Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+21
vits
Wolflink
Lucky Ward
Felipe_Vieir4
Nan Gamer
BoBzitoxD
Lucas_XY
Silver Snivy
justiceiro
Huligi
Andy
x0exe
Sum41
Reshay
carlosmusashi
Robert Prado
Bruno Castro
frederico.p.antunes
Brake
Galcazara
Ulukai
25 participantes

    A E3 está morrendo?

    Reshay
    Reshay
    Veterano Nv.3
    Veterano Nv.3


    Karma Karma : 286
    Posts Posts : 452

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Reshay Seg 09 maio 2016, 08:27

    Não. A E3 vive, e está cada ano mais forte!

    Vejo hoje os eventos próprios mais como complementos da E3. Se a E3 pode sumir um dia? Acho que sim, mas não está nem perto ainda disso acontecer.
    Sum41
    Sum41
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 369
    Posts Posts : 2473

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Sum41 Seg 09 maio 2016, 08:40

    frederico.p.antunes escreveu:A minha opinião é, a E3 é muito cara para as empresas e não necessariamente fornece o marketing q elas desejam e com isso as empresas estão investindo em eventos próprios, mais focados nos fãs, naqueles que tem interesse nos produtos dela.

    Concordo que é cara, mas essa parte de não fornece o marketing que elas desejam já ouvi bastante e não vejo o menor sentido. As empresas é que não estão sabendo explorar esse marketing, quer dizer, algumas delas, pq a Sony deu uma aula nas ultimas E3 sobre marketing viral e como entregar o que o publico quer.

    Deixar os gamers um ano na seca a respeito de novas IPs e etc realmente não rola mais. Isso quase obriga as empresas a criarem/participarem eventos paralelos. Então no final de tudo a E3, no minimo, tende a perder força sim se ficar de braços de cruzados assistindo o que acontece, ela  precisa se reeinventar. Mas no meu ponto de vista com um pouco de esforço ela pode tranquilamente continuar sendo por muito tempo ainda a maior feira de games.
    x0exe
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por x0exe Seg 09 maio 2016, 11:45

    Como disseram antes, as apresentações antigamente eram entregues aos fãs de uma forma empolgante, todos ficavam ansiosos pelos seus anúncios. Hoje em dia parece algo mais direto para as empresas em si, claro que existem exceções vindas das próprias gigantes como Microsoft e Sony (Julgando aqui como desenvolvedoras de Software, e não Hardware).
    Andy
    Andy
    The Messiah
    The Messiah


    Karma Karma : 497
    Posts Posts : 2960

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Andy Seg 09 maio 2016, 12:17

    eu acompanho as conferências da E3 a anos, e na minha opinião não é algo que irá morrer por causa dos "Directs" e "Banquinhas vendendo só Zelda", mas vou separar minha opinião em 2 partes.

    Ataques de Fora

    Sim, eu já tinha ouvido falar que para algumas empresas a participação da E3 estava sendo caro demais para eles( e olha que eles recebem bem mais do que nós -q) mas além disso, como o Etika e alguns de vocês comentaram, a E3 já tem outros eventos que precisa competir.
    Imaginem que vocês estão na terra do tio Sam, e E3 esta próxima, mas percebe que é caro pacas pois você não é um youtuber, blogueiro, etc.. para entrar e aproveitar o evento com seus amiguinhos, então vocês se perguntam "pra que ir na E3 se tem a EA Play logo ali, vamos la!" ou "pfff, prefiro ir na Blizzcon final do ano do que pagar caro em um evento só por poucas novidades que vão sair antes por leaks".


    Sony X Microsoft.................... e Nintendo

    A guerra que se estende desde o inicio do milênio, quando pensamos na E3, as primeiras coisas que pensamos são "Será que a Sony vai mostrar aquele titulo para PS4?" ou "Quais os novos exclusivos da XOne esse ano?" ou "Quero ver como esta o novo Zelda ou Pokémon" ta certo que esse ano não podemos esperar tanta coisa com o ultimo, mas colocando mais "partes" nessa parte do texto, é justo falar assim.

    A Sony  teve um hype ano passado sim, pois além dos novos jogos, ela tinha uma "carta velha na manga", pois era mais do que a obrigação deles mostrarem aquilo depois de tantos anos, mas ela é uma empresa que aprende com os erros, e sabe dar a volta por cima.

    Quando falamos na Microsoft também temos que fazer uma comparação, as apresentações pode variar de ano pra ano, sendo umas boas e outras nem tão boas, mas que eles sabem mostrar conteúdo isso a gente não pode negar, pois varias vezes já ficamos babando pelas novidades e gameplays da caixa.

    Agora a Nintendo Diferentona que desde 2012 não da as caras no palco, pois como nosso querido Iwata falou uma vez, os Directs foram feitos para os fãs e não para serem uma conferencia de imprensa chata, mas eles fazem isso por que já sabem a muito tempo que a E3 é só para a imprensa e não para os fãs.
    Como no vídeo mostra e já falei no primeiro paragrafo, para você entrar na E3 por si só, é caro, e mesmo assim não tem como os americanos pagarem isso por si só, a Nintendo pensando nisso continuou com os directs, mas nem por isso abandonou completamente a E3 com seus estandes dentro do evento e as demonstrações de jogos nos anos anteriores.

    ao meu ver, as únicas coisas que mantém a E3 são esses 3, e ainda acompanhamos a E3 esperando uma novidade que valha a pena dessas empresas, pois é onde temos certeza que teremos pelo menos uma novidade deles, mas sabemos que algum dia eles podem se dedicar mais em seus próprios eventos do que a E3 em si, e se esse dia chegar, dai sim podemos trocar o ponto de interrogação por um ponto final nesse tópico.

    O que eu digo nesse textão é que a E3 precisa se reformular, fazer algo tanto para os fãs quanto para as empresas que o sustentam, prevejo que 2016 sera um ano decisivo para a eles verem o que precisam mudar, agora se eles não viram isso ainda, só lamento mas estão sendo trouxas.

    BTW, bora esperar mais memes esse ano :v

    A E3 está  morrendo? - Página 2 2453271-1078941155-1IYM.
    Nan Gamer
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Nan Gamer Seg 09 maio 2016, 13:28

    Quando a Nintendo decide ficar de fora da E3 conseguem encontrar motivos até no prefeito da cidade. kkkkk... 

    A E3 está mais viva do que nunca, pois todos aguardam 365 dias pra poder ver os maiores lançamentos no mundo dos games que estão por vir. Agora se a Nintendo acha muito caro, na boa, pede pra sair e ica nos Directs. Eu não perco uma E3 de forma alguma, com ou sem Nintendo.
    Huligi
    Huligi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 513
    Posts Posts : 2459

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Huligi Seg 09 maio 2016, 13:33

    Acho interessante verem esse vídeo do Velberan que apresenta alguns motivos para a nova estratégia da Nintendo.
    https://youtu.be/YgWIRnyFQmA?t=3m52s


    Vale ressaltar que até aqui no Brasil, na BGS, as empresas já reclamam de estandes caros. Fato esse que pode ter contribuído inclusive para que a Nintendo deixasse os estandes da conferencia e tenha feito seu próprio evento para o lançamento do Wii U no Brasil (que eu queria muito ter ido ç-ç). Imaginem os preços astronômicos da E3.

    Bem, pessoalmente sinto falta das apresentações no palco puramente por parecerem muito mais fodásticos... Impossível não se arrepiar quando o público ovaciona algo que o representante da empresa anuncia lá em cima. É muito mais emocionante do que um videozin comercial liberado na net. Mas como o Velberan diz no video os Nintendo Directs são baratos, conversam diretamente com o consumidor, não possuem os erros que acontecem ao vivo, respeitam o tempo que a empresa escolhe, etc

    Enfim, acho os directs bem menos empolgantes que as apresentações no palco, mas é compreensível esse movimento que provavelmente muitas empresas ainda farão.

    A E3 está falindo? Acho que não. Mas lanço aqui três previsões baseadas no meu diploma de sabichão da internet:
    A) A E3 será reformulada
    B) As empresas mudarão suas formas de se apresentar
    C) Ambas as alternativas anteriores ocorrerão.
    Silver Snivy
    Silver Snivy
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 311
    Posts Posts : 1391

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Silver Snivy Seg 09 maio 2016, 13:44

    eu vi um video que um cara fala que o unico motivo das empresas entrarem na E3,era para que os concorrentes nao ficassem com os holofotes so pra eles,botando assim a empresa fora da E3 em grande desvantagem.Porem fora isto,nao havia muitos benefícios,ate porque as empresas sempre gastavam MUITO para criar um hype e talz,porem quase sempre as noticias vazavam,e destruíam o proposito da apresentação.E por esses e outros motivos,as empresas estao tentando gastar menos e menos com a E3,fora as empresas que nem vao estar la mais
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Seg 09 maio 2016, 14:46

    Nan Gamer escreveu:Morrendo? Muito pelo contrário.. Oq acontece é que uma certa empresa por ter alguns Directs ( que é de nicho ) acha que a E3 é dispensável ou menos importante. 
    Os Directs são tão de nicho quanto a E3. Te desafio agora a ir no Facebook e achar alguém postando algo sobre a E3 (que não seja uma página de video-games). Não tem ninguém. Procura alguém falando dos directs agora, e... Ninguém.
    A pessoa que vê notícias sobre a E3 também vê as notícias sobre os Directs, e vice-versa. Mas a pessoa que não liga pra um desses eventos, também não liga pro outro. É tipo você ter uma feira anual sobre tatuagem, onde as empresas apresentam novidades a respeito do mercado todo ano. Aí uma empresa decide mudar um pouco, e fazer o evento principal dela fora da feira, mas ainda com um estande lá. Os dois eventos são de nicho (gente que gosta/faz/quer fazer tatuagem), e não é porque ela está apresentando as novidades do lado de fora é que vai passar despercebida.

    E agora que eu vi que tem bastante gente falando sobre o título: bom, morrer acho muito díficil mesmo. Mas mais viva do que nunca não tá não.

    @edtitzinho básico: quando disse que é um evento de nicho, me refiro ao grupo de pessoas que jogam video game e assistem conferências de anúncios de novos jogos e gostam de ver as notícias em último minuto.


    Última edição por Felipe_Vieir4 em Seg 09 maio 2016, 15:12, editado 1 vez(es)
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por justiceiro Seg 09 maio 2016, 14:51

    A E3 nasceu num momento em que as empresas de games ainda eram relativamente pequenas, e não dispunham de muitos recursos para mostrar os seus games em todo o mundo. Então, a E3 era muito conveniente, por que os jornalistas do mundo todo iam lá ver qual seria o próximo grande game, e eles e colocavam as fotos e tudo mais do que gostavam nas revistas que temos por aí. Com o crescimento das empresa, o advento da internet, as coisas ficaram mais redundantes, mas aquele pensamento nostálgico da E3 ainda carrega muito peso, pois na nossa infância, aquele era o momento pra ficar atento para as novidades, então até hoje mantemos o costume.

    Mas na prática, a E3 em si não é uma necessidade, e sim uma tradição. Então é claro que novas gerações não vão se importar tanto assim, pois elas querem conteúdo novo o tempo todo. Eu acho bom isso tudo, pois significa que games bons ganham notorieadade independente de aonde e quando são apresentados, apesar de contrariar as minhas expectativas. No fim das contas, não acho que isso deva ser uma preocupação pra nós. Com E3, sem E3, os games vão continuar, de um jeito ou de outro, então ao invés de nos preocupar em como os games são anunciados, devemos nos preocupar com os jogos que de fato jogamos.

    E pra fechar, acho que galera tá enchendo muito a bola das E3 passadas dizendo que naquela época tudo era pelos gamers. Papo furado, outra coisa que a a E3 servia era pra convencer o varejo que eles tinham bons produtos, então falar de números de vendas era constante. Antigamente a gente num via conferencias ao vivo, então passava batido, além de sermos mais novos e ingênuos, mas agora sendo mais velhos, nós vemos sim que o papo corporativo sempre esteve enraigado em cada anúncio feito.
    Silver Snivy
    Silver Snivy
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 311
    Posts Posts : 1391

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Silver Snivy Seg 09 maio 2016, 17:24

    pra nintendo ja morreu
    Lucas_XY
    Lucas_XY
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 527
    Posts Posts : 1601

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Lucas_XY Seg 09 maio 2016, 18:34

    Algo que me pergunto é caso a Sony ou a Microsoft não mostrassem seus próximos PS5 e Xbox Algum-Número-ou-Palavra fora da E3, como o público reagiria também né.

    Fora a "emoção a mais" por ser uma apresentação de palco, faz diferença? Nenhuma (ao meu ver). A empresa tá lá fazendo anúncios de jogos bombásticos não venham falar do Direct da E3 do ano passado na mesma época que as outras, gastando dinheiro em stand na E3 também e disponibilizando seus jogos pra mídia. Mas não, nada disso importa se não for uma apresentação de palco, não é mesmo?
    BoBzitoxD
    BoBzitoxD
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 321
    Posts Posts : 1027

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por BoBzitoxD Seg 09 maio 2016, 18:45

    EU não sei, analisando o (pouco) que vejo, estou vendo um monte de empresas reclamando dos preços dos eventos (e não só de games, ferias em geral mesmo).

    Pra mim, não faz diferença nenhuma, até mesmo pq, sempre tenho todas as plataformas possíveis, justamente para poder jogar sem um bom jogo (e pra isso, temos várias opções).

    Recentemente me deu vontade de saber mais sobre o Wii U e ai comecei a ler sobre todos os consoles da Big N aqui no fórum, então hoje, acho mais importante ter uma grande presença na internet, do que apenas na E3, até hoje NUNCa assisti uma E3, mas o que vejo de propaganda no youtube ou nas "interwebs da vida" não tá escrito no gibi....afinal acho mais fácil consumir hypar e consumir propaganda na internet do que em qualquer outra lugar.
    Nan Gamer
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Nan Gamer Seg 09 maio 2016, 19:10

    Os Directs são tão de nicho quanto a E3. Te desafio agora a ir no Facebook e achar alguém postando algo sobre a E3 (que não seja uma página de video-games). Não tem ninguém. Procura alguém falando dos directs agora, e... Ninguém.

    Pois é, a E3 pode até ser considerada de Nicho, mas pelo menos grande parte dos veículos de comunicação, principalmente na internet, estão cobrindo o evento. Te desafio a entrar em qualquer site que tenha uma pequena aba para tecnologia e não encontrar uma notica da E3 nos dias em que tivermos as apresentações. Diferente dos Directs que além de serem muito mais de nicho pq se concentram em apenas um publico base, a Nintendo detém 10% do mercado de consoles, estando praticamente no limbo para a comunidade gamer em massa. Se vc não acredita, faça um teste e eu te garanto que pelo menos 50% desses 90% que se dividem entre Sony, Microsoft, PCs e Celulares sequer sabem o que é um Nintendo Wii U.


    A pessoa que vê notícias sobre a E3 também vê as notícias sobre os Directs, e vice-versa. Mas a pessoa que não liga pra um desses eventos, também não liga pro outro. É tipo você ter uma feira anual sobre tatuagem, onde as empresas apresentam novidades a respeito do mercado todo ano. Aí uma empresa decide mudar um pouco, e fazer o evento principal dela fora da feira, mas ainda com um estande lá. Os dois eventos são de nicho (gente que gosta/faz/quer fazer tatuagem), e não é porque ela está apresentando as novidades do lado de fora é que vai passar despercebida.

    Pois é meu amigo, a grande diferença é que a E3 possui uma cobertura gigantemente maior que um simples evento focado apenas no tal do público de nicho. Se uma pessoa entrar em um site como o Globo.com pra ver noticias do BBB ou de futebol, te garanto que existe uma possibilidade infinitamente maior de ter um cantinho com alguma noticiazinha da E3 do que uma de um "Nintendo Direct". Desculpa cara, mas querer comparar a relevancia de uma E3 com a relevancia de um Direct é a mesma coisa que negar que o Wii U é um fracasso imenso desde a sua concepção.

    A grande realidade é que a Nintendo não percebe que não só quem é fã, mas aqueles que a conhecem querem uma aproximação maior dela com o público. Ano passado a Sony foi simplesmente destroçadora em sua apresentação, mostrando 3 dos mais aguardados jogos dos ultimos tempos. A Microsoft tbm estava lá, e mesmo que apenas através de um Direct horrível e sem graça a Big N tbm estava lá. Agora querer vir apenas com uma threehouse mostrando apenas o Zelda e não fazendo nenhuma apresentação, sem sequer informar ao menos o nome do novo console, é no mínimo decepcionante. Sorte dela ainda ter fãs como eu que a ama mesmo com tanta cagada e m***. Mas não sei até quando esse amor vai durar, pois a "outra" já me conquistou e continua me conquistando há quase 20 anos.
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Seg 09 maio 2016, 19:50

    Concordo em quase tudo.
    Primeiro que eu acho que esses outros 90% não conhecem o Wii U mais pelo fracasso que ele foi do que por ser um console da Nintendo (Mario a maioria conhece).
    E de novo que as chances de entrar na globo.com e ter uma notícia da E3 da Sony/MS é maior porque... Ninguém liga (atualmente) pra Nintendo. Aí complica né, mas até tem chances de o novo console aparecer no quadradinho reservado pra tecnologia (se não estiver disputando o auadradinho com mais ninguém)
    E vi que você falou muito do Direct, acho que o Direct é bem menor mesmo que a E3, eu comparei mais com o Digital Event, que ocorre junto da E3 (e que ano passado foi ridiculo)
    Agora, esse ano de fato preocupa. Só um estande pra Zelda é como se a Nintendo estive cavando um túmulo dentro da E3 pra se enterrar (ou enterrar só o Wii U mesmo)
    Lucky Ward
    Lucky Ward
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8


    Karma Karma : 23
    Posts Posts : 105

    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Lucky Ward Seg 09 maio 2016, 20:38

    Em minha opinião, eu não acho que a E3 está realmente morrendo. 

    Antigamente, a E3 era a entrada para mostrar seus projetos ao mundo, pois não havia muitos meios de divulgação existentes para esse tipo de mercado, sem contar que jornalistas do mundo inteiro iriam para a E3 para ver as novidades das grandes empresas.

    Hoje, isso pode ser sim algo dispensável, principalmente pelo valor gasto pelas empresas para somente fazer uma apresentação, sem contar que algumas informações sempre vazavam, fazendo a apresentação não ter nada de especial.

    Quem realmente tem interesse pelos produtos de determinada empresa, sempre vai atrás e se informa. E não podemos esquecer também que as noticias sempre se espalham para todos os cantos, independente da fanbase, até eu mesmo sei algumas coisas sobre os projetos das outras empresas, só ouvindo novidades que são postadas por terceiros sem nem mesmo visitar páginas ou vídeos das próprias empresas.

    Estou confiante que a Nintendo possa sim estar fazendo as opções corretas dessa vez, e que fará um trabalho e produto muito bom para nós consumirmos.

    Só estou no aguardo de 2017 para ver o verdadeiro potencial do NX. (Caso a Nintendo não divulgue antes)

    Conteúdo patrocinado


    A E3 está  morrendo? - Página 2 Empty Re: A E3 está morrendo?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 10 maio 2024, 05:57