Categoria: FPS/Puzzle
Lançamento: 21/4/2011
Produtora: Valve Software
Distribuidora: Valve (Steam)
Plataformas: PC, Xbox 360, PS3 e Mac
It’s Been A Long Time. How Have You Been?
No jogo você controla Chell, uma órfã que foi abandonada quando bebê pelos pais, e que se torna cobaia de GLaDOS quando esta promete a ela um bolo e terapia se Chell conseguir passar pelos suas câmaras de testes. Mas, como você já deve ter visto por aí, The Cake Is a Lie, e GLaDOS tenta matar Chell, mas a mesma acaba escapando, então começa uma corrida contra o tempo... Mas isto aconteceu no primeiro jogo, neste, passaram-se anos, e você tem a companhia de Weatley, um pequeno núcleo corrompido de visor azul. Este será seu melhor amigo... E seu pior inimigo também, portanto, fique atento!
- Spoiler:
- Se no primeiro jogo da série, o/a gameplay/jogabiliade foram tão bons, neste segundo não poderia ser diferente. A palavra simplicidade neste jogo tem um outro significado: complexidade.
Pense só: Você controla uma mulher, com uma arma que cria um Portal que lhe leva de um lugar á outro; Algumas vezes você precisa colocar cubos em “botões” para abrir a saída; Usar um truque ou outro de Portal para ir para a saída. Então você pensa: Então, qual é a dificuldade nisso? Eu lhe digo então, que o jogo se resume a muito mais que isso, você tem vários “obstáculos”, as torretas que ao lhe ver atiram-no, os lasers, ácidos em supostos “lagos”, o Weatley mais louco do que nunca (se é que ele já foi são alguma vez, lol), e muito mais!Mas o que realmente destaca o Gameplay nesse jogo é à maneira de como os produtores do jogo conseguiram encaixar aspectos novos totalmente inimagináveis no mesmo, e sem abalar o Gameplay. Em momento algum é confuso jogar. Claro que você não conseguirá passar de um ponto ou outro de primeira, poderá até não conseguir passar desse ponto nesse dia. Mas tentando no amanhã, quando você estiver esfriado do jogo, tiver dado um tempo dele, pensar em como poderia fazer tal coisa, você conseguira passar desse difícil ponto!
Rat In Lab
Não há o que reclamar do gameplay nesse jogo, claro que pode não ser tão fácil passar de algum lugar, mas não é impossível! Sem aspectos de reclamações quanto ao gameplay!
- Spoiler:
- Os gráficos, são um aspecto dos jogos que são muito prezados hoje em dia no mundo dos Games, tanto para os jogadores que a cada dia mais querem gráficos mais reais, quanto para os jogadores que dizem que só ligam para a jogabilidade, a diversão, mas que no fundo, lá no fundinho, ligam sim para os gráficos.
Sabendo disso, um jogo de 2011, onde os gráficos já estão em níveis muito altos, este jogo deveria ter gráficos forróderrimos, não? Não. Portal 2 não oferece gráficos de última geração, ou efeitos especiais bombásticos. Mas dentro de sua proposta, onde não há muito o que se destacar, o jogo se sai muito bem. Desde as plataformas estragadas no chão, até o detalhe dos inimigos, como as torretas.
A Trupe Reunida
O Jogo é muito bem detalhado graficamente, claro que não é aquilo tudo, como Uncharted 3 (virou meu ponto de referencia para gráficos), mas também não é algo como Kirby’s Return to Dreamland. Sendo útil nos momentos necessários, para dar beleza á um jogo belo, os gráficos bem detalhados caíram como uma luva no jogo. Pois este não é o tipo de jogo em que você vai parar no meio do jogo para admirar a capacidade gráfica de seu console/pc, os detalhes são muito detalhados, e impressionantes. Tanto que os citei 3 vezes...
Fechando, graficamente, o jogo não é aquilo tudo, mas dão pro gasto. Principalmente levando em conta que a proposta ao longo do jogo não é exibir gráficos de outro mundo, e sim fazer você pensar um pouco, para resolver Puzzles bem complicadinhos. A Valve poderia caprichar um pouquinho mais, mas do modo que esta, não a muito do que se queixar.
- Spoiler:
- A OST de Portal 2, é simples mas agradável, é muito, MUITO SIMPLES, mas, é agradável. Pois nos poucos minutos em que ela é requisitada, ela cumpre bem o seu papel, trazer sensações nos momentos exigidos, como uma música de suspense em um filme de terror, ou uma música alegre e cantarolante em um filme como Shrek... O jogo tem um ar suspensivo, onde cada acontecimento lhe dá um frio na barriga, e ao mesmo tempo lhe deixa ansioso para saber o que vem a seguir. E isto nos mata de aflição e vontade de passar em cada fase, para ver o que acontece continuamente, é uma sensação ótima pela parte da OST, pois ela sempre deixa aquele gostinho de “quero mais”. E sempre que você quer mais, no momento em que você não consegue fazer aquele puzzle, você fica irritado, mas só no momento. Após isso você se acalma e passa daquela irritante fase. E a OST contribui para isto em cada momento, cada sonzinho no fundo do jogo, cada música de escape, cada fala da GLaDOS, ou do Wheatley, tudo é muito harmônico, tudo é muito bem conectado.Mas isto não inibe o fato da OST deste jogo ser muito fraquinha. Ela é bem compensada com os fatores ditos acima, mas não deixa de ser algo comum e repetitivo muitas vezes, já que em várias fases a mesma música é reaproveitada muitas vezes, portanto, não se espante ao sentir uma nostalgia... Mas não é uma nostalgia boa, aquelas que te fazem pensar naquele tempo em que você fez aquela coisa, é uma nostalgia repetitiva e que da sensação de é sempre a mesma coisa chata, que repete e repete-se, até que eles resolvem variar um pouquinho e trocar a música que é tocada nas fases.
Música Clássica Com Os Bots
Claro que nem sempre é assim repetitiva, mas são bem chatinhas as músicas/sons do jogo... Embora tenha fatores positivos, a OST também tem fatores negativos, negativando bastante este aspecto do jogo.
No primeiro jogo, embora ele tenha sido mais curto, ele aproveitou e muito bem, diga-se de passagem, as músicas e sons do jogo, dando um ar de novo ao jogo. Pena que neste segundo isto não acontece, mas como todos os outros itens desta análise, é algo negativo, mais nada que abale muito o jogo. Principalmente, pois este é um dos aspectos menos cobrados dos jogos de hoje em dia.
OST fraca, mas “suportável”. Nada que “quebre o layout” da jogabilidade, ou do jogo em si.
- Spoiler:
- O jogo não tem “aqueles” fatores de Replays. Mas, com 50 achievements e 52 trophies, se torna um desafio completar 100% o jogo, e como isso vai gastar um bom tempo, você não enjoara rapidamente do jogo.
Hey Guys, Cave Johnson Here!
Sem falar do modo online do jogo, o que aumenta e muito o fator Replay. É muito divertido jogar Online, ele dificilmente se torna irritante/enjoativo. E com 50 achievements e 52 trophies novamente, você vai levar um longo tempo para zerar 100% este jogo!
O Replay não é dos melhores, mas está longe de ser dos piores. Com um modo Online robusto, e 50 achievements e 52 trophies, dificilmente este será um daqueles jogos que ficam guardando pó na estante (ou Online pela Steam .-.), não é longo, mas não é curto, perfeito para aqueles que querem jogar só uma vez, zerar, e talvez jogar online, e perfeito para aqueles mais Hardcores que querem zerar o jogo com todos os Achviments e de vez em sempre jogar Online. Game Replay aprovadíssimo! Embora este trecho esteja curto comparado aos outros aspectos do jogo, não há muito mais o que dizer tirando o que já foi dito.
- Spoiler:
- Um modo muito exigido hoje no mundo dos Games, é o modo Multiplayer (Co-Op). Você já imaginou como seria a Franquia Zelda, com o modo Multiplayer que você sempre sonhou? Seria fantástico, não? Sim, mas é claro que em jogos como Ocarina of Time, o modo multiplayer não ficaria muito... Digamos assim, agradável, pois não combinaria muito com o enredo do jogo, e com ele em si. Mas em jogos como Super Smash Bros, é essencial ter um modo online, pois o jogo em si é divertido, mas um multiplayer online, para jogar com várias pessoas ao redor do mundo e aprimorar suas habilidades, em um jogo que é esse o Modo Online, criado especificadamente para aquele jogo, com as características únicas do tal, é perfeito. Pena que o Online da Nintendo não é tão bom (esperamos mudanças com a Nintendo Network), mas estes são outros quinhentos. Pois o Modo Co-Op, de Portal 2, é fenomenal!
Mas reflita por um minuto... Um jogo onde você tenta voltar à superfície, e detonar com o computador geral, onde se entraria um Modo Online? E é aí que entram os Bot’s.
Os Bot’s, foram criados pela GLaDOS, para quando não houvessem mais humanos, ela pudesse continuar com seus psicóticos testes. O resultado? Um Online fora de série:
Finalizando, no quesito Online, este jogo além de não passar batido, criou algo que ninguém imaginava novamente, pois afinal, um modo Online, Co-Op, em um jogo como Portal? Foi uma das coisas mais criativas que eu já vi em jogos. Claro que existem modos Onlines melhores e mais potentes que este do Portal 2, mas a criatividade em criar os Bot’s, e o modo engraçado e dinâmico de como eles trabalham... Foi outra jogada de Mestre da Valve.
Conclusões Finais: Portal 2 é sem dúvidas alguma um ótimo jogo em praticamente todos os aspectos. Claro que o jogo deixa algo á desejar em um ou outro, mas ele absolutamente de forma merecida é um grande jogo, e que merece ser jogado!
O Final Épico... É... É... É Épico -Q
E se você tiver um Computador (pode estar lendo pelo 3DS, puxando Wi-Fi de um vizinho... e.e), um Playstation 3, ou um Xbox 360, você obrigatoriamente tem de jogar este fantástico, incrível, fascinante jogo!
Ah, e se você não jogou Portal “1”, e está com receio de não entender a história, você pode jogar este segundo sossegado, pois a história dele é fácil de ser entendida, neste jogo mesmo... Além do mais, a GLaDOS irá dizer toda a hora o que houve no primeiro jogo... De uma forma irônica e cômica, mais vai! –Q
Avaliações Dos Aspectos Do Jogo (mas sem notas):
Bônus Image:
E é isso! Espero que tenham gostado... Comentem! Seja este comentário com críticas, elogios, sugestões, me xingando, ou dizendo: Uou Guino! Me de um autógrafo! -QQ (Só os Chater’s do Chat Oficial entenderam... .-.)
o/
Ah, e desculpem a qualidade dos banner's/gráfico explicativo... e.e
E também a página que está inteira em Itálico -SS
E se quiserem dar sugestão de jogos, de Wii/DS/3DS/PC/PS2, para a próxima análise... Fiquem á vontade –SSS
Eu tenho em mente Rayman Origins, Angry Birds Space ou Max Payne 3… Mas, são só hipóteses. Gostaria de ouvir a opinião de vozes, pessoas que são o motivo deu fazer estas análises (que muitas vezes são chatas -QQ)! =DD
PS: A respeito da nota do jogo, como acho que o jogo deve ser avaliado por aquele que joga, e sem interferência alguma de quem o analisa, muito menos nota pessoal no final da análise, eu não á usei novamente. Pois acho isto desnecessário, você só pode tirar suas conclusões após jogar o jogo. As análises ajudam na hora de escolha do jogo, claro, mas não deve ser valorizado tanto quanto a experiência que você teve ao jogar tal jogo. Análises ajudam, mas não é o decreto final. Igualmente com as notas, por isto, não as uso quando faço minhas análises, que são apenas para “ajudar” e tirar as suas dúvidas em relação ao jogo!
Por isto, por obséquio, não postem coisas como “cade a nota?”.
Grato - Guino
=)
Abraços!
- Final Épico Que ContÉm Spoilers:
- Achievements e Trophies do Jogo:
PS: Nem todas tem a mesma qualidade, mas estão legíveis, né? .-.
Não? .-.
Então confiram-nos decentemente Neste Site
Última edição por Guinomonster em Ter 22 maio 2012, 23:11, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Itálico Texto; Arrumações Gerais; Hard Party)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya