Após quatro anos no mercado o Wii continua provocando as mesmas reações. Quer dizer, as reações mudaram um pouco na forma, mas em essência continuam iguais: apenas jogos da Nintendo conseguem sucesso no console.
Porém, ao observar algumas declarações de produtoras e artigos da mídia especializada vemos que a situação parece estar atingindo um ponto crítico, no qual empresas estão repensando seus planos para o Wii.
Cliquem abaixo para continuar lendo este artigo.
Isso é ótimo. Parte do que eu enxergo como necessário ao console em 2010 vive nessa mudança de atitude por parte das produtoras – e falo em todos os níveis, de desenvolvimento à promoção e ao marketing.
Entretanto já discutimos muito sobre isso aqui e chover no molhado não parece ser interessante agora.
Em resumo, não adianta fazer um produto muito bem acabado como Dead Space Extraction e ter artigos e cobertura especiais no Eurogamer e na IGN; os donos de Wii não lêem esses sites. Pior, os que lêem provavelmente têm algum conhecimento de torrents e métodos para rodar jogos piratas (calma, a discussão hoje NÃO é sobre pirataria).
Mas como eu disse, isso é apenas um componente da equação. E sendo editor de um site sobre Nintendo, me vejo na obrigação de valorizar também os pontos negativos da empresa pois não acho que a situação seja a ideal e já falei bastante sobre o lado das third-parties.
Por mais que haja investimento e dedicação das produtoras ainda é inegável o paradoxo da revolução do Wii. Os novos consumidores trouxeram a base instalada e o impacto inicial, mas eles não estão ajudando a manter a locomotiva em movimento.
A Nintendo sabe mais do que ninguém da importância de um console bem vendido, pois ele representa muitas vendas de jogos em potencial. E tenho certeza de que as reclamações chegam à diretoria – o problema é que nada parece ser feito no ritmo desejado.
Não estou dizendo que a Big N deveria lançar todos os jogos de outras produtoras sob sua marca nem que ela é garantia de sucesso total. Porém, a febre Pokémon, o estranho Fossil Fighters e WiiFit compartilham o poder de marketing que a Nintendo pode (quando quer) usar.
E se pegarmos apenas uma pequena parcela disso e aplicar a alguns jogos de terceiros, qual seria o resultado? Será que a Nintendo não poderia colocar mais quiosques com esses games em lojas? Levá-los em tours pelo país? Promover mais ativamente via e-mail, mala direta, banners, propaganda casada em geral?
Outro canal que me impressiona pelo abandono é o Wii. Está mais do que na hora de entrarmos no console e imediatamente termos uma lista de amigos, o que cada um está jogando, lançamentos da semana com link direto pra vídeos, opiniões, etc.
(Poxa, eu fui procurar os games da SEGA em promoção no VC mês passado e não tinha uma seção específica pra isso. Se eu não clicasse no anúncio da Home tinha que caçar os jogos usando a notícia postada no blog. Absurdo!)
O fato de termos visto jogos como Dead Space e Red Steel 2 durante a apresentação da Nintendo na E3 é um sinal claro de que a empresa quer que o Wii fale “também tenho games tradicionais, hardcore”.
Então porque ela não vai além? Talvez seja um receio de manchar a imagem do console.
Sei que isso parece ridículo, mas a empresa é muito calculista e reticentes às grandes mudanças e seu impacto no comportamento do público – e depois da era do N64 e Gamecube até consigo entender a precaução.
Quando vemos notícias de programas de TV falando sobre a violência de MadWorld pensamos “que bobagem”. Mas o público principal do Wii é justamente o que assiste a esses programas e a Nintendo sabe que uma manchete polêmica pode causar muitos problemas.
Obviamente eu não vejo isso como problema e sim como oportunidade. Já vimos Reggie na FOX, na CBS e em outras mídias. Talvez a Big N pudesse explicar porque jogar Dead Space no Wii é tão legal graças ao ponteiro e, ao mesmo tempo, esclarecer que é um game para maiores de 17 e que segue todas as normas de classificação etária do ESRB.
Viram só, mais um exemplo interessante, certo? Salvaria o game? Não dá pra dizer, esse mercado é muito complexo. Mas não iria atrapalhar de forma alguma já que a mamãe que joga tênis em Wii Sports há três anos talvez tenha um maridão que goste de atirar em mutantes – ele provavelmente fez isso quando jovem, em arcades.
Pessoalmente eu duvido que a Nintendo tome atitudes tão radicais assim, apesar de eu defendê-las como necessárias. Mas tenho certeza de que as coisas em 2010 irão mudar.
O lançamento do Motion Plus e o foco em Metroid, Galaxy e Zelda ao mesmo tempo em que teremos um acessório voltado ao ‘novo público’ (Vitality Sensor) é um sinal de que a Nintendo percebeu o perigo de deixar seus fãs de carteirinha furiosos.
E se a empresa acredita que é possível ‘rachar’ o público do Wii e ter sucesso com todo tipo de jogo, é preciso de investir os frutos do Wii nele mesmo – e por mais que as produtoras reclamem, elas nunca irão abandonar 60 milhões (e contando…) de vendas potenciais.
Porém, ao observar algumas declarações de produtoras e artigos da mídia especializada vemos que a situação parece estar atingindo um ponto crítico, no qual empresas estão repensando seus planos para o Wii.
Cliquem abaixo para continuar lendo este artigo.
Isso é ótimo. Parte do que eu enxergo como necessário ao console em 2010 vive nessa mudança de atitude por parte das produtoras – e falo em todos os níveis, de desenvolvimento à promoção e ao marketing.
Entretanto já discutimos muito sobre isso aqui e chover no molhado não parece ser interessante agora.
Em resumo, não adianta fazer um produto muito bem acabado como Dead Space Extraction e ter artigos e cobertura especiais no Eurogamer e na IGN; os donos de Wii não lêem esses sites. Pior, os que lêem provavelmente têm algum conhecimento de torrents e métodos para rodar jogos piratas (calma, a discussão hoje NÃO é sobre pirataria).
Mas como eu disse, isso é apenas um componente da equação. E sendo editor de um site sobre Nintendo, me vejo na obrigação de valorizar também os pontos negativos da empresa pois não acho que a situação seja a ideal e já falei bastante sobre o lado das third-parties.
Por mais que haja investimento e dedicação das produtoras ainda é inegável o paradoxo da revolução do Wii. Os novos consumidores trouxeram a base instalada e o impacto inicial, mas eles não estão ajudando a manter a locomotiva em movimento.
A Nintendo sabe mais do que ninguém da importância de um console bem vendido, pois ele representa muitas vendas de jogos em potencial. E tenho certeza de que as reclamações chegam à diretoria – o problema é que nada parece ser feito no ritmo desejado.
Não estou dizendo que a Big N deveria lançar todos os jogos de outras produtoras sob sua marca nem que ela é garantia de sucesso total. Porém, a febre Pokémon, o estranho Fossil Fighters e WiiFit compartilham o poder de marketing que a Nintendo pode (quando quer) usar.
E se pegarmos apenas uma pequena parcela disso e aplicar a alguns jogos de terceiros, qual seria o resultado? Será que a Nintendo não poderia colocar mais quiosques com esses games em lojas? Levá-los em tours pelo país? Promover mais ativamente via e-mail, mala direta, banners, propaganda casada em geral?
Outro canal que me impressiona pelo abandono é o Wii. Está mais do que na hora de entrarmos no console e imediatamente termos uma lista de amigos, o que cada um está jogando, lançamentos da semana com link direto pra vídeos, opiniões, etc.
(Poxa, eu fui procurar os games da SEGA em promoção no VC mês passado e não tinha uma seção específica pra isso. Se eu não clicasse no anúncio da Home tinha que caçar os jogos usando a notícia postada no blog. Absurdo!)
O fato de termos visto jogos como Dead Space e Red Steel 2 durante a apresentação da Nintendo na E3 é um sinal claro de que a empresa quer que o Wii fale “também tenho games tradicionais, hardcore”.
Então porque ela não vai além? Talvez seja um receio de manchar a imagem do console.
Sei que isso parece ridículo, mas a empresa é muito calculista e reticentes às grandes mudanças e seu impacto no comportamento do público – e depois da era do N64 e Gamecube até consigo entender a precaução.
Quando vemos notícias de programas de TV falando sobre a violência de MadWorld pensamos “que bobagem”. Mas o público principal do Wii é justamente o que assiste a esses programas e a Nintendo sabe que uma manchete polêmica pode causar muitos problemas.
Obviamente eu não vejo isso como problema e sim como oportunidade. Já vimos Reggie na FOX, na CBS e em outras mídias. Talvez a Big N pudesse explicar porque jogar Dead Space no Wii é tão legal graças ao ponteiro e, ao mesmo tempo, esclarecer que é um game para maiores de 17 e que segue todas as normas de classificação etária do ESRB.
Viram só, mais um exemplo interessante, certo? Salvaria o game? Não dá pra dizer, esse mercado é muito complexo. Mas não iria atrapalhar de forma alguma já que a mamãe que joga tênis em Wii Sports há três anos talvez tenha um maridão que goste de atirar em mutantes – ele provavelmente fez isso quando jovem, em arcades.
Pessoalmente eu duvido que a Nintendo tome atitudes tão radicais assim, apesar de eu defendê-las como necessárias. Mas tenho certeza de que as coisas em 2010 irão mudar.
O lançamento do Motion Plus e o foco em Metroid, Galaxy e Zelda ao mesmo tempo em que teremos um acessório voltado ao ‘novo público’ (Vitality Sensor) é um sinal de que a Nintendo percebeu o perigo de deixar seus fãs de carteirinha furiosos.
E se a empresa acredita que é possível ‘rachar’ o público do Wii e ter sucesso com todo tipo de jogo, é preciso de investir os frutos do Wii nele mesmo – e por mais que as produtoras reclamem, elas nunca irão abandonar 60 milhões (e contando…) de vendas potenciais.
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