Bom, faltou o autor do tópico pesquisar e expor também o lado da Nintendo; seria mais justo trazer o outro lado da história e deixaria o tópico menos tendencioso para uma das partes pelo que observei e li. A impressão que me passou é de que a Nintendo é a única vilã da história e todos sabemos que isso não é verdade, principalmente no caso do sistema online da Nintendo e por outros posicionamentos da EA no mercado dos games e que é de conhecimento público. Entretanto, vou discordar de algumas afirmações postadas pelos colegas:
O que mais observo que tanto algumas 3rds e uma grande parte do público em geral, adoram responsabilizar a Nintendo quando um determinado jogo não consegue um expressivo número de vendas em um console da BigN, culpando a mesma por isso. Mas quem compra os jogos, não são os jogadores? Não somos nós que decidimos quais os jogos que mais nos agradam? Qual a culpa que a Nintendo tem nisso? Se alguém tem que ser responsabilizado que seja nós jogadores, já que determinamos o sucesso ou não de um jogo em uma determinada plataforma. Será que agora a Nintendo terá que determinar que o seu público, compre jogo x ou y para agradar 3rd? E os ports mal feitos, de qualidade duvidosa em relação as concorrentes, que são lançados para os consoles da BigN como Fifa 13 por exemplo? E ainda querem vender?
JonathanAlis escreveu:
"hoje em dia a Nintendo precisa mais da EA do que a EA precisa da Nintendo, pelo menos por parte do wii U"
Discordo. O que o WiiU precisa é dos jogos First e Second Parties da Nintendo para aumentar a base do console, que é algo que não irá demorar muito. E levando em consideração que a EA vende pouco, obtém lucro irrisórios e aparentemente suspendeu o suporte ao console através das últimas notícias, não creio que a Nintendo dependa dela tanto assim. O WiiU não deixará de vender por falta de suporte da EA, isso é fantasia.
JonathanAlis escreveu:
"Nintendo sem EA: perde uma boa parte do mercado, principalmente na europa e EUA, que tem os fanáticos por fifa e madden."
Que mercado é esse? De adultos, jovens ou crianças? Ou de jogos "hardcores" e "casuais"? Quantos "fanáticos" por Fifa e Madden determinariam a compra do console por apenas 2 jogos ou pelos jogos de uma única empresa? Afirmação exagerada da sua parte. Como se pode afirmar que o WiiU irá perder mercado pela falta de 2 jogos? Será que o WiiU e a Nintendo são tão limitados assim, para serem tão dependentes da EA? Pessoal se esquece - e muito convientemente quando se trata da Nintendo- que não existe somente a EA e tampouco ela é determinante para o sucesso do console ou não. O WiiU terá suporte de outras empresas igual e, porque não, mais talentosas que a EA. Capcom, Ubisoft, Konami, Square, Sega e tantas outras, com suas centenas de jogos, e o WiiU vai perder mercado nos EUA e Europa por causa de Fifa e Madden? E nem citei os jogos First Party. Ademais, uma geração de consoles não dura 5~6 anos? Não é melhor esperarmos o console firmar-se no mercado para tirarmos conclusões deixando o achismo de lado? Vamos pensar pessoal; mais razão e menos paixão nas afirmações.
JonathanAlis escreveu:
"quem ta se ferrando nessa história é a nintendo."
Discordo novamente! Pode parecer, que com todo esse escarcéu que a EA está fazendo -inclusive MENTINDO, dizendo que a Frostbite3 nem sequer rodou no WiiU, sendo que foi apresentado uma demo de Battlefield 3 na E3 no lançamento do console, então essa desculpa não se sustenta- a Nintendo esteja levando a pior. Mas a E3 já está aí, os jogos que todos esperam serão anunciados, possivelmente a base instalada do console vai crescer, o PS4 e o 720(?) provavelmente só estarão disponíveis ano que vem o que dará uma pequena vantagem ao WiiU no que concerne o aumento de sua base, as concorrentes da EA vão lançar seus jogos também, e a mesma venderá em uma plataforma a menos em relação as demais. Mas aí dizem: mas se os jogos da EA não vendem muito no WiiU, para que lançar? Até pode vender pouco, mas penso que é melhor do que vender nada na plataforma, deixando espaço para as concorrentes (imaginem PES e CoD sozinhos em uma plataforma com milhões de consumidores?). A longo prazo quem se "ferra"?
Robert Prado escreveu:
"Ou seja, a menos que a thirdie lance jogo exclusivo para o sistema, a Nintendo não dá um foda para elas."
Não entendi muito bem seu raciocínio, mas é muito difícil uma 3rd lançar um exclusivo para somente uma plataforma. Isso é ilusão, já que as mesmas são multiplataformas e esperam vender o máximo possível de software. Iwata já afirmou que não vai pagar por exclusividades, o que eu acho muito sensato. Acredito que essa postura pode ter deixado muitas 3drs irritadas (Crysis 3?) e com uma extrema má vontade para desenvolver para o console, já que a compra de exclusividades pode ser uma prática comum nos bastidores da indústria de entretenimento e não duvido dessa manobra por parte da Sony e MS para deixar seus produtos mais atraentes. É apenas suposição da minha parte, mas acredito que seja possível, vide tanta quebra de exclusividade que a Nintendo já sofreu como por exemplo, Viewtiful Joe, RE4, os RE's do Wii, RE Revelations e Rayman Legends.
hayt escreveu:
"Só por que uma empresa é grande ela não pode passar por cima de tudo. É a terceira Lei de Newton: a toda ação, existe uma correpondente reação. Infelizmente acho que a Nintendo está se vangloriando demais, pensando que são as tridies que dependem dela, e não o contrário. A Electronics Arts, Capcom, Konami, todas essas empresas continuaram a desenvolver jogos, queira a Nintendo exista ou não."
O quê???
Não entendi muito bem. Me explique quais são as atitudes que a Nintendo anda tomando que estão passando por cima de tudo? Será porque ela deixou seu console de mesa ser lançado sem nenhum 1st Party -algo inédito por sinal- para dar espaço as 3rds e não prejudicar as vendas dos jogos das mesmas com um possível Mario 3D ou Smash Bros, poucas aproveitaram, e ela acabou se prejudicando a si mesma? Será porque ela está dando uma abertura -como nunca deu antes- a desenvolvedores pequenos e indies? Ou disponibilizando ambientes de trabalho como o Nintendo Web Framework, para que desenvolvedores criem aplicativos para o sistema?
Onde que você viu/leu que a Nintendo está se vangloriando perante as 3rds? Será que é porque a mesma passou todas as gerações do N64, GC e Wii, praticamente levando seus consoles nas costas, com o apoio de poucas empresas, sendo que a maioria desenvolvia para a concorrência? Se for por isso, tenho que concordar, duvido que outras conseguiriam tal proeza.
Vamos ver se quando o WiiU estiver firme no mercado, com seus jogos 1sts e 2nds, com uma base instalada significativa, com as desenvolvedoras concorrentes lançando jogos e conseguindo extrair todo o poder do console, a EA vai continuar sustentando essa situação.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya