Na apresentação de sua linha 2014 de GPU's no Havaí, entre uma placa remarcada e uma techdemo e outra, a AMD anunciou o desenvolvimento de uma nova API Gráfica chamada Mantle.
Seguem os slides:
Basicamente, a AMD promete uma API com acesso muito mais próximo ao hardware e imensa otimização de desempenho dos jogos no PC em relação ao DirectX. Algo em teoria similar com o que temos nos consoles, em que os desenvolvedores conseguiriam mais facilmente "tirar leite de pedra" do hardware disponível.
Battlefield 4 será o primeiro jogo a dar suporte à Mantle e rodará nesta API ao invés de DirectX em PC's com GPU's AMD compatíveis. Todos os jogos com a engine Frostbite 3 serão compatíveis.
Como a AMD diz que a API é multiplataforma e compatível com todas as GPU's com arquitetura GCN (não ficou claro se as GPU's da Nvidia e da Intel serão compatíveis ou se a tecnologia será licenciável ou não) os consoles da nova geração estão no bolo. Na prática, isto deve tornar o desenvolvimento de games multiplataforma e o port entre consoles e PC mais fácil.
Resta saber como será a adoção disso e a reação dos desenvolvedores. Pode acabar sendo uma tecnologia restrita na medida que os desenvolvedores não vão poder simplesmente abandonar o DirectX de uma vez. Periga virar algo como o PhisyX da Nvidia, com pouquíssimo suporte e adição de algumas firulas em certos jogos, mas AMD promete mundos e fundos e um negócio muito maior do que isso.Bom,vamos ver.
Entendendo a Mantle (english):
http://www.anandtech.com/show/7371/understanding-amds-mantle-a-lowlevel-graphics-api-for-gcn
Seguem os slides:
Basicamente, a AMD promete uma API com acesso muito mais próximo ao hardware e imensa otimização de desempenho dos jogos no PC em relação ao DirectX. Algo em teoria similar com o que temos nos consoles, em que os desenvolvedores conseguiriam mais facilmente "tirar leite de pedra" do hardware disponível.
Battlefield 4 será o primeiro jogo a dar suporte à Mantle e rodará nesta API ao invés de DirectX em PC's com GPU's AMD compatíveis. Todos os jogos com a engine Frostbite 3 serão compatíveis.
Como a AMD diz que a API é multiplataforma e compatível com todas as GPU's com arquitetura GCN (não ficou claro se as GPU's da Nvidia e da Intel serão compatíveis ou se a tecnologia será licenciável ou não) os consoles da nova geração estão no bolo. Na prática, isto deve tornar o desenvolvimento de games multiplataforma e o port entre consoles e PC mais fácil.
Resta saber como será a adoção disso e a reação dos desenvolvedores. Pode acabar sendo uma tecnologia restrita na medida que os desenvolvedores não vão poder simplesmente abandonar o DirectX de uma vez. Periga virar algo como o PhisyX da Nvidia, com pouquíssimo suporte e adição de algumas firulas em certos jogos, mas AMD promete mundos e fundos e um negócio muito maior do que isso.Bom,vamos ver.
Entendendo a Mantle (english):
http://www.anandtech.com/show/7371/understanding-amds-mantle-a-lowlevel-graphics-api-for-gcn
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya