Lembrei de quando jogava Sonic Generations no 3DS, sim, aquela aberração que todo mundo reclama (
O jogo não é re-jogável!
Existem diversos motivos pra isso acontecer em cada franquia, mas começando pelo Sonic que me fez pensar isso.
A maioria dos sonics sempre foram "Segura seta pra frente e pula", e víamos aquele ouriço azul correr e fazer loopings, ficavamos assombrados como aquilo era divertido e empolgante, mas só estavamos apertando uma simples seta pro lado.Quando era pra usar a cabeça e habilidade em fases de água SEMPRE reclamávamos de como era chato e difícil e nós estávamos com certa razão...
Veio a era adventure, e suas fases gigantes do Sonic/Shadow(
Com a era moderna (nem vou mencionar as bostas do 06 e Heroes, contem como adventure) começou ao mesmo tempo a era do "turbo, linearidade e jogos de correr pra celular".Foi neste exato momento que os jogos começaram a "decair" um pouco... Sonic Colors é um jogo genial e divertido é claro mas... Eu nunca me divertia rejogando NENHUMA fase a não ser as primeiras de cada mundo, por que só as primeiras de cada mundo? Por que elas tinham que "representar" o que cada mundo era, então eram abertas com grandes areás 3D e boas seções 2D com poucos Wisps, depois disso as fases decaem a um ponto que tu só joga por causa do modo historia, ficar abusando de wisps em seções 2D horrendas e ficar brincando de joguinho de celular como Temple Run não é a mesma coisa que apertar pra frente e ver ele fazendo um looping, não é mesmo... Essas fases "secundárias" serviriam muito melhor como "extra missions" que tem no Sonic Generations por exemplo, que eles deixam o bife logo na sua cara, e não te obrigam a comer o brocólis, então quando tu devorar o bife você de tanta fome vai ter que comer o brocólis e assim apreciando um pouco ele...
A mecanica do turbo é legal, mas só usada na hora certa, pois o jogo te dá a opção de fazer isso e só acaba tendo fases lineares, fechadas ou complicadas, então acaba fazendo pouco, além de turbo e homming attack ser totalmente incompatível com 2D, cujo a mecanica do Sonic clássico em generations só comprovou isso.Nem vou mencionar a "era sonic boom" por que é um spin off além de ser uma Big the SCAT :kappa:
Entenderam o que eu quis falar? A complexidade nesses jogos acaba afastando um pouco o que a franquia originalmente sempre tentou fazer, que era DIVERTIR e DEPOIS inovar...
Como o texto pode ficar muito grande eu vou colocar as outras franquias que eu pensei em Spoiler:
- Mario:
- Realmente parece ser a franquia mais "eterna" pois em geral ela quase nunca decepciona mas certamente tem seus erros, Mario 2D sempre foi "abençoado" por Miyamoto, mas diferentemente de Sonic as fases não são MUUUUUUUUUito rejogavéis como na vizinhança o que acaba tendo o mesmo problema do Colors, mas isso não é problema aqui o Miyamoto e sua equipe sabem muito bem fazer o design de fases embora elas não sejam "rejogáveis e abertas" elas ainda são geniais em divertir pela "primeira jogatina" mais do que qualquer outro jogo da terra então Mario acaba não sofrendo do mesmo problema do sonic. O problema vem quando você não sabe diferenciar o universo 3D do universo 2D do Mario...
Desde Mario 64, nós começamos a jogar e pensar em Mario 3D como o "MARIO 3D"!
O jogo que criou o genero mais abusado e reciclado da geração PS1/64/SAT até PS2/GCN/XB além de definir como jogos 3D são feitos, era uma franquia "diferente" como foi feito pela propria nintendo, colocando jogos epicos e ganhadores de GOTY como Galaxy pra acontecer e jogos mais normais e casuais como a série New super Mario pra ganhar um pouco de dinheiro e divertir o pessoal com a velha jogatina que sempre foi Mario 2D. O problema começou a partir do Galaxy 2 que apesar de considerar o melhor jogo de todos os tempos na minha opnião, foi o jogo que acabou "misturando" os dois universos, como todos sabemos Mario Galaxy usa tudo do Mario 64 só que tem algumas fases lineares ainda... Mario Galaxy 2 acaba por ser uma obra prima por ser o EXATO meio termo entre Exploração(3D) e linearidade(2D) não penando pra nenhum lado,o jogo acabou com a "colletaton" consagrada do Mario 64,Sunshine e Galaxy e acabou melhorando ainda mais a formula(talvez). O problema foi que a Nintendo acreditou nessa nova fórmula mas não soube usar ela corretamente ainda.
Mario 3D Land é super casual e fácil,ele é basicamente um Mario 2D com 3 dimensões e fases curtissimas e sem genialidade normais de um jogo 2D mas que no 3D são ESSENCIAIS mas o jogo ainda é super divertido na sua primeira jogatina embora o Replay fosse um pouco tedioso, e é criativo, tudo que um Mario portátil deveria e sonha ser desde o Mario land do game boy, mas o problema é que a Nintendo levou isso a adiante no Wii U, o jogo que tinha potencial pra ser o GOTY como Mario Galaxy, virou o que era pra ser uma fórmula de portátil em HD com 3D World, e o simples fato de a Nintendo poder não fazer nenhum outro Mario 3D no Wii U aclamando que já tem um no console já é assustadora.O 3D world é ÓTIMO? Sim. Poderia ser mil vezes melhor? Sem duvídas.
Mario 2D é tudo que a Nintendo tem como usar pra
Enfim, a Nintendo tem uma vacina contra a doença do sonic, porém ela deve estar esquecendo de usar ela...
- Zelda:
- fazer dps bjs
- Star Fox:
- Começando do 64 por que o do SNES é meio pitoresco(?)
Star fucking fox 64, do a barrel roll bitch
O jogo termina em 40 minutos, mas ele representa ao máximo o que a franquia TEM que ser, o resto tem que ser considerado um spin off fora isso.
Esse jogo abusa da formula que eu falei nesse texto, ele é pequeno mas genial,divertido e abusa do replay, e talvez seja o jogo mais completo usando esses quesitos, de tal forma que quem jogou basicamente decorou todas as falas do jogo e sempre ficava maravilhado ao ir na droga da corneria pra ver o Peppy mandar fazer o "famoso".
Agora a franquia acabou continuando, então vamos ver cada jogo pulando a aberração do Adventures:
Assault é BOM, pra um jogo do final de Gamecube, ele abusa do forninho ao máximo,exceto nas fases a pé, que são o GRANDE problema da franquia, sabe por que elas foram implementadas? Por que era uma maneira fácil de expandir o replay do jogo, elas acabaram estragando ele infelizmente por que elas são aceitaveis jogadas uma vez, mas são horrendas pela segunda vez, por que eles basicamente fazem um mapa e colocam objetivos depois pro Fox destruir mas as fases On rail do jogo precisam ser programadas e feitas com capricho pra dar um tempo sofrível de 2 minutos(mais que isso fica enjoativo) enquanto uma fase razoavel a pé fica 10 minutos em que tu só precisa fazer o mapa e colocar os objetivos.As fases on rail acabaram sendo pouco usadas então o jogo não consegue balancear elas muito bem.
Star Fox Command faz muito bem o que a franquia sempre fez de melhor, o maior problema foi ser lançado no inicio do DS e sua forma um pouco dolorida de controlar a nave, o jogo tem vários finais e caminhos alternativos que são super criativos desde o Fox pilotando F Zero até ele tomar um chifre da Krystal, mas o jogo ainda peca por ser mais "complexo" que deveria e acaba estragando o gameplay simplorio e divertido que fazia Star Fox, ficar como um jogo "estrategia em turno" pra matar inimigos diferentes acaba matando o replay que só precisa simplesmente de um jogo divertido e rápido, deixa coisas complexas pra franquias complexas ou então spin off...
Agora a Nintendo parece que tá acertando com o Star Fox Zero, ela só precisa fazer o jogo ser realmente divertido por que Replay ele já parece que apresenta por causa dos veiculos e caminhos,o jogo não deve ser GOTY mas nível Mario 3D World ele pode ter fácilmente.
Sabendo de tudo isso, eu acho que prefiro um jogo básico quando ele TEM que ser básico, e um jogo que deve MUDAR quando ele tem que MUDAR, acho que cada franquia tem suas horas, acertos e erros diferentes, então cada uma merece uma solução diferente...
E você caro leitor random desse fórum decadente :kappa:, prefere um jogo como Mario 3D Land que é genial e digno de elogios mas é chatinho depois da primeira jogatina, curto, com gimmicks chatinhas e in-rejogável ou um Sonic Generations de 3DS que é ruim e curto mas faz seu dever de casa e diverte a toda hora?
-----------------------------------------------------
Dsclp pelo portugûesds, eu escrevi com tudo que passa na minha cabeça mesmo, e fui eu mesmo que escrevi o texto, mesmo que ela seja uma bosta, sair da minha cabeça já é impressionante pra vocês, de madrugada todo mundo fica inspirado :3
-Red senpai
Última edição por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 10:54, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya