AVISO: Se possível, leia escutando:
"I feel FANTASTIC and i'm Still Alive"
Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma análise do Salies.
O jogo de hoje, é meu jogo favorito. Longa vida a ele: o maravilhoso, original e divertido Portal. E sim, eu só faço análise de jogos bons, porque obviamente não sou trouxa de gastar meu dinheiro com jogo ruim XD, mas calma, já estou fazendo a análise do Chamada do Dever: Fantasmas, só que eu quero zerar o Campo de Batalha 4 antes de analisar.
- Introdução -
Portal é um jogo estilo Puzzle (quebra-cabeça) em primeira pessoa desenvolvido pela minha querida, idolatrada, amada Valve.
Portal foi lançado dia 9 de abril de 2007 como parte integrante do pacote The Orange Box, dísponível para Xbox 360 e na versão PC o game poderia ser adquirido separadamente via Steam. Uma versão separada do pacote foi lançada dia 22 de outubro de 2008 para Xbox 360, pois até então só se era possível adiquirir o game através da The Orange Box.
- Enredo -
Em Portal nós controlamos uma mulher chamada Chell.
O jogo começa com ela acordando em uma câmara de relaxamento e escutando a voz de alguém se apresentando.
Essa voz diz que Chell irá passar por uma série de testes, e que caso cumpra todos com sucesso, ela será recompensada com um bolo.
E é assim que o jogo começa.
Como não é spoiler pra ninguém, a mulher que fala para Chell sobre os testes na verdade é uma robô chamada GlaDOS.
O jogo se passa nas instalações da Aperture Science Laboratories, empresa que cria diversos produtos para facilitar a vida das pessoas.
Chell é uma cobaia voluntária para testar os produtos dessa empresa e GlaDOS é uma robô que foi criada para automatizar os testes, fazendo com que o controle de cobaias e a ordem dos experimento ficasse mais simples.
E é assim que o jogo progride.
- Jogabilidade -
É agora que o jogo brilha.
Portal segue com uma jogabilidade muito simples.
Em Portal você pode andar, pular, pegar alguns objetos e criar portais. E não, não é possível correr.
Sobre a parte de criar portais, o jogo progride em cima disso.
Para dar um exemplo de como eles funcionam eu vou usar o Mario e o Sonic XD:
Vamos supor que eu estou numa câmara que GlaDOS me deu para resolver.
Para resolvê-la, eu tenho que criar um portal laranja no ponto "Mario" e um azul do ponto "Sonic". Eu entro pelo ponto Mario e saio no Sonic, entenderam?
Se não, observem abaixo:
$ < eu Portal Sonic > 0
0 < Portal Mario
Aqui eu entro no Sonic e saio no Mario, entendeu?
Usando essa mesma fórmula, também é possível usar uma espécie de propulsão para fazer um movimento contínuo.
Não entendeu? Observe a imagem abaixo:
Nessa imagem, eu pulo em direção ao portal azul, mas, com a queda eu ganho propulsão, assim me dando força para "completar o salto" só que eu uma direção contínua.
Na imagem abaixo há outro exemplo de como o movimento contínuo funciona:
Nesse caso eu faço o mesmo movimento de antes. Eu entro no azul, pego impulso e saio no laranja. Só que em vez de eu pousar lá, eu mudo meu portal azul de lugar e assim ganho mais impulso e consigo ganhar mais velocidade na distância.
Esses são os elementos básicos do jogo.
No game você utiliza a Portal Gun, arma capaz de criar dois portais: o azul e o laranja, como eu já disse.
No começo você utiliza uma arma que cria apenas o portal azul, mas depois você já adquire uma versão mais avançada da Portal Gun que o permite criar ambos os portais.
Além desses elementos, existem mais alguns:
A Esfera de Energia Negra:
Serve para energizar alguns pontos e para passar das fases. Ativar elevadores, pontes, entre outras coisas. Mas cuidado. Ela pode te matar se você encostar nela.
Agúa tóxica: está na maioria dos mapas e se você cair nela, Rest In Peace, morre.
Apertures Cubes/ Companion Cube:
Esses cubos servem para ajudar você ou no caso do Companion, para te acompanhar durante uma missão. Entenda mais jogando.
Turrets:
Servem simplesmente para atirar em você!
- Gráficos -
Portal utiliza a maravilhosa engine Source. Rodando no PC com tudo no máximo, o gráfico é muito bonito e a iluminação é muito bem feita.
Todas as texturas são muito bem trabalhadas, mesmo se você chegar bem perto, a textura ainda não perde a qualidade.
O nível de detalhes em todos os objetos é muito alto, e mesmo sem ter o Anti-Aliasing ativado, há pouquíssimos serrilhados.
Como de costume, algumas imagens em alta qualidade para vocês olharem:
- Trilha Sonora -
Na minha opinião, a melhor parte do jogo.
A trilha sonora é muito bem feita.
A maior parte das músicas é de gênero eletrônica.
Elas são muito bem compostas, dando aquele clima de teste e robôs ao jogo.
Além de toda a beleza da música, ela é muito bem empregada, tocando nas horas exatas.
Quando o jogo está mais calmo, a música é mais devagar, e quando está em clima acelerado, quase de ação, a música é rápida e empolgante.
Além disso, o game conta com a clássica música Still Alive, que ficou marcada pra sempre na história dos games.
- Ponto Negativo -
Infelizmente esse game tem um pequeno ponto negativo. Seu comprimento.
Se você zerar Portal pela primeira vez sem a ajuda de nenhum detonado ou cheat, dura em cerca de 2 horas, se você for um pouquinho esperto.
Agora, se você, assim como eu, tem decorado como resolver cada câmara do jogo, ele não dura nem 1 hora sequer. Sim, ele é muito curto.
Isso é até compreensível, pois Portal é uma espécie de "bônus" para o pacote The Orange Box, tanto que no segundo game da série a duração foi altamente incrementada, mas mesmo assim, o game é curto demais.
- Conclusão -
Portal é um belíssimo game, com uma trilha sonora de dar gosto e uma jogabilidade original e divertida.
O nível de entreterimento do jogo é altíssimo, mesmo ele tendo algumas partes um pouquinho difíceis de se resolver, quando você conseguir, vai sentir um sentimento muito grande de "satisfação" por ter completado a câmara.
Recomendo Portal a todos aqueles que curtem um bom quebra cabeça, que gostam de se divertir e que não se incomodam com um game curto.
Notas:
Enredo/ História - 10
Jogabilidade - 10
Gráficos - 10
Trilha Sonora -é mais de 8000 10
- 0,1 negativo pela sua durabilidade, que pode incomodar alguns gamers.
Nota Final - 9,9
- Curiosidades -
É isso mesmo, curiosidades.
1. Você conhece a dubladora de GlaDOS?
Quem dubla essa personagem é um mulher chamada Ellen McLain.
Ellen além de dubladora é cantora de ópera.
Ela é a única pessoa a ter sua voz em todos os jogos do pacote The Orange Box.
Em Half-Life 2 e suas expansões, Ellen McLain dubla os Soldados Combine Overwatch e em Team Fortress 2 ela faz o papel de Administradora, a mulher que narra o jogo.
2. A ideia do game Portal na verdade veio de outro game mais desconhecido: o Narbacular Drop.
Pouquíssimas pessoas conhecem esse game ,mas sem ele, Portal não existiria.
Após o lançamento de Narbacular Drop em 2005, o co-fundador da Valve Gabe Newell, ficou interessado no projeto e contratou os estudantes que o desenvolveram, e os colocou para trabalhar no desenvolvimento de.... Portal!
Então é isso essa foi a minha segunda análise, espero que tenham gostado
Qualquer dúvida, poste aqui no tópico que eu vou responder =D
Um abraço a todos e fiquem com Deus!
"I feel FANTASTIC and i'm Still Alive"
Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma análise do Salies.
O jogo de hoje, é meu jogo favorito. Longa vida a ele: o maravilhoso, original e divertido Portal. E sim, eu só faço análise de jogos bons, porque obviamente não sou trouxa de gastar meu dinheiro com jogo ruim XD, mas calma, já estou fazendo a análise do Chamada do Dever: Fantasmas, só que eu quero zerar o Campo de Batalha 4 antes de analisar.
- Introdução -
Portal é um jogo estilo Puzzle (quebra-cabeça) em primeira pessoa desenvolvido pela minha querida, idolatrada, amada Valve.
Portal foi lançado dia 9 de abril de 2007 como parte integrante do pacote The Orange Box, dísponível para Xbox 360 e na versão PC o game poderia ser adquirido separadamente via Steam. Uma versão separada do pacote foi lançada dia 22 de outubro de 2008 para Xbox 360, pois até então só se era possível adiquirir o game através da The Orange Box.
- Enredo -
Em Portal nós controlamos uma mulher chamada Chell.
O jogo começa com ela acordando em uma câmara de relaxamento e escutando a voz de alguém se apresentando.
Essa voz diz que Chell irá passar por uma série de testes, e que caso cumpra todos com sucesso, ela será recompensada com um bolo.
E é assim que o jogo começa.
Como não é spoiler pra ninguém, a mulher que fala para Chell sobre os testes na verdade é uma robô chamada GlaDOS.
O jogo se passa nas instalações da Aperture Science Laboratories, empresa que cria diversos produtos para facilitar a vida das pessoas.
Chell é uma cobaia voluntária para testar os produtos dessa empresa e GlaDOS é uma robô que foi criada para automatizar os testes, fazendo com que o controle de cobaias e a ordem dos experimento ficasse mais simples.
E é assim que o jogo progride.
- Jogabilidade -
É agora que o jogo brilha.
Portal segue com uma jogabilidade muito simples.
Em Portal você pode andar, pular, pegar alguns objetos e criar portais. E não, não é possível correr.
Sobre a parte de criar portais, o jogo progride em cima disso.
Para dar um exemplo de como eles funcionam eu vou usar o Mario e o Sonic XD:
Vamos supor que eu estou numa câmara que GlaDOS me deu para resolver.
Para resolvê-la, eu tenho que criar um portal laranja no ponto "Mario" e um azul do ponto "Sonic". Eu entro pelo ponto Mario e saio no Sonic, entenderam?
Se não, observem abaixo:
$ < eu Portal Sonic > 0
0 < Portal Mario
Aqui eu entro no Sonic e saio no Mario, entendeu?
Usando essa mesma fórmula, também é possível usar uma espécie de propulsão para fazer um movimento contínuo.
Não entendeu? Observe a imagem abaixo:
Nessa imagem, eu pulo em direção ao portal azul, mas, com a queda eu ganho propulsão, assim me dando força para "completar o salto" só que eu uma direção contínua.
Na imagem abaixo há outro exemplo de como o movimento contínuo funciona:
Nesse caso eu faço o mesmo movimento de antes. Eu entro no azul, pego impulso e saio no laranja. Só que em vez de eu pousar lá, eu mudo meu portal azul de lugar e assim ganho mais impulso e consigo ganhar mais velocidade na distância.
Esses são os elementos básicos do jogo.
No game você utiliza a Portal Gun, arma capaz de criar dois portais: o azul e o laranja, como eu já disse.
No começo você utiliza uma arma que cria apenas o portal azul, mas depois você já adquire uma versão mais avançada da Portal Gun que o permite criar ambos os portais.
Além desses elementos, existem mais alguns:
A Esfera de Energia Negra:
Serve para energizar alguns pontos e para passar das fases. Ativar elevadores, pontes, entre outras coisas. Mas cuidado. Ela pode te matar se você encostar nela.
Agúa tóxica: está na maioria dos mapas e se você cair nela, Rest In Peace, morre.
Apertures Cubes/ Companion Cube:
Esses cubos servem para ajudar você ou no caso do Companion, para te acompanhar durante uma missão. Entenda mais jogando.
Turrets:
Servem simplesmente para atirar em você!
- Gráficos -
Portal utiliza a maravilhosa engine Source. Rodando no PC com tudo no máximo, o gráfico é muito bonito e a iluminação é muito bem feita.
Todas as texturas são muito bem trabalhadas, mesmo se você chegar bem perto, a textura ainda não perde a qualidade.
O nível de detalhes em todos os objetos é muito alto, e mesmo sem ter o Anti-Aliasing ativado, há pouquíssimos serrilhados.
Como de costume, algumas imagens em alta qualidade para vocês olharem:
- Trilha Sonora -
Na minha opinião, a melhor parte do jogo.
A trilha sonora é muito bem feita.
A maior parte das músicas é de gênero eletrônica.
Elas são muito bem compostas, dando aquele clima de teste e robôs ao jogo.
Além de toda a beleza da música, ela é muito bem empregada, tocando nas horas exatas.
Quando o jogo está mais calmo, a música é mais devagar, e quando está em clima acelerado, quase de ação, a música é rápida e empolgante.
Além disso, o game conta com a clássica música Still Alive, que ficou marcada pra sempre na história dos games.
- Ponto Negativo -
Infelizmente esse game tem um pequeno ponto negativo. Seu comprimento.
Se você zerar Portal pela primeira vez sem a ajuda de nenhum detonado ou cheat, dura em cerca de 2 horas, se você for um pouquinho esperto.
Agora, se você, assim como eu, tem decorado como resolver cada câmara do jogo, ele não dura nem 1 hora sequer. Sim, ele é muito curto.
Isso é até compreensível, pois Portal é uma espécie de "bônus" para o pacote The Orange Box, tanto que no segundo game da série a duração foi altamente incrementada, mas mesmo assim, o game é curto demais.
- Conclusão -
Portal é um belíssimo game, com uma trilha sonora de dar gosto e uma jogabilidade original e divertida.
O nível de entreterimento do jogo é altíssimo, mesmo ele tendo algumas partes um pouquinho difíceis de se resolver, quando você conseguir, vai sentir um sentimento muito grande de "satisfação" por ter completado a câmara.
Recomendo Portal a todos aqueles que curtem um bom quebra cabeça, que gostam de se divertir e que não se incomodam com um game curto.
Notas:
Enredo/ História - 10
Jogabilidade - 10
Gráficos - 10
Trilha Sonora -
- 0,1 negativo pela sua durabilidade, que pode incomodar alguns gamers.
Nota Final - 9,9
- Curiosidades -
É isso mesmo, curiosidades.
1. Você conhece a dubladora de GlaDOS?
Quem dubla essa personagem é um mulher chamada Ellen McLain.
Ellen além de dubladora é cantora de ópera.
Ela é a única pessoa a ter sua voz em todos os jogos do pacote The Orange Box.
Em Half-Life 2 e suas expansões, Ellen McLain dubla os Soldados Combine Overwatch e em Team Fortress 2 ela faz o papel de Administradora, a mulher que narra o jogo.
2. A ideia do game Portal na verdade veio de outro game mais desconhecido: o Narbacular Drop.
Pouquíssimas pessoas conhecem esse game ,mas sem ele, Portal não existiria.
Após o lançamento de Narbacular Drop em 2005, o co-fundador da Valve Gabe Newell, ficou interessado no projeto e contratou os estudantes que o desenvolveram, e os colocou para trabalhar no desenvolvimento de.... Portal!
Então é isso essa foi a minha segunda análise, espero que tenham gostado
Qualquer dúvida, poste aqui no tópico que eu vou responder =D
Um abraço a todos e fiquem com Deus!
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