Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4 participantes

[Play Test] Teste um shooter 2d aqui

justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

[Play Test] Teste um shooter 2d aqui Empty [Play Test] Teste um shooter 2d aqui

Mensagem por justiceiro Qua 05 Nov 2014, 16:16

E ae galera. Hoje eu trago pra vocês um jogo que eu fiz na unity. Ele é um shooter 2d espacial.
    Quero saber o que você acham dele. Vocês podem joga-lo de graça clicando aqui. O jogo é no navegador, só precisa de um plugin chamado Unity Web Player(baixe ele aqui) pra jogar. Os controles são:
    WASD ou setas direcionais - movem a nave
    Espaço - atira
    ESC - pausa/sai

Se jogo não couber na sua tela, ou ficar travando, clique com o botão direito em cima dele e selecione "Go Fullscreen". Como é unity, acho que até o controle de 360 é suportado.

Depois que você achar que já testou o suficiente, escreva o que achou em um comentário. Depois, se tiver tempo, responda as seguintes perguntas:
    Questionário- só ler depois de jogar e comentar:
    Obrigado pela cooperação de vocês. Só gostaria de esclarecer só mais alguns pontos:
    É possível que um dia eu venda o jogo, mas infelizmente num posso garantir nenhum tipo de compensação financeira pra ninguém, pelo menos não agora. Contudo, se alguém quiser se incluído nos créditos, avise.
    Não tenha medo de ser sincero. Mesmo as coisa que você achar mais besta, pode reclamar sem problema, eu conto com vocês pra em ajudarem a ver o que tem de errado e de certo(e o que falta) no jogo. O ideal é que o jogo seja testado por crianças, pois elas nunca tem medo de dizer o que elas realmente pensam.
    Não existem garantias que eu vá lançar o jogo. Eu não tenho idéia de como funciona isso de desenvolvimento e distribuição de jogos, e eu também tenho outros afazeres no momento. Mesmo assim, isso tudo depende mais de mim do que do feedback de vocês, então não tenham medo de dizer o que pensam.
    No jogo final, os modelos, os efeitos sonoros, a trilha sonora serão diferentes, por que as que eu usei são uns genéricos que veio junto com um tutorial, então não posso usar em um produto comercial legítmo. Quando eu tiver os novos modelos e músicas, vocês serão os primeiros a ver.
    Apesar de eu já ter me inscrito pro programa de desenvolvedores da nintendo, ele me mandaram um e-mail recusando por que eu moro num lugar afastado. Ainda vou decidir onde vou lançar, podendo incluir até mesmo smartphones, mas nem a nintendo está descartada, até por que algumas publisher podem fazer a ponte necessária pro lançamento ocorrer.
    Play test, o que é e porque fazer:
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

[Play Test] Teste um shooter 2d aqui Empty Re: [Play Test] Teste um shooter 2d aqui

Mensagem por JonathanAlis Qua 05 Nov 2014, 17:32

Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Tbm já tive minhas experiencias fazendo pequenos jogos (não em unity, mas na própria engine mesmo), mas só por hobbie, diversão. Tbm recebi um não da nintendo por causa da minha posição geográfica, heheh. Acho massa ter uma comunidade aqui no fórum tratando de desenvolvimento de jogos e se ajudando a fazer os jogos!

Bem, vamos a minha opinião.
    Inicialmente não entendi que quanto mais se acerta, mais tiros ganha. Pois estou acostumado a sempre ficar sempre atirando e apenas mover a nave nesse tipo de jogo.
    De repente percebi o contador de precisão, e me questionei o que era, aí tentei atirar só pra acertar, sem spamar tiros no nada. vi que o contador subia. Isso me fez querer ver o que acontecia quando aumentava mais. percebi que mais tiros a nave disparava! 
    Gostei da forma que o jogo ensinou isso. Sem tutoriais inúteis, apenas a mecânica do jogo faz o jogador perceber com o tempo de jogo.

Mas talvez tenha que ajustar algumas coisinhas.
    Ao invés de ser um contador, podia ser uma barrinha. E nessa barrinha poderia ter marquinhas. Assim o jogador poderia associar mais facilmente que quando chegar lá alguma coisa ia acontecer.

Eu também mudaria algumas variáveis, de como começar mais cedo a dar 2 tiros, e quanto mais vc tem, mais tiros vc dá (mais ou menos como o level dos rpgs, pra upar do level 2 pro level 3 é mais difícil que do lvl 1 pro lvl 2).
    Pq disso? Primeiro pra perceber mais rápido no início, e quando vc "upa" mais no início dá maior motivação.
    (Imagino que o jogo ainda vá crescer e não terá apenas 3 opções de tiros, certo?)
    Espero que ajude.
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

[Play Test] Teste um shooter 2d aqui Empty Re: [Play Test] Teste um shooter 2d aqui

Mensagem por justiceiro Qua 05 Nov 2014, 18:09

JonathanAlis escreveu:Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Tbm já tive minhas experiencias fazendo pequenos jogos (não em unity, mas na própria engine mesmo), mas só por hobbie, diversão. Tbm recebi um não da nintendo por causa da minha posição geográfica, heheh. Acho massa ter uma comunidade aqui no fórum tratando de desenvolvimento de jogos e se ajudando a fazer os jogos!

Bem, vamos a minha opinião.
    Inicialmente não entendi que quanto mais se acerta, mais tiros ganha. Pois estou acostumado a sempre ficar sempre atirando e apenas mover a nave nesse tipo de jogo.
    De repente percebi o contador de precisão, e me questionei o que era, aí tentei atirar só pra acertar, sem spamar tiros no nada. vi que o contador subia. Isso me fez querer ver o que acontecia quando aumentava mais. percebi que mais tiros a nave disparava! 
    Gostei da forma que o jogo ensinou isso. Sem tutoriais inúteis, apenas a mecânica do jogo faz o jogador perceber com o tempo de jogo.

Mas talvez tenha que ajustar algumas coisinhas.
    Ao invés de ser um contador, podia ser uma barrinha. E nessa barrinha poderia ter marquinhas. Assim o jogador poderia associar mais facilmente que quando chegar lá alguma coisa ia acontecer.

Eu também mudaria algumas variáveis, de como começar mais cedo a dar 2 tiros, e quanto mais vc tem, mais tiros vc dá (mais ou menos como o level dos rpgs, pra upar do level 2 pro level 3 é mais difícil que do lvl 1 pro lvl 2).
    Pq disso? Primeiro pra perceber mais rápido no início, e quando vc "upa" mais no início dá maior motivação.
    (Imagino que o jogo ainda vá crescer e não terá apenas 3 opções de tiros, certo?)
    Espero que ajude.
    Ok, obrigado, pelo feedback. A idéia seria que alguns inimigos dropassem um item pro jogador trocar o tipo de tiro, mas cada tipo de tiro teria esses 3 "níveis" de poder. Ainda to pensando em como cada tipo se diferencia do outro.
    NPower
    NPower
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1214
    Posts Posts : 2644

Mensagem por NPower Qua 05 Nov 2014, 18:10

Spoiler:

1 - Na verdade, é um joguinho bem simples, não tem nada de muito especial, mas com dedicação pode se tornar muito bom.
    2 - A música, como você mesmo disse, foi a do próprio tutorial, e isso não ajudou muito.
    3 - Percebi sim, achei simplesmente fantástico. Nunca vi nenhum jogo fazendo isso, e realmente leva o jogador a não somente atirar igual a um louco e esperar algum power-up aparecer.
    4 - Percebi sim, tanto que quando vi não tinha entendido a mecânica dos tiros, e até falei "pra quê?"
    5 - Rodou lisinho. 
    6 - Não presenciei bug algum.
    7 - Bem, você poderia dividir o jogo em fases com um boss no final. Poderia mudar o background e a música a cada fase e dar um nome para ela. O fundo poderia ser animado também e possuir alguma interação com o jogador. (sei que tudo que falei é bem complexo, mas foram só sugestões Ruth Lemos, Sanduich )

No final, o jogo tem um futuro bom se você o melhorar c:
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por justiceiro Qua 05 Nov 2014, 19:54

NPower escreveu:
    Spoiler:

1 - Na verdade, é um joguinho bem simples, não tem nada de muito especial, mas com dedicação pode se tornar muito bom.
    2 - A música, como você mesmo disse, foi a do próprio tutorial, e isso não ajudou muito.
    3 - Percebi sim, achei simplesmente fantástico. Nunca vi nenhum jogo fazendo isso, e realmente leva o jogador a não somente atirar igual a um louco e esperar algum power-up aparecer.
    4 - Percebi sim, tanto que quando vi não tinha entendido a mecânica dos tiros, e até falei "pra quê?"
    5 - Rodou lisinho. 
    6 - Não presenciei bug algum.
    7 - Bem, você poderia dividir o jogo em fases com um boss no final. Poderia mudar o background e a música a cada fase e dar um nome para ela. O fundo poderia ser animado também e possuir alguma interação com o jogador. (sei que tudo que falei é bem complexo, mas foram só sugestões Ruth Lemos, Sanduich )

No final, o jogo tem um futuro bom se você o melhorar c:

Obrigado pelo seu feedback, vou levar tudo em consideração.
    Mazza
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

Mensagem por Mazza Dom 09 Nov 2014, 00:38

Bem legal esse jogo, rapaz. Vou ver se consigo ajudar com algumas impressões que tive.

Do que você mais gostou na demo?
    O sistema de "power-up" com os tiros. Como o NPower disse, é algo que não se vê todo dia em um shmup.  

Do que você menos gostou?
    Não sou muito boa em notar detalhes, mas os inimigos/asteroides não parecem ter "formações" variadas. Eles sempre vem em uma mesma quantidade, em posições idênticas, e isso os torna muito previsíveis e monótonos de se atirar.  

Você percebeu que quanto mais você acertava, mais tiros você podia dar, e quanto mais você errava, menos tiros você podia dar? O que você achou dessa mecanica?
    Resposta na primeira pergunta.

Você percebeu o contador de precisão no canto esquerdo superior do jogo?
    Percebi sim, tanto que quando vi não tinha entendido a mecânica dos tiros, e até falei "pra quê?"
    Meus sentimentos exatos sobre isso.

Os menus e controles ficaram intuitivos? Você teve algum problema com eles?
    Não tive nenhum problema, estão confortáveis.

O jogo travou em algum momento? Se sim, qual sua configuração?(placa de vídeo/memória/processador)
    Não. Não houveram travamentos.

Algum bug chamou sua atenção?
    Sim. Alguns inimigos roxos se debatem contra o canto da tela e ficam "tremendo" lá por um certo tempo.

O que você mudaria no jogo?
    -Criaria mais inimigos, cada um com uma formação e comportamento diferentes.
    -Faria fases e variaria o cenário em cada uma delas. Dependendo do tema de cada, os obstáculos seriam diferentes.
    -Pensaria em outros tipos de power-ups além dos tiros retos.
    -Daria um trato na estética do menu e no contador de precisão.
    -Colocaria, como o NPower mencionou, Musicas e Bosses váriados.

Btw, faz um tempo que eu estava brincando com a ideia de fazer um shmup também, mas horizontal, no estilo de Gradius e Parodius. Se não for incomodo, você pode dividir conosco o processo de criação desse jogo?
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por justiceiro Dom 09 Nov 2014, 17:02

Mazza escreveu:Bem legal esse jogo, rapaz. Vou ver se consigo ajudar com algumas impressões que tive.

Btw, faz um tempo que eu estava brincando com a ideia de fazer um shmup também, mas horizontal, no estilo de Gradius e Parodius. Se não for incomodo, você pode dividir conosco o processo de criação desse jogo?
    Obrigado pela reposta e sugestões, serão muito úteis.

O básico do jogo, como a movimentação dos inimigos e da nave, o score, o cenário, tudo isso tirei de um dos tutoriais do próprio unity:
    https://unity3d.com/pt/node/3439

O que eu adicionei foi só o sistema de menus, a mecanica dos tiros, e a forma que os inimigos aparecem. Dependendo de como meu trabalho nesse jogo continuar, posso compartilhar sim.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 28 Nov 2024, 00:00