Fica aí a pergunta, digam qual você acha que é a marca japonesa mais forte hoje, a gigante Sony com sua enorme extensão de marca ou Nintendo, a famosa marca de games?
E se eu lhe dissesse que o principal objetivo do marketing é dominar a categoria e que uma marca forte é a melhor maneira de garantir vida longa e saudável à companhia? Você mudaria de opinião?
A todos que disseram que a Sony é uma marca mais forte que a Nintendo, eu compreendo o que lhes fizeram pensar assim, mas vocês estão errados.
Devido a cultura japonesa ser fundamentada na disciplina e rigidez, as empresas japonesas são as melhores no aspecto de organização, qualidade e eficiência, o que fez com que o Japão “exportasse” modelos de gestão para o ocidente, como KANBAN, 5 S e Sistema Toyota de Produção, bem como toda a filosofia que originou a Gestão de Qualidade hoje aplicada em empresas do mundo todo. Resumindo, o Japão é ótimo com processos que podem ser quantificados e controlados, mas quando se trata de vender e fortalecer marca, a coisa muda.
Embora as empresas japonesas sejam admiradas no mundo todo, sua margem de lucro média é de 1%. Já a das empresas norte-americanas é de 5%. Para vocês terem uma noção, a margem de lucro do Wal-Mart é de 3,5%. Ou seja, o varejo americano mesmo com sua alta competitividade tem uma margem maior do que a média das companhias japonesas.
O guru Al Ries costuma brincar dizendo que quando uma empresa japonesa chega ao ponto de ser dirigida por um inglês, é sinal de que ela não está bem.
No começo de 2009, Howard Stringer, um britânico do País de Gales assumiu a presidência global da Sony prometendo por ordem na casa.
Por que a Nintendo é mais forte
FOCO.
Enquanto a Sony é uma grande marca guarda-chuva, produzindo de headphones a TV LCD, a Nintendo se foca em games, mantendo a liderança nesse mercado há quase 20 anos.
Na última década, o faturamento da Sony foi de $681,6 bilhões e seu lucro de $9.5 bilhões, ou seja, margem de 1,4%. Nesse mesmo período, a Nintendo faturou “apenas” $75,3 bilhões, lucrando $11,5 bilhões! Isso mesmo, a Nintendo faturou nos últimos 10 anos mais do que a Sony e seu extenso mix de produtos.
São poucas empresas globais que podem encher o peito e dizer que tem margem de lucro superior a 10%, principalmente se tratando de uma japonesa. A Nintendo tem uma margem de lucro de 15,3% e é líder absoluta em vendas e em market-share, isso faz dela uma marca muito mais forte (e saudável) do que a Sony.
Obrigado a todos que responderam!
E se eu lhe dissesse que o principal objetivo do marketing é dominar a categoria e que uma marca forte é a melhor maneira de garantir vida longa e saudável à companhia? Você mudaria de opinião?
A todos que disseram que a Sony é uma marca mais forte que a Nintendo, eu compreendo o que lhes fizeram pensar assim, mas vocês estão errados.
Devido a cultura japonesa ser fundamentada na disciplina e rigidez, as empresas japonesas são as melhores no aspecto de organização, qualidade e eficiência, o que fez com que o Japão “exportasse” modelos de gestão para o ocidente, como KANBAN, 5 S e Sistema Toyota de Produção, bem como toda a filosofia que originou a Gestão de Qualidade hoje aplicada em empresas do mundo todo. Resumindo, o Japão é ótimo com processos que podem ser quantificados e controlados, mas quando se trata de vender e fortalecer marca, a coisa muda.
Embora as empresas japonesas sejam admiradas no mundo todo, sua margem de lucro média é de 1%. Já a das empresas norte-americanas é de 5%. Para vocês terem uma noção, a margem de lucro do Wal-Mart é de 3,5%. Ou seja, o varejo americano mesmo com sua alta competitividade tem uma margem maior do que a média das companhias japonesas.
O guru Al Ries costuma brincar dizendo que quando uma empresa japonesa chega ao ponto de ser dirigida por um inglês, é sinal de que ela não está bem.
No começo de 2009, Howard Stringer, um britânico do País de Gales assumiu a presidência global da Sony prometendo por ordem na casa.
Por que a Nintendo é mais forte
FOCO.
Enquanto a Sony é uma grande marca guarda-chuva, produzindo de headphones a TV LCD, a Nintendo se foca em games, mantendo a liderança nesse mercado há quase 20 anos.
Na última década, o faturamento da Sony foi de $681,6 bilhões e seu lucro de $9.5 bilhões, ou seja, margem de 1,4%. Nesse mesmo período, a Nintendo faturou “apenas” $75,3 bilhões, lucrando $11,5 bilhões! Isso mesmo, a Nintendo faturou nos últimos 10 anos mais do que a Sony e seu extenso mix de produtos.
São poucas empresas globais que podem encher o peito e dizer que tem margem de lucro superior a 10%, principalmente se tratando de uma japonesa. A Nintendo tem uma margem de lucro de 15,3% e é líder absoluta em vendas e em market-share, isso faz dela uma marca muito mais forte (e saudável) do que a Sony.
Obrigado a todos que responderam!
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