Loom | 1990 | PC O primeiro point-and-click da LucasArts nos moldes que a deixaram famosa, usando SCUMM e centrado na experiência do usuário. E que jogo lindo. Não subjetivamente lindo, literalmente lindo. Arte linda, música linda e, principalmente, história linda. Obras posteriores da empresa se focariam muito mais no humor e irreverência, mas essa é a prova cabal de que ela também sabia fazer histórias profundas e que te faziam pensar.
The Secret of Monkey Island | 1990 | PC Falando em jogos da LucasArts focados no humor... Este é provavelmente o mais engraçado já lançado pela falecida. Não é um humor forçado, mas um humor genuíno e muito bem montado através da história e personagens.
Há uma versão para Steam, chamada de Special Edition, em que você pode mudar entre os gráficos e interface clássicos e a versão em HD na hora — uma ótima forma de agradar tanto oldschoolers quanto graphic-fags
ActRaiser | 1990 | SNES Algumas misturas parece só ocorrer uma vez na história. ActRaiser e sua mistura de hack'n'slash com god sim é um dos maiores exemplos. Nem mesmo sua sequência fez essa mistura de novo, focando-se apenas na ação e tirando os elementos de simulação.
O jogo tem duas "cenas": na primeira, você desce dos céus em forma física e combate os monstros da área num estágio side-scrolling. Vencido o estágio, humanos podem habitar o local de novo. Você então passa a guiá-los, usando um anjo como seu representante e fazendo a civilização crescer.
Super Mario World | 1990 | SNES A decisão entre qual Mario 2D é melhor, este ou Super Mario Bros. 3, parece ser influenciada unicamente por qual console da Nintendo o jogador teve na infância, SNES ou NES. No final das contas, ambos são jogos de extrema qualidade, cada um com sua própria identidade. Particularmente, fico com Super Mario World, principalmente devido a presença do Yoshi.
Sonic the Hedgehog | 1991 | Mega Drive Uma diferença interessante entre o combo SNES+Super Mario World e Sonic+Mega Drive: Super Mario World foi feito para mostrar o que o SNES era capaz; já o Mega Drive foi criado para tornar Sonic the Hedgehog possível. Por isso o console da SEGA tinha um processador insano para a época: nada mais lento seria capaz de rodar um jogo veloz como Sonic.
Outra diferença entre os dois jogos é que Sonic, ao invés de ter muitos níveis que exploram várias ideias diferentes, possui relativamente poucos níveis, mas são todos grandes e se focam numa única decisão de design: recompensar o jogador habilidoso com maiores velocidades. Mesmo sendo mecanicamente simples (tem apenas um botão de pulo e nada mais), acaba tendo um design complexo que explora essa decisão à exaustão. Pena que os 3D parecem ter perdido esse foco…
The Legend of Zelda: A Link to the Past | 1991 | SNES O jogo que consolidou a “fórmula” da série. Pegue três pingentes, reclame a Master Sword, viaje para um novo mundo e derrote Ganondorf. Se essa fórmula foi repetida sem muitas alterações por praticamente todos os jogos seguintes, é por um simples motivo: ela funciona bem pra caramba.
Lemmings | 1991 | PC Até hoje não sei se o objetivo desse jogo é salvar os lemmings ou encontrar novas formas de matá-los. Não importa. Ambas opções são divertidas pra caramba.
Final Fantasy IV | 1991 | SNES Sou meio suspeito para falar desse jogo, tendo em vista que foi meu primeiro jRPG. Mas acho que mesmo olhando objetivamente ele tem seus méritos. Os personagens são carismáticos, tem um ótimo character development, trama interessante, excelente direção de arte e música magnífica.
Recomendo em especial o remake em 3D para NDS, iOS e Android, que dá uma reequilibrada na dificuldade e adiciona alguns extras interessantes.
Sonic the Hedgehog 2 | 1992 | Mega Drive É basicamente o mesmo Sonic, mas maior e melhor. Mais fases, mais personagens, mais itens. Para que mudar o que estava dando certo? (Essa pergunta é direcionada para a cambada que fez os Sonics 3D)
Contra III: The Alien Wars | 1992 | SNES Tenho a leve impressão de que este jogo não foi feito para ser zerado sozinho. Extremamente apelão, ele praticamente te obriga a jogar com um amigo no modo coop, para dividirem o desafio. Mesmo acompanhado, zerar essa joia é para poucos. Prepare-se para destruir alguns controles por puro estresse.
Final Fantasy V | 1992 | SNES É como dizerem que Final Fantasy vale a pena por causa da história, não da gameplay. FFV é a exceção: sua trama é dispensável e seus personagens rasos, mas a jogabilidade é extremamente viciante. Contando com uma das melhores implementações de sistema de jobs que já vi, este game é uma delícia de se jogar.
Sua versão original nunca chegou às américas, mas ele foi relançado para GBA, iOS e Android.
Axelay | 1992 | SNES Na terceira geração de videogames, os scrolling shooters haviam se dividido em dois estilos distintos: horizontal e vertical. Axelay decide usar ambos no mesmo game, com fases em ambos formatos. O resultado é um dos melhores shooters de sua geração, com um primor no level design e boss battles difícil de se ver.
Ecco the Dolphin | 1992 | Mega Drive A única palavra pra descrever este jogo é “lisérgico”. Precisa de mais detalhes? Este é um adventure em que você controla um golfinho com poderes telepáticos contra uma invasão alienígena. Adicione Atlantis, máquinas do tempo e alegorias à destruição do meio ambiente e pronto.
Ou você pode se limitar a simplesmente descrever o jogo como “lisérgico”.
E.V.O.: Search for Eden | 1992 | SNES Este jogo faz uma interpretação artística da evolução darwinista para usá-la como mecânica de gameplay. Comendo outros animais menores, você pode evoluir seu personagem comprando novas “partes” de corpos. Você começa como um mero peixinho no bilhões de anos atrás, virando um anfíbio, réptil, dinossauro, podendo até mesmo virar um humano no final do jogo. É basicamente a mesma ideia que Spore tentou implementar, mas menos ambicioso e muito mais divertido.
DOOM | 1993 | PC Um bom game design é atemporal. DOOM, e seu game design voltado à violência crua e visceral, é uma das maiores provas disso. Mesmo que os gráficos estejam defasado (ainda que estilosos), continua sendo um jogo empolgante.
Esse jogo é também prova de que John Romero era um level designer fantástico — pena que sua húbris acabou encerrando sua carreira anos depois.
Myst | 1993 | PC Um graphic adventure fantástico, com uma das histórias mais complexas e profundas da indústria do entretenimento (não apenas dos videogames!). O mais interessante é que essa história não é contada ao jogador em momento algum: você é, literalmente, jogado nela e tem que colher as peças do quebra-cabeça uma a uma para forma algo coeso. O mundo todo é um enigma e aos poucos ele te mostra seus segredos.
Mega Man X | 1993 | SNES O melhor jogo de plataforma do 2D do SNES, quiçá o melhor ad existência. Uma obra-prima do level-design. Pega tudo que era bom em Mega Man e eleva a novos patamares.
Isso é uma sequência.
Ah, e a trilha sonora também é do caralh*. Esse é inclusive o termo técnico, podem procurar.
Super Bomberman | 1993 | SNES Até hoje não joguei algo com coop melhor do que a série Bomberman. Chega a ser um crime jogar isso aqui sozinho. Inclusive, foi o primeiro jogo que zerei — junto de meu irmão.
Princess Maker 2 | 1993 | PC “Poxa, Lucas, um jogo sobre cuidar de princesinhas?”. Sim, um jogo sobre cuidar de princesinhas. Da Gainax. Lembra desse nome? Não? Deixa eu lembrar: é a mesma empresa que fez Neon Genesis Evangelion e Gurren Lagann. Pois é.
Mesmo que sua premissa possa parecer boba, sendo uma obra da Gainax, é infinitamente mais complexo do que parece. Há vários elementos de simulação, várias decisões a se fazer e vários finais — a maioria deles sendo mind blowns, como é de se esperar da Gainax.
Castlevania: Rondo of Blood | 1993 | PC Engine Alguns se esquecem, mas a 4ª geração de consoles não era só limitada ao SNES e Mega Drive. Na verdade, quem deu o pontaté inicial da geração foi o PC Engine, conhecido no ocidente como Turbgrafx-16. Ele era inclusive mais popular que o aparelho da SEGA no Japão.
O melhor jogo do console, de longe, foi Castlevania: Rondo of Blood. Ele é um prelúdio de Symphony of the Night, tanto em termos de história (o clássico de PSX é na verdade sequência direta deste jogo) quanto em termos de mecânica, trazendo alguns elementos de não-linearidade e múltiplos finais.
Uma pena que ficou confinado ao Oriente, assim como muitos outros jogos do PC Engine (não é à toa que o videogame foi um fracasso espetacular nas américas e quase não é lembrado). Felizmente, o jogo recebeu um remake para PSP, intiulado Castlevania: The Dracula X Chronicles.
Contra: Hard Corps | 1994 | Mega Drive O Contra exclusivo de Mega Drive é muito mais justo e possível de se zerar sozinho que o exclusivo de SNES — o que é no mínimo curioso, considerando que o console da SEGA é que tinha a fama de ter jogos mai “arcade-like”.
“Mais justo” não quer dizer “fácil”. Hard Corps ainda é difícil pra caramba e exige bastante habilidade do jogador. Um dos melhores run-and-guns que já agraciaram a existência e obrigatório para os fãs da série.
Doom II: Hell on Earth | 1994 | PC Mais armas, mais monstros, mais sangue, o mesmo DOOM. Preciso dizer mais alguma coisa?
SimCity 2000 | 1994 | PC Uma das coisas mais mágicas dos videogames é a habilidade de transformar atividades banais em uma forma de entretenimento. Quem diria que ser prefeito de uma cidade seria tão divertido?
Sonic 3 and Knucles | 1994 | PC Este é um jogo de Sonic com uma fase aquática boa.
Genuinamente boa - a saber, Hydrocity. Se até as fases de água são boas, imagina o resto?
Puzzle Bobble | 1994 | Arcade/Neo Geo/SNES Uma pequena historinha: na minha casa, a primeira pessoa a zerar esse jogo foi minha mãe. Você consegue imaginar um jogo tão acessível que até sua mãe zeraria?
Super Metroid | 1994 | SNES Se você tem o mínimo de interesse por game e level design, esse jogo é obrigatório. Poucos jogos dominaram essas duas artes de forma tão impressionante quanto Super Metroid. Tudo nele é milimetricamente bem projetado e planejado, um verdadeiro caso de estudo.
Se você não tem interesse por game e level design e só quer jogar algo legal, esse jogo continua sendo obrigatório. Até hoje é o metroidvania 2D definitivo, com pouquíssimos títulos sequer chegando perto de sua excelência.
Chrono Trigger | 1995 | SNES Final Fantasy IV pode ser meu jRPG favorito, mas tenho que dar o braço a torcer: Chrono Trigger é o jRPG mais bem feito. Não necessariamente melhor, mas certamente mais bem projetado e planejado - talvez da história. Pudera. Com uma equipe dos sonhos como aquela (Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, Yuji Horii, criador de Dragon Quest, e Akira Toriyama, criador de Dragon Ball) era impossível sair algo mal feito.
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest | 1995 | SNES Outro jogo que sou um pouco suspeito de falar sobre, já que marcou muito minha infância. Direção de arte excelente, música maravilhosa, level design criativo, desafiador… É possível não gostar desse jogo?
Super Mario World 2: Yoshi’s Island | 1995 | SNES Um dos jogos mais bonitos da história. Não com gráficos tecnicamente avançados, apenas bonitos mesmo. Sério, não tem como fazer cara feia para o visual desse jogo.
Não é só a direção de arte que é fantástica, o gameplay também é. Tem mais mecânicas que Super Mario World, mas equilibra isso com uma dificuldade um pouco menor e níveis maiores que as aproveitam bem. E para os que gostam de desafios, fica a tarefa de fazer 100% nesse jogo - que não é nada fácil.
Warcraft II: Tides of Darkness | 1995 | PC Uma especialidade da Blizzard é pegar gêneros de nicho, destilar tudo o que eles têm de bom e torná-los acessíveis para qualquer um. Foi isso o que Warcraft II fez com os RTSs, até aquele momento da história um gênero sem muito apelo para as massas. Viciante, criativo, carismático e com ótimo ritmo, é até hoje um dos melhores jogos de estratégia em tempo real.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars | 1995 | SNES A Nintendo tem os melhores game designers do mercado e a Square tinha os melhores roteiristas. O que acontece quando as duas se unem? Apenas um dos RPGs com uma das melhores jogabilidade e história da existência.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya