Priscilla05 escreveu:A maioria de vcs já pegou um mundo mais globalizado, mas naquela época a America Latina literalmente comia poeira em relação aos EUA, Europa e Japão( não que hoje tudo seja perfeito, mas melhorou muito.)
E foi nessa época que a Nintendo formou a sua base de fãs por lá, coisa que aqui aconteceu em muito menor escala, porque os gamers brasileiros que viveram o auge da Nintendo são minoria.
Gostei do artigo inicial e concordo. É muito comum que as empresas hoje (até mesmo grandes marcas famosas no passado) esqueçam-se do que as fizeram ser o que são e se desviem pela sedução capitalista.
Não respeitam mais sua origem, seus valores e o público que conquistaram, focam-se agora apenas nas cifras e como conseguir mais.
Empresas como Vivo, Tim, Claro, Net, Sky, por exemplo, não estão nem aí para os assinantes atuais, se preocupam apenas em ter mais assinantes, fazem mil promoções para eles, enquanto que os assinantes atuais ganham apenas aumento na mensalidade.
Parte disso pode ser entendido pela ótica da herança. Empresas em que os idealizadores iniciais (fundadores) não estão mais no comando, nem possuem mais voz ativa (falando dos que estão vivos, claro), padecem pelo desvio de função... os herdeiros não dão a menor pelota (quando pelo menos sabem dos valores iniciais) para a missão e objetivo da empresa. Recomendo lerem o livro do Steve Jobs, de Isaac. Ele precisou voltar para a Apple porque os cabeçudos que assumiram e botaram ele pra fora não sabiam mais qual era o "dna" da empresa e estavam transformando ela em apenas mais uma.
O outro lado também é verdadeiro: enquanto a Nintendo ficar fechada no nicho de mercado que ainda acredita nela (leia-se, seus fãs incondicionais), ela só estará perdendo, olhando apenas para o próprio umbigo. Essa abordagem não funciona mais, pois, como a
Priscilla05 mencionou, agora a era é da globalização... e também da facilidade de acesso aos produtos e marcas de qualquer canto do mundo.
A Nintendo sabe muito bem da importância do Brasil e que nosso povo compra seu produto de uma forma ou de outra, é como a própria Apple... um dos fatos é que nossa burocracia e carga tributária desanima qualquer um. Pensem bem: para que Nintendo, Apple... vão se preocupar em se submeter a essas regras para entrar num mercado que já está comprando seus produtos lá fora? Quando compramos nossos eletrônicos via muambeiro, paraguayzero, mercadolivre, lojinha da esquina, importadores, quem quer que seja, estamos comprando o produto lá no seu país de origem onde é vendido legalmente e gera os lucros esperados para as empresas.
Deixe eu dizer de outra forma: eu compro um 3DS aqui (modelo americando, por exemplo). Para que ele chegue em minhas mãos, alguém comprou ele lá nos EUA. Portanto, a Nintendo americana considerou ele como uma venda no mercado americano, e pagou seus impostos lá e ainda teve seu lucro. Pra que é que ela vai se preocupar em nacionalizar ele aqui no Brasil para vender com uma margem de lucro bem menor e ter muito mais dor de cabeça? Ela prefere ir empurrando com a barriga, e a gente continua comprando de um jeito ou de outro.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya