por aceito.mp Dom 18 maio 2014, 15:46
A evolução gráfica do Wii finda com o empate técnico mais ou menos proporcionalmente uniforme entre Mario Galaxy 2 e Metroid Prime 3. Nessa plataforma, tudo além desses dois jogos é de qualidade técnica inferior.
Metroid, apesar de não usar os efeitos de Galaxy, compensa isso com a geometria complexa de seus cenários, também com a resolução superior das suas impessionantes texturas. Galaxy 2, por sua vez, se vale da visão em terceira pessoa para minimizar a perda visual decorrente da baixa qualidade dessas texturas, assim como de seus extensos fundos bidimensionais, que passam a ilusão de uma profundidade de campo que o jogo simplesmente não tem.
Galaxy é mais ou menos um Wind Waker sem oceano, com sua trucagem de ilhas visíveis distantes alcançáveis que se formam conforme o jogador se aproxima delas. Esse é um truque corrente em diversos jogos da Nintendo.
O que chama atenção nesses dois jogos é ambos rodarem a 60 quadros por segundo, e ainda assim se manterem visualmente acima dos demais concorrentes. Essa característca destacável levaria empresas como Treasure a programar seu Sin and Punishment para rodar a essa mesma taxa de atualização, isso somente para seguir o rastro do que havia de melhor no console.
Considero possível comparação entre Galaxy e Sunshine. Contudo, é preciso lembrar que Sunshine roda a 30 quadros por segundo, é tematicamente pouco diversificado e não tem um shader sequer. Embora esses fatos guradem seu peso definidor, o modo como ele é geometricamente mais complexo que Galaxy é o contrapeso compensador, isso pela liberdade que dá com relação ao controle da câmera.
O fato de o cabo rgb ter sido artigo de luxo no Gamecube pode ser o motivo para muitos considerarem essa comparação absurda. Mas é fato que Galaxy talvez não fosse possível no Gamecube; talvez, é necessário reforçar isso, porque nessa plataforma de 2001 existe um jogo chamado Rogue Squadron que se assemelha muito ao engenhoso modo por que a Nintendo logrou seu resultado superior em Galaxy. Entre o visual desses dois jogos se estabelece um paralelo bastente implícito que alguns podem decifar sem maiores explicações.
Já com relação a Metroid Prime 3 não há qualquer possibilidade dele rodar no Cube. Trata-se do jogo mais pesado do Wii. E só não foi melhor porque, após a derrota para halo sofrida por Prime 2, a Nintendo já não esperava muito das vendas dele.
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