Eu estava pensando, estamos numa época de "transição" entre gerações (ou se preferirem, sub-gerações) de vídeo-games, com a anúncio do Nintendo Switch, lançamento do PS4 Pro e revelação do Xbox Scorpio prevista para esse ano.
Já estamos há uns bons anos na era do full HD, e agora vemos algumas investidas em popularizar e criar conteúdo utilizando novas tecnologias, como 4K e HDR. Porém, como sabemos, nem todas as investidas são bem sucedidas, como alguns anos atrás que as fabricantes de TV tentaram empurrar as TVs 3D e hoje em dia ninguém mais liga pra isso e nem produz conteúdo que tira proveito do 3D.
Então gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre as novas tendências do mercado e quais tecnologias e padrões técnicos vingarão para os próximos anos.
Abaixo falarei sobre as minhas opiniões.
Resolução 4K
A resolução 4K já é uma realidade. No PS4 Pro já tem alguns jogos que estão se aproveitando do 4K, como por exemplo o NiOh que o jogador pode optar entre jogar em 3840x2160 @ 30 FPS ou 1920x1080 @ 60 FPS.
No PC o 4K já é uma realidade há alguns anos, porém sempre sacrificando o framerate e qualidade gráfica. Se você fizer um SLI com duas placas caras talvez dê pra rodar os lançamentos AAA em 4K com um framerate alto, mas você precisa ser uma completa whale pra isso.
O Nintendo Switch certamente vai ficar de fora, já que como foi confirmado, a maioria dos jogos irão rodar em 720p ou 900p. Então podemos esperar um salto tecnológico como aconteceu do Game Cube pro Wii, com a Nintendo ficando pra trás.
A Microsoft disse que o Xbox Scorpio suportaria 4K nativo, mas como estamos falando da Microsoft, é certeza que eles vão cagar de algum jeito.
Enfim, na minha opinião, a tendência é os jogos e ports pra PC continuem seguindo o ritmo dos consoles, como por exemplo o port de PC do Tales of Berseria que o 4K é upscaled. Então acho que o PlayStation 4 Pro, Xbox Scorpio e PC vão continuar o empurrando o 4K, inicialmente upscaled, e a tendência é que nos próximos anos o 4k seja o padrão.
Tecnologia 3D
Nem tem muito o que falar, hoje em dia ninguém mais fala ou liga pra 3D. Acho que a última investida que eu vi nesse sentido foi o ICO e Shadow of the Colossus HD, que possuem suporte pra tecnologia 3D, e apesar de ouvir relatos de gente que jogou utilizando 3D e gostou, ninguém nunca ligou muito pra isso e não parece existir uma grande intenção da indústria de criar conteúdo que se aproveita do 3D.
Framerates elevados (144 Hz)
O padrão atualmente dos monitores e TVs é o 60 Hz, nos últimos anos tem um certo marketing no mercado de "eSports gamer xXx_360noScope le epic master race" pra vender monitores com 144 Hz, porém duvido muito que se torne um padrão. É bem claro que os desenvolvedores e fabricantes de hardware não querem aumentar o gasto de processamento em tantas vezes só pra ganhar alguns frames imperceptíveis, então investir em monitores assim é perda de dinheiro, ao meu ver.
No PS4 Pro o padrão parece que será 4k @ 30 fps ou 1080p @ 60 fps. Com a Nintendo parece que será 1080p @ 60 fps, 720p @ 60 fps ou 900p @ 30 fps.
Então acredito que vai ser uma coisa restrita pro marketing de eSports como League of Legends e CS:GO, pro nicho de pessoal que compra diversos produtos da Razer e coisas do tipo.
HDR
Uma grande incógnita, no anúncio do PS4 Pro diversos desenvolvedores importantes disseram que o HDR era um avanço ainda maior que o 4K. Alguns jogos já suportam HDR, como Uncharted 4 e Final Fantasy XV, porém fora isso não vejo muitos comentários sobre o assunto, inclusive estranhei que o NiOh não suportará HDR no lançamento.
Então eu acho que alguns exclusivos da Sony e jogos de desenvolvedoras com um bom relacionamento terão suporte ao HDR, mas não vejo isso se tornando um padrão tão cedo nos PCs, já que a maioria das pessoas não possuem monitores com HDR e o que faz sucesso nos PCs hoje em dia são jogos leves e populares no Twitch como League of Legends, CS:GO e Rocket League.
Até onde eu sei o Nintendo Switch não suportará HDR, então a Nintendo não usará a tecnologia.
Então realmente não sei se HDR apenas demorará pra emplacar ou se será esquecido depois de um tempo.
Realidade virtual
Outra incógnita, Oculus Rift e HTC Vive já estão no mercado há algum tempo porém sem grandes sucessos. Ao meu ver, o maior problema são os preços e a falta de software de qualidade que se aproveite da tecnologia. Com o PlayStation VR parece estar havendo alguns avanços na popularização e criação de software de qualidade, mas ainda assim não consigo imaginar como algo amplamente popular, e sim como um aparelho de nicho para alguns jogos bem específicos, no máximo.
Porém seria interessante se a waifu age finalmente implacar.
Controles de movimento
Ninguém mais aguenta essa caralha, Microsoft já abandonou o Kinect, Sony abandonou o PS Move Motion e PC nunca teve de forma popular. Acho que o melhor fruto dessa tecnologia foi o giroscópio, que deveria ser padrão em todos os controles para serem aproveitados de formas inteligentes em jogos que se encaixam, como a mira no Splatoon. De resto, acho difícil que continuem investindo em jogos inteiros baseados em controles de movimento.
---
Enfim, postem as suas opiniões sobre uma ou mais tecnologia(s), independente de eu ter citado ou não. Gostaria de saber a opinião de vocês principalmente sobre o HDR.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya