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    Rumor: Microsoft underclockando a GPU do Xbox One em 100MHz ou 200MHz - problemas de produção (confirmado) e suposto aquecimento

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    Rumor: Microsoft underclockando a GPU do Xbox One em 100MHz ou 200MHz - problemas de produção (confirmado) e suposto aquecimento Empty Rumor: Microsoft underclockando a GPU do Xbox One em 100MHz ou 200MHz - problemas de produção (confirmado) e suposto aquecimento

    Mensagem por SpecialAgentZ Qui 06 Jun 2013, 15:49

    Rumor: Microsoft underclockando a GPU do Xbox One em 100MHz ou 200MHz - problemas de produção (confirmado) e suposto aquecimento Xbox-one__large

    Varias fontes estão reportando que o Xbox One está tendo problemas de aquecimento. Por causa disso, a Microsoft pode ter sido obrigada a reduzir o clock da GPU em 100 ou 200 MHz, resultando em um poder computacional reduzido para 800-900 Gflops.

    Já ouvimos que o Playstation 4 é mais poderoso em comparação ao Xbox One. Diminuindo os clocks da GPU, o Xbox One sofreria um downgrade no poder.
    O lado positivo disso é que o sistema teria taxas de falha menores, estando menos sujeito a sofrer problemas [Nota: refere-se a problemas como o RRoD do X360].

    Porém, esta é uma noticia desagradável para pessoas que buscavam a melhor experiência possível no Xbox One.
    Por exemplo, alguns jogos que poderiam rodar a 60fps no Playstation 4, acabariam rodando a 30fps no console da Microsoft.

    Fonte 1: Gamefocus


    Abaixo segue a tradução de uma das fontes que vazaram o rumor

    Por Torrence Davis

    "Há um mês atrás, eu fui informado por uma fonte anônima de que a Microsoft estava tendo problemas de aquecimento com o Xbox One. Não haviam detalhes suficientes para levar a história para frente, então eu a mantive acobertada até maiores informações sobre o assunto emergirem.

    Hoje, uma fonte completamente diferente próxima ao projeto do Xbox One, informou-me de que a Microsoft terá de underclockar (reduzir o clock) em 100 ou 200 MHz para arrumar os problemas de aquecimento do sistema.

    O que isso significa para os desenvolvedores? Bem, nós já sabemos que o PS4 tem mais poder de fogo do que o Xbox One. Ele tem RAM e largura de banda do bus mais velozes do que o Xbox One. Underclockar o sistema irá aumentar ainda mais a diferença de poder entre os dois consoles, mas ao mesmo tempo, irá manter as taxas de falhas no Xbox One muito baixas.
    A última coisa de que precisamos é de outro fiasco como o Red Ring of Death.

    Em termos de jogos, você verá uma diferença significantiva em títulos multiplataforma.
    Clock mais baixo significa FPS mais baixos. Isso significa que um jogo rodando a 60fps no PS4 pode acabar rodando a apenas 30 no Xbox One.
    Mesmo dadas as atuais especificações do console (sem levar em conta o underclock), provavelmente este continuaria sendo o caso, exceto pelo fato de que agora estamos underclockando a GPU.
    Isso poderia afetar outras coisas como os valores de Pico de Rendimento dos Shaders.

    Como exemplo, se Minecraft fosse lançado para o Xbox One e o PS4, você não veria nenhuma diferença. Porém, um jogo como Battlefield 4 pode rodar com taxa de quadros mais baixos no Xbox One do que no PS4.

    Ainda não sabemos o quanto a eSRAM irá melhorar ou piorar o desempenho do Xbox One. Também não podemos deixar de fora o fato de cada desenvolvedor, cada jogo e cada engine rodar de formas diferentes. Eles poderiam, teóricamente, aumentar a taxa de quadros do Xbox One para ficar a altura do PS4 reduzindo efeitos de Anti Aliasing e diminuindo a resolução.

    Eu recebi esta informação de duas fontes diferentes, mas eu ainda trataria ela como rumor até que nós consigamos mais informações da Microsoft. As coisas ainda podem mudar até o lançamento.

    Eu não me preocuparia muito com esse problema porque underclockar o sistema é o caminho mais seguro para se tomar quando problemas como esse surgem.
    O maior teste será feito quando a Digital Foundry colocar as suas mãos no primeiro titulo multiplataforma de próxima geração."


    Fonte 2: Stfuandplay

    ***[ATUALIZAÇÃO]***

    Há ainda um tópico aberto no NeoGaf com vazamentos e uma discussão sobre o assunto com aparentes confirmações de que a Microsoft estaria enfrentando problemas com o rendimento do processo de manufatura da eSRAM.

    Explicação [retirada do NeoGaf]:

    Rumor: Microsoft underclockando a GPU do Xbox One em 100MHz ou 200MHz - problemas de produção (confirmado) e suposto aquecimento 28nm-wafer
    "Basicamente, eles criam um grande wafer circular de silício e colocam as trilhas condutoras para o chip (processador ou memória) sobre ele (para saber como é feito, http://www.geek.com/chips/from-sand-to-hand-how-a-cpu-is-made-832492).

    Em cada um desses wafers pode-se alocar muitos chips, os quais eles então cortam (como se estivessem cozinhando uma pizza e então cortando em fatias idênticas).

    Porém, haverão defeitos no wafer, e os chips que ocupam áreas defeituosas ou são inúteis ou podem ser usadas como peças de menor desempenho desativando-se partes do chip (por exemplo, se uma GPU tem 18 unidades de computação, você poderia usar apenas 16 se o defeito se encontra em uma das outras. O PS4 já faz isso por usar apenas 18 das 20 CUs, para que assim eles possam ter 2 como redundância para melhorar o aproveitamento de chips produzidos.

    Nem todos eles saem uns iguais aos outros e alguns podem lidar com maiores tensões (volts) do que outros, então estes podem ter clocks maiores.

    O problema é quando você tem chips enormes [Nota: é o caso do XONE].
    Quanto maior o chip, maior é a chance de que cada chip apresentará um defeito.
    Se você tem 10 defeitos no seu wafer mas você aloca 100 pequenos dies no wafer, nesse caso apenas 10% deles seriam jogados fora ou reaproveitados como peças de menor desempenho. Mas se você aloca apenas 10 em um wafer [Nota: no caso de se ter um die maior], então é provável que muitos deles terão algum desses defeitos.
    Facilmente de 30 a 50% teriam de ser jogados fora, ou até mesmo todos eles.

    O Xbox One usa uma APU que possui um die realmente enorme que precisa acomodar a CPU, GPU e, no caso do Xbox One, também a ESRAM, sendo que esta última possui uma imensa quantidade de transistores, e por conta disso, ocupa um enorme espaço físico no chip.
    Eles então acabam por ter pequeno poder no hardware, porém com um die imenso com 5 bilhões de transistores, tendo então baixo aproveitamento dos chips produzidos.

    Normalmente, hardware de baixo desempenho possuem um pequenino die, então o aproveitamento é muito bom. Mas por algum motivo que só a Microsoft sabe, eles decidiram seguir com esta APU gigantesca com ESRAM.

    No caso da Sony, o espaço do chip foi alocado para uma GPU mais poderosa e sua APU não foi desenhada se baseando na necessidade de ESRAM (já que eles não economizaram na VRAM, que é uma coleção de chips separados que são embutidos na placa de circuito impresso e conectados à APU através de um BUS de memória)."



    Traduzido e adaptado por SpecialAgentZ, SVP Team 🤡

    Textos traduzidos de duas fontes inclusas em forma de link no corpo da news:

    Fonte 1: Gamefocus

    Fonte 2: Stfuandplay
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    Mensagem por VirtualBoy Qui 06 Jun 2013, 15:55

    Poder gráfico impressiona,mas não é importante em um console.Mas esse negócio de trava de jogos usados e foco em TV e outras coisas multimídia do Xbox One decepcionam muito.
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    Mensagem por skybite Qui 06 Jun 2013, 15:58

    ainda não entendi o porque a microsoft está fazendo isso com o novo Xbox, qual propósito atrás de "acabar" com jogos emprestados...
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    Mensagem por VirtualBoy Qui 06 Jun 2013, 15:59

    skybite escreveu:ainda não entendi o porque a microsoft está fazendo isso com o novo Xbox, qual propósito atrás de "acabar" com jogos emprestados...

    Ora,as empresas lucram mais com jogos novos do que com jogos usados.
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    Mensagem por skybite Qui 06 Jun 2013, 16:02

    VirtualBoy escreveu:
    skybite escreveu:ainda não entendi o porque a microsoft está fazendo isso com o novo Xbox, qual propósito atrás de "acabar" com jogos emprestados...

    Ora,as empresas lucram mais com jogos novos do que com jogos usados.
    sim, mas isso está virando uma campanha negativa, tanto que 1 dia depois da conferencia do Xbox one, o amazon vendeu WiiU p caramba

    fonte:
    http://info.abril.com.br/games/noticias/2013/05/anuncio-do-xbox-one-aumenta-vendas-do-wii-u.shtml
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    Mensagem por Robert Prado Qui 06 Jun 2013, 17:11

    Naquele trambolho, para toda a circulação de ar e ainda tem este tipo de noticia? lol

    Não aprendeu com os erros da atual geração e quer repetir na 8ª. Espero que o PS4 não tenha este tipo de problema, espero que a nova Sony, com cultura diferente analise bem o hardware e seja que nem a Nintendo: Fazendo excelentes hardwares que dificilmente dão problema no inicio da geração.
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    Mensagem por SpecialAgentZ Qui 06 Jun 2013, 17:32

    Essa parte de temperatura ainda é um rumor, para este caso os rumores apontam para a redução de clock como forma de mitigar o problema.

    Já o problema com a produção dos chips, e possível necessidade desta redução do clock para melhorar o aproveitamento de cada wafer... esse está sendo confirmado lá pelos camaradas do NeoGaf.

    A coisa parece que fedeu por causa da EDRAM...
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    Mensagem por Robert Prado Qui 06 Jun 2013, 17:34

    SpecialAgentZ escreveu:Essa parte de temperatura ainda é um rumor, para este caso os rumores apontam para a redução de clock como forma de mitigar o problema.

    Já o problema com a produção dos chips, e possível necessidade desta redução do clock para melhorar o aproveitamento de cada wafer... esse está sendo confirmado lá pelos camaradas do NeoGaf.

    A coisa parece que fedeu por causa da EDRAM...
    Mas isso daí não daria tempo de correção até o fim do ano (lançamento) ou seria algo mais burocrático para voltar atrás na decisão?
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    Mensagem por SpecialAgentZ Qui 06 Jun 2013, 17:45

    Robert Prado escreveu:
    SpecialAgentZ escreveu:Essa parte de temperatura ainda é um rumor, para este caso os rumores apontam para a redução de clock como forma de mitigar o problema.

    Já o problema com a produção dos chips, e possível necessidade desta redução do clock para melhorar o aproveitamento de cada wafer... esse está sendo confirmado lá pelos camaradas do NeoGaf.

    A coisa parece que fedeu por causa da EDRAM...
    Mas isso daí não daria tempo de correção até o fim do ano (lançamento) ou seria algo mais burocrático para voltar atrás na decisão?

    Não dá tempo de corrigir porque depende puramente do amadurecimento das técnicas de produção das FABs (onde os chips são fabricados), até as taxas de falhas ficarem menores. Ela não conseguiria suprir a demanda de consoles (faltaria consoles nas prateleiras).
    A MS não poderia se dar ao luxo de esperar anos para isso acontecer, ficaria anos atrás e acabaria não conquistando nada do mercado.

    A curto prazo a forma de contornar isso sem ter fazer uma reengenharia do chip ou atrasar a produção até que o processo de fabrico se tornasse mais eficiente, o que levaria muito tempo, seria "aumentar a tolerância", diminuindo os clocks.


    Ainda sobre o assunto mas mais como fator de curiosodade, é o amadurecimento das técnicas de fabricação que permite que haja maior aproveitamento do wafer, com menos unidades perdidas e consequentemente reduzindo preço. Esse é um dos fatores que leva a redução de preço de aparelhos e componentes com o tempo e pode aumentar os lucros da fabricante a longo prazo e reduzir o preço para o consumidor. (Aliás, ai entra até como um dos motivos pelo interesse em manter os consoles por mais tempo no mercado e o motivo do preço ser tão mais baixo em comparação aos lançamentos).

    No caso de processadores de desk e notebooks por exemplo, é o amadurecimento que permite, dentro de uma mesma família e arquitetura, que com o tempo processadores com clocks mais altos sejam lançados, com os melhores exemplares da época sendo vendidos como processadores de preços mais elevados (os Extreme da Intel, por exemplo).

    Quando o processo está rendendo pouco, tudo encarece porque as únidades funcionais por wafer são menores. Alguns anos atrás, as placas mid e high end da Nvidia estavam caríssimas justamente porque o processo de fabrico não estava rendendo bem por wafer.


    Última edição por SpecialAgentZ em Qui 06 Jun 2013, 17:55, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por KSPS Qui 06 Jun 2013, 17:51

    Valeu por ter trazido estes rumores!

    Isto seria bom para o Wii U, que teria mais games compartilhando quase o mesmo processamento que o XONE.
    Seria ruim para o PS4, que ele teria jogos exclusivamente potentes para ele...

    Só seria bom para o PS4 caso as vendas estejam em alto nível, para não ser um investimento de risco.... nossa, este começo de geração tá uma bagunça!
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    Mensagem por Robert Prado Qui 06 Jun 2013, 18:04

    Valeu pela explicação AgentZ.

    Então a M$ provavelmente está numa saia justa.
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    Mensagem por pikachuboy' Qui 06 Jun 2013, 18:07

    Ja vai chegar ao consumidor com problemas...lol

    estou até com dó da MS de tanto que ela anda se ferrando...
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    Mensagem por Allusian Qui 06 Jun 2013, 19:16

    A volta da luz vermelha da morte - breve no cinema mais próximo de você.
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    Mensagem por x0exe Qui 06 Jun 2013, 19:31

    Nada demais, ou pelo menos nada que ponha o console mais para baixo ainda.
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    Mensagem por justiceiro Qui 06 Jun 2013, 20:15

    Ainda sobre o assunto mas mais como fator de curiosodade, é o
    amadurecimento das técnicas de fabricação que permite que haja maior
    aproveitamento do wafer, com menos unidades perdidas e consequentemente
    reduzindo preço. Esse é um dos fatores que leva a redução de preço de
    aparelhos e componentes com o tempo e pode aumentar os lucros da
    fabricante a longo prazo e reduzir o preço para o consumidor. (Aliás, ai
    entra até como um dos motivos pelo interesse em manter os consoles por
    mais tempo no mercado e o motivo do preço ser tão mais baixo em
    comparação aos lançamentos).

    Ainda nesse assunto, uma curiosidade é que os consoles de primeira leva também são os mais duradouros(acho que aúnica exceção fo o X360). Pode parecer estranho, mas como ele mesmo disse, novos modelos tem menos redundâncias e acabam optando por materias mais baratos, ou seja, tem seu ciclo de vida reduzido(sabe aquela cafeteira da sua mãe que durou 20 anos e a que você comprou ano passado já tá quebrada?). Contudo, os novos modelos sempre trazem correção de problemas das primeiras gerações, como a eliminação das RROD e dos problemas nos leitore do PS3.

    Engraçado ler uma notícia dessa, depois que a própria microsoft declarar que num vai cometer os mesmos erros que cometeu com o 360 em relação as 3RLOD. Mas pra ser sincero, toda essa comparação que fazem entre PS4 e X1 baseado em rumor num faz sentido nenhum pra mim. Nada garante que alguns detalhes do hard do ps4 não possam mudar tambem. Vou deixar quieto.

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