Por mais estranho que possa parecer, vejo pessoas temendo pelo futuro do Wii U e da Nintendo.
Parte dessas preocupações derivam, entre outras coisas, de uma certa “semelhança” entre o novo e poderoso console da Big com o infame Game Cube.
Não está entendendo? Acha absurdo? Pois bem, vou lhes mostrar que isso, infelizmente, tem certo fundamento.
Vejam as semelhanças:
- Tanto o Cube quanto o Wii U foram incumbidos de uma missão: recuperar seu público que migrou para outras plataformas por “x” motivos.
- Ambos foram anunciados com hardwares poderosos, com a proposta de fazer frente aos seus concorrentes.
- Nas 2 situações a Nintendo visa recuperar/ manter um bom relacionamento com as thirds, sendo que na época do Cube ela insentivava fortemente as produtoras a criarem games para o console, algo semelhante ao que hoje ocorre com o Wii U.
- Programar no Game Cube era simples e fácil, com o intuito, uma vez mais, de atrair as thirds. Ao meu ver, o Wii U segue essa mesma linha, mas voltado mais para os produtores independentes.
- Ambos vieram depois de consoles que, embora excelentes, tiveram alguns problemas que frustraram fans e thirds (o 64 com seus cartuchos e o Wii com sua limitação gráfica).
- Por fim, ambos tiveram uma grande hype e criaram fortes expectativas nos fans, embora alguns fossem desconfiados o suficiente para aguardar e “ver no que vai dar”.
Pois é, se você nunca tinha parado para pensar nisso, como eu, deve ter ficado assustado e com uma pontinha de medo, incerteza e talvez esteja até desistindo de comprar o Wii U no lançamento para comprar num momento em que já tenha certeza de ser um bom console.
Bem, tenho uma boa notícia pra você: existem diferenças tão grandes quanto as semelhanças listadas acima. São detalhes que fazem toda diferença e podem definir o sucesso ou o fracasso do novo console.
Vamos a elas:
Cube: entrou no mercado um tanto tarde, o que deu espaço para que PS2 e Xbox ganhassem a dianteira nas vendas e no público.
Wii U: ao contrário, vai abrir a oitava geração de consoles, tendo tempo para ganhar seu espaço no mercado antes de ter alguma concorrência.
Cube: tinha um designe infantilizado, com aparência de brinquedo, que acabou atraindo crianças e afastando o publico jovem, que sem dúvida é o maior responsável pelo bom resultado de vendas de qualquer console atualmente.
Wii U: possui um visual moderno e arrojado com o gamepad, que de infantil não tem nada.
Cube: tinha um carrasco na época, que era o PS2, cujas vendas esmagavam qualquer concorrência.
Wii U: hoje é notável que o nome “PlayStation” não tem mais tanta força, prova disso é o fracasso do Vita até o momento.
Cube: fora o visual diferente, não possuia aquele “q” de inovação que costumamos ver nos consoles da Nintendo e que dita tendência no mundo dos games, forçando seus concorrêntes a seguir pelo mesmo caminho.
Wii U: o gamepad foi uma idéia bastante original e forte, sendo que até agora não temos noção do máximo potencial desse acessório.
Cube: não usava DVD e sim MiniDVD, na tentativa de não pagar direitos para a Sony. Porém isso tornou-se um problema pois eles tinha menos capacidade de armanezamento, dificultando os ports de outras plataformas.
Wii U: ao que tudo indica o console é poderoso suficiente para receber ports extremamente competentes das outras plataformas.
Cube: foi o sucessor do 64, que foi um grande console, mas que fracassou no quesito vendas quando comparado com o PlayStation.
Wii U: é o sucessor do Wii, líder absoluto de vendas e responsável por uma revolução no mundo dos games, que são os jogos de movimento.
Cube: no lançamento tinha 12 opções de jogos, entre eles Wave Race, Luigi’s Mansion e Monkey Ball.
Wii U: sua line up já tem mais de 20 jogos e opções para todos os gostos, ninguém poderá reclamar. E ainda vão anunciar mais jogos no dia 13/09.
Cube: para finalizar, ele foi concebido num época em que a Nintendo parecia estar perdida em sua estratégia de marketing e meio sem rumo, o que certamente dificultou as coisas.
Wii U: hoje a Big N está mais experiente e aprendeu com vários de seus erros, tendo maturidade e capacidade para manter a liderança nas vendas que ocorreu com seu antecessor.
Conclusão:
Não há motivo para nos preocuparmos com a semelhança entre os consoles, pois como pudermos ver acima, há muito mais diferenças e todas elas são bastante decisivas no sucesso ou fracasso do Wii U.
Se assim como eu, você está extremamente ansioso e só consegue pensar nisso, é importante tentar eliminar as expectativas em torno do novo console, evitando também possíveis decepções.
O Wii U chegará com todos os méritos e tenho certeza de que vai cumprir bem o seu papel.
E vocês? O que acham?
Parte dessas preocupações derivam, entre outras coisas, de uma certa “semelhança” entre o novo e poderoso console da Big com o infame Game Cube.
Não está entendendo? Acha absurdo? Pois bem, vou lhes mostrar que isso, infelizmente, tem certo fundamento.
Vejam as semelhanças:
- Tanto o Cube quanto o Wii U foram incumbidos de uma missão: recuperar seu público que migrou para outras plataformas por “x” motivos.
- Ambos foram anunciados com hardwares poderosos, com a proposta de fazer frente aos seus concorrentes.
- Nas 2 situações a Nintendo visa recuperar/ manter um bom relacionamento com as thirds, sendo que na época do Cube ela insentivava fortemente as produtoras a criarem games para o console, algo semelhante ao que hoje ocorre com o Wii U.
- Programar no Game Cube era simples e fácil, com o intuito, uma vez mais, de atrair as thirds. Ao meu ver, o Wii U segue essa mesma linha, mas voltado mais para os produtores independentes.
- Ambos vieram depois de consoles que, embora excelentes, tiveram alguns problemas que frustraram fans e thirds (o 64 com seus cartuchos e o Wii com sua limitação gráfica).
- Por fim, ambos tiveram uma grande hype e criaram fortes expectativas nos fans, embora alguns fossem desconfiados o suficiente para aguardar e “ver no que vai dar”.
Pois é, se você nunca tinha parado para pensar nisso, como eu, deve ter ficado assustado e com uma pontinha de medo, incerteza e talvez esteja até desistindo de comprar o Wii U no lançamento para comprar num momento em que já tenha certeza de ser um bom console.
Bem, tenho uma boa notícia pra você: existem diferenças tão grandes quanto as semelhanças listadas acima. São detalhes que fazem toda diferença e podem definir o sucesso ou o fracasso do novo console.
Vamos a elas:
Cube: entrou no mercado um tanto tarde, o que deu espaço para que PS2 e Xbox ganhassem a dianteira nas vendas e no público.
Wii U: ao contrário, vai abrir a oitava geração de consoles, tendo tempo para ganhar seu espaço no mercado antes de ter alguma concorrência.
Cube: tinha um designe infantilizado, com aparência de brinquedo, que acabou atraindo crianças e afastando o publico jovem, que sem dúvida é o maior responsável pelo bom resultado de vendas de qualquer console atualmente.
Wii U: possui um visual moderno e arrojado com o gamepad, que de infantil não tem nada.
Cube: tinha um carrasco na época, que era o PS2, cujas vendas esmagavam qualquer concorrência.
Wii U: hoje é notável que o nome “PlayStation” não tem mais tanta força, prova disso é o fracasso do Vita até o momento.
Cube: fora o visual diferente, não possuia aquele “q” de inovação que costumamos ver nos consoles da Nintendo e que dita tendência no mundo dos games, forçando seus concorrêntes a seguir pelo mesmo caminho.
Wii U: o gamepad foi uma idéia bastante original e forte, sendo que até agora não temos noção do máximo potencial desse acessório.
Cube: não usava DVD e sim MiniDVD, na tentativa de não pagar direitos para a Sony. Porém isso tornou-se um problema pois eles tinha menos capacidade de armanezamento, dificultando os ports de outras plataformas.
Wii U: ao que tudo indica o console é poderoso suficiente para receber ports extremamente competentes das outras plataformas.
Cube: foi o sucessor do 64, que foi um grande console, mas que fracassou no quesito vendas quando comparado com o PlayStation.
Wii U: é o sucessor do Wii, líder absoluto de vendas e responsável por uma revolução no mundo dos games, que são os jogos de movimento.
Cube: no lançamento tinha 12 opções de jogos, entre eles Wave Race, Luigi’s Mansion e Monkey Ball.
Wii U: sua line up já tem mais de 20 jogos e opções para todos os gostos, ninguém poderá reclamar. E ainda vão anunciar mais jogos no dia 13/09.
Cube: para finalizar, ele foi concebido num época em que a Nintendo parecia estar perdida em sua estratégia de marketing e meio sem rumo, o que certamente dificultou as coisas.
Wii U: hoje a Big N está mais experiente e aprendeu com vários de seus erros, tendo maturidade e capacidade para manter a liderança nas vendas que ocorreu com seu antecessor.
Conclusão:
Não há motivo para nos preocuparmos com a semelhança entre os consoles, pois como pudermos ver acima, há muito mais diferenças e todas elas são bastante decisivas no sucesso ou fracasso do Wii U.
Se assim como eu, você está extremamente ansioso e só consegue pensar nisso, é importante tentar eliminar as expectativas em torno do novo console, evitando também possíveis decepções.
O Wii U chegará com todos os méritos e tenho certeza de que vai cumprir bem o seu papel.
E vocês? O que acham?
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