Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+5
AlienZ
Hamster
Sum41
Cortex
Chazzy
9 participantes

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Chazzy Sáb 21 Jun 2014, 18:17

    Abrindo esse tópico só pra abordar um assunto interessante(pelo menos pra mim) e tentar movimentar um pouco essa área.

    Não sei se tem muita gente que coleciona ou colecionava jogos antigos aqui, eu me aventurei por esse hobby por um tempo e acabei desistindo por falta de grana na época ( cheguei a ter uma coleção legalzinha com Chrono Trigger completa com os mapas e outros jogos completos do SNES, por exemplo ).

    Hoje em dia estou em uma situação melhor e pensei em voltar com o Hobby ( sobraram poucas coisas aqui da antiga coleção e pensei em voltar a comprar os jogos que tive ).

    Mas enfim, fiquei assustado com o aumento nos preços de um modo geral, pela experiência que tive naquela época não acho que tenha sido um aumento natural por ter ficado mais raro, mas um aumento inflacionário mesmo. A impressão que tenho é que começou a aparecer pessoas (provavelmente mais novas que nem pegaram a época do SNES e Mega Drive, por exemplo.) pagando preços absurdos e inflacionando o mercado de games antigos. O que vocês acham que causou isso?

    Alguém aqui entende do assunto? Gostaria de conversar sobre isso pra saber se ainda vale a pena voltar a montar uma coleção.
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Cortex Sáb 21 Jun 2014, 18:47

    Chá escreveu: A impressão que tenho é que começou a aparecer pessoas (provavelmente mais novas que nem pegaram a época do SNES e Mega Drive, por exemplo.) pagando preços absurdos e inflacionando o mercado de games antigos. O que vocês acham que causou isso?
    Esse pessoal a maioria nem deve ter trabalhado uma vez  na vida, como vc acha q eles tem dinheiro pra ficar pagando jogo de SNES/Mega :v
    Se eu bem que tem uns nego que nasceram em 98 > que pagam de nostálgico, mas duvido que gastem só com isso.

    ---
    Eu sempre quis colecionar jogos de PS1, e futuramente irei colecionar, só que não tenho grana (ainda n voltei a trabalhar), mas se levar em consideração o preço é melhor vc achar MUITO bem nos sites, ou em lojas antigas especializadas, conversando com o vendendor vê se dá algum tipo de pechincha ou troca (desenvolva seu barter Razz).

    Mas por exemplo, tem alguns que conseguem exagerar, dá uma olhada nisso
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563597194-final-fantasy-7-original-america-completo-ps1-misprint-_JM

    Não cara, não .-.

    Infelizmente n tenho mt o que dizer, pq nunca fiz coleção de jogos antigos, somente jogos novos (3DS e PS3), e o esquema pra mim seria, guardar 100/200 reais por mês do seu sal/dinheiro por mês e se for comprar videogame, aumenta mais uns 100 reais pro mês e junta, pra que não fique devendo, ou fique nunca situação delicada mais tarde.

    Ah acho q é só isso  Hm
    Sum41
    Sum41
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 369
    Posts Posts : 2473

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Sum41 Sáb 21 Jun 2014, 18:54

    Ótimo tema! Eu comecei há uns 3 anos, e acho que já cheguei quando o mercado já estava inflacionado. 

    Realmente se vc for na emoção gasta uma grana absurda e financia ainda mais o aumento de preços. Mas eu ainda acho que vale a pena, pois consegui comprar muita coisa boa, até recentemente, a preços muito abaixo da tabela e em condições muito boas.

    Apesar de conseguir bons negócios no inflacionadíssimo mercado nacional tb, boa parte da minha coleção vem de fora, aí começa o verdadeiro problema pois está cada vez mais difícil trazer itens pra cá. Novas taxas surgem, muita burocracia, o tempo de espera pelas mercadorias só aumenta...

    De certa forma tenho considerado que ser colecionador retrogamer hoje em dia virou quase uma arte, tenho visto MUITA gente fazendo essa mesma pergunta que você, e chegando até as vias de fato (se desfazendo da coleção), eu mesmo já me fiz algumas poucas vezes essa pergunta, mas até então tem sido tão recompensador e proveitoso que continuo levando.
    Hamster
    Hamster
    Membro Nv.2
    Membro Nv.2


    Karma Karma : 9
    Posts Posts : 45

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Hamster Sáb 21 Jun 2014, 20:14

    Valer vale,também sempre quis ter minha coleção,mas agora e impossível pra mim.vou contar uma historia que me deixou coisado:Estava eu,caminhado rum ao mercado compra carne,e me deparo com um criança brincando(digo brincar,joga ele no chão Sad ) com um n64 todo acabado e sujo,faltando a parte de cima,eu chorava quando eu via aquilo...
    sem comentários...
    Hamster
    Hamster
    Membro Nv.2
    Membro Nv.2


    Karma Karma : 9
    Posts Posts : 45

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Hamster Sáb 21 Jun 2014, 20:15

    Valer vale,também sempre quis ter minha coleção,mas agora e impossível pra mim.vou contar uma historia que me deixou coisado:Estava eu,caminhado rum ao mercado compra carne,e me deparo com uma criança brincando(digo brincar,joga ele no chão Sad ) com um n64 todo acabado e sujo,faltando a parte de cima,eu chorava quando eu via aquilo...
    sem comentários...
    AlienZ
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por AlienZ Sáb 21 Jun 2014, 20:33

    Cortex escreveu:
    Chá escreveu: A impressão que tenho é que começou a aparecer pessoas (provavelmente mais novas que nem pegaram a época do SNES e Mega Drive, por exemplo.) pagando preços absurdos e inflacionando o mercado de games antigos. O que vocês acham que causou isso?
    Esse pessoal a maioria nem deve ter trabalhado uma vez  na vida, como vc acha q eles tem dinheiro pra ficar pagando jogo de SNES/Mega :v
    Se eu bem que tem uns nego que nasceram em 98 > que pagam de nostálgico, mas duvido que gastem só com isso.

    Sei lá eu nasci em 96,sempre fui muito econômico,não gasto meu dinheiro com coisas como bebidas,drogas,festas entre outros,comecei a colecionar a 1 ano,só tenho dois videogames retros(SNES e N64),estou tentando ainda achar um meio de sustentar meu hobbie,por enquanto estou só na revenda de itens,porem ainda não achei uma maneira ''sustentável'',mas não estou exagerando quando falo que os meus desejos de consumo são só videogames.Concordo que tem esses que querem pagar de nostálgico porque hoje em dia é legal ser retro/geek/nerd/nostálgico/etc, mas também vemos muito marmanjo que compra por impulso e ajudou nessa inflação,basta dar uma leve procurada no youtube que você verá pessoas de várias idades gastando quantias maiores do que o preço estimado do jogo.Apesar de até entender alguém que tem raiva de uma pessoa dessas,acho isso hipócrita,pois todos nós já contribuímos para a inflação de algum produto.

    Mas se você quiser começar a colecionar jogos retro economizando sugiro importar as versões japonesas dos jogos,pois normalmente são bem mais baratas,também tem como ficar de olho no mercado livre que as vezes você vai se surpreender que o preço está menor que importando.No mais,tente pesquisar bastante antes de mais nada,dicas na internet é o que não falta(até já vi gente dizendo que isso está causando a inflação).

    Tava até pensando em criar um dia desses um tópico pra juntar dicas de colecionismo em geral,pois acho que esse tipo de dica deve ajudar a muitos.
    Ryuuma
    Ryuuma
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1248
    Posts Posts : 2191

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Ryuuma Sáb 21 Jun 2014, 20:40

    @Topic

    Sugiro que se quiser voltar, o faça logo, pois quanto mais antigos os jogos, mais caros.
    Saber procurar é essencial também. O certo é ir em lojas especializadas em games antigos nos grandes centros, até porque você tem a oportunidade de testar as velharias pra ver se estão funcionando.
    Tem que ser esperto também, por exemplo, esses dias meu amigo pagou 20 reais no Snes na vizinha dele, com caixa e tudo Laughing

    Cortex escreveu:Esse pessoal a maioria nem deve ter trabalhado uma vez  na vida, como vc acha q eles tem dinheiro pra ficar pagando jogo de SNES/Mega :v

    Amigo, um cara que nasceu em 96 (ano do lançamento do 64) e provavelmente começou a se familiarizar com Video Game só com Play 2 e GameCube ta fazendo 18 anos hoje em dia. Nem todo mundo precisa fazer faculdade pra começar a ganhar dinheiro =)

    No mais, considere que nem todo mundo tem condições de jogar o que ha de novo e melhor na infância e portanto conviveu com games antigos por conta disso. Por exemplo, ganhei meu SNES em 1996 quando o vídeo game já era obsoleto.
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Cortex Sáb 21 Jun 2014, 21:19

    AlienZ escreveu:
    Cortex escreveu:
    Chá escreveu: A impressão que tenho é que começou a aparecer pessoas (provavelmente mais novas que nem pegaram a época do SNES e Mega Drive, por exemplo.) pagando preços absurdos e inflacionando o mercado de games antigos. O que vocês acham que causou isso?
    Esse pessoal a maioria nem deve ter trabalhado uma vez  na vida, como vc acha q eles tem dinheiro pra ficar pagando jogo de SNES/Mega :v
    Se eu bem que tem uns nego que nasceram em 98 > que pagam de nostálgico, mas duvido que gastem só com isso.

    Sei lá eu nasci em 96,sempre fui muito econômico,não gasto meu dinheiro com coisas como bebidas,drogas,festas entre outros,comecei a colecionar a 1 ano,só tenho dois videogames retros(SNES e N64),estou tentando ainda achar um meio de sustentar meu hobbie,por enquanto estou só na revenda de itens,porem ainda não achei uma maneira ''sustentável'',mas não estou exagerando quando falo que os meus desejos de consumo são só videogames.Concordo que tem esses que querem pagar de nostálgico porque hoje em dia é legal ser retro/geek/nerd/nostálgico/etc, mas também vemos muito marmanjo que compra por impulso e ajudou nessa inflação,basta dar uma leve procurada no youtube que você verá pessoas de várias idades gastando quantias maiores do que o preço estimado do jogo.Apesar de até entender alguém que tem raiva de uma pessoa dessas,acho isso hipócrita,pois todos nós já contribuímos para a inflação de algum produto.
    O que quis dizer é que o chá deve estar equivocado em que o pessoal de 17-16 anos seja o maior responsável, sendo que não é somente eles querem comprar.

    O Pessoal dos anos 80 e começo dos 90 são sem dúvida os responsáveis (já que a maior fatia gamer é deles), mas isso é mt relativo, posso estar errado. Suspect 



    Ryu escreveu:
    Cortex escreveu:Esse pessoal a maioria nem deve ter trabalhado uma vez  na vida, como vc acha q eles tem dinheiro pra ficar pagando jogo de SNES/Mega :v

    Amigo, um cara que nasceu em 96 (ano do lançamento do 64) e provavelmente começou a se familiarizar com Video Game só com Play 2 e GameCube ta fazendo 18 anos hoje em dia. Nem todo mundo precisa fazer faculdade pra começar a ganhar dinheiro =)

    Lógico, mas duvido que a maioria ganhe mais do que 2 salários mínimos... eu n quis dizer que n consegue ganhar dinheiro, mt menos precisar de faculdade, sendo que eu comecei a trabalhar com 16 (sem facul), mas só dava pra comprar 1 jogo por mês, e o resto ia pra outras despesas.

    O Pessoal mais novo nem tem condição de fazer isso, é isso que eu quis dizer
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Chazzy Sáb 21 Jun 2014, 22:20

    Cortex escreveu:O que quis dizer é que o chá deve estar equivocado em que o pessoal de 17-16 anos seja o maior responsável, sendo que não é somente eles querem comprar.

    O Pessoal dos anos 80 e começo dos 90 são sem dúvida os responsáveis (já que a maior fatia gamer é deles), mas isso é mt relativo, posso estar errado. Suspect 

    Não que sejam os maiores responsáveis, mas não tirei essa conclusão do nada e acho que tenho razão em dizer que boa parte da culpa da inflação é deles, mas não é só deles. Já vi muito marmanjo pagando absurdos também.

    @Ryuuma 


    Você está certo em dizer que tem uma tendência natural em ocorrer um aumento nos preços.
    Mas o que quero abordar nesse tópico, é o aumento absurdo que teve, nunca que foi valorização natural, foi inflação mesmo, não tenho dúvida disso.


    Quanto ao pessoal mais novo que tem vontade de colecionar consoles de gerações anteriores a geração deles, eu não acho errado não, porém deveriam pagar o preço que valem, tem gente pagando 600 reais na Chrono Trigger loose e com label danificado achando que fez bom negócio ainda...

    Acabei de ficar mais assustado agora que entrei em um grupo do Facebook, tem gente oferecendo jogo paralelo (pirata) em torno de 50 reais e tem gente pagando.

    Na minha Donkey Kong Country Original que não tive coragem de vender na época que me desfiz da coleção eu paguei cerca de 60 ( na fita sem caixa ) pra um cara aqui do fórum.

    É galera, to desistindo mesmo de voltar, tá complicada a situação.
    MarcoJunior
    MarcoJunior
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 962
    Posts Posts : 5123

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por MarcoJunior Sáb 21 Jun 2014, 22:48

    Comparado com 3, 2 anos atrás, o mercado inflacionou demaais! Comprava uns consoles e jogos da família Game Boy (tenho todos os 7 modelos aqui Very Happy ), o Tijolão era muito facilmente encontrado por uns 30-40 reais... hoje em dia a tampa da bateria dele não sai por menos de R$20! Laughing 

    Mas a maior dúvida é se o preço será estabilizado por aí ou se a demanda fará aumentar ou abaixar os valores... sei não, mas com o crescimento desse público no Brasil (e também por esses terem boas condições), acredito que infelizmente está virando um hobby mais carinho!

    Começar ou manter isso depende muito da condição de mantê-lo e meio aos novos jogos, ou seja, quanto mais jogos clássicos pra coleção, menos atuais! Crying or Very sad 

    Eu praticamente já larguei, só aproveito quando a oportunidade é muito boa! Pensando em vender algumas coisas aqui... tenho mina de ouro bem valorizada! Razz 
    rodrigoborba13
    rodrigoborba13
    Membro Nv.28
    Membro Nv.28


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 300

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por rodrigoborba13 Sáb 21 Jun 2014, 22:50

    Eu comecei faz uns dois anos, mas não fazia aquisições constantemente, passava um tempo comprando, parava por algum motivo, depois recomeçava. Hoje tenho dez consoles, com dois da geração atual e dois da anterior. Agora vou parar de novo, devo voltar só no ano que vem.
    Não sei se os preços subiram tanto assim, o mais caro que paguei foi 600 reais numa Earthbound loose (perfeito estado), fiz mal negócio?
    Talvez os preços até caiam, no futuro. Se o mercado inflacionar demais, a procura diminui.
    Eu acho que ainda vale a pena e não pretendo parar definitivamente, mas é raríssimo comprar algo no mercado nacional, vindo de fora sempre é melhor negócio.
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Chazzy Sáb 21 Jun 2014, 22:56

    @MarcoJunior 

    Se for vender alguma coisa de SNES, N64 ou GameCube me dá um toque, colocando um preço justo posso me interessar se eu voltar mesmo.

    @rodrigoborba13

    Não sei quanto tá valendo a EarthBound agora, mas sempre foi um jogo caro, esse ao contrário do Chrono Trigger não tem só nome, ele é raro mesmo.

    Porém na época que eu comprava os jogos, você conseguia ele completo nesse preço.
    Yasser Arafat
    Yasser Arafat
    Membro Nv.1
    Membro Nv.1


    Karma Karma : 2
    Posts Posts : 38

    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Yasser Arafat Seg 23 Jun 2014, 00:39

    Se for um console ou jogos que marcaram muito sua infância, sem sombras de dúvida vale a pena!
    Eu mesmo em breve pretendo comprar um Master System e outros jogos para ele.

    Conteúdo patrocinado


    Ainda vale a pena montar uma coleção de games? Empty Re: Ainda vale a pena montar uma coleção de games?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio 2024, 00:52