Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

3 participantes

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Empty [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    Mensagem por vits Sex 29 Jul 2016, 16:51

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Disinformation-650x330

    A mídia possui um papel imensamente importante na hora de informar o comprador sobre o que esperar de um determinado jogo ou console, servindo como a ponte entre a indústria e o consumidor. Infelizmente, muitas vezes essa posição acaba fornecendo poder de mais para certas instituições, com situações bastante complicadas como a venda de análises positivas ou marketing nebuloso, sendo apenas alguns dos problemas que vem acometendo essa indústria nos últimos anos.

    Mas o maior problema com a mídia atual está na, aparente, preferência que ela tem tido em espalhar desinformação como se fossem fatos, muitas vezes causando problemas sérios para desenvolvedores e consumidores. Recentemente tivemos uma certa notícia vindo da Eurogamer, sobre o NX ser um console portátil com controles destacáveis, até o anúncio oficial da Nintendo esse tipo de informação não passa de um rumor e deveria ser tratada como tal, mas isso não impediu uma série de outros sites de noticiarem como um fato e a própria Eurogamer não deixa exatamente claro que se trata de um rumor em seu artigo original.

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Jpg

    Isso causou um problema sério para a Nintendo, pois criou uma expectativa para o console que no final, pode acabar não sendo comprida, causando insatisfação de possíveis compradores e por consequência impactando as vendas. O contrário também é possível, se o rumor se mostrar verdadeiro, grande parte do efeito “surpresa” do anúncio seria perdido e diversas pessoas já teriam uma opinião pré-formada do aparelho, antes mesmo dele atingir o mercado. Estimar o estrago que esse tipo de desinformação pode causar é uma tarefa fácil, basta vermos as vendas de um recente título da GearBox. Battleborn foi taxado pela mídia como um competidor para Overwatch, um jogo cuja as mecânicas eram aparentemente similares e que apelavam para a mesma demografia. A verdade não poderia estar mais longe disso, no final são títulos que nem ao menos podem ser colocados dentro do mesmo gênero, quanto mais colocados como adversários em uma mesma categoria.

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  9b2a3d0505d39e92be586d3cb165b2d650056001be9f850797e07e3a0a07f5c5_1

    Outro jogo que recentemente vem sofrendo com essa prática de “desinformar” é We Happy Few, o jogo foi anunciado com um Rogue-like, com fases geradas automaticamente e foco em sobrevivência. Mas por conta de seu estilo artístico, quando foi primeiramente anunciado, diversos canais da mídia o colocaram na mesma cesta da franquia Bioshock, um jogo de tiro com enfoque em história. A semelhança entre os jogos não passa da aparência, com a desenvolvedora de We Happy Few inclusive vindo a público e dizendo que Bioshock sequer foi uma inspiração para o seu novo jogo. Infelizmente o estrago já havia sido feito, assim que entrou em acesso antecipado (early acess) o jogo foi atacado por não cumprir com as expectativas, com a crítica oficial indo de ruim até no máximo mediano. O problema é que muitos canais que fizeram a cobertura do jogo, criticaram coisas como a falta de uma história profunda ou personagens marcantes, características que não são comuns em jogos rogue-like com morte permanente, outras foram além, com comparações diretas a franquia Bioshock, dizendo que o jogo não é parecido e para as pessoas evitarem o desapontamento.

    Esse ciclo, de criar uma expectativa infundada em torno de um produto e depois noticiar que o dito produto é incapaz de atingir essas expectativas, é absurdamente danoso, pois afeta tanto a desenvolvedora que perde vendas, quanto o consumidor que legitimamente poderia gostar daquele produto, mas é privado disso, por conta de toda a atmosfera de decepção que é criada em torno dele.

    Dentre todas as práticas duvidosas que eu já vi sendo feitas pela mídia especializada, essa é com certeza a mais repugnante.
    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  W4NNUXV
    alanscampos
    alanscampos
    Veterano Nv.26
    Veterano Nv.26


    Karma Karma : 153
    Posts Posts : 1035

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Empty Re: [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    Mensagem por alanscampos Sex 29 Jul 2016, 17:43

    Eu particularmente acho que a nintendo tem meia culpa nessa enxurrada de rumores, ela anunciou prematuramente que estava trabalhando no novo console...ela também anunciou que Zelda BotW irá ser portado pro novo console. Se ela não se aproveitasse dessas situações que a mídia cria, ela ficaria calada. o Próprio Regie falou que o console será uma nova experiência, agora que expectativa isso causa no usuário, eu pelo menos já estou curioso e chateado também por perceber que a nintendo aparentemente quer deixar o wii U de escanteio por conta das baixas vendas. Então nem tem como ficar puto com essas coisas, eu acho que isso é até normal. Se a nintendo não quisesse essa atenção pro console teria feito como a microsoft que anunciou o novo modelo do xbox one de supetão na E3.
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Empty Re: [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    Mensagem por justiceiro Sex 29 Jul 2016, 18:21

    Cara... o artigo da eurogamer fez o que podia pra ter a confirmação da nintendo, mas tudo que ele teve como resposta foi: "nós não comentamos rumores, mas o NX chega em março 2017". Ora, eu na eurogamer falaria a mesma coisa. Outro dia mesmo você criou um tópico de um rumor dos preços dos kits do NX. Você viu esse rumor ser postado na eurogamer? No Kotaku? No gamespot? Não, por que esses sites sempre checam essas coisas primeiros, justamente pra não colocar a credibilidade deles em risco. Como eu falei lá, eles com certeza logo perceberam que era uma confusão, nada sólido, por isso nada falaram. Compara o número de rumores que vemos postados aqui com os de grandes sites. Os grandes sites sempre reportam menos, porque pra eles é mais arriscado e ele sempre checam justamente pra evitar o que você falou.

    Esse rumor da eurogamer, foi checado não só pela eurogamer, como também pelo kotaku, pelo ign, e até pelo washigton journal post. Você acha que o washington ia arriscar perder credibildiade de graça?

    Tudo que você apontou, foram mais erros de marketing, não de mídia, tanto o battle born quanto o we happy few eu só acompanhei nos trailers, num corri atrás de ler nada. Mano, todos os trailer de battleborn que vi pareciam muito com uma hero arena shooter, num vi nada de único lá. Foram os grandes sites que fizeram os trailers? Mesma coisa o happy few, nada de roguelike nos trailers, ainda mais dos criadores de contrast, nunca ia pensar que num era na linah bioshock só pelos trailer. Se eu comprasse tais jogos, poderia culpar a mídia por não mudar os trailer pra algo que me desse uma idéia melhor? Por não impedir que eu visse os trailer antes de eles me explicarem o que realmente se trata?

    Se a nitnendo pensa como você, então ela que se prepare pra pra explicar melhor a máquina, seria muita inocencia dela achar que todo mundo vai ligar pra ela de repente quando na maior parte do tempo ela num liga pra ninguem a não ser ela mesma(como nós brasileiros bem sabemos).
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Empty Re: [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    Mensagem por vits Sex 29 Jul 2016, 18:55

    Acho que deixei mais do que claro que o problema não está em apresentar rumores, mas sim em apresenta-los de uma forma que os transmita como verdades, para lá na frente, simplesmente ignorar tudo o que foi dito até o momento e passar a culpa para a produtora, que magicamente foi incapaz de cumprir com essas expectativas artificiais. Sobre o material de marketing, teaser e trailers raramente são feitos para informar o jogador sobre as mecânicas do jogo, servem mais para apresentar o universo e criar interesse.

    Informações de como o jogo funciona, vem de gameplays, artigos, previews, reviews, etc... E seria completamente irreal o estúdio criador desses produtos, ser também responsável por criar todo esse material informativo, já que por natureza, ele não pode ser completamente confiável. Por outro lado, você tem a mídia especializada, que tem como função reportar e informar os consumidores, mas quando esta começa a usar a sua influencia para criar uma expectativa irreal, para logo depois vir e massacrar esse mesmo produto por não ser capaz de atingir a expectativa que ela mesmo impôs, então ai eu vejo um problema sério.

    E até podemos entrar no mérito que é culpa da desenvolvedora por não explicar direito, mas novamente, dos três casos citados, em dois temos comentários diretos dos desenvolvedores que vão contra o que era noticiado pela mídia. Mas que valor tem essas palavras, quando dezenas de sites de notícias já noticiaram outra coisa? Ou se a visão de grande parte dos consumidores já está corrompida, por uma expectativa artificial? É exatamente como você citou, é irreal esperar que todos deem ouvido a uma empresa, quando o contato dela com o consumidor não é constante (como acontece com 99% dos estúdios grandes), ainda mais quando dezenas de outras empresas, especializadas e entendidas no assunto, já contaram outra versão da "mesma" história e já conseguiram suas legiões de seguidores.

    Conteúdo patrocinado


    [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.  Empty Re: [Desabafo] - A mídia especializada.... em enganar.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 14:28