Hardcore VS. Casual Qual a sua preferencia?
Jogos casuais versus hardcore
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça
De maneira geral, os jogos se dividem em duas grandes categorias. Cada uma delas tem um tipo de jogador e é patrocinada por diferentes tipos de estúdios. Nesse artigo, vamos entender as principais diferenças dessas categorias, já que elas irão definir os rumos do desenvolvimento.
Jogos casuais
Os jogos casuais possuem uma curva de aprendizado mínima, portanto, não é necessário destreza ou um grande conhecimento prévio para jogá-los. Podem ser jogados descompromissadamente, ou seja, numa curta sessão de jogo que onde normalmente não é necessário nem mesmo usar a função de salvar. Jogos casuais existem aos montes e povoam páginas de jogos pelo mundo inteiro. Títulos famosos do gênero são: Bejeweled, da Popcap, Tetris e Arkanoid.
Muitos jogos já conhecidos, como o xadrez, jogos de cartas, e jogos de esportes também são considerados casuais. Embora tenham regras mais complexas do que era de se esperar para títulos desse tipo, assume-se como casual jogos clássicos, ou vindos de tabuleiro, que tenham regras conhecidas de toda a população. Categorizar jogos conhecidos é um tanto controverso. Certos jogos, como Fifa Soccer, já exigem grande destreza do jogador, ficando muito aquém do gênero casual.
O público dos jogos casuais é gigantesco, entretanto, não está disposto a gastar muito dinheiro para se divertir. Poucas produtoras de jogos casuais financiam algum título. Geralmente, títulos são financiados por empresas, como forma de propaganda de seus produtos ou serviços, os Advertisement Games ou simplesmente Advergames. As grandes produtoras geralmente são menos criteriosas e compram os jogos de programadores freelancers que estejam interessados em vendê-los.
Desenvolver um jogo casual é uma tarefa tecnicamente simples. Os projetos geralmente são de curta duração, sendo muito deles projetos pessoais. Já um título renomado entre os jogos casuais, como era de se esperar, é muito difícil de obter.
Dica: O GamaSutra lançou em outubro de 2007 dois excelentes artigos totalmente dedicados aos jogos casuais. Você pode conferi-los clicando aqui e aqui (textos em inglês).
Hardcore
Grandes títulos, também conhecidos como Killer Games, triplos A, ou jogos Hardcore, são jogos de grande orçamento, presentes no mercado. Possuem jogadores mais dedicados, dispostos a estudar regras, treinar a sua agilidade e investir em acessórios para tornar sua sessão de jogo mais atrativa.
Jogos hardcore procuram maximizar a imersão. Ou seja, o jogador deve se sentir, ao máximo possível, fazendo parte do jogo. Um jogo com muita imersão permite ao jogador desligar-se de problemas do dia-a-dia, incluindo os mais rotineiros como comer, dormir ou mesmo ir ao banheiro.
O mercado de jogadores hardcore é muito menor que o de casuais, entretanto, existem estúdios dispostos a investir muito dinheiro na produção de jogos desse tipo. São projetos grandes, formados por equipes multidisciplinares, muito organizadas e de grande conhecimento técnico.
Abrir uma nova indústria nesse mercado tem se tornado cada vez mais difícil, uma vez que o investimento para a construção desse tipo de jogo torna-se cada vez maior. Não é incomum projetos utilizarem tecnologia de ponta, durarem mais de um ano e contarem com dezenas de profissionais e testadores.
Entretanto, são esses jogos que também possuem os maiores faturamentos da indústria, especialmente, nos jogos onde diversos jogadores podem se divertir simultaneamente, através de uma rede de computadores. O mercado tem se tornado tão atrativo que até mesmo estúdios de cinema tem se envolvido diretamente com a produção de grandes títulos, dos mais diversos estilos.
Fonte:http://pontov.com.br/site/game-design/67-classificacao-dos-jogos/62-jogos-casuais-versus-hardcore
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Eu gosto do 2,tanto casual quanto hardcore,mas se for para escolher ,escolho Casual e ter mais diversão
Jogos casuais versus hardcore
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça
De maneira geral, os jogos se dividem em duas grandes categorias. Cada uma delas tem um tipo de jogador e é patrocinada por diferentes tipos de estúdios. Nesse artigo, vamos entender as principais diferenças dessas categorias, já que elas irão definir os rumos do desenvolvimento.
Jogos casuais
Os jogos casuais possuem uma curva de aprendizado mínima, portanto, não é necessário destreza ou um grande conhecimento prévio para jogá-los. Podem ser jogados descompromissadamente, ou seja, numa curta sessão de jogo que onde normalmente não é necessário nem mesmo usar a função de salvar. Jogos casuais existem aos montes e povoam páginas de jogos pelo mundo inteiro. Títulos famosos do gênero são: Bejeweled, da Popcap, Tetris e Arkanoid.
Muitos jogos já conhecidos, como o xadrez, jogos de cartas, e jogos de esportes também são considerados casuais. Embora tenham regras mais complexas do que era de se esperar para títulos desse tipo, assume-se como casual jogos clássicos, ou vindos de tabuleiro, que tenham regras conhecidas de toda a população. Categorizar jogos conhecidos é um tanto controverso. Certos jogos, como Fifa Soccer, já exigem grande destreza do jogador, ficando muito aquém do gênero casual.
O público dos jogos casuais é gigantesco, entretanto, não está disposto a gastar muito dinheiro para se divertir. Poucas produtoras de jogos casuais financiam algum título. Geralmente, títulos são financiados por empresas, como forma de propaganda de seus produtos ou serviços, os Advertisement Games ou simplesmente Advergames. As grandes produtoras geralmente são menos criteriosas e compram os jogos de programadores freelancers que estejam interessados em vendê-los.
Desenvolver um jogo casual é uma tarefa tecnicamente simples. Os projetos geralmente são de curta duração, sendo muito deles projetos pessoais. Já um título renomado entre os jogos casuais, como era de se esperar, é muito difícil de obter.
Dica: O GamaSutra lançou em outubro de 2007 dois excelentes artigos totalmente dedicados aos jogos casuais. Você pode conferi-los clicando aqui e aqui (textos em inglês).
Hardcore
Grandes títulos, também conhecidos como Killer Games, triplos A, ou jogos Hardcore, são jogos de grande orçamento, presentes no mercado. Possuem jogadores mais dedicados, dispostos a estudar regras, treinar a sua agilidade e investir em acessórios para tornar sua sessão de jogo mais atrativa.
Jogos hardcore procuram maximizar a imersão. Ou seja, o jogador deve se sentir, ao máximo possível, fazendo parte do jogo. Um jogo com muita imersão permite ao jogador desligar-se de problemas do dia-a-dia, incluindo os mais rotineiros como comer, dormir ou mesmo ir ao banheiro.
O mercado de jogadores hardcore é muito menor que o de casuais, entretanto, existem estúdios dispostos a investir muito dinheiro na produção de jogos desse tipo. São projetos grandes, formados por equipes multidisciplinares, muito organizadas e de grande conhecimento técnico.
Abrir uma nova indústria nesse mercado tem se tornado cada vez mais difícil, uma vez que o investimento para a construção desse tipo de jogo torna-se cada vez maior. Não é incomum projetos utilizarem tecnologia de ponta, durarem mais de um ano e contarem com dezenas de profissionais e testadores.
Entretanto, são esses jogos que também possuem os maiores faturamentos da indústria, especialmente, nos jogos onde diversos jogadores podem se divertir simultaneamente, através de uma rede de computadores. O mercado tem se tornado tão atrativo que até mesmo estúdios de cinema tem se envolvido diretamente com a produção de grandes títulos, dos mais diversos estilos.
Fonte:http://pontov.com.br/site/game-design/67-classificacao-dos-jogos/62-jogos-casuais-versus-hardcore
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Eu gosto do 2,tanto casual quanto hardcore,mas se for para escolher ,escolho Casual e ter mais diversão
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