Desenvolvedora: Microsoft.
Geração: Oitava.
Data de Lançamento: 22/11/2013 (América do Norte, Europa, Austrália e Brasil).
INTRODUÇÃO
Primeiramente gostaria de deixar claro que não quero começar uma treta nesse tópico e gostaria que vocês prestassem bastante atenção no título, pois não estou dizendo que é a melhor opção, apenas que é uma boa opção a ser considerada!
Resolvi criar esse tópico, pois percebo que há uma resistência em relação ao Xbox por boa parte do Fórum e acho isso injusto, pois é um ótimo console e vou tentar explicar os motivos que me levaram a optar pelo Xbox nessa geração, espero que levem o tópico na boa e entendam que minha intenção não é diminuir os outros consoles, pois os três têm suas qualidades e defeitos.
XBOX LIVE
O Xbox possui o melhor serviço online, pois com mais servidores dedicados, a Live possui uma maior consistência e estabilidade em relação à concorrência, a PSN melhorou muito de uns tempos pra cá, mas ainda acho a Live visivelmente superior. E a Nintendo nesse quesito precisa correr muito atrás das duas.
RETROCOMPATIBILIDADE
O Xbox One tem a retrocompatibilidade hoje em dia, o que permite acesso aos jogos do seu antecessor, o Xbox 360! A retrô é limitada, e no momento poucos jogos são compatíveis (o que é uma desvantagem se compararmos com a retrocompatibilidade do WiiU que é completamente retrocompatível com o Wii), mas já tem bons títulos como os "Gears of War" e o "South Park" na lista, a boa notícia é que essa lista de jogos retrocompatíveis será ampliada com o tempo.
No meu ponto de vista, a grande vantagem disso é que agora os assinantes da Live Gold ganham 4 jogos todo mês no Xbox One, dois jogos do One e dois jogos do 360.
ÓTIMOS EXCLUSIVOS
O WiiU e o PS4 possuem ótimos exclusivos, mas o Xbox One não fica atrás.
Killer Instinct, Forza (principalmente o Horizon 2, na minha opinião), Sunset Overdrive, Halo (Master Chief Collection e Halo 5), Ori and the Blind Forest, Gears of War Ultimate, são exemplos de grandes jogos que não existem nos concorrentes.
Acredito que nesse quesito o WiiU tenha grande vantagem pelo fato dos jogos não irem pro PC, alguns exclusivos do Xbox e PS4 são lançados pra PC também, eu não me importo com isso, pois acho que o PC possui um público a parte, mas é bom citar esse fato, pois isso pode ser um ponto negativo para algumas pessoas.
Os três consoles possuem grandes exclusivos, e seja qual for a escolha, o jogador deixará de jogar ótimos jogos caso não possa (ou não queira) pegar os três consoles, só to mostrando aqui que o Xbox também possui grandes jogos que fazem falta, mas isso é uma decisão muito complicada, pois vai do gosto de cada jogador.
EA ACCESS
O Xbox One possui o EA Access disponível, serviço que funciona de forma semelhante à Netflix, o assinante paga uma quantia por mês e tem acesso a uma biblioteca de jogos disponibilizados pela EA, a biblioteca não é fraca, jogos como o "Dragon Age: Inquisition" estão disponíveis e o valor da assinatura é justo, fazendo com que isso seja uma grande vantagem em relação à concorrência!
MELHOR CONTROLE
Talvez nem todos concordem com essa seção, pois o gosto de cada um pode variar, mas vou dizer porque considero o controle do Xbox One como o melhor.
O fato dos gatilhos vibrarem é muito interessante e em jogos de corrida, por exemplo, isso dá uma sensação de imersão a mais quando jogamos.
A posição dos analógicos no controle do Xbox me agrada mais, pois no Dualshock eles ficam posicionados lado a lado. A disposição dos botões no controle do Xbox é perfeito pra jogos FPS, gênero muito popular hoje em dia, também considero o controle melhor para jogos de plataforma e ação, pois os analógicos ajudam na movimentação. A desvantagem acredito que seja em jogos de luta, o controle do PS4 é o melhor pra esse gênero, mas acredito que o controle do Xbox seja melhor na maioria dos jogos.
Um fato que é importante citar é que o controle do Xbox usa pilha, eu me adaptei a isso e até prefiro o uso de pilhas, pois acho melhor trocar a pilha do que ter que plugar o controle no console (o cabo precisa ser longo e as vezes fica inviável pra mim, então trocar as pilhas acaba sendo mais prático e imediato), mas isso é questão de gosto também e é possível comprar uma bateria para o controle do Xbox vendida separadamente caso o jogador prefira.
Um ponto positivo das pilhas é que a bateria normalmente dura mais (usando pilhas boas) que a bateria do controle do PS4, por exemplo.
No caso do WiiU, eu não gostei do GamePad, mas o Pro Controller é ótimo também! Na minha opinião se contar o GamePad, o controle do WiiU é o pior dos três e se contar o Pro Controller, o controle do PS4 é o pior dos três, mas como falei anteriormente, entendo que nem todos podem concordar com isso, mas tenho experiência jogando nos 3 consoles e o que escrevi aqui foi baseado nessa minha experiência pessoal.
REMASTERS DE QUALIDADE
Uma tendência que está sendo muito criticada nessa geração atual é o excesso de Remasters no mercado, mas os jogos desse estilo que saem com exclusividade no Xbox One não deixam a desejar, pois a Microsoft não lança Remasters em excesso e quando sai algum, costuma ter um padrão de qualidade bem alto, como é o caso do Gears of War Ultimate, que na minha opinião foi o melhor Remaster lançado em 2015.
O custo-benefício também é um fato importante, o Gears Ultimate além de ser um ótimo jogo ainda dava acesso a códigos de download de outros jogos dessa franquia (Gears, Gears 2, Gears 3, e Gears: Judgment) pra todo mundo que comprou e jogou o Gears Ultimate até 31 de Dezembro de 2015, outro exemplo é o "Master Chief Collection" que disponibiliza vários jogos da franquia Halo a um preço bem acessível e um trabalho de remasterização bem feito, principalmente no Halo 2.
Só com esses dois jogos, o jogador tem acesso à praticamente toda franquia Gears of War e Halo em um único console, duas das principais franquias do Xbox, o que é perfeito pra quem tá chegando ao Xbox agora nessa geração e não teve contato com essas franquias anteriormente.
MAIOR ATENÇÃO AO BRASIL
O Xbox One foi lançado no Brasil na mesma data que nos Estados Unidos, seu país de origem e veio com um preço decente considerando que era um console lançamento, isso deveria ser muito valorizado por nós gamers que reclamamos da pouca atenção que recebemos de muitas empresas!
A Microsoft está mais presente em nosso país! Quando precisamos acionar o suporte, ele funciona, costuma ser rápido e a maioria das pessoas ficam satisfeitas, isso é uma grande vantagem em relação aos concorrentes.
A Microsoft, ao contrário da Nintendo, está oficialmente em nosso país, a Sony também está, mas ainda não nos dá a importância estratégica que a Microsoft nos dá!
DESVANTAGENS
Pra ninguém falar que só fiquei puxando o saco, vou dizer algumas coisas que percebi durante o tempo que estou com o Xbox e que não me agradaram:
- O Xbox demora muito pra instalar os jogos, no PS4 a instalação é consideravelmente mais rápida.
- O Xbox não faz sucesso no Japão, então ele deixa de receber muitos jogos japoneses (jogos baseados em Anime, por exemplo).
Essas duas situações acima são as coisas que mais me incomodam no console, por isso torço pra que a Microsoft continue tentando entrar no mercado japonês, isso é muito difícil devido ao fato de ambos os consoles concorrentes serem japoneses, mas a Microsoft ainda não desistiu, e isso me agrada bastante.
Tem um detalhe também que pra mim é irrelevante, mas como muita gente fala disso, vou citar aqui pra não passar batido:
- O Hardware do Xbox One é um pouco inferior ao do PS4, a minha opinião pessoal é que isso não é relevante na prática e não acho que isso se reflete nos jogos de fato, mas é importante citar esse fato, pois pode incomodar algumas pessoas, mas resumindo, pra mim isso não é nem de longe o ponto mais importante, pois não vejo diferença na hora de jogar um multiplataforma em um console ou no outro.
Espero que o tópico não tenha passado a impressão errada, não quero obrigar ninguém a gostar do Xbox, só quero expor os motivos que me levam a pensar que o Xbox deveria ser mais valorizado em nosso país, não entendo porque o console tem tanto "hater" se tem tantas qualidades, além de ser o console mais próximo da gente e que mais valoriza o nosso país, na minha opinião.
No mais, boa jogatina a todos independente do console que vocês tenham em casa!
Última edição por Chazzy em Sex 22 Jan 2016, 02:08, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya