O artigo escrito por Steven Peterson fala um pouco sobre o novo console da Nintendo, principalmente no que diz respeito ao marketing do console. Lembrando que o artigo é a opinião de alguém, portanto, não deve ser considerada uma verdade absoluta.
No artigo, o autor conta com a opinião e de alguns nomes da indústria. Os entrevistados falam sobre a Nintendo e a Apple, como a Nintendo deveria se portar ao lançar o Wii U, as preocupações que assolam o início da nova geração e quais táticas ela deveria tomar. Além disso
A tradução do artigo é própria, se alguém quiser ler o original pode clicar aqui.
E você, também acha que a maior concorrente da Nintendo no lançamento do Wii U será a Apple?
No artigo, o autor conta com a opinião e de alguns nomes da indústria. Os entrevistados falam sobre a Nintendo e a Apple, como a Nintendo deveria se portar ao lançar o Wii U, as preocupações que assolam o início da nova geração e quais táticas ela deveria tomar. Além disso
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- Wii U: Lançando na sombra da Apple:
O preço e a data de lançamento do Wii U serão revelados essa semana, mas a conferência da Nintendo será ofuscado pela Apple?
A Nintendo tem uma temporada de feriados muito importante à frente com o lançamento do Wii U, seu console da próxima geração. A venda de consoles nos EUA está caindo bastante (as vendas de hardware de agosto deste ano foram 39% mais baixas que as do ano passado), e o Nintendo Wii é lanterninha das vendas, já que os consumidores esperam o lançamento do Wii U. Depois do controverso lançamento do 3DS, a indústria se pergunta se o lançamento do Wii U será o sucesso que tantos esperam.
A Nintendo organizará uma grande conferência em New York no dia 13 de setembro, onde é espera-se que sejam revelados o preço e a data de lançamento do Wii U. No dia 12 de setembro, a Apple estará anunciando o novo iPhone em San Francisco. Rumores sugerem que a Apple irá apresentar o iPad Mini, que poderá ter a mesma faixa de preço que o Wii U.
O marketing da Nintendo cometeu um erro marcando sua conferência um dia depois da conferência da Apple? Como você pode imaginar, os responsáveis pelas relações públicas na indústria de jogos preferem se manter anônimos quando falam de uma grande empresa que não é sua patroa ou sua cliente. Alguns se negaram a comentar o assunto, mas outros forneceram algumas informações sobre os esforços das relações públicas da Nintendo para a GamesIndustry International.
Um veterano em relações públicas acha que a Nintendo tem mais com o que se preocupar do que este evento. "Acredito que a Nintendo tem um problema de marketing maior que esta conferência. O maior problema que a Nintendo enfrenta é a falta de antecipação ou confiança. Eles não criaram interesse e confiança suficiente para os consumidores e as produtoras, nem deram para as pessoas a sensação de que uma surpresa boa as espera. Parece haver uma nuvem de 'preocupação' em cima deles. Eles não fizeram um bom trabalho depois da E3 para minimizar a queda. Se eles querem que essa conferência seja um sucesso, fazer com que as pessoas acreditem que terão uma surpresa ou provar com a ajuda de uma grande empresa pode ajudar. Destacar seu foco nas third parties ou qualquer outra inovação pode ajudar."
O veterano continuou, "Parece que a Nintendo não vê a Apple como concorrência, e eles parecem contar que seu foco e desconsideração pelo resto do mercado irá prevalecer novamente. É interessante a Nintendo fazer sua conferência em New York, parece uma apelação a imprensa mainstream e ao mercado de massa. Mas a Apple já é mainstream e não precisa disso, é claro. É possível que a Nintendo acredite que os repórteres que cobrem notícias sobre tecnologia e jogos irão simplesmente cobrir ambos eventos, e como eles não parecem pensar que estão na mesma indústria que a Apple, eles podem se surpreender."
O executivo foi claro sobre o próximo passo que a Nintendo precisa tomar: "Daqui para a frente eles precisam fechar a fenda, garantir a confiança do consumidor para o lançamento do console."
Meelad Sadat, diretor de Relações Públicas da [a]list games, diz que o calendário não tem muitas datas para a realização de conferências nesse período do ano. "No que se refere à organização de uma grande conferência de lançamento você tenta evitar conflitos, mas às vezes você precisa puxar o gatilho. Aqui ambos produtos estão chegando no outono (primavera no Brasil) para os feriados e há informações importantes faltando em ambos - com o Wii U, a questão do preço. Em um mês, a imprensa será devorada com o lançamento de um produto depois do outro. Não há muito tempo para perder com conversa fiada."
O Wii U pode ter sua conferência um dia depois do novo iPhone, mas Sadat acredita que isso não é um grande problema. "Pode ser o caso de vibes diferentes, vibes para tribos diferentes. O lançamento do iPhone certamente será coberto por sites de jogos, mas no final das contas é um smartphone. Terá cobertura de lançamento e uma matéria ou outra falando sobre seu hardware. Com o Wii U, estamos recebendo o primeiro console da próxima geração. Eu acho que tanto a imprensa de jogos como as pessoas que seguem notícias "religiosamente" receberão uma cobertura gigantesca do Wii U."
Sadat acredita que a Nintendo não deveria mudar seu ritmo agora. "Independente de ser um movimento calculado ou um erro, nenhum deles deve parar. Este é meu conselho. Você consegue imaginar as manchetes? 'Novo iPhone manda a Nintendo embora correndo.' Talvez como manchete ela precise melhorar, mas você entendeu o que eu quis dizer.
A Nintendo tem trabalho a fazer para aproveitar ao máximo esta conferência, disse Sadat. "Como impacto, infelizmente a Nintendo apresentou um console que só gerou dúvidas. Existem dúvidas sobre a capacidade do sistema comparada com a geração atual, dúvidas sobre o GamePad e como ele pode atrasar o desempenho de um jogo, e, é claro, o preço. A questão é quanto custa para comprar o console com dois controles, seja um GamePad e Wiimote, e um jogo. Varia entre $400-$500. Se eu sou um jogador hardcore, eu gasto dinheiro ou espero o que as empresas powerhouse (Sony e Microsoft) estão planejando?
Sadat continiou, "Se eu quero fazer esse o melhor Natal do mundo para as crianças, é com este console ou com um iPad (ou até mesmo iPad mini, o que pode muito bem estar na próxima conferência da Apple)? O evento da Nintendo precisa ser muito bem orquestrado, respondendo questões problemáticas. Eu acho que acabei de me convencer a assistir ao live stream."
Scott Steinberg, diretor da empresa de consulstas TechSavvy, diz que a data da conferência da Nintendo não é a melhor de todas, mas isso não é o pior na história. "Poucas vezes se consegue um bom timing no período, mas o barulho da Apple certamente não irá ajudar. O que quer dizer que bater de frente com outras firmas, especialmente a Apple - o gorrila de 10 toneladas do mundo tecnológico - nunca é recomendado. O timing aqui é infortuno, e provavelmente irá causar um enfraquecimento no impacto. Entretanto, a tração irá depender em quais informações a Nintendo tem para oferecer, e como ela planeja promovê-la. Mesmo assim, não subestime a próxima geração de consoles - a Nintendo pode não receber a atenção total, mas certamente seus anúncios serão notícia.
O marketing da Nintendo ficará perdido no barulho causado pelo novo iPhone? Steiberg acredita que a resposta é óbvia. "Depende apenas no que a Nintendo revelar. Entretanto, vamos colocar da seguinte forma: "a companhia de tecnologia mais conhecida do mundo irá lançar uma nova edição de um dos produtos tecnológicos mais amados, é seguro dizer que isso será a notícia primeira página."
Mudar a data da conferência da Nintendo seria uma boa ideia a essa altura do campeonato? Qual seria seu conselho? "Como publicitários veteranos e planejadores podem dizer, mudar datas e eventos importantes é uma proposta difícil, mesmo na melhor das circunstâncias. Nesse sentido, eu aconselharia deixar as informações principais vazarem uns dias antes, deixando um espaço entre os anúncios para garantir cobertura antes da conferência. Salvar algumas surpresas para o evento também é importante, mas informações vitais - preço, lançamento - deveria ser divulgado estrategicamente antes que as portas se fechem.
O que você aconselharia para a Nintendo fazer na conferência para causar um impacto maior? "Durante o evento, é simples - continue no arroz e feijão mas sirva algo surpreendente na sobremesa. O que quer dizer: para garantir o máximo da atenção da mídia, é hora de responder as questões principais do consumidor e da imprensa, revelar títulos de peso e mostrar uma ou duas cartas que a empresa tinha na manga. Anunciar novas funções, parceiros e informações não será o bastante: tão perto do lançamento, é hora de ver o que a máquina tem para oferecer e porque precisamos comprá-la no dia do lançamento."
É evidente, baseando-se em anúncios do CEO da Nintendo, Satoru Iwata, que a Nintendo não considera estar concorrendo com a Apple, então parece lógico que a Nintendo não se importa com a agenda da Apple (já que a conferência tinha data aproximada revelada desde julho). Mudar a data agora seria admitir que os produtos da Apple pode sim ter efeito nos negócios da Nintendo. O orgulho da empresa a faz acreditar que a imprensa de jogos irá cobrir seu evento em detalhes, enquanto a Apple receberá algumas notas.
Isso provavelmente é verdade no que se refere à imprensa de jogos, mas para a imprensa em massa os produtos da Apple são mais importantes. É, afinal de contas, a empresa mais valiosa do mundo. Analistas esperam que os iPhones venderão cerca de 30 milhões de unidades no último trimestre do 2012, o que é o triplo que o Wii U irá vender no mesmo período. O timing das conferências certamente irá ofuscar a cobertura da Nintendo nos sites mainstream, e a equipe de marketing americana da Nintendo provavelmente informou isso, o que não fez diferença.
Um exemplo recente mostra o pouco que a Nintendo of America consegue influenciar a matriz. Na conferência da Nintendo na E3, o presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime terminou o show dizendo que a plateia veria um pouco mais de NintendoLand. Naturalmente, a imprensa esperou algo interessante, talvez mais informações sobre a gameplay do jogo. Ao invés disso, o telão mostrou apenas alguns fogos de artifício no jogo. As pessoas começaram a olhar confusas, ainda esperando algo interessante, quando a chuva de fogos acabou e todos foram embora, imaginando o que estava acontecendo.
Isso não fez sentido a não ser que você saiba que fogos de artifício são muito importantes para a maioria dos japoneses, e eles param qualquer coisa para vê-los. Então, na perspectiva japonesa, uma chuva de fogos seria um jeito incrível de terminar uma conferência. Sem sombra de dúvidas a Nintendo of America deve ter explicado que tal demonstração não teria efeito em uma plateia americana. Mesmo assim, o evento foi encerrado com a chuva de fogos... mostrando como a Nintendo permite a Nintendo of America influenciar seus eventos.
Ultimamente mesmo se a conferência da Nintendo não é tudo isso, eles ainda conseguem orquestrar um bom lançamento para seus consoles. Se o hardware é visto como de grande valor, o sucesso virá. A ideia de valor precisa de algum software que o justifique, é claro. Como Bing Gordon disse, Shigeru Miyamoto criou softwares valendo $200 ou mais - já que algumas pessoas compram consoles apenas para jogar seus jogos. Super Mario Bros. para o NES, Zelda: A Link to the Past para o SNES, Super Mario 64 para o N64; são todos títulos que venderam hardware. Até agora, nenhum título do Wii U parece estar nesse nível, talvez tenhamos que esperar meses para um software matador ser lançado (assim como esperamos com o 3DS).
Vale lembrar que a Nintendo tem mais de $10 bilhões guardados, e mais bilhões em ações. Ela pode se manter por alguns anos perdendo meio bilhão ou algo do tipo. O dano causado por um lançamento ruim atingirá mais as third parties, que certamente não querem esperar para ver vendas significantes nos jogos do Wii U. Um começo lento no Wii U significa menos investimento das thirds em jogos para o Wii U, que significa menos motivos para comprar um Wii U.
A Nintendo tem muito o que fazer nessa conferência, e a indústria inteira estará assistindo para ver o quão animados a Nintendo pode nos deixar com o Wii U. A Microsoft e a Sony estarão observando atentamente, analisando o êxtase que a Nintendo está criando para determinar qual passo eles darão em resposta. Como saberemos o que a Microsoft e a Sony pensam sobre o Wii U? Espere o que eles tem a dizer no próximo mês. Se vermos um corte no preço dos consoles or bundles, é um sinal de que a Sony e a Microsoft acham que precisam de ajuda extra para vender nessa temporada de feriados.
Para a Nintendo, o tempo está acabando antes que o console chegue ao mercado. A reação a esta conferência será um provável indicador das vendas do Wii U no Natal. Nintendo, o mundo estará observando, se eles conseguirem tirar os olhos do seu novo iPhone, é claro.
E você, também acha que a maior concorrente da Nintendo no lançamento do Wii U será a Apple?
Última edição por Pochama em Seg 10 Set 2012, 20:10, editado 1 vez(es)
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