Então, criei esse tópico por conta de uma pequena curiosidade minha em relação às falas, gírias e afins que existem no Brasil afora. Como a maioria dos usuários aqui é do Sudeste/Sul (pelo menos segundo aquele tópico que rolou há um tempo atrás), achei que seria legal se a gente compartilhasse nossas "particularidades linguísticas" aqui
Vou dar alguns exemplos das minhas:
(Só pra constar: sou do interior da Bahia)
- Eu sei que no Rio isso é conhecido como sacolé e em São Paulo, chup chup (pelo menos segundo uma amiga minha de lá). Aqui na Bahia, chamamos de geladinho. Pois é, só um pouco diferente
- Descobri que até em Salvador as pessoas conhecem esse bolo como bolo de macaxeira. Eu, pelo menos, cresci chamando isso de bolo de puba
- T, simplesmente isso. Quando descobri que as pessoas chamavam isso de benjamim tive que parar alguns minutos pra assimilar a novidade
- Bisoito, e não bolacha. É muito difícil ver alguém falando bolacha, na verdade
Algumas "gírias":
- Leshell - esse eu nem sei como escreve, tô chutando que deve ser assim. Alguns amigos de Salvador começaram a falar e quando perguntei o que era, ele começaram a me olhar como se fosse um alienígena. Segundo eles, significa uma coisa velha, ultrapassada e ruim, como um carro bem antigo. "Olha aquele carro leshell!" foi uma das frases que ouvi
- Paracé - fiquei realmente chocado quando falei uma frase com essa palavra e algumas pessoas me olharam com uma cara do tipo "Oi?". Significa "palhaçada", "presepada". Como "Mas olha só que parecé" (quando uma pessoa está sendo muito dramática, por exemplo), ou "Deixa de paracé!". Rola a variação "paracezento" também. Ex: "Deixa de ser paracezento!". Também uso paracé pra descrever uma coisa com muitos detalhes ou elaborada demais. Eu, por exemplo, amo os tênis da All Star, mas não gosto quando eles vêm cheios de paracé (como cores extravagantes, glitter e etc)
- Meu rei - não sei se rola esse cumprimento fora da Bahia. E pra falar a verdade, é difícil ver jovens falando isso, normalmente são as pessoas mais velhas que usam. Ex: "Diga, meu rei!"
- Massa - tá, esse eu jurava que era algo nacional, mas uma amiga minha de SP nunca tinha ouvido massa dessa forma (até achei q era brincadeira no início). Seria um equivalente a "legal". Ex: "Pô, que massa!"
- Oxente - o que seria uma vida sem o clássico oxente? Tudo bem que hoje a galera fala bem mais o oxe, pra simplificar. Pode ser usado como uma palavra que expressa surpresa, creio eu. Como "Oxe, pra onde vc vai?", ou "Oxe, que maluquice é essa?"
- Retado - esse eu acho que é particular da Bahia, mas, como sempre, não tenho certeza. Significa "bravo" ou "irritado". Ex: "Tô retado com você!". Também rola a variação pro verbo retar
- Cacete armado - "improvisado", "mal feito". Também já ouvi sendo usado como sinônimo de prostíbulo
- Sacanagem - eu sei que essa palavra também tem um sentido meio promíscuo, mas essa não foi a primeira definição que eu aprendi dela. Vou imaginar uma situação, para pode explicar melhor: digamos que eu e um amigo decidimos fazer uma aposta e quem perder deve dar uma certa quantia de dinheiro ao vencedor. Eu ganho e, quando vou pegar o dinheiro, ele diz que não vai me dar. Aí eu solto um "Pô, véi, sacanagem", ou "Deixe de ser sacana!"
Extra: no Sul e Sudeste, se eu não me engano, as pessoas usam o artigo antes de nomes próprios. Ex: "Vou pra casa da Maria", ou "Vou falar com o João". Aqui na Bahia (ou pelo menos no Nordeste, não tenho certeza), não é comum que esses artigos sejam usados. A gente fala "Vou pra casa de Marcos", "Falei com Joana".
E basicamente é isso aí. Se eu lembrar de outras expressões, posto. E vocês? Quais são as particularidades linguísticas de suas cidades?
Reiterando: não sei se essas expressões são usadas só na Bahia (o que eu acho difícil) ou se são super comuns em todos os estados (o que eu também acho difícil). Postei as que eu acredito que não sejam muito faladas Brasil afora.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya