Aurélio Pokémon !
Imagem temporária, em breve uma mais próxima do tema.
Introdução :
Resolvi trazer para vocês um guia com os Termos e as siglas mais usadas no Pokémon. Decidi fazer isso pois tenho planos maiores para o futuro com outros guias, e no caso, seria interessante já "ensinar" as pessoas mais novas no jogo sobre alguns termos que pode calhar de aparecer nos próximos Guias e ou no próprio Pokémon competitivo.
Sem mais delongas, vamos lá !
Nível Básico :
Nessa categoria, vou colocar as siglas mais básicas do Pokémon, algumas que provavelmente todos devem saber, mas pode haver quem não saiba. São elas :
HP - É a sigla para Hit Points ( ou Pontos de Vida em português ). Caso a mesma chegue a zero, o seu Pokémon é nocauteado e o impossibilita de continuar a luta.
Atk - É a sigla para Attack ( ou Ataque em português ), esse é responsável pelo dano físico que seu Pokémon irá causar no seu oponente.
Def - É a sigla para Defense ( ou Defesa em português ), essa é responsável pela defesa de ataques físicos do seu Pokémon.
Sp.Atk - É a sigla para Special Attack ( ou Ataque Especial em português ), ela é responsável pelo dano especial que seu Pokémon irá causar no oponente.
Sp.Def - É a sigla para Special Defense ( ou Defesa Especial em português ), ela é responsável pela defesa de ataques especiais do seu Pokémon
Spd - É a sigla para Speed ( ou velocidade em português ), é usada para determinar qual Pokémon ira atacar primeiro.
IV - É a sigla para Individual Values. Cada Pokémon possui o seu Individual Value no momento que ele é encontrado ou nasce e ele não pode ser mudado. Existe um Individual Value para todos os atributos do Pokémon. Esses pontos variam de 0-31, e quanto maior ele for, mais pontos o Pokémon tem no determinado atributo. No level 100, a cada ponto de IV, o pokémon receberá 1 ponto de atributo. Logo :
Atk base do pokémon = 150 e o IV é igual a 23. Ele receberá esses 23 pontos em Atk, com isso ficando em 173.
Lembre-se que os IV's não influenciam apenas no level 100, em outros leveis ele também influencia, mas não necessariamente dando 1 ponto para cada IV. Pode ser que ele de 1 ponto no atributo a cada 2 IV ( que é no caso quando o pokémon está no level 50 ), o tanto de ponto que o pokémon irá receber, varia de acordo com o level do pokémon.
EV's - É a sigla para Effort Values. E esses EV's não são completamente visíveis, mas se pode ter uma noção deles por meio do gráfico do Pokémon, que é mostrado na tela do super training. Todos pokémons começam com 0 pontos em Effort Values, e possuem um máximo de 510. Você pode colocar no máximo 252 em cada atributo do Pokémon e eles são obtidos quando derrotamos pokémons ou fazemos o treinamento no Super Training.
Um exemplo seria um Pokémon com : 6 Hp/ 252 Atk / 252 Spd.
Isso significa que o Pokémon possui 252 pontos de Effort Values em Atk e Defesa, somados eles totalizam 504 pontos, e junto com os 6 pontos em HP totalizam o máximo de 510 pontos.
Lembrando : O Pokémon recebe 1 ponto no atributo de sua escolha, no momento que ele recebe 4 pontos de Effort Values nesse atributo. Logo, quando colocamos 252 pontos, o Pokémon só recebe 252/4 desses pontos em atributo real, logo, 63 pontos.
Stab - Sigla para Same-Type Attack Bonus ( Bônus de ataque do mesmo tipo em português ). Ocorre quando o golpe tem o mesmo tipo do pokémon. Quando isso acontece, o dano dado pelo golpe aumenta em 50%. O Stab é muito útil e muitas vezes é o que faz algum golpe ser bom em um pokémon, e em outros não.
Nature - É a natureza do Pokémon. Existem ao todo 25 naturezas diferentes, sendo que todas aumentam um determinado atributo do Pokémon, e diminuem outro. Existem também as naturezas que não mudam absolutamente nenhum atributo do Pokémon.
Essa é a lista de Nature :
Com o + indicando qual atributo está sendo beneficiado, e o - o que está sendo perdido.
HA - Hidden Ability
Tier List - São as diversas categorias em que os pokémons são colocados visando o equilíbrio do jogo. São elas ( do maior para o menor ) : Uber, OU, UU, RU, NU, NFE, LC.
Essa é a tier list oficial da 5ª geração :
- Spoiler:
- http://www.smogon.com/bw/tiers/
Claro que existem outras categorias e tier list. Mas o da Smogon tende a ser o modelo seguido em campeonatos e afins.
Lembrando que você pode se especializar em uma categoria apenas, como por exemplo o UU, ou o RU. Isso varia conforme seu gosto e seu time em particular.
Uber - É a categoria mais forte do jogo, nessa categoria você é permitido usar todos os Pokémons do jogo. Normalmente, essa também se chama a categoria dos Banidos, até porque você pode utilizar livremente Arceus, Deoxys ( Normal e Attack ), Mewtwo e outros pokémons que nunca vão estar em equilíbrio com os mais abaixo.
OU - Sigla para Over Used ( ou muito usados em português ), essa categoria é aonde estão os Pokémons mais fortes excluindo os Ubers. Eles tendem a ter estratégias sólidas, além de ser os melhores na função. Nessa categoria, você pode utilizar todos Pokémons, desde que sejam da categoria OU para baixo. Essa tende ser a categoria mais jogada atualmente, e os torneios tendem a ser desse formato.
Exemplo de pokémons dessa categoria : Dragonite, Salamence, Skarmory e afins.
UU - Sigla para Under Used ( Menos usado em português ), é a categoria onde estão Pokémon fortes, e de certa forma utilizáveis, mas provavelmente são superados por algum outro Pokémon na tier acima. Nessa categoria, você pode utilizar Pokémons que sejam UU ou menor. Essa categoria também é famosa, e possui alguns torneios. Embora com o lançamento da XY, ela ainda não tenha sido criada.
RU - Sigla para Rarely Used ( Raramente usados em português ), é a categoria que se enquadra Pokémons que provavelmente possuem um defeito grande que os impossibilitam de serem muito competitivos, mas ainda podem ser utilizados com algum risco. Nessa categoria você pode utilizar pokémons RU ou menor. Essa categoria não tende a ser muito jogada, e os torneios dificilmente são nesse modelo. Embora com o lançamento da XY, ela ainda não tenha sido criada.
NU - Sigla para Never Used ( Nunca usados ), são pokémons que dificilmente farão a sua função de forma apropriada, ou também, possuem uma opção muitas vezes superior nas tiers acima. Dificilmente você vai querer um Pokémon dessa categoria no seu time. No NU, são permitidos pokémons NU, NFE e LC. Assim como o RU, dificilmente os torneios são nesse formato. Embora com o lançamento da XY, ela ainda não tenha sido criada.
NFE - Sigla para Not Fully Evolved ( Não totalmente evoluídos ), ela não é uma Tier list em si, mas ela se refere a os pokémons que não estão na sua forma final. Eles podem ser usados em qualquer categoria ( menos Little Cup ), e as vezes, conseguem fazer sua função em tiers mais baixas, como NU e RU.
Como dito antes, como não é uma tier list, você não verá torneios desse formato, a não ser que seja uma Clause especial do torneio.
LC - Sigla para Little Cup ( ao pé da letra, Campeonato dos pequenos ). É a tier list que se refere aos pokémons que estão em sua primeira forma. Nessa tier, você é obrigado a jogar com Pokémons level 5 e como dito antes, em sua primeira forma. Pokémons que não possuem evolução em sua maioria são banidos.
Essa tier dificilmente resulta em campeonatos, mas não é impossível.
Nível Competitivo / Mecânicas :
Sets - O conjunto de Nature, EV's, Ataques formam o Set. O set é basicamente a função do pokémon. Um exemplo seria um Set físico de Lucario, um Staller de Ferrothorn e afins.
Movesets - O conjunto de golpes do pokémon dentro de um set.
Staller - São pokémons que possuem grandes defesas, e que focam seu dano por danos passivos, como Stealth Rock, Toxic, Spikes...
Bulky - São pokémons que possuem uma grande capacidade ofensiva, assim como uma grande defensiva. Normalmente esses pokémons possuem uma baixa speed, e utilizam golpes Buffers como Calm Mind e Bulk Up, que também aumentam uma defesa.
Buffer - Golpes que aumentam algum stats do pokémon
Broken - Quando algo está muito acima do nível "médio" da tier, resultando provavelmente no futuro em um possível ban.
Synergy - É a sinergia entre os pokémons, normalmente pelas resistências que cada um possui que acaba ajudando o outro. Um exemplo seria Salamence e Heatran, já que salamance bloqueia todas fraquezas de Heatran, assim como Heatran bloqueia todas de Salamence.
Clause - São as regras da batalha.
NVE - Not Very Effective.
OHKO - Sigla para One-Hit KnockOut, basicamente quando você nocauteia o pokémon adversário em apenas um golpe.
Predict - É o ato de prever o que o oponente está pensando. Um Exemplo de predict seria você com um Rotom-Wash na frente, e seu oponente com um Talonflame. Normalmente seu oponente pensará que você irá dar algum golpe ( Hydro Pump, Volt Switch, Thunderbolt ou afins ) e o matará, então provavalmente ele pensará em trocar. É ai que entra o predict, você prevendo que ele irá trocar de pokémon, você usa o Will-o-Wisp, para assim, o próximo que ele colocar entre com burn. Predict é uma tecnica muito eficaz e que você adquire com o tempo jogando competitivo.
Counter - É quando alguma coisa, torna a outra ineficaz. Um exemplo seria o Rotom-Wash ( como dito acima ) e o Talonflame. Todos os possíveis golpes do Talonflame são Not Very Effective, e também o Rotom-Wash possui 2 Stabs super effective. Fazendo assim o Rotom-W ser um ótimo counter de Talonflame, já que ele praticamente obriga o Talonflame a voltar pra pokébola quando ele entra na luta.
Threat - Literalmente Predadores. É basicamente a lista de pokémon que countera o pokémon em questão.
Weather - São as condições climáticas do jogo. Existem 4 atualmente, são elas : Rain, Sandstorm, Hail e Intense Sunlight.
Auto-Weather - Sigla usada para pokémons que possuem uma habilidade que coloca uma Weather automaticamente no campo. Exemplos são Tyranitar, Abomasnow, Kyogre...
Entry Hazzard - São golpes que possuem efeito no momento que o pokémon entra em campo. Exemplos são Spikes, Stealth Rock...
Rapid-Spinner - São Pokémons que possuem o golpe Rapid Spin em seus Movesets. Muitas vezes esse golpe é necessário para a retirada de Entry Hazzards do campo.
Hyper Offense - São times que focam inteiramente na ofensiva, algumas vezes utilizam Dual Screemers e Hazards para ajuda-los. Esse tipo de time se foca na pressão ofensiva para vencer o jogo, e poucas vezes trocam o pokémon a não ser que seja completamente necessário.
Dual Screemers - São pokémons que muitas vezes carregam o item Light Clay, e tem como função utilizar tanto Reflect quanto Light Screen ( dai o nome DUAL Screemers ).
Staller ( TIME) - Tipo de time que se foca inteiramente na defensiva, e acabam dando dano por meio de danos passivos, como Entry Hazzards, Poison, Burn, Golpes com dano fixo e afins...
Hax - É o ato de ter alguma sorte no jogo que acaba fazendo você virar a mesa. Muitas vezes é usado quando ocorre um Critical Hit no momento certo, ou um Miss.
Priority - São golpes que possuem prioridade independente da Speed do usuário. Esses ataques sempre vão ser primeiro, a não ser que seu oponente tenha uma speed maior e também esteja usando um golpe priority.
Revenge - Ato de matar o pokémon do inimigo logo após um seu ser morto. Existem pokémons com especificamente essa função, eles são chamados Revenge Killers.
Batton Passer - Pokémon com função de usar golpes Buffers ( explicado aqui no tópico ) e passa-los para um outro pokémon, que muitas vezes, não possuem esses golpes. Exemplos claros são Ninjask, Scolipede, Smeargle...
Em breve mais termos...
Última edição por Kenny² em Sex 17 Jan 2014, 02:58, editado 21 vez(es)
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