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    O som do Mega Drive é melhor que do SNES (às vezes)

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    O som do Mega Drive é melhor que do SNES (às vezes) Empty O som do Mega Drive é melhor que do SNES (às vezes)

    Mensagem por Convidado Seg 21 Abr 2014, 14:36

    Matéria Publicada por Daniel Lemes no Blog Memória Bit. Clique aqui para ver o texto original
    __________________________

    No começo dos anos 80, a Yamaha desenvolveu o chip que, anos mais tarde e depois de entrar em vários projetos como computadores e arcades, faria parte do Mega Drive, o YM2612, versão capadíssima do YM2608 de 16 canais que era usado em computadores. Junto com o SN76489 (um chip PSG de 4 canais mono), o kit era a chave do que a Sega queria exatamente em seu 16-bit: fazer o jogador lembrar do ambiente sonoro de um "fliperama".

    Pouco depois, no fim da década, quando a Nintendo ainda se relacionava com a Sony, Ken Kutaragi (sim, aquele do PlayStation), mesmo sendo um dos grandões desta, aceitou desenvolver o hardware de áudio do Super Famicom. E assim foi feito, sob medida para a nova geração da Big N, com muito mais recursos que o concorrente, usando dois chips, um SPC700 8-bit e um DSP 16-bit. A qualidade de vozes ficou muito superior e as músicas usavam como base amostras reais, para buscar maior fidelidade aos instrumentos de verdade, em vez daquele típico som "eletrônico" do Mega.

    Então como diachos posso contrariar a lógica no título do post, dizendo que o som do Mega Drive "é melhor", que o chip mais antigo e com menos recursos superava o mais moderno? Porque sou um seguista viuvinha fanboy e carente de atenção? Porque os engenheiros de som que trabalhavam para a Nintendo eram incompetentes?

    Não, ninguém em sã consciência discute o lado técnico, qualquer cretino sabe que o som do SNES tem mais recursos e fim, mas vou demonstrar que o som do Mega Drive foi melhor em várias ocasiões, e em certo segmento, era incontestavelmente superior. Duvida?

    Missões diferentes

    O Mega Drive usava a modulação de frequência para produzir aqueles timbres "peculiares" e imitar instrumentos da melhor maneira possível. Por suas características, pode-se dizer que ele tinha seu próprio instrumento, um sintetizador. Essa arquitetura era o padrão quando ele foi desenhado, inclusive nos arcades e computadores; o som daquela geração soava daquele jeito e não poderia ser muito diferente pelo modo como os hardwares de áudio eram desenhados.

    O som do Mega Drive é melhor que do SNES (às vezes) Yamaha-ym2612-mega-drive

    Já o Super Nintendo usa a abordagem da wavetable (tabela de ondas), um tipo de "arquivo de sons", e as amostras desse arquivo compactado são descompactadas e moldadas para ter máxima semelhança com o som desejado. Como toda a geração de som é baseada nessas amostras arquivadas, o SNES não tem um sintetizador, ele não "cria" sons, só manipula.

    O resultado? Som do Mega mais claro e estridente, especialmente em trilhas rápidas e com batidas fortes; os graves são distintos e os agudos brilham ao ouvido, aquele típico "som de videogame". Faixas similares no Super NES soam abafadas e sem vida, como se o auto-falante estivesse sufocado por um travesseiro, porque era necessário filtrar as amostras para evitar ruído após a descompressão. Por outro lado, temas orquestrais, suaves ou imponentes, com múltiplos instrumentos e maior fidelidade aos sons "reais", são insuperáveis no console da Nintendo. Casavam perfeitamente com a grande biblioteca de RPGs, que abusam desse tipo de faixa para cenários de fantasia.

    Claro que havia exceções: as faixas de Rock N Roll Racing abaixo de sofríveis no Mega Drive e excelentes no SNES, por exemplo. Embora o programador de áudio tenha sido Tim Follin (e o irmão Geoff), considerado mestre em tirar o máximo de hardwares e um dos gênios do chiptune graças a trilhas fantásticas no NES, não dava pra competir com o ponto forte do SNES: mesmo soando tão MIDI-genéricas, era covardia querer que suas amostras fossem menos fiéis às guitarras e baixos das músicas originais do que o sintetizador do Mega - cujas faixas sangram ouvidos de tão agudas e ruins.

    O som do Mega Drive é melhor que do SNES (às vezes) SNES-S-SMP

    É inegável também que o som do Mega Drive tem mais personalidade; é quase impossível ouvir uma trilha dele ou remixada com aqueles packs de áudio, e não reconhecer os timbres quase de imediato. O som "eletrônico" (ou seria elétrico?) caiu como uma luva para a reprodução da experiência do arcade em casa; o modelo base YM2608 foi usado em vários entre o fim dos anos 80 e início dos 90. Outros consoles já tinham brincado com FM (como o Master japonês no console, e o Famicom com chip no cartucho), mas o Mega Drive levou essa brincadeira a outro nível.

    Embora surpreendentemente legal no remoto 1991, as músicas medianas do SNES soam como MIDIs genéricos, que com exceção de faixas clássicas ou bem conhecidas, passam despercebidas. Quando tentavam criar trilhas mais vibrantes, como em shooters e games de ação (veja o exemplo de Thunder Spirits mais abaixo), o resultado era lamentável, pois o MIDI broxava tudo, sem falar do velho problema do áudio abafado.

    Grande parte disso por culpa das limitadas opções de amostra, já que a Nintendo reduzia bastante a liberdade de trabalho dos desenvolvedores (veja no final). O SNES deitava e rolava quando precisava de fidelidade ao "mundo real", com flautas, guitarras, baixos... daí os magistrais temas de RPGs, ou faixas cheias de efeitos (como os ecos e ambientações de Donkey Kong Country). Sem falar das vozes.

    Exemplos

    Vamos aos exemplos, começando com um que mostra a maior fidelidade do Mega em relação aos arcades da época: Turtles, com a mão da Konami nas três versões (Turtles in Time no arcade e SNES, e Hyperstone Heist no Mega Drive), pra não ter desculpa.


    Sem dúvida a do SNES emula melhor instrumentos, e até inventa - dá pra ouvir uma guitarrinha ali que não se nota no original do arcade - mas a do Mega Drive manteve a mesma pegada. É como se a versão Mega fosse um cover da original, e a do SNES, uma adaptação. O SN76489, gerador de som programável, servia como chip extra; Yuzo Koshiro tirou grande vantagem dele para reproduzir samples de teclados Roland, e assim conseguiu efeitos sensacionais nas faixas de Streets of Rage, The Revenge of Shinobi e outros jogos. Uma boa explicação disso, mostrando o áudio proveniente de cada chip.

    Outro exemplo de como o som MIDIático pode arruinar tudo: o tema de Ryu nas mesmas três máquinas rodando Street Fighter II (Champion Edition no arcade e suas equivalentes, Plus no Mega Drive e Turbo no SNES):


    No SNES é quase outra música... Pra não dizer que escolhi a pior, mais uma, o tema do Ken:


    ssim como o Mega era uma bela porcaria para trilhas orquestrais, o SNES em alguns estilos soava terrivelmente. Chega a ser trágico como o Meguinha pode surrar tanto o áudio do rival em ports de arcade que estiveram em ambos, como no citado Street Fighter II. Não acontece porque o chip é melhor ou de longe comparável, e sim pelo futuro planejado por cada empresa para suas crias, seus "targets": a Sega procurou o timbre dos arcades modelando o Mega à arquitetura deles; já a Nintendo queria simular da melhor forma os sons de instrumentos reais para jogos domésticos, ocasionalmente adaptando arcades - sem dúvida, foi uma evolução.

    Claro que programadores e compositores talentosos ultrapassavam esses obstáculos. Pra quem diz que o Mega Drive é só "bip eletrônico", um exemplo: Tim Follin derrubando barreiras com uma trilha de rock progressivo impressionante no não-lançado Time Trax:


    Comparações

    Thunder Force III Mega
    Thunder Spirits SNES

    Art of Fighting Mega
    Art of Fighting SNES

    Earthworm Jim Mega
    Earthworm Jim SNES

    Boogerman Mega
    Boogerman SNES

    Arcus Odyssey Mega
    Arcus Spirits SNES

    Sunset Riders Mega
    Sunset Riders SNES

    The Lion King Mega
    The Lion King SNES

    Boxing Legends of the Ring Mega
    Boxing Legends of the Ring SNES

    Cool Spot Mega
    Cool Spot SNES

    Um comparativo, ou melhor, seleção de faixas diversas dos dois consoles.


    E pra quem diz que o som do Mega é um lixo que só serve para músicas de arcade, fique com mais, inclusive algumas famosas do Super NES, rodando no kit de áudio do Mega ou remixadas usando as características dele:


    Músicas em versões "Megadrivers"

    Várias músicas bem conhecidas rodando no áudio do Mega Drive, ou como soariam nele. Não por coincidência, as faixas de eletrônico / eurodance ficaram perfeitas. As do Nirvana me fizeram pensar em Moonwalker: imagine um jogo com Cobain soltando guitarradas em todo mundo...

    Call me Maybe (Carly Rae Jepsen)
    Pet Sematary (Ramones)
    Everlong (Foo Fighters)
    What is Love (Haddaway)
    Danger Zone (Kenny Loggins)
    Rhythm is a Dancer (Snap!)
    Californication (Red Hot Chili Peppers)
    3 faixas de Nevermind (Come as You Are, Lithium e In Bloom)

    Conclusão

    Vou fechar com a resposta que me parece perfeita sobre porque o som do SNES não soa sempre melhor que o Mega Drive, como poderia ser (tirada de um fórum do Sega-16 discutindo os altos e baixos de cada um).

    Mega Drive (Yamaha YM2612)
    • 5 canais FM e um canal FM/PCM, quatro operações por canal
    • Taxa de amostragem: 22,050 KHz
    • Master clock 7,67 MHz (mesmo clock do CPU)
    • + Texas Instruments SN76489, 4 canais PSG
    • 64KB RAM boot (do Z80)


    Seis canais FM, três ondas quadradas, um canal de ruído. Um dos canais FM pode ser usado como PCM 8-bit. O conjunto é ótimo para síntese de som, mas o PCM é terrível. O Z80 principal tem só 8KB de RAM disponível, mas pode ler dados do cartucho por conta própria, o que não chega a ser um grande problema; ele pode acessar grandes quantidade de dados. Infelizmente o "bank switching" torna o PCM desagradável, ao menos se você está trabalhando com uma ferramenta de som só no Z80, que controla ambos os chips (2612 e o Texas Instruments).

    A síntese FM pode soar ótima se usada por alguém que saiba fazer bons instrumentos FM. Infelizmente de novo, isso não ocorre muito entre programadores do ocidente, então a maioria dos games japoneses soam ótimos, pois suas equipes sabiam criar instrumentos razoáveis.

    SNES (Nintendo S-SMP)
    • SPC700 + Sony DSP 16-bit ADPCM , 8 canais
    • Taxa de amostragem: 32,000 KHz
    • Master clock 24,576 MHz (independente do CPU, que é 3,58 MHz)
    • 64KB RAM de áudio


    Oito canais ADPCM e alguns efeitos via hardware. Teoricamente produziria melhores sons que o Mega Drive, mas a Nintendo complicou o design, então muito dessa vantagem acaba desperdiçada, senão a diferença entre eles seria muito maior. O SPC700 tem 64KB de RAM, mas não lê dados de cartucho por conta própria; precisa de assistência do 65816 (CPU). Isso significa que o programa de som, todas as amostras e todos os dados (não só da música mas também efeitos) precisam estar guardados em sua RAM, o que limita severamente o que pode ser feito.

    Para piorar, o CPU não pode acessar a RAM do SPC700 diretamente. Em vez disso, há 4 portas de comunicação 4 bits, e para enviar dados é preciso que o SPC700 procure dados nessas portas e o CPU esteja enviando dados ao mesmo tempo (há um programa de boot do SPC700 que faz isso no boot do console), operação terrivelmente lenta e a razão de tantos games darem aquela pausa de alguns segundos quando vão trocar a música de fundo.

    O SNES tem a desvantagem extra de que a Nintendo recusou-se a permitir que desenvolvedores usassem suas próprias ferramentas de som. Em vez disso, todas as licenciadas eram obrigadas a usar a engine de som da própria Nintendo - que bem limitada, resultava num uso superficial do potencial. Muitos desenvolvedores usavam amostras padrão da Nintendo, que não soavam exatamente uma maravilha, e os que forneciam suas próprias amostras, em muitos casos usavam sintetizadores FM, que acabavam não soando tão melhores do que o Mega Drive podia fazer.

    Agora pra fechar de verdade: Sonic 2 no áudio do SNES
    https://www.youtube.com/v/b9C1phdEjmc?autoplay=1
    e Chrono Trigger no áudio do Mega Drive.
    https://www.youtube.com/v/Y6YHAN4NY8I?autoplay=1

    Viu que bizarrice? Por isso "tecnicamente inferior" não exatamente significa "pior".
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    Mensagem por Chazzy Seg 21 Abr 2014, 14:54

    Tópico interssante.

    Na minha infância, eu tive os 2 consoles e tenho muito carinho pelos 2.

    O SNES de um modo geral considero superior, nele tinha jogos mais complexos como Mario World, Mario Kart e Donkey Kong.

    Mas o Mega Drive tinha suas vantagens, ele era melhor pra jogos "rápidos" estilo Arcade, como o Sonic, que no SNES ficaria mais lento.
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    Mensagem por ari789 Seg 21 Abr 2014, 17:33

    O Mega Drive tinha músicas bem legais ( principalmente dos jogos da série Sonic ) mas desculpa dificilmente você vai achar alguma coisa no Mega que supere as músicas do Donkey Kong Country 2 ( Exceto o do Sega CD ) :


    Mas vale lembrar , Mega : 89 , SNES : 91
    O Mega era mais velho e ainda assim tinha um processador bem mais forte que o do SNES Razz

    E em ALGUNS multis o Som do Mega era realmente melhor , mas eram poucos

    A Maioria apresentava isso aqui...

    Rock N Roll Racing do SNES :

    Agora olha so o do Mega... :


    A Música alem de ter uma qualidade horrível ela simplesmente para quando o narrador fala.

    Quer outro exemplo Mortal Kombat 3 :


    Mas o Hardware do Mega Drive é mais ou menos como o Wii e Wii U , O Wii se bem utilizado pode apresentar boa qualidade proxima aos dos consoles PS3 e X360 mas não ao mesmo nível

    O Mega se bem usado apresenta boa qualidade de música como os jogos de Sonic mais a maioria não sabe usar o hardware de som dele de boa forma.

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    Mensagem por Convidado Seg 21 Abr 2014, 18:18

    Eu gosto mais da batida eletrônica do Mega Drive, contudo tem uma questão: enquanto a grande maioria das trilhas do SNES são boas a excelentes, o Mega Drive sofria de músicas desastrosas a perfeitas.

    Exemplos: Forgotten Worlds no Mega Drive tem sons irritantes, mas Revenge of Shinobi tem uma das a melhores trilha de 16-bits (na minha opinião).
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    Mensagem por VirtualBoy Seg 21 Abr 2014, 18:24

    O Snes destrói o Mega Drive em matéria de som. Exemplos disso seria Mario, Donkey Kong e Chrono Trigger.
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    Mensagem por ari789 Seg 21 Abr 2014, 19:41

    VirtualBoy escreveu: O Snes destrói o Mega Drive em matéria de som. Exemplos disso seria Mario, Donkey Kong e Chrono Trigger.

    De Donkey Kong e Chrono Trigger até concordo

    Ambos tem sons bem ao nivel do que o Sega CD Fazia o..O

    Mas de Mario World eu discordo , ta as músicas eram muito boas , mas o Sonic 1,2 e 3 não perdem em nada em qualidade para esse jogo seja em gráficos ou em músicas .
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    Mensagem por AlienZ Seg 21 Abr 2014, 20:18

    O SNES é superior mas quando os desenvolvedores queriam fazer ports bons o Mega Drive não ficava pra trás,não tenho certeza mas acho que até os addons do Mega Drive não ajudaram muito quando o assunto se tratava de som(não consegui encontrar comparações entre o 32X e SNES na internet :/ ),como podem ouvir:



    De maneira alguma isso é uma referencia ao AVGN:


    Alguns jogos como Earthworm Jim não apenas a música foi prejudicada mas a quantidade de fases também foi diminuída no SNES,no mínimo  a Sega teve alguma influencia no downgrade dessa versão,já que chantagear empresas já era normal naquela época,e continua sendo até hoje.
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    Mensagem por ari789 Ter 22 Abr 2014, 04:07

    AlienZ escreveu:O SNES é superior mas quando os desenvolvedores queriam fazer ports bons o Mega Drive não ficava pra trás,não tenho certeza mas acho que até os addons do Mega Drive não ajudaram muito quando o assunto se tratava de som(não consegui encontrar comparações entre o 32X e SNES na internet :/ ),como podem ouvir:



    De maneira alguma isso é uma referencia ao AVGN:


    Alguns jogos como Earthworm Jim não apenas a música foi prejudicada mas a quantidade de fases também foi diminuída no SNES,no mínimo  a Sega teve alguma influencia no downgrade dessa versão,já que chantagear empresas já era normal naquela época,e continua sendo até hoje.

    Realmente o som do Doom no Mega era sofrível se comparado com o do SNES :


    Mas é o que eu disse , depende muito a desenvolvedora e quem o porta,tem muita música de qualidade incrível no Mega principalmente as do Sonic's Razz ( Com Sonic 3 Principalmente, mas Michael Jackson tava envolvido né,não dava para esperar outra coisa XD )

    E Voltando ao Doom o som pode até ser ruim e aquela borda pode até incomodar ( lembrando que essa borda era usado nos PCs mais fracos para o Doom rodar sem lag,a versão do 3DO também tem se não me engano )

    Compara a jogabilidade e os gráficos do Doom então,No Snes é bem osso jogar o Doom por conta de sua lerdeza e gráficos  Neutral 
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    Mensagem por MaxRodrigues Ter 22 Abr 2014, 04:42

    Nesse caso aqui prefiro o Mega, apesar da versão SNES ser melhor Razz

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    Mensagem por Yuri92 Ter 22 Abr 2014, 12:08

    O Mega Drive tem um som legal em alguns jogos sim. O SNES tem alguns melhores, e esse supera qualquer um (sou meio suspeito pra falar, já que FFVI é meu favorito).

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    Mensagem por Mazza Dom 08 Jun 2014, 19:17

    Ótima matéria. Tenho preferencia pela versão Mega Drive da música, mas aqueles ''bop-bops'' da New Junk City do Earthworm Jim no SNES estão grudados na minha mente até hoje. : x

    Imo, no final cada console, mesmo tendo dificuldades em certos tipos de ritmos e músicas, conseguiu vencer as barreiras dos chips graças a vários compositores incriveis que passaram por eles: Yuzo Koshiro, David Wise, Koji Kondo, Michiru Yamane, Tommy Tallarico etc.

    Olha o SNES fazendo um Techno bacana(Anything but Tangerines - Earthworm Jim 2):

    como ainda não tenho posts para postar vídeos...:

    E o Mega tirando um instrumental lindo(The Sinking Old Sanctuary - Castlevania Bloodlines):
    Spoiler:
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    Mensagem por Angel Kenede Dom 08 Jun 2014, 19:46

    Num geral, o SNES me é superior, pois ele consegue simular e se aproximar muito ao som original orquestrado, algo que a Nintendo já parecia desejar há anos e até hoje faz. (com MK8 por exemplo)

    Em OSTs de jogos como Secret of Mana, podemos ver a qualidade incrível das músicas, ela possui sons calmos e animados que te fazem realmente viver o jogo e curtir o momento.

    Um exemplo bem simples:

    Square na sua época do auge, conseguia trazer músicas ótimas, quem pode presenciar já deve imaginar vários exemplos e até já pensar no Chrono Trigger automaticamente. -q


    Mas claro, isso não significa que o Genesis/MD seja ruim, pois o MD possui um estilo musical que o SNES nunca conseguiu simular bem que é o "Metal".

    Sega na época de 16 bits sempre queria jogar na cara da Nintendo que ela era mais "madura" e bla bla. Ela seguiu com esse pensamento por anos, até a era Dreamcast ela focava mais no estilo e também introduzia mais outros, enquanto a Nintendo se mantia sempre focando no orquestrado.

    Porém no MD ela já conseguia criar sons "mais pesados" e similares a de Rock/Metal para também representar isso e... fazia muito bem, para muitos a versão de Earthworm Jim possui uma versão mais Cool no Mega Drive, suas OSTs eram tão marcantes nesse estilo, que até F-Zero tinha um arranjo mais "simples" se comparado. Eu curto F-Zero, não me odeiem. -q


    Exemplo:
    Não uso Sonic como exemplo, pois é comum demais e o MD possui outros jogos com músicas memoráveis também. -q

    Mas claro, num confronto entre quem consegue desenvolver bem um estilo contra outro que consegue vários, preciso dizer nada.~
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    Mensagem por Mazza Dom 08 Jun 2014, 20:00

    Angel Kenede escreveu:Mas claro, isso não significa que o Genesis/MD seja ruim, pois o MD possui um estilo musical que o SNES nunca conseguiu simular bem que é o "Metal".

    Tive esse mesmo pensamento antes, mas ai veio essa música...
    Spoiler:

    Ela ainda é mais calma que a maioria dos Metals, realmente, mas considero o ápice da guitarra do SNES. E olha que a trilha de Earthbound foi composta por pessoas que não tinham muita experiencia no ramo de música para jogos.

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