Postei originalmente este tópico em outro fórum, mas quero compartilhar no NB também tendo em vista que fiz uma conta aqui...
Gostaria de expor aqui algo que venho reparando nos jogos da série Mario, mais precisamente os "New Super Mario". Percebo muita gente dizendo que NSMB2 e NSMBU serão mais do mesmo. Parei para analisar e a única conclusão que cheguei foi referente a algo que tem me incomodado bastante a cada nova screen revelada dos novos jogos.
Primeiro, um breve comparativo gráfico entre os dois jogos da franquia New Mario já lançados com o mais novo da família, que já tem imagens sua divulgadas:
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Essa é a típica primeira fase dos jogos New Mario. A mesma temática, os mesmos inimigos. Backgrounds sofreram apenas atualização gráfica, mas é como se estivessemos revisitando os mesmos lugares a cada novo jogo.
A típica fase de água... na mesma praia... também está nos três jogos:
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
A mesma floresta... as mesmas árvores... o mesmo veneno roxo que mata...
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Não é preciso ser muito inteligente para prever que New Super Mario Bros. 2 também terá cenários com as mesmas temáticas dos exemplos que seguem (muito embora isso possa parecer uma falácia):
---//---
A que conclusão quero chegar?
Estaria a Nintendo enjoando de elaborar novas temáticas para Mario 2D? Por que as boas idéias que existem nos jogos 3D da franquia não dão as caras nos jogos bidimensionais? Será que explorar sempre os mesmos ambientes vai saciar a vontade dos jogadores por muito tempo? Será que mudar apenas as plataformas de lugar e colocar apenas uma meia dúzia de inimigos novos na mesma floresta e no mesmo deserto de sempre é o suficiente?
Um exemplo de uma outra continuação direta, mudando totalmente de game:
Megaman 2 (NES)
Megaman 3 (NES)
Megaman é um exemplo de jogo tão 2D quanto new mario, tão 'de plataforma' quanto new mario também.
Megaman 3 é continuação direta de Megaman 2(Ooooh!) e ainda foi lançado para o mesmo console (que mais tarde ainda receberia outras 3 sequencias, mas enfim). O que torna MM3 tão diferente de MM2 que não existe em NSMB2 para NSMB?
Resposta: ambientação
Em MM2, contando apenas os 8 primeiros níveis, jogamos através de estágios que exploram os seguintes temas:
Bubble Man: Água (cataratas ao fundo. Um ambiente sub-aquático da metade do nível em diante)
Air Man: Céu (um nível com plataformas flutuantes e muita, muita nuvem)
Quick Man: Velocidade (bizarro escrever isso, mas não dá pra encaixar essa fase em nada que seja conhecido)
Heat Man: Fogo/Lava (algo que se assemelha a esgotos)
Wood Man: Floresta (típica floresta. ambientação que viria a ser batida mais tarde, mas que não existira no jogo anterior)
Crash Man: Espaço (não é exatamente isso, mas o anoitecer vai chegando e quanto mais subimos, mais estrelas avistamos)
Flash Man: Gelo(????) (Não é bem isso, mas é difícil demais classificar as fases do jogo)
Metal Man: Engrenagens (Um nível com esteiras automáticas, muita engrenagem)
Megaman 2 possuia ambientações bastante distintas e por vezes, originais. Chega a ser difícil classificar os níveis em algum tipo de tema. Sua sequência, Megaman 3, chegou a ousar ainda mais nesse quesito. O game utilizava os mesmos sprites do herói azul, a mesma qualidade gráfica... mas não nos sentíamos como estivessemos jogando o mesmo game!
Apenas por curiosidade, eis também as 8 fases principais de MM3:
Spark Man: eletricidade (circuitos elétricos, fase muito "chocante" [] )
Snake Man: cobras (preciso falar mais algo?)
Needle Man: espinhos (espinhos everywhere)
Hard Man: montanhas (a fase tem armadilhas no chão, abelhas e muita rocha)
Top Man: piões (cara... uma fase sobre piões...)
Gemini Man: espermatozóides (não venha me dizer que aqueles bichinhos que saem daquelas cápsulas não são espermatozóides... mas além disso, a fase possui muita coisa brilhante e colorida. Um nível bastante bonito aos olhos)
Magnet Man: magnetismo (imãs pra todo lado)
Shadow Man: escuridão (momentos em que tudo se torna escuro)
See? Nenhuma ambientação se repetiu. Nenhuma temática retornou. Jogamos um jogo inteiramente novo. Não houve deja vu. E tudo isso no mesmo console. Por que jogando New Mario, em 3 plataformas diferentes, temos que ter a sensação de estar jogando a mesma coisa?
Outros exemplos de sequencias 2D que NÃO são a mesma experiência:
Primeira fase de Sonic 2 (Genesis)
Primeira fase de Sonic 3 (Genesis)
Primeira fase de Donkey Kong Country (SNES)
Primeira fase de Donkey Kong Country 2 (SNES)
Primeira fase de Prince of Persia (SNES)
Primeira fase de Prince of Persia 2 (SNES)
---//---
Será que apenas eu sinto falta de uma variedade nos jogos 2D do Mario ou este é um sentimento que muitos tem em comum?
Já é tarde para voltar atrás. O game logo estará aí, disponível para compra tanto digital quanto convencional(física). E logo, logo teremos MAIS UM New Super Mario Bros. no mundo...
Acho que o jeito é esperar o sopro de genialidade da Nintendo com Super Mario Galaxy 3 (bilivi) em HD no WiiU (bilivi bilivi bilivi). Até lá, vamos revisitar aquele mesmo deserto do mundo 2... lembra? É... aquela mesma pirâmide ao fundo... e tal...
(OBS1: Aliás, gostaria de deixar claro que apesar de tudo, estou certo de que NSMB2 é um jogo acima da média e que vai vender horrores. Gostaria de experimentar algum dia, mas sem o sentimento de "urgência" (na falta de termo mais adequado) que eu tive com os 'New' anteriores.)
(OBS2: Não falei nada de NSMBU [WiiU] pois este ao menos parece estar um pouco diferente dos demais. Mas é cedo para dizer ainda. Torço para que realmente seja.)
Gostaria de expor aqui algo que venho reparando nos jogos da série Mario, mais precisamente os "New Super Mario". Percebo muita gente dizendo que NSMB2 e NSMBU serão mais do mesmo. Parei para analisar e a única conclusão que cheguei foi referente a algo que tem me incomodado bastante a cada nova screen revelada dos novos jogos.
Primeiro, um breve comparativo gráfico entre os dois jogos da franquia New Mario já lançados com o mais novo da família, que já tem imagens sua divulgadas:
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Essa é a típica primeira fase dos jogos New Mario. A mesma temática, os mesmos inimigos. Backgrounds sofreram apenas atualização gráfica, mas é como se estivessemos revisitando os mesmos lugares a cada novo jogo.
A típica fase de água... na mesma praia... também está nos três jogos:
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
A mesma floresta... as mesmas árvores... o mesmo veneno roxo que mata...
New Super Mario Bros. (DS)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Não é preciso ser muito inteligente para prever que New Super Mario Bros. 2 também terá cenários com as mesmas temáticas dos exemplos que seguem (muito embora isso possa parecer uma falácia):
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A que conclusão quero chegar?
Estaria a Nintendo enjoando de elaborar novas temáticas para Mario 2D? Por que as boas idéias que existem nos jogos 3D da franquia não dão as caras nos jogos bidimensionais? Será que explorar sempre os mesmos ambientes vai saciar a vontade dos jogadores por muito tempo? Será que mudar apenas as plataformas de lugar e colocar apenas uma meia dúzia de inimigos novos na mesma floresta e no mesmo deserto de sempre é o suficiente?
Um exemplo de uma outra continuação direta, mudando totalmente de game:
Megaman 2 (NES)
Megaman 3 (NES)
Megaman é um exemplo de jogo tão 2D quanto new mario, tão 'de plataforma' quanto new mario também.
Megaman 3 é continuação direta de Megaman 2(Ooooh!) e ainda foi lançado para o mesmo console (que mais tarde ainda receberia outras 3 sequencias, mas enfim). O que torna MM3 tão diferente de MM2 que não existe em NSMB2 para NSMB?
Resposta: ambientação
Em MM2, contando apenas os 8 primeiros níveis, jogamos através de estágios que exploram os seguintes temas:
Bubble Man: Água (cataratas ao fundo. Um ambiente sub-aquático da metade do nível em diante)
Air Man: Céu (um nível com plataformas flutuantes e muita, muita nuvem)
Quick Man: Velocidade (bizarro escrever isso, mas não dá pra encaixar essa fase em nada que seja conhecido)
Heat Man: Fogo/Lava (algo que se assemelha a esgotos)
Wood Man: Floresta (típica floresta. ambientação que viria a ser batida mais tarde, mas que não existira no jogo anterior)
Crash Man: Espaço (não é exatamente isso, mas o anoitecer vai chegando e quanto mais subimos, mais estrelas avistamos)
Flash Man: Gelo(????) (Não é bem isso, mas é difícil demais classificar as fases do jogo)
Metal Man: Engrenagens (Um nível com esteiras automáticas, muita engrenagem)
Megaman 2 possuia ambientações bastante distintas e por vezes, originais. Chega a ser difícil classificar os níveis em algum tipo de tema. Sua sequência, Megaman 3, chegou a ousar ainda mais nesse quesito. O game utilizava os mesmos sprites do herói azul, a mesma qualidade gráfica... mas não nos sentíamos como estivessemos jogando o mesmo game!
Apenas por curiosidade, eis também as 8 fases principais de MM3:
Spark Man: eletricidade (circuitos elétricos, fase muito "chocante" [] )
Snake Man: cobras (preciso falar mais algo?)
Needle Man: espinhos (espinhos everywhere)
Hard Man: montanhas (a fase tem armadilhas no chão, abelhas e muita rocha)
Top Man: piões (cara... uma fase sobre piões...)
Gemini Man: espermatozóides (não venha me dizer que aqueles bichinhos que saem daquelas cápsulas não são espermatozóides... mas além disso, a fase possui muita coisa brilhante e colorida. Um nível bastante bonito aos olhos)
Magnet Man: magnetismo (imãs pra todo lado)
Shadow Man: escuridão (momentos em que tudo se torna escuro)
See? Nenhuma ambientação se repetiu. Nenhuma temática retornou. Jogamos um jogo inteiramente novo. Não houve deja vu. E tudo isso no mesmo console. Por que jogando New Mario, em 3 plataformas diferentes, temos que ter a sensação de estar jogando a mesma coisa?
Outros exemplos de sequencias 2D que NÃO são a mesma experiência:
Primeira fase de Sonic 2 (Genesis)
Primeira fase de Sonic 3 (Genesis)
Primeira fase de Donkey Kong Country (SNES)
Primeira fase de Donkey Kong Country 2 (SNES)
Primeira fase de Prince of Persia (SNES)
Primeira fase de Prince of Persia 2 (SNES)
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Será que apenas eu sinto falta de uma variedade nos jogos 2D do Mario ou este é um sentimento que muitos tem em comum?
Já é tarde para voltar atrás. O game logo estará aí, disponível para compra tanto digital quanto convencional(física). E logo, logo teremos MAIS UM New Super Mario Bros. no mundo...
Acho que o jeito é esperar o sopro de genialidade da Nintendo com Super Mario Galaxy 3 (bilivi) em HD no WiiU (bilivi bilivi bilivi). Até lá, vamos revisitar aquele mesmo deserto do mundo 2... lembra? É... aquela mesma pirâmide ao fundo... e tal...
(OBS1: Aliás, gostaria de deixar claro que apesar de tudo, estou certo de que NSMB2 é um jogo acima da média e que vai vender horrores. Gostaria de experimentar algum dia, mas sem o sentimento de "urgência" (na falta de termo mais adequado) que eu tive com os 'New' anteriores.)
(OBS2: Não falei nada de NSMBU [WiiU] pois este ao menos parece estar um pouco diferente dos demais. Mas é cedo para dizer ainda. Torço para que realmente seja.)
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