Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+4
EHHH
JonathanAlis
Sanksuel
MrC
8 participantes

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping

pOkiz
    pOkiz
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 1674
    Posts Posts : 1459

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping Empty [MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping

Mensagem por pOkiz Qua 03 Set 2014, 23:33

Para muitos uma incógnita, para outros a salvação, eis o tão polêmico Fire Hopping, ou também chamado de “Frogging”.

Esse tópico abordará os mais variados temas dessa técnica, deixando bem claro que tudo postado aqui é parte da minha experiência, do meu uso e cem porcento de minha autoria, inclusive os nomes adotados referente as classificações e divisões dos mais variados tipos de Hopping sendo assim é passível de erros e más interpretações, portanto peço que compartilhem suas experiências nos comentários. Então vamos parar de falação e vamos começar!

Os videos explicativos serão baseados nos seguintes status:

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping I74vnk

Por favor, eu não tenho câmera top ou placa de captura para fazer videos da mais alta qualidade, então me esforcei para fazer videos da melhor maneira que eu pude, foi com um celular, mas o que vale é o conteúdo, espero que relevem essa parte.

O que é o Fire Hopping ou Frogging?

Fire Hopping nada mais é do que uma técnica utilizada para aumentar a aceleração e tempo do Power Slide (também conhecido como mini-turbo, power boost ou como “aquela faísquinha azul ou laranjinha que aparece quando eu derrapo e quando eu solto corro mais rápido”)  e consequentemente aumenta sua velocidade final.

No que se consiste o Fire Hopping?

Na teoria é simples, na prática exige um pouco de treino e controle, é nada mais e nada menos do que saltar corretamente repetidas vezes durante o Power Slide.

Qual a explicação teórica do Fire Hopping?

Provavelmente, se deve por uma falha ou algo previamente pensado sobre o algoritmo do Power Boost do Mario Kart 8, julgo eu ser intencional, afinal na última atualização isso não foi alterado e isso no kart realmente existe, muitos pilotos pulam na retomada da aceleração julgando dar mais velocidade alegando que o peso que eles retiram do kart nesse salto faz aumentar a aceleração momentaneamente devido a baixa carga no motor.

Pelo que vejo o algoritmo calcula o tempo que o Power Boost irá acontecer de acordo com sua aceleração, quanto menor a aceleração menor o tempo do Power Boost e o inverso se o status tiver maior. Porém essa duração, provavelmente, deve ser contada apenas quando o veículo está em contato com o solo, o que deixa uma brecha para imaginarmos porque o Fire Hopping funciona tão bem.

“Ok, já sei o motivo dele acontecer, mas ainda não entendi porque funciona!”

Calma, meu caro leitor, você está muito afobado para sair fazendo Fire Hopping até onde não dá! Vamos então para uma explicação matemática. Não precisa ficar com medo dessa palavra, ela não vai morder, serão explicação simples só para exemplificar algo funcional.

Suponha que de acordo com sua aceleração, seu Power Boost Laranja (Sim, aquele ultimo estágio que dá um boost maior) seja de 2 segundos,  e forçando um pouco para você entender o funcionamento, suponha que o tempo que você esteja no ar pulando seja o mesmo tempo de quando você estiver em contato com o solo.

Nós temos dois estados (no solo, no ar) e suponha que saltamos duas vezes, logo teremos quatro ações (2estados*2saltos) durante esses dois segundos de Power Boost, então dividiremos nossos 2 segundos pelo total de ações (2/4) o que dá 0,5 segundos para cada ação (Saltar, Pular)

Correto, então quer dizer que quando saltamos estaremos no ar durante 0,5 segundos e quando pousarmos ficaremos 0,5 em solo? Isso mesmo espertinho, mas como são dois segundos de Power Boost e quatro ações, isso irá acontecer duas vezes: Salto + Solo + Salto + Solo

Tá titio pOkiz e para o quê esse monte de número?”, é aí que vem a mágia meu caro! Lembra que eu comentei que o algoritmo de Power Boost só faz a contagem enquanto estamos no solo? Então, segundo nosso exemplo nós ficamos no solo apenas duas vezes certo? E cada vez no solo ficamos 0,5 segundos, correto? Logo nós temos apenas UM SEGUNDO DE POWER BOOST CONTABILIZADOS PELO JOGO!  Porém na realidade utilizamos os dois segundos de Power Boost, afinal burlamos o algoritmo com o tempo que estivemos no ar, sendo assim poderemos dar outra combinação de Salto + Solo + Salto + Solo ainda com o Power Boost para totalizar dois segundos de Power Boost contabilizados pelo jogos e incríveis quatro segundos feitos realmente, sendo assim o total de ações utilizando o Fire Hopping será de oito: Salto + Solo + Salto + Solo + Salto + Solo + Salto + Solo e ainda de quebra você ganha uma aceleração extra durante a execução.

É meu caro, estava todo animado com o exemplo né? Mas nem tudo são flores, os números usados foram apenas um supositório uma suposição, afinal não ficamos o mesmo tempo no solo e no ar, porém não desanimem, o Fire Hopping te ajuda a ganhar alguns segundos estendendo em aproximadamente 50% seus Power Boost,  isso dá pra você tirar uma com seus amigos depois daquela curva top da balada, não é não?

Deixo aqui um vídeo de comparação entre um player jogando sem o Fire Hopping e o Ghost com o Fire Hopping.

Maneiras de executar o Fire Hopping

Não existe uma regra de como fazer o Fire Hopping, você só deve obedecer a lei principal de todo jogo de corrida: não sair fora da rota principal; afinal isso faz perder muita velocidade e não é isso que você busca ao executar essa técnica. Uma explicação lógica para esse fenômeno é que a distância em linha reta entre dois pontos é o caminho mais curto, ou seja, quanto mais você sair dessa linha reta, menos objetivo você será! E ainda tem outra, quando você desliza você perde sua velocidade devido a falta de tração, lembra aquela vez que você derrapou no Mario Kart e não chegou a pegar um Power Boost e aquele cara que fez a curva sem derrapar te passou e você nem viu? Então é isso, e você pensava que aqueles status Traction estava lá só de enfeite né?

Então não existe regras, mas existe coisas a evitar, resumindo: não sair da sua rota principal e deslize o mínimo possível, e esse ultimo serve para os Power Boosts, quanto menos você derrapar antes de pegar um Power Boost, mais rápido você estará!

Sendo assim foi desenvolvido jeitos eficientes de executar o Fire Hopping dentro da ideia exposta nos parágrafos acima, lembrando que isso não é regra! Você pode encaixar o Fire Hopping dentro de outros propósitos com total liberdade como será mostrado mais para frente!

Straight Line Hop (Hopping em linha reta): Consiste em efetuar um pulo para um lado seguido de um pulo para outro lado  e repetir isso até o fim do Power Boost, isso fará com que o veículo siga em linha reta executando a técnica.

+ É a maneira mais eficaz de adquirir velocidade através dessa técnica
    - É 100% eficaz apenas na reta.
    - Menos controle, afinal você deve iniciar o Power Slide e o Fire Hopping quando estiver paralelo com a pista senão você vai para a grama, afinal, como diz o nome, você irá em linha reta, se tiver apontado para a grama, vai para a grama.

Snaking Hop (Hopping em Zig-Zag): Consiste em efetuar dois ou mais pulos para um lado seguido de dois ou mais pulos para outro lado e repetir isso até o fim do Power Boost, isso fará com que o veículo ganhe velocidade mas não siga tanto em linha reta igual a técnica passada

+ Como você vai duas vezes para um lado e duas para o outro, você consegue controlar melhor o quanto para o lado você vai, ou seja, ele é mais maleável e se encaixa melhor em lugares que não são apenas retas. As vezes para você pegar o Power Boost Laranja precisa segurar um pouco mais a derrapagem e por consequência disso você não consegue terminar o Slide reto para a pista e utilizar do Straight Line Hop, então o Snaking Hop é uma ótima saída para por seu carro para a pista e aproveita o melhor do Fire Hopping! No video abaixo eu demonstrei uma hora que o carro estava indo para a grama no meio da execução e consegui fazer voltar para a pista sem deixar de usar o hopping!
    - Para retas não é o mais indicado.
    - Em comparação com o Straight Line Hop é um pouco menos eficaz para atingir o máximo de velocidade proposto, pois como já dito, o carro irá sair um pouco da linha reta que seria o caminho mais curto até o objetivo proposto.

Mix Hop: É simplesmente a junção das técnicas, como já dito, o Fire Hopping não tem regras,  se tiver um pedaço em linha reta e logo depois uma pequena curva, porque não juntar o melhor das duas técnicas anteriores?

O Fire Hopping sempre funciona?

Não, na descida ele não funciona! Motivo? Na minha opinião é pela própria física imposta no jogo, quando você está descendo você salta de um lugar mais alto para um lugar mais baixo, logo sua queda será maior que sua subida, dessa maneira seu peso ao atingir o solo será maior do que o normal e consequentemente o carro irá perder velocidade.

Eu sei que você ia perguntar “mas e na subida?” não é? Então, ele funciona sim, mas como você está pulando de um ponto mais baixo para outro mais alto, o tempo de queda será menor, então você terá que ser mais ágil para emendar o próximo pulo para dar continuidade ao Fire Hopping.

Posso fazer Fire Hopping a todo momento?

“Você pode” nem sempre pode ter o mesmo significado de “Você deve!”, cabe você ver se vale a pena fazer baseado nos status que você monta seu char para correr.  Tem algumas coisas a serem discutidas:

- Até quando utilizar o Fire Hopping? Até antes do momento em que seu Power Boost parar, lembre-se que saltos diminuem sua velocidade máxima, principalmente quando você salta sem estar com Power Boost, ou seja, use o salto apenas para executar o Fire Hopping  já que a aceleração e o bônus de Power Boost  que a técnica proporciona compensa essa pequena perda de velocidade dos saltos

- Utilizar quando tiver Power Boost Laranja ou no Azul já dá? O boost azul te dá poucos segundos, o suficiente para fazer você pular duas ou talvez até três vezes, mas será que a perca de velocidade pelos pulos compensa apenas alguns milésimos de Fire Hopping? Pela minha experiência não compensa usar Fire Hopping com Power Boost Azul se após isso você não irá emendar outro Power Boost, afinal no último pulo até o carro retomar sua velocidade máxima alguém que não utilizou o Fire Hopping estará na mesma posição que você, devido a ele não ter pulado e estar já na sua velocidade máxima, ou seja, na maioria das vezes não adianta o esforço. No vídeo abaixo mostra o jogador principal fazendo uso da técnica de Fire Hopping enquanto o Ghost faz a curva sem utilizar o método, reparem um pouco depois que ambos estão praticamente juntos!

Mas como eu disse, se você usar o Fire Hopping com Power Boost Azul e já emendar o ultimo salto em outra curva soltando outro Power Boost aí compensa, pois você não vai precisar esperar ele retomar a velocidade. De qualquer jeito, com diferentes status o Fire Hopping se comporta de maneiras diferentes, então cabe o teste para tirar suas próprias conclusões!

- Utilizar sempre quando puder? Depende, nem sempre quando der pra utilizar é o melhor momento para fazer, se você for sair muito do desenho de menor tempo da pista, ao final da corrida não vai ter valido a pena. Quer um exemplo?

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping Cornering1

A linha contínua ilustra o desenho que ao percorrido se obtém o menor tempo da pista, se você for fazer Fire Hopping mas não conseguir se manter ao menos próximo dessa linha ou então chegar perto da linha pontilhada que é o desenho de maior tempo, uma pessoa que correr sem Fire Hopping colado na linha contínua vai te vencer não importando se você fez Fire Hopping a pista inteira. Então você entendeu que nem sempre é adequado usar? Basta ter noções básicas de corrida que dá pra imaginar isso.

Síntese

Nesse vídeo eu exemplifico tudo que foi dito no tópico, tanto o Fire Hopping usando o Power Slide Laranja quanto o Power Slide Azul

0:13 ~ 0:15 - Power Slide Laranja - Mix Hop
    0:17 ~ 0:24 - Power Slide Azul - Mix Hop
    0:25 ~ 0:27 - Power Slide Laranja - Straight Line Hop
    0:37 ~ 0:39 - Power Slide Laranja - Snaking Hop
    0:45 ~ 0:47 - Power Slide Laranja - Snaking Hop

É isso aí galera, eu espero que vocês tenham gostado e aproveitem bastante, de início parece complicado mas tudo na base do treino fica fácil e utilizável!

Abraço a todos, críticas e comentários são sempre bem vindos!

PS: Para quem joga frequentemente e ainda não participa do intenso grupo de MK8 NBlast do Whatsapp, deixo aqui o tópico referente ao mesmo, basta apenas me enviar o número e nome por PM que eu adiciono!

http://forum.nintendoblast.com.br/t34061-whatsapp-facebook-grupo-dinamico-de-discussao-e-jogatinas-de-mario-kart-8

Última edição por pOkiz em Sex 06 Nov 2015, 13:45, editado 4 vez(es)
    MrC
    MrC
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 378
    Posts Posts : 2134

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping Empty Re: [MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping

Mensagem por MrC Qui 04 Set 2014, 02:00

pois é, parece que nesse Mario Kart quem se deu mal foram as inside drift bikes, que não podem usar do fire hopping :v.

Mas enfim, se possível gostaria de contribuir com o tópico adicionando alguns conhecimentos que obtive.

Nas decidas realmente não compensa utilizar o FH,pois é fácil notar que ele diminui a velocidade, PORÉM para resolver tal problema, foi criada a técnica do Hop Sliding, que basicamente consiste em fazer o FH deslizando nas descidas, de forma que ao invés de se perder velocidade, você ganha.

Outra coisa inventada recentemente foi o Demon Slide (Demon por causa do criador dessa técnica, que usa o nickname de HD Demon). Está técnica consiste em fazer pequenas derrapagens unidas com saltos, porem sem os turbos, isso também ajuda a ganhar speed. Porém não é uma técnica tão facil quanto as outras, pois exige um timing extremamente preciso para acertar o tempo correto do drift e também de um boa sensibilidade para jogar o kart em um ângulo pequeno, sem fazer um desvio muito grande.

Um exemplo desta técnica está no vídeo abaixo, em determinados momentos do vídeo, é possível notar que o jogador da pequenas derrapadas na pista no momento em que ele não está com turbo.

Por ultimo uma curiosidade sobre o fire hopping, ele também pode ser usado com mushrooms, stars e  até mesmo com a piranha plant, já que ela te da pequenos turbos quando usada.
    Sanksuel
    Sanksuel
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31

Karma Karma : 466
    Posts Posts : 1156

[MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping Empty Re: [MARIO KART 8] Quer correr mais? A bíblia do polêmico Fire Hopping

Mensagem por Sanksuel Qui 04 Set 2014, 08:09

eu treinei por um tempo a fazer essas técnicas (menos o Demon hop), mas de fato ela só funciona comigo se eu estiver num grupo sem itens. porquê na hora do online eu me preocupo mais com os adversários que vem com os cascos verdes pra cima de mim....
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

Mensagem por JonathanAlis Qua 10 Set 2014, 21:19

Interessante, eu não sabia.
    Vou tentar, vlw.
    Sobre o texto, só me incomodou um pouco a infantilização do leitor no seu texto. Acho isso uma certa falta de respeito com quem gasta tempo pra ler o seu texto. Relevo isso pq acho que o conteúdo é mais importante, e de grande valia.
    EHHH
    EHHH
    Doutor
    Doutor

Karma Karma : 1092
    Posts Posts : 6833

Mensagem por EHHH Sáb 13 Set 2014, 07:13

Bom tópico. Adoro fire hopping.
    T-Rex
    T-Rex
    O Terror do Hemisfério Sul
    O Terror do Hemisfério Sul

Karma Karma : 611
    Posts Posts : 2128

Mensagem por T-Rex Sáb 13 Set 2014, 09:40

Cara... amei esta bíblia desta técnica!! Merece meu karma (bem que merece 10 karmas de uma vez, hahaha). Ficou muito perfeito e muito bem explicado, estou impressionado, cara.
    Felipe Fabricio
    Felipe Fabricio
    Great Revival
    Great Revival

Karma Karma : 2182
    Posts Posts : 7567

Mensagem por Felipe Fabricio Qui 25 Set 2014, 22:57

Uma dúvida que eu sempre tenho... Essa técnica funciona no Mario Kart Wii?
    MrC
    MrC
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 378
    Posts Posts : 2134

Mensagem por MrC Qui 25 Set 2014, 23:16

Felipefabricio escreveu:Uma dúvida que eu sempre tenho... Essa técnica funciona no Mario Kart Wii?
    n.o.p.e
    só no mk8 mesmo
    Shenu
    Shenu
    Moderador
    Moderador

Karma Karma : 591
    Posts Posts : 2076

Mensagem por Shenu Qui 25 Set 2014, 23:39

Mesmo eu não jogando mario kart 8, tenho que falar que esse tópico ficou excelente com uma ótima explicação e boa organização.
    pOkiz
    pOkiz
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 1674
    Posts Posts : 1459

Mensagem por pOkiz Sex 06 Nov 2015, 13:44

Galera dei uma revisada no texto, adicionei pequenas coisas e consertei uma URL que estava quebrada.

Para quem quiser reler ou mesmo para que não viu e curte jogar MK8 online isso pode ser de grande valia.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Nov 2024, 05:22