Muitas pessoas por toda a internet - sejam elas sonystas, caixistas, gamers de PC, gamers variados e até ex-nintendistas - falam da Nintendo como se os seus consoles fossem para crianças. Mas isso é verdade ou é apenas o modo de falar dos fanboys de outras plataformas ou haters da Nintendo? É isso que tentarei explicar nesta análise.
Quando isso começou?
Desde que a Nintendo resolveu fazer videogames. Bom, nos anos 80 os videogames eram equiparados a brinquedos, então adultos não davam muita atenção a essas inovações. A Nintendo, vendo isso, criou o NES para o público infantil, apesar de existirem thirds fazendo milhares de jogos melhores e mais adultos para o console. Isso porque o NES era o único console famoso da geração (o Atari era inferior e suas versões posteriores estavam sentadas comendo a poeira do NES). Ainda assim, a Nintendo proibia que houvessem jogos com muita violência e cenas sangrentas para o NES, isso tudo pensando nas crianças.
Mario, como visto em Super Mario Bros. 2 e 3, se mostrava ser um jogo para crianças. Até Metroid, que hoje é uma das poucas franquias consideradas hardcore da Nintendo, tinha um ar infantil. Apenas era hardcore por ter uma dificuldade irritantemente alta e paisagens mais adultas.
Concluimos que tudo começou no passado. A Nintendo quis fazer jogos para o público casual/infantil e acabou lucrando. Por isso ela é mais casual até hoje: ela padronizou seu público-alvo.
Ao longo do tempo a Nintendo viu que estava em decadência e expandiu seu público-alvo?
Não estou errado se eu disser que não. A única vez em que a Nintendo tentou ser mais adulta foi no GameCube. Seu hardware era muito potente (tinha mais potencial que o Wii), seus jogos eram variados e a Nintendo era ainda mais "luxuosa" e reservada do que a Sony, com seu simples PS2. Porém, o GameCube perdeu por causa do seu preço e espaço inferior de mídia, que impossibilitava as produtoras de fazerem jogos grandes como GTA. Vejam bem: se a mídia do GameCube fosse igual ou superior à do PS2 e se o Wii fosse poderoso como o PS3, a Nintendo teria as plataformas-base para a produção de GTA até hoje.
Além disso, um preço melhor ou pelo menos uma mídia melhor no GameCube nos daria bastantes títulos hardcore e faria o console ser superior aos outros nas vendas. Isso nos leva ao Wii.
PS.: A mídia do GameCube era assim (MD) para conter a pirataria (o Wii se tornou um PS2 por usar DVD comum).
Todos sabemos que o Wii foi um sucesso. Mas por que os títulos do Wii sempre são casuais?
O Wii foi feito com um propósito: resgatar as vendas que a Nintendo não obteve com o GameCube. A ideia era que um console inovador teria mais sucesso que um console comum com jogos voltados para o público adulto. De fato, o Wii foi um sucesso e vendeu muito mais do que seus concorrentes, isso é devido ao fato do número de crianças e adolescentes que jogam videogames ainda ser maior do que o número de adultos e adolescentes maiores que se interessam por videogame ou têm tempo para jogar.
O problema é que isso é parcialmente mentira. Na verdade, foi um erro. Afinal, a Nintendo fez mesmo o Wii com esse objetivo, mas eles não perceberam que o problema de vendas do GameCube não era falta de inovação, mas sim o próprio limite da mídia. Perceberam que o GameCube era tão inovador quanto o PS2 mas não vendia muito por causa da mídia? O PS2 rodava DVD, mas o GameCube tinha entrada para 4 controles e um controle melhor.
E assim chegamos ao ponto de partida.
O Wii se tornou um console relativamente infantil com o passar dos anos pois a Nintendo não investiu em poder gráfico, mídia maior e jogos first-party, mas sim em uma inovação que trouxe o público noob aos braços da Nintendo. Sim, a inovação do Wii, a falta de potência gráfica e os próprios títulos first-party fizeram ele ser uma criança perante aos seus rivais PC, PS3 e 360. Afinal, as desenvolvedoras querem potência para fazer jogos com potencial.
Se o Wii realmente fosse uma Revolution e tivesse uma mídia com capacidade enorme com gráficos à altura do PS3, controles do tipo do GameCube, mas com um preço de 360, a Nintendo estaria de volta ao topo. Além disso, deveria haver mais interação: cabos USB nos portáteis com conectividade para PC, browser bom, internet melhor e uma rede social como a Near (que será possível com Miiverse), dentre outras coisas que vemos no PS3, PSP e PS Vita.
Por fim, o Wii U.
Ah, sim! O Wii U. O próximo console da Nintendo estava fazendo as pessoas vomitarem arco-íris após o Nintendo Direct pré-E3 2012, mas a E3 2012 foi uma decepção. O Wii U está inovando e finalmente terá uma mídia maior e pode atrair mais empresas para fazer títulos hardcore. Mas tem um problema: os títulos first-party é que fazem a impressão da empresa. Na E3 deste ano nós não vimos nada mais que Pikmin, um monte de Mario e Nintendo Land (este último foi eleito como a pior decepção da feira). Se a Nintendo fizesse a E3 mais ou menos deste jeito (dando prioridade a jogos hardcore e franquias clássicas, deixando Nintendo Land em segundo plano e apresentando o 3DS XL), a Nintendo iria vender o Wii U mais do que ela supostamente irá. O que ela deveria priorizar era:
___- gráficos muito mais superiores em relação ao PS3;
___- espaço de mídia grande o bastante para bater de frente com o PS4 (nisso eu acho que a Nintendo já acertou);
___- franquias como Star Fox, Metroid, Super Smash Bros. e o retorno de Mother/Earthbound;
___- interações com redes sociais e PC que vão além de uma rede fechada como o Miiverse (que já está num nível bom), etc.
A Nintendo acertou em fazer a inovação em medida certa e colocar um online a nível de um console "de verdade", mas o Wii U ainda torna difícil de se fazer um jogo para as thirds, segundo relatos de desenvolvedores. Ainda assim, a Nintendo lançou uma arma secreta:
Superior ao Classic Controler Pro e tão bom quanto o glorioso controle do GameCube, o Wii U Pro Controller será um bem necessário para os jogadores hardcore. Afinal, quem é mais hardcore não liga para touchscreen ou inovações, e sim para um joystick normal como o controle de XBOX 360, que foi o baseado no controle de GameCube e serviu de modelo para esse novo controle alternativo do Wii U.
Por enquanto, apenas vimos Mario, Mario, Mario, decepções da Nintendo e apenas 60% do apoio da thirds vindo para o Wii U. Mas após o console mostrar seu potencial e a Nintendo perceber que está errada, será que veremos mais jogos adultos?
Conclusão
Infelizmente, até agora, a Nintendo está sendo infantil. Embora os portáteis estejam indo muito bem em relação aos seus concorrentes e o 3DS esteja sendo adulto, os consoles de mesa da Nintendo estão sendo procurados por mães para dar de presente de aniversário para seus filhos de 6 anos.
Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, os bons e velhos jogadores que sabem apreciar bem um console - os antigos, que começaram no NES ou no SNES - querem saber da Nintendo. Ainda assim, alguns desses nintendistas estão migrando para o PS360 por ter se decepcionado com o Wii U, além de querer jogar os jogos que perderam na geração do Wii, e para entender a história dos jogos que virão para Wii U, como o primeiro Darksiders, os outros Assassin's Creed, entre outros.
É isso. O texto foi escrito por mim. Leiam o que puderem e comentem!
Quando isso começou?
Desde que a Nintendo resolveu fazer videogames. Bom, nos anos 80 os videogames eram equiparados a brinquedos, então adultos não davam muita atenção a essas inovações. A Nintendo, vendo isso, criou o NES para o público infantil, apesar de existirem thirds fazendo milhares de jogos melhores e mais adultos para o console. Isso porque o NES era o único console famoso da geração (o Atari era inferior e suas versões posteriores estavam sentadas comendo a poeira do NES). Ainda assim, a Nintendo proibia que houvessem jogos com muita violência e cenas sangrentas para o NES, isso tudo pensando nas crianças.
Mario, como visto em Super Mario Bros. 2 e 3, se mostrava ser um jogo para crianças. Até Metroid, que hoje é uma das poucas franquias consideradas hardcore da Nintendo, tinha um ar infantil. Apenas era hardcore por ter uma dificuldade irritantemente alta e paisagens mais adultas.
Concluimos que tudo começou no passado. A Nintendo quis fazer jogos para o público casual/infantil e acabou lucrando. Por isso ela é mais casual até hoje: ela padronizou seu público-alvo.
Ao longo do tempo a Nintendo viu que estava em decadência e expandiu seu público-alvo?
Não estou errado se eu disser que não. A única vez em que a Nintendo tentou ser mais adulta foi no GameCube. Seu hardware era muito potente (tinha mais potencial que o Wii), seus jogos eram variados e a Nintendo era ainda mais "luxuosa" e reservada do que a Sony, com seu simples PS2. Porém, o GameCube perdeu por causa do seu preço e espaço inferior de mídia, que impossibilitava as produtoras de fazerem jogos grandes como GTA. Vejam bem: se a mídia do GameCube fosse igual ou superior à do PS2 e se o Wii fosse poderoso como o PS3, a Nintendo teria as plataformas-base para a produção de GTA até hoje.
Além disso, um preço melhor ou pelo menos uma mídia melhor no GameCube nos daria bastantes títulos hardcore e faria o console ser superior aos outros nas vendas. Isso nos leva ao Wii.
PS.: A mídia do GameCube era assim (MD) para conter a pirataria (o Wii se tornou um PS2 por usar DVD comum).
Todos sabemos que o Wii foi um sucesso. Mas por que os títulos do Wii sempre são casuais?
O Wii foi feito com um propósito: resgatar as vendas que a Nintendo não obteve com o GameCube. A ideia era que um console inovador teria mais sucesso que um console comum com jogos voltados para o público adulto. De fato, o Wii foi um sucesso e vendeu muito mais do que seus concorrentes, isso é devido ao fato do número de crianças e adolescentes que jogam videogames ainda ser maior do que o número de adultos e adolescentes maiores que se interessam por videogame ou têm tempo para jogar.
O problema é que isso é parcialmente mentira. Na verdade, foi um erro. Afinal, a Nintendo fez mesmo o Wii com esse objetivo, mas eles não perceberam que o problema de vendas do GameCube não era falta de inovação, mas sim o próprio limite da mídia. Perceberam que o GameCube era tão inovador quanto o PS2 mas não vendia muito por causa da mídia? O PS2 rodava DVD, mas o GameCube tinha entrada para 4 controles e um controle melhor.
E assim chegamos ao ponto de partida.
O Wii se tornou um console relativamente infantil com o passar dos anos pois a Nintendo não investiu em poder gráfico, mídia maior e jogos first-party, mas sim em uma inovação que trouxe o público noob aos braços da Nintendo. Sim, a inovação do Wii, a falta de potência gráfica e os próprios títulos first-party fizeram ele ser uma criança perante aos seus rivais PC, PS3 e 360. Afinal, as desenvolvedoras querem potência para fazer jogos com potencial.
Se o Wii realmente fosse uma Revolution e tivesse uma mídia com capacidade enorme com gráficos à altura do PS3, controles do tipo do GameCube, mas com um preço de 360, a Nintendo estaria de volta ao topo. Além disso, deveria haver mais interação: cabos USB nos portáteis com conectividade para PC, browser bom, internet melhor e uma rede social como a Near (que será possível com Miiverse), dentre outras coisas que vemos no PS3, PSP e PS Vita.
Por fim, o Wii U.
Ah, sim! O Wii U. O próximo console da Nintendo estava fazendo as pessoas vomitarem arco-íris após o Nintendo Direct pré-E3 2012, mas a E3 2012 foi uma decepção. O Wii U está inovando e finalmente terá uma mídia maior e pode atrair mais empresas para fazer títulos hardcore. Mas tem um problema: os títulos first-party é que fazem a impressão da empresa. Na E3 deste ano nós não vimos nada mais que Pikmin, um monte de Mario e Nintendo Land (este último foi eleito como a pior decepção da feira). Se a Nintendo fizesse a E3 mais ou menos deste jeito (dando prioridade a jogos hardcore e franquias clássicas, deixando Nintendo Land em segundo plano e apresentando o 3DS XL), a Nintendo iria vender o Wii U mais do que ela supostamente irá. O que ela deveria priorizar era:
___- gráficos muito mais superiores em relação ao PS3;
___- espaço de mídia grande o bastante para bater de frente com o PS4 (nisso eu acho que a Nintendo já acertou);
___- franquias como Star Fox, Metroid, Super Smash Bros. e o retorno de Mother/Earthbound;
___- interações com redes sociais e PC que vão além de uma rede fechada como o Miiverse (que já está num nível bom), etc.
A Nintendo acertou em fazer a inovação em medida certa e colocar um online a nível de um console "de verdade", mas o Wii U ainda torna difícil de se fazer um jogo para as thirds, segundo relatos de desenvolvedores. Ainda assim, a Nintendo lançou uma arma secreta:
Superior ao Classic Controler Pro e tão bom quanto o glorioso controle do GameCube, o Wii U Pro Controller será um bem necessário para os jogadores hardcore. Afinal, quem é mais hardcore não liga para touchscreen ou inovações, e sim para um joystick normal como o controle de XBOX 360, que foi o baseado no controle de GameCube e serviu de modelo para esse novo controle alternativo do Wii U.
Por enquanto, apenas vimos Mario, Mario, Mario, decepções da Nintendo e apenas 60% do apoio da thirds vindo para o Wii U. Mas após o console mostrar seu potencial e a Nintendo perceber que está errada, será que veremos mais jogos adultos?
Conclusão
Infelizmente, até agora, a Nintendo está sendo infantil. Embora os portáteis estejam indo muito bem em relação aos seus concorrentes e o 3DS esteja sendo adulto, os consoles de mesa da Nintendo estão sendo procurados por mães para dar de presente de aniversário para seus filhos de 6 anos.
Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, os bons e velhos jogadores que sabem apreciar bem um console - os antigos, que começaram no NES ou no SNES - querem saber da Nintendo. Ainda assim, alguns desses nintendistas estão migrando para o PS360 por ter se decepcionado com o Wii U, além de querer jogar os jogos que perderam na geração do Wii, e para entender a história dos jogos que virão para Wii U, como o primeiro Darksiders, os outros Assassin's Creed, entre outros.
É isso. O texto foi escrito por mim. Leiam o que puderem e comentem!
Última edição por Hamburger em Dom 08 Jul 2012, 20:22, editado 1 vez(es)
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