Hoje vos tragos, mais uma análise do game Shadow Of Colossus, este feito em parceria de Eu (UchihaZoro), e o User ICO (User do PSB).
O User felico também iria participar, porém por motivos pessoas houve desistência pela parte do mesmo.
Agora fiquem com a análise deste maravilhoso game, sendo o segundo game, de uma franquia que até o momento possui 3 games.
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História - Por ICO.
continuação espiritual da aventura do pequenho menino com chifres. Shadow of The Colossus se passa em uma terra encantada, onde conhecemos apenas por "Reino Proibido", o jogo começa com o protagonista Wander entrando nesta terra carregando o corpo de uma mulher cujo nome é Mono, Wander adentra está terra com a posse da espada cionhecida como "Ancient Sword" (Espada do Ancestral) que possui a capacidade de refletir os raios solares que revelam a localização de 16 criaturas onde cada ser possuiu uma parte da alma de "Dormin". Dormin é o ser que não possuiu gênero e que apenas indica a Wander qual criatura será a proxima a ser enfrentada e destruida, Dormin diz a Wander que se eliminar os 16 Colossos a alma de Mono será
devolvida a seu corpo, porém recebe um aviso da entidade dizendo que ele pagará um alto preço por este ato. Wander ignora e sai em sua jornada para eliminar colosso por colosso, o aviso de Dormin conssitia em que a cada monstro eliminado a alma de Wander ficaria contaminada com a "Essência de Dormin" que ao final do game Wander se transforma em um Colosso Negro que nada mais é que Dormin que se apoderou de sua alma. Pórem neste momento que Dormin desperta ocorre o aparecimento de Emon o propietário da espada sagrada, ao ver a situação de Wander ordena que seus homens batam em retirada, porém, Emon pega a Ancient Sword e atira ela dentro de uma fonte assim absorvendo o corpo de Wander e deixando ele como a forma de um bebê purificado, porém com chifres.
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Jogabilidade - Por UchihaZoro
Assim como os gráficos a jogabilidade, é outro item que merece grande louvor.
A movimentação do personagem principal (Wander), é totalmente natural que se torna muito aparente em certas partes do game, (Quando ele esta nadando por exemplo), outros pequenos detalhes que adicionam muito realismo (Personagem cansado, ofegando depois de correr muito ou praticar diversas ações, enquanto corre em uma areá com um chão quebrado, o personagem tropeça e cai no chão, o mesmo acontece quando recebemos o impacto de um golpe no chão feito por um colossus).
Sua montaria também parece se movimentar e comportar-se como um animal de verdade, apresentando o comportamento esperado de um cavalo fiel, em varias ocasiões de perigo, ele corre em nossa direção como que quisesse dar suporte.
Os colossus por possuírem grande grande detalhamento gráfico, ajuda na questão de jogabilidade, pois para derrotar o colosso você precisa escalar o mesmo, assim procurando os pelos dele, que são a unica parte que você consegue escalar, e não sendo somente isso, você ainda deverá procurar o ponto fraco dele, acertando-o com a espada diversas vezes.
Como se não fosse o bastante, ainda há um circulo que representa seu cansaço, quando o mesmo zerar, você perde as forças por completo, largando assim do colosso e caindo, claramente se machucando dependendo da altura no qual se encontrava. Graças a isso era necessário
que enquanto o colosso não se balançava, você solta-se o botão de agarrar, para assim poder descansar um pouco, porém sempre prestando
atenção para que no caso dele começar a se rebater você voltar a segura-lo, caso o contrario você seria arremessado.
No mais, a jogabilidade é bem simples, sendo o grande trunfo a estratégia para derrotar os colossus. Você sempre deve descobrir seus pontos fracos, e em seguida criar uma maneira de atingir esse ponto. Possuindo apenas uma espada, no qual é o meio utilizado para encontrar os colossus, chegando a luz do sol, levante a espada, a mesma revelara uma luz, apontando para onde o colossus se encontra. Também possuímos um arco e flecha, ajudando-nos sempre a acertar os oponentes voadores, ou então acertar locais no qual a espada não alcança. No total são 16 colossus para serem derrotados, e ao completar o game é liberado a dificuldade Hard e o modo Time Attack que libera alguns bônus.
Nota: 9
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Som - Por ICO
As caracteristicas sonoras são bem complexas, porém simples tambem. Durante a cavalgada do protagonista rumo ao encontro de uma criatura é nítido o barulho do trotar de Agro, sua eguá, e de alguns objetos em sua roupa que balaçam enquanto anda ou está montado no cavalo, cantos de passáros tambem podem ser ouvidos ao fundo. As músicas so tocam diante da luta contra as criaturas,onde as mesmas, possuem um ritmo de melodia orquestrada e que ajuda a manter um clima de adrenalina enquanto você foge do ataque do colosso ou está escalando o mesmo para mata-lo. Os rugidos dos gigantes
foram bem implementados, a cada ataque disferido eles gritam de dor e ao mesmo tempo se balançam muito para tentar tirar você de cima dele.
Nota: 8
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Gráficos - Por UchihaZoro
Quando há um grande pulo de frames, o jogo aplica uma espécie de motion blur (Aquelas imagens borradas que se vê em cenas muito rápidas). O truque ajuda a esconder a lentidão e traz maior dramaticidade ás cenas, este recurso é muito utilizado nas lutas contra os colossus, principalmente nos momentos de maior tensão.
Os colossus (Chefes Gigantes) são por sua parte, ainda mais espetaculares, sendo extremamente detalhados. O efeitos de pelos é espetacular, parecem realmente ter vida, com um olhar penetrante e animações assombrosas. Os colossus são apenas modelos 3D gerados pelo computador, porém a expressividade desses seres chegou em um outro nível. Alguns consideram seus movimentos demasiadamente lentos, mas apenas denunciam seu tamanho descomunal, dando realmente a sensação de lutar com um gigante, fazendo até mesmo sentirmos as "pisadas" que os colossus aplicam no chão.
Nota: 10
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Replay - UchihaZoro
Infelizmente Shadow of Colossus, é um jogo meio curto. Uma vez finalizando o mesmo, liberamos o modo Hard, no qual podemos enfrentar os colossus novamente com uma dificuldade elevada.
A luta com os colossus, mesmo depois de já te-los derrotados algumas vezes, continua sendo épica.
Há também o modo Time Attack, no qual devemos derrotar os colossus em uma menor quantidade de tempo.
O fator replay nesse quesito é muito bom, por mais que lutemos os
colossus, dificilmente enjoaríamos do mesmo, porém com o tempo ao
derrotarmos os colossus algumas muitas vezes, acabam perdendo aquele
brilho, pois mesmo no modo Hard, seria demasiadamente facil derrota-los.
Há algumas quests para fazer também, porém nada muito relevante, apenas matar certos lagartos de cauda branca, que existem no vasto mapa do game, como também algumas frutas.
Porém depois de um tempo sem jogar o game, ao perdemos a "pratica". Ao jogarmos novamente depois de um bom tempo, novamente ele se torna algo surreal, fazendo-nos jogar novamente, (Algo que ocorreu comigo).
Nota: 8
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Curiosidades Por ICO
O jogo em sí possui muitos mistérios escondidos que ainda deixam ar de dúvidas a respeito, alguns rumores giram em volta do final do game. No final do game Wander é possuido pela essência de Dormin que faz o bravo guerreiro virar um Colosso negro com Chifres.
Neste momento entra o primeiro rumor: Final Alternativo,
o final do game é quando Wander se transforma neste monstro e tem um
conflito com os soldados de Emon, dono da Anciet Sword, e os homens
batem em retirada. Este suposto "Final Alternativo" seria a morte de
Wander por estes homens e revelando um desfecho que hoje nunca ninguém viu e continuando sendo um mistério a respeito da existência do mesmo.
O segundo rumor que pode ser destacado é o Décimo Sétimo Colosso que muitos acreditam ser falso. Este mito consiste dizer que em uma parte exterior do mapa você encontrará um item misterioso, este item ajudará a escalar o Templo e chegar ao jardim secreto em cima do mesmo.
Chegando no topo ao apontar a espada os raios seriam refletidos para cima revelando um Colosso Voador e começando o conflito. Porém como o Final Alternativo nunca ninguém teria realizado tal façanha.
Nota: 8,5
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Conclusão
Simplesmente um dos melhores games do Playstation 2, possui ótimos gráficos, como uma trilha sonora perfeita.
Não podendo nos esquecer logicamente dos surreais colossus, nos quais devemos derrotar.
O game inovou bastante em vários aspectos, ganhando até mesmo
recentemente uma versão HD para o Playstation 3, junto de seu
antecessor, ICO.
Um belo game, que com certeza deve ter passado na biblioteca de jogos de muitas pessoas, e para quem ainda não o jogou, aqui fica minha recomendação.
Simplesmente épico, uma obra de arte dentro de um game. -
É um game fantástico, não tenho palavras para descrever a sensação que se tem ao joga-lo, você se perde na imaginação durante as cavalgadas pelas planícies e montanhas.
As perfeitas lutas com os Colossus são indescritíveis realmente você sente a adrenalina de lutar contra estes incrivéis Gigantes e a cada um Colossu que caí você quer logo chegar ao próximo para ver sua aparência e como irá derrota-lo.
Recomendo este game para quem tem PS2 e, claro, se tiver o PS3 não perca a chance de encarar os épicos Colossus em HD.
8,7
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