Hunk escreveu:Hisiru escreveu:Quando falei de qualidade, quis dizer que Call of Duty não era nem o melhor FPS, não é nem o FPS que trás mais coisas para esse gênero (tanto é que Black Ops 2 vai copiar várias coisas que jogos como Battlefield 3, por exemplo, já trouxe, como jets). Já o Final Fantasy foi melhor por gerações (embora esteja bem fraco agora na opinião de muitos), além de ter influenciado gerações, enquanto o COD é influenciado por vários outros jogos do gênero (Battlefield sendo um deles), um jogo com não muita originalidade que precisa ficar tentando alcançar Battlefield em vários quesitos não tem chances de ser comparado com um jogo que influenciou gerações. E não estou comparando os dois de forma direta, estou dizendo que Final Fantasy fez muito mais para a indústria do que Call of Duty, e isso você não tem como negar. E quando falo de Final Fantasy, estou falando de toda a série, não apenas de Final Fantasy VII ou Final Fantasy 1.
Quer dizer que quando você fala de Final Fantasy não ser original, você pega só um jogo? Não acho isso uma idéia muito sensata. O jogo evoluiu muito ao longo das suas novas adições e adicionou MUITO a indústra, e esse "muito" foi copiado por inúmeros outros jogos, é difícil achar um RPG que não pegue coisas que o Final Fantasy trouxe para a indústria. E é engraçado você falar somente de final fantasy e esquecer:
-Xenogears
-Chrono Trigger
-Parasite Eve
-Front Mission
-Super Mario RPG
-Kingdom Hearts
-Legend Of Mana
-Romancing Saga
-Bahamut Lagoon
-Saga Frontier
E outros. Bem conveniente você ter ignorado essa parte. E o Kojima... bom ele tem ZOE... mas o que ele trouxe que realmente balançou a indústria? Apenas Metal Gear Solid... E você mesmo falou "grande criador de franquiaS" no plural, e em questão de quantidade, originalidade, versatilidade o Sakagushi destrói o Kojima, que como eu disse, se limita demais a um único universo, todos os jogos do Sakagushi são totalmente destintos um do outro. E se você fala que Final Fantasy não foi original (mesmo com tudo que ele adicionou ao decorrer das franquias) usando esse link dizendo que vieram outros RPGs antes, Metal Gear Solid também não é original de acordo com o link que eu postei (porque também vieram jogos antes que usam os fundamentos do Metal Gear Solid).
E o que eu tinha dito nessa parte é que os jogos do Sakagushi influenciaram gerações e gêneros diferentes, Metal Gear Solid não influencia nem o seu próprio oponente.O link que você postou não me mostrou revolução nenhuma, pelo menos não a revolução de um gênio, mostrou a revolução de um EXCELENTE (veja bem, nunca desmereci o Kojima, só acho que você quer demais passando ele de "excelente" para "gênio" achando que "excelente" é pouco) desenvolvedor que pegou vários fundamentos antigos e juntou em um jogo 3D com algumas adições e uma história interessante.
O link não era para você, mas você se equivocou, o cara da fonte nunca falou dos gráficos no geral, ele falou que existiam alguns problemas de textura, alguns detalhes nos gráficos, e isso existe mesmo, ele nunca esculachou todo o gráfico do jogo. Acho que você se equivocou demais tentando desvalidar o site e não interpretou direito o que ele escreveu. E usar nota de Famitsu na conversa?.... As notas deles são baseadas em demanda, em quanto as pessoas querem o jogo, já foi confirmado isso..
Call of duty MW3 vendeu +/-23mi para ps3 e xbox360, já o batlefield? como uma cópia supera o original? porque essas pessoas não compraram batlefield?
Final Fantasy fez para a industria, MG está fazendo, não é atoa que hoje em dia o genero JRPG incluindo Last Story está perdendo para o Ocidental, olha isso:
http://supernovo.net/games/criadores-de-final-fantasy-e-metal-gear-comentam-diferencas-em-games-japoneses-e-ocidentais/
quem esta contribuindo para o futuro?
Xenogears, Super mario... são jogos que ele foi ajudante, tipo kojima no lord of shadows, estamos falando de criar franquias, e nisso sakagushi se apoia apenas em final fantasy.
então, eu disse, assim como Mg não é original FF também não é, mas os dois marcaram a industria (a diferença é que dragon quest marcou antes de FF, o que marcou stealth antes de MG?)
Usar nota da famitsu, se a nota se baseia na demanda, então MG agradou uma larga demanda e a avaliação se torna mais valida do que do carinha do texto, e me desculpe mais ele continua tendo menas credibilidade que famitsu.
olha o que o cara disse:
Here’s the blunt reality: Metal Gear Solid 4’s textures look like garbage. They’re representative of a game released in 2006, not a game released in 2008, and they’re an utter embarrassment.
menosprezou o gráfico. porque textura faz parte do gráfico, e ainda pegou alguns pontos ridiculos, quem fica olhando a textura de uma pedra na parede? no Mg?
Nunca desmereceu kojima, e eu nunca desmereci sakaguchi, mas parece que você enxerga como isso comparar ele com kojima.
http://www.ign.com/articles/2009/01/13/interview-with-a-legend?page=1
Kojima e Sakaguchi são colocados como no mesmo patamar, e até mesmo miyamoto, logo dizer que kojima não é um genio (pode dizer que não tanto quanto sakaguchi ou miyamoto), mas não considerar ele como um genio é não aceitar a realidade.
Mas rapaz... quem está falando de vendas? Quer dizer que o jogo que vende mais é automaticamente o melhor jogo? É sério isso? Eu até dei exemplo de alguma coisa que o COD vai copiar. Você está tentando arranjar argumentos, e se for assim a conversa fica complicada, porque ao invés de a gente conversar e chegar a um ponto você fica tentando "ganhar" a discussão, o que não é o meu objetivo.
O Sakagushi foi produtor executivo de jogos como Xenogears, e Supervisor de produção (garantia a qualidade e a originalidade do jogo) em jogos como Super Mario RPG, pode pesquisar que você está se equivocando de novo. Esses cargos não são diferentes do que o Miyamoto faz em muitos projetos, e assim como o Kojima também as vezes é apenas Produtor ou Diretor de alguns jogos da série Metal Gear. Você está inventando argumento de novo.
E é engraçado você querer falar do estado atual dos JRPGs como se isso fosse desculpa pra desvalidar o que o Sakagushi (ou os jogos dele) fizeram para a indústra. O que JRPG x WRPG tem a ver com a discussão? Se Final Fantasy (com 9 milhões de vendas totais na franquia XIII) está morrendo, Metal Gear Solid (com 6 milhões no Metal Gear Solid 4 + HD Collection) já está morto. O gênero stealth é bem menor (e gera muito menos lcuro) que o gênero JRPG. Mas não vou me aprofundar muito nisso porque senão você vai criar mais um argumento que nada tem a ver com a discussão que a gente estava tendo.
E seja honesto. Sakagushi está tendo que lidar com sua própria companhia, não tem mais o suporte que tinha na Square Enix e nem o suporte que o Kojima tem, mesmo assim fez jogos maravilhosos em um curto período de tempo como Last Story e Lost Odyssey (que pra mim é mais Final Fantasy do que Final Fantasy XIII). Comparar a situação atual dos dois ignorando o passado é desonestidade.
"então, eu disse, assim como Mg não é original FF também não é, mas os dois marcaram a industria (a diferença é que dragon quest marcou antes de FF, o que marcou stealth antes de MG?)"
A diferença é que Sakagushi também marcou a indústria com:
-Xenogears
-Chrono Trigger
-Parasite Eve
-Front Mission
-Super Mario RPG
-Kingdom Hearts
-Legend Of Mana
-Romancing Saga
-Bahamut Lagoon
-Saga Frontier
E não só Final Fantasy, mas você insiste em ignorar isso. Vai saber o porquê. Não adianta que os dois não estão no mesmo patamar. Não to pegando só a minha opinião pessoal, to pegando o histórico dos dois, quantas vezes eles balançaram a indústria, quantas vezes eles participaram de um jogo que marcou a vida dos gamers. Inclusive eu não gosto de Xenogears, mas é um jogo aclamado por milhões.
"Usar nota da famitsu, se a nota se baseia na demanda, então MG agradou uma larga demanda e a avaliação se torna mais valida do que do carinha do texto, e me desculpe mais ele continua tendo menas credibilidade que famitsu."
Quer dizer que muitas pessoas quererem o jogo e a mídia ficar em cima automaticamente significa que o jogo merece um 10 como se isso tivesse relação com qualidade do material??
O cara no review não menosprezou os gráficos, você está traduzindo errado, ele menosprezou a parte das texturas... Existem muitas outras coisas em relação a gráficos que não envolvem texturas.
São colocados por você e pela mídia (que muitas vezes é sensacionalista e puxa saco), eu vejo o histórico, não deixo minha opinião ser influenciada por tudo que vejo em sites como IGN, e tudo que eu vejo eu procuro saber se eu concordo ou não com o que está sendo colocado, e aquela lista lá da IGN que você colocou é patética, não é a toa que a IGN é um dos (se não for O) sites mais questionados da internet.
Você continua usando Sakagushi como se ele fosse somente criador de Final Fantasy, isso te cega. Acho que ou você não jogou os inúmeros outros jogos dele, ou você é tão fã do Kojima que quer colocar ele num patamar que ele não tem a mínima possibilidade de estar. Como eu disse, ele é excelente, mas pra ser gênio tem que ser versátil, menos limitado, mais variado, e o cara mostra uma versatilidade maior ainda quando ele cria inúmeras franquias aclamadas pela mídia que são totalmente distintas umas das outras.
E obrigado pelo vídeo do youtube, só lembrou do quanto os movimentos do personagem não são fluídos e meio "robóticos", uma coisa meio arcaica para os dias de hoje. Não estou criticando o jogo, mas você querer postar um vídeo de um cenário vazio sem muitos detalhes acontecendo ao redor pra querer mostrar algo... enquanto que o Uncharted 2 faz MUITO melhor com várias coisas em movimento, vários personagens e detalhes (ex: Cena do caminhão, cena da perseguição no gelo, cena do trem, a cena de quando você está dentro do prédio e é atacado por um helicóptero e o prédio desaba pqp... NADA, nenhuma parte no MGS4 é ao menos comparável com aquilo). E a animação dos personagens são muito superiores, mas eu não vou ficar julgando os dois, Metal Gear Solid 4 é um jogo velho e eu entendo isso. Independente do que você esteja tentando mostrar aí, os jogos não são comparáveis. Não dá pra negar que tem cenas legais em Metal Gear Solid 4, mas até em Kameo tem cenas legais e bons efeitos de água, iluminação e etc. Mas é engraçado que você pegou um probleminha de textura que o cara falou que o jogo tinha, transformou isso nos gráficos no geral e agora já está falando em comparações com outros jogos. Não dá pra criticar sua criatividade.
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