2. Também devemos citar o que não só é um grande atrativo para os Hardcores, mas também um grande atrativo para Gamers Sociais (Que jogam conectados com os outros): A rede online. E a Nintendo está realmente investindo pesado nesse aspecto. Nela, serão publicados jogos de vários tipos, tanto Casuais, como Hardcores, como Free-To-Play, atrativos para os Sociais. Será que vou poder jogar Edgeworld em uma TV Full HD? XD. Além disso, a Nintendo está pedindo e dando ótimos benefícios a quem escolher publicar seus jogos na rede online do Wii U. Por último, teremos o Miiverse, uma Rede Social que Satoru Iwata comparou a um "Facebook para Gamers". Além, é claro, de isso nos permitir jogar jogos online de uma forma muito mais fluida.
E terminamos por aqui hoje. Eu espero que entendam esse texto. Afinal, a Nintendo está agradando pessoas do seu público? Quem ela quer atingir, principalmente?
Antes de encerrar de vez, aí vai um tópico que complementa de certa forma o que eu falei sobre a parte online do sistema:
http://forum.nintendoblast.com.br/t17312-wiiu-o-que-esperar-da-eshop-pode-ela-competir-com-a-xbla-psn-no-futuro
Comentem =D
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya