Apesar de muitos jogos não terem conseguido atingir suas expectativas de venda, 2016 foi um excelente ano para a industria de jogos. Ao menos é isso que afirma o pessoal da Superdata, que disponibilizaram não apenas a arrecadação total (91 bilhões), como também a contribuição de cada setor.
- Consumidores gastaram $41 bilhões em jogos mobile, sendo Pokemon GO e Clash Royale os maiores estreantes do ano. Ademais, o mercado mobile também amadureceu, com mais investimentos sendo feitos no desenvolvimento de jogos e em propaganda.
- O primeiro ano do VR foi razoável, especialmente para desenvolvedores de hardware. A Oculus sofreu com uma queda de interesse por parte dos consumidores e esperamos que em 2017, a HTC e Sony tomem a liderança do mercado.
- Apesar de ainda pouco lucrativo, eSports se tornaram um ponto de destaque entre os excecutivos. Empresas como Activision, Riot Games e Electronic Arts vão explorar novos meios de gerar capital com esse negócio, começando pela venda dos direitos de exibição em 2017.
- Houve um aumento no consumo de mídia digital em consoles, totalizando $6,6 bilhões em 2016. Essa mudança aumenta as margens de lucro e permite que as editoras gerem receita através de conteúdos extras e microtransações.
- PC Gaming continua forte, gerando $34 bilhões em receita, os principais responsáveis são jogos free to play e jogos digitais. Jogos clássicos como League of Legends e novatos como Overwatch lideraram o mercado, os jogadores da plataforma também receberam novidades em hardware, com novas gerações de placas gráficas oferecendo até 40% de poder extra e 20% de redução no consumo energético.
No mercado de consoles, os jogos mais lucrativos do ano foram:
Call of Duty: Black Ops III | $591.1 M |
Fifa 16 | $387.4 M |
Grand Theft Auto V | $378.9 M |
Tom Clancy's The Division | $261.8 M |
Destiny | $214.1 M |
Já nos computadores:
League of Legends | $1.700 B |
Dungeon Fighter Challenge | $1.100 B |
Crossfire | $1.100 B |
Overwatch | $585.6 M |
World of Tanks | $400.0 M |
E no setor mobile:
Monster Strike | $1.300 B |
Clash of Clans | $1.200 B |
Clash Royale | $1.100 B |
Game of War: Fire Age | $910.0 M |
Mobile Strike | $900.0 M |
Fonte: SuperData
Obs: O assunto tem relação com a Nintendo, mas não é diretamente sobre ela, então se algum moderador acreditar que o tópico faz mais sentido em outra área. Favor muda-lo para lá.
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Parece que o ano foi excelente para a industria de jogos, especialmente para a industria "não tradicional". Algumas dessas informações são bastante assustadoras, como na receita gerada pelos jogos mobile e pelo conteúdo de vídeo relacionado a jogos, que se continuar caminhando dessa forma, deve passar a o mercado de consoles em termos de receita em alguns anos.
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