Eu fui a muitas E3s, mas a E3 2011 pode ser a minha mais memorável por uma razão: PlayStation Vita . Não foi o hardware ou os jogos que me surpreenderam - embora ambos me instigaram - mas a reação dos jogadores e da imprensa. Pessoas bem de fora do ecossistema PlayStation pareciam chocadas com poder e potencial do Vita, e o preço do PS Vita veio bem abaixo das previsões de muitos especialistas da indústria. Houve emoção palpável sobre o dispositivo, e não apenas da comunidade hardcore PlayStation, mas de praticamente todos os outros na indústria também.
Tudo isso, combinado com o que parecia ser um lançamento saudável - facilmente um das maiores da história da indústria - me convenceu de que PS Vita ia ser um sucesso. Eu mesmo fiz previsões ousadas sobre o em-breve sucesso do Vita por escrito. Mas eu não poderia estar mais errado. Enquanto o PlayStation Vita é uma incrível peça de hardware com uma biblioteca incrivelmente subestimada de jogos, a verdade é que, dois anos depois, a trajetória do Vita é atualmente um dos maiores fracassos comerciais.
Mas nada disso importa, porque o Vita não tem algo muito específico que, sozinho, vende hardware: grandes jogos. Eu não sou uma daquelas pessoas que afirmam que o Vita "não tem jogos", porque qualquer pessoa que passe algum tempo com o Vita sabe que isso simplesmente não é verdade. Vita está repleto de softwares de qualidade, tanto que eu não tenho nenhuma esperança de acompanhar tudo. Mas quase todos aqueles softwares só vão ser descobertos por aqueles que já possuem o dispositivo portátil. O Vita não tem um ponto de entrada obrigatório para aqueles que estão atualmente desinteressados, ou mesmo para as pessoas que estão em cima do muro. Não há Mario, Monster Hunter, ou Grand Theft Auto.
No final do dia, deixando de lado as vendas indiscutivelmente pobres, Vita pode estar sofrendo parcialmente de um problema de ótica. Se você não conhece alguém que tenha um, porque você o compraria? Se ele tem má fama em alguns cantos da Internet, por que arriscar e adquirir o seu próprio? Algumas desses problemas a própria Sony foi quem os fez - como exigir ainda-abomináveis e caros cartões de memória proprietários - mas, na realidade, é difícil travar uma batalha árdua quando as forças dominantes sempre parecem estar trabalhando contra você.
O que está faltando é um grande jogo, um título que poderia guiar as massas para PS Vita. Vita já carrega uma taxa de adesão excepcional para uma plataforma tão jovem - donos de um Vita são fervorosamente dedicados ao portátil e eles compram vários e vários jogos - mas o conjunto de proprietários deve crescer se o Vita atrair publishers third party, desenvolvedores além do incrivelmente valioso reino indie, e até mesmo próprios estúdios da Sony. Se estas coisas não acontecerem, Vita será relegado a um nicho cada vez mais fundo até que simplesmente não haja chance de ele ser comercialmente viável. Cartões de memória de lado, eu realmente não acho que o preço seja o grande problema. Acho que a incerteza em torno do futuro Vita é.
Escrito por Colin Moriarty.
Artigo na íntegra (em inglês)
Última edição por feichaw em Qua 18 Dez 2013, 00:30, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya