Nos últimos anos, os jogos de produtoras independentes começaram a ganhar destaque no mercado de games. E junto com ele, vieram jogos de um estilo diferente do que estamos acostumados, na geração atual, jogos com jogabilidade nova, mas com gráficos retros e inspiração em jogos retros. Mas como é possível mesclar as novas técnicas de como desenvolver os jogos de uma maneira diferente, com gráficos pixelados, que relembram a época do Super Nintendo e do Nintendinho? E como é possível mesclar jogos retros para criar um jogo único? Como isso pode funcionar bem?
Temos inúmeros exemplos de jogos deste tipo, Rogue Legacy, Shovel Knight, Undertale. Eles contêm uma jogabilidade predominantemente diferente se fossemos comparar com os mesmos gêneros e mesmos gráficos, podendo ser uma mistura de jogos ou algo novo desenvolvido. Em Rogue Legacy, como exemplo, temos vários guerreiros, com características únicas, sendo elas positivas ou negativas, mesmo assim eles continuam o legado da família que é desbravar um calabouço na qual seus antepassados foram derrotados nelas, além de contribuir com o próprio legado, aprimorando o castelo, onde é possível obter novos tipos de cavalheiros (são bizarros, mas uteis), e se basear em um roguelike antigão.
Podemos ver a semelhança com o estilo de roguelike do cenário e o personagem
A luta contra o boss da primeira parte do calabouço
No Shovel Knight, temos um cavalheiro que batalha de uma forma um pouco diferente, utilizando uma pá para derrotar seus inimigos, e cavar pelo mapa, destruindo blocos, achando itens bons após várias cavações, além de combinar vários jogos memoráveis, como Super Mario Bros 3, Megaman, Castlevania e claro bater com uma pá em tudo e todos.
Cenário que se assemelha com jogos antigos
Também, não pode-se esquecer das partes de pulo
No undertale, podemos ver sua semelhança com a carismática serie Mother e conter várias referências a muitas series, além dos gráficos 8 bit. Isso e mais um inédito sistema de ações e poupar inimigos, fazendo assim de seus inimigos, amigos, através de falas e ações feitas, afinal, monstros tem coração também, mas fique tranquilo, se você gosta de derrotar os monstros, você pode fazer isto também.
Além disso, o jogo contém personagens com características únicas, mesmo sendo simples mercadores, eles contêm uma interação excelente, que dependendo de seus atos, eles podem fazer ações distintas e uma grande interação com os personagens principais, o que faz principalmente o jogo atingir um patamar único.
Após tudo isso, podemos ver que mesmo com gráficos velhos, é possível criar jogos dignos de competição com jogos atuais, que é investindo de maneira igual nos aspectos que constroem um jogo. Além de ter mostrado, que mesmo pegando ideias já empregadas no passado é possível aprimora-las adicionando novos aspectos, após anos de evolução da indústria gamer e também fazendo uma mistura de gêneros populares, fazendo-os encaixarem perfeitamente, como mostram outros jogos além dos citados, como Hotline Miami, VVVVVV, Anodyne, The Binding Of Isaac, Chroma Squad, entre outros. E finalmente, isso se torna uma alternativa de bom preço e de pouca necessidade de possuir um computador potente para que os jogos rodem adequadamente.
Agradeço ao Math_Geek, ao Felipe Fabricio e ao ExtremeZelda.
Temos inúmeros exemplos de jogos deste tipo, Rogue Legacy, Shovel Knight, Undertale. Eles contêm uma jogabilidade predominantemente diferente se fossemos comparar com os mesmos gêneros e mesmos gráficos, podendo ser uma mistura de jogos ou algo novo desenvolvido. Em Rogue Legacy, como exemplo, temos vários guerreiros, com características únicas, sendo elas positivas ou negativas, mesmo assim eles continuam o legado da família que é desbravar um calabouço na qual seus antepassados foram derrotados nelas, além de contribuir com o próprio legado, aprimorando o castelo, onde é possível obter novos tipos de cavalheiros (são bizarros, mas uteis), e se basear em um roguelike antigão.
Podemos ver a semelhança com o estilo de roguelike do cenário e o personagem
A luta contra o boss da primeira parte do calabouço
No Shovel Knight, temos um cavalheiro que batalha de uma forma um pouco diferente, utilizando uma pá para derrotar seus inimigos, e cavar pelo mapa, destruindo blocos, achando itens bons após várias cavações, além de combinar vários jogos memoráveis, como Super Mario Bros 3, Megaman, Castlevania e claro bater com uma pá em tudo e todos.
Cenário que se assemelha com jogos antigos
Também, não pode-se esquecer das partes de pulo
No undertale, podemos ver sua semelhança com a carismática serie Mother e conter várias referências a muitas series, além dos gráficos 8 bit. Isso e mais um inédito sistema de ações e poupar inimigos, fazendo assim de seus inimigos, amigos, através de falas e ações feitas, afinal, monstros tem coração também, mas fique tranquilo, se você gosta de derrotar os monstros, você pode fazer isto também.
Além disso, o jogo contém personagens com características únicas, mesmo sendo simples mercadores, eles contêm uma interação excelente, que dependendo de seus atos, eles podem fazer ações distintas e uma grande interação com os personagens principais, o que faz principalmente o jogo atingir um patamar único.
Após tudo isso, podemos ver que mesmo com gráficos velhos, é possível criar jogos dignos de competição com jogos atuais, que é investindo de maneira igual nos aspectos que constroem um jogo. Além de ter mostrado, que mesmo pegando ideias já empregadas no passado é possível aprimora-las adicionando novos aspectos, após anos de evolução da indústria gamer e também fazendo uma mistura de gêneros populares, fazendo-os encaixarem perfeitamente, como mostram outros jogos além dos citados, como Hotline Miami, VVVVVV, Anodyne, The Binding Of Isaac, Chroma Squad, entre outros. E finalmente, isso se torna uma alternativa de bom preço e de pouca necessidade de possuir um computador potente para que os jogos rodem adequadamente.
Agradeço ao Math_Geek, ao Felipe Fabricio e ao ExtremeZelda.
Última edição por Shenu em Qui 10 Dez 2015, 20:10, editado 1 vez(es)
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