Retirado de: Kotaku
Você já deve saber, mas somos apaixonados por RPGs japoneses aqui no Kotaku. Todos nós já curtimos um pouco de Final Fantasy, Dragon Quest, ou qualquer jogo da série Tales. Mas hoje é diferente: não vamos falar dos peixes grandes do JRPGs. Não. Hoje o foco é em alguns dos games indies do gênero que estão rodando por aí.
“Mas espera aí!”, você diz praticamente berrando na minha direção. “Jogos japoneses pequenos raramente chegam aqui no Ocidente. Por que devemos nos preocupar com esses games, então?”. Ora, interlocutor imaginário, nesse mundo globalizado você já deveria saber que nem tudo o que é japonês é realmente feito no Japão.
Nos EUA, por exemplo, existe uma vasta quantidade de estúdios independentes que ecoam nos seus jogos as maravilhas dos JRPGs clássicos de outrora, conseguindo simultaneamente criar algo contemporâneo, mas que tenha traços de um robusto design moderno. Então vamos ser flexíveis com a terminologia, ok? Não estamos falando de RPGs estritamente japoneses, mas RPGs-no-estilo-japonês, se você preferir.
Hoje quero dividir com você 11 desses JRPGs indies que merecem a sua atenção. Uma parte deles já foi lançada, outra está prestes a aparecer em várias plataformas por aí. Se você está de olho em algum outro game do gênero e também quer dividir o seu entusiasmo com a gente, é só correr para seção de comentários.
Alcarys Complex
O combate em Alcarys Complex é um tanto… complexo. O RPG indie foi lançado no fim do ano passado por uma companhia chamada Modest Arcade. Passei umas horinhas com uma versão prévia desse jogo na última semana, e demorei quase 40 horas para matar um coelho. Mas o roteiro é fantástico e as ideias do jogo são realmente interessantes: seus personagens não evoluem quando matam inimigos, mas quando conversam com outras pessoas. Conversas, veja só! Eles tem uma demo no site deles, se quiser testar.
Penny Arcade: On The Rain-Slick Precipice of Darkness 4
Celebrando o melhor do estilo japonês nos RPGs, no quarto episódio da série Precipice of Darkness do Penny Arcade, você pode capturar monstrinhos para lutar pra você, no melhor estilo Pokémon. Consegui passar um tempo com o game durante a PAX East deste ano, e ele parece cada vez mais bonito. O lançamento está marcado entre abril e julho deste ano, para PC e Xbox Live Indie Games.
Anodyne
Clones de Zelda são encontrados aos baldes por aí. Bons clones são bem mais difíceis. E quando você encontra com um clone de Zelda tão bom que parece ter saído diretamente dos piores pesadelos de alguém? Isso é raro e ao mesmo tempo muito incrível.
Dragon Fantasy
O primeiro game de Dragon Fantasy, um RPG 8-bit que foi feito para emular traços de clássicos com que crescemos jogando, será lançado para o Vita e o PS3 na semana que vem. A segunda parte, uma continuação em 16-bit, e será lançado no meio do ano. A primeira parte está cheio de calabouços e florestas para serem explorados, permeados por um combate por turnos clássico. O segundo lembra muito Chrono Trigger, e tem até mesmo o seu próprio Mode 7. Quem é das antigas, vai se lembrar.
Tempus Chronicle
Conheci Tempus Chronicle pela primeira vez no ano passado, quando seus desenvolvedores tentaram arrecadar US$ 200 mil para a série de RPG em episódios que estavam tentando tirar do papel, um game que eles descreviam como uma mistura entre Lost e Final Fantasy. Infelizmente a campanha não rolou, mas o jogo será criado mesmo assim, apesar de ainda não termos uma data de lançamento. Vamos ficar de olho!
Sully: A Very Serious RPG!
Misturando a estética de Phantasy Star IV com um humor pastelão, Sully: A Very Serious RPG! chamou minha atenção pela primeira vez quando o vi rodando em uma estande da PAX East no mês passado. A ideia do jogo chama atenção, já que quase ninguém está pensando em criar um jogo desse gênero que não se leva a sério.
Nameless: The Hackers
Estou curtindo esse bizarro RPG no meu smartphone há alguns dias, e parece ser ter um conceito inovador. Metade novela visual, metade RPG com combate por turnos onde cada luta é uma metáfora para um hack de computador, Nameless: The Hackers é uma boa distração para o meu dia-a-dia.
Boot Hill Heroes
Se você vai tirar referências óbvias de um game, tem coisas piores para escolher do que Mother 3, e as pessoas por trás de Boot Hill Heroes sabem disso. Não temos nenhuma data de lançamento ainda para o RPG passado no Velho Oeste, mas joguei uma demo na PAX East esse ano e estou ansioso para colocar as mãos no produto final.
Pier Solar
Depois de uma excelente campanha no Kickstarter para conseguir reviver sua versão do Mega Drive – sim, eu disse Mega Drive –, o clássico RPG deve aparecer agora em outras plaformas. Isso significa que os devs por trás de Pier Solar agora tem uma tarefa trabalhosa em mãos. O bacana é que todo mundo que jogou o original no console da Sega lembra com muito carinho desse RPG. Estou empolgado que finalmente vou conseguir jogá-lo.
Echoes of Eternea
Echoes of Eternia também passou por uma campanha no Kickstarter ano passado, mas parece que veio diretamente de 1998. Talvez isso seja um insulto para algumas pessoas, mas para os fãs de JRPG, pode ter certeza que é o maior dos elogios.
Citizens of Earth
Tenho o coração mole em relação aos RPGs de comédia. Citizens of Earth — um jogo meio estranho onde você toma o papel de um político caricato – acerta exatamente nesse ponto, injetando muito humor em um game com sabor de Earthbound.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya