Pokémon Go foi lançado já tem alguns meses, e foi sem dúvidas um dos maiores fenômenos dos jogos para celulares dos últimos anos. Mas o público do jogo caiu consideravelmente após o lançamento, mas por que?
Hype
O primeiro motivo que eu apontaria para isso foi o hype em excesso sobre o jogo. Praticamente todo mundo que tinha um celular compatível e acessava qualquer rede social baixou o jogo para ver sobre o que todo mundo estava falando, e isso inclui aqueles que não tinham muito interesse ou então nem conhecia os monstrinhos. Isso é lógico que aumentou o número de "desistências" do jogo, pois ao se deparar com algo que nem conhecia e baixou só "pra ver como é", a maioria desistiu, além da fama excessiva (aquela coisa de todo mundo falando sobre o tempo todo) ter esfriado muito.
Cidades pequenas e periferias
Um ponto que desmotivou muitos a jogar foi a falta de Pokéstops e ginásios, principalmente nas cidades pequenas, mas que também era perceptível nas periferias das grandes cidades. O fato de ser complicado conseguir PokéBolas e não poder capturar os pokémon fez com que muita gente fosse largando os jogos aos poucos.
Levar Pokémon no nome
Mas esse é o ponto que eu acho que mais afetou o jogo, e levou algumas pessoas até mesmo a ficarem decepcionadas.
Primeiro, acho válido destacar o gênero do jogo: realidade aumentada. Não é um RPG nem nada perto dos jogos de 3DS.
Agora sim vou explicar meu ponto: algumas pessoas esperaram um jogo de 3DS, e não um jogo de realidade aumentada. Qualquer ser que tenha baixado ou tivesse tido contato com Ingress saberia do que esperar: algo parecido, mas com tema de Pokémon. Mas muitos se deixaram levar pelo fato de ter Pokémon no nome e esperaram batalhas por turnos, diferentes ginásios como no 3DS, batalhas com os Pokémon antes de capturar (mesmo sendo bizarro imaginar isso no meio da rua), entre outras coisas que um jogo RPG teria. Mas ai que está o problema, como eu já disse, não é um jogo RPG, e isso acabou decepcionando muitas pessoas (principalmente aqueles fãs revoltados de Facebook que se acham melhores por jogar a franquia principal). Ao acabarem decepcionados, muitos dos que são de fatos fãs da franquia se sentiram desmotivados a jogar, pois esperavam uma experiência mais "sólida" (por sólida entende-se parecida com a encontrada no 3DS).
Ter "Pokémon" no nome do jogo fez com ele acabasse conhecido por milhares de pessoas ao redor do mundo que nunca tiveram contato com algum jogo de realidade aumentada. Mas ao mesmo tempo, fez com que muitos esperassem algo no estilo encontrado no 3DS, sendo que o jogo nem se quer tem o mesmo gênero.
Então é isso o que eu acho que acabou de fato motivando a queda de público, mas ao mesmo tempo, foi o que resultou em um alto público. Uma verdadeira faca de dois gumes.
Primeiro, acho válido destacar o gênero do jogo: realidade aumentada. Não é um RPG nem nada perto dos jogos de 3DS.
Agora sim vou explicar meu ponto: algumas pessoas esperaram um jogo de 3DS, e não um jogo de realidade aumentada. Qualquer ser que tenha baixado ou tivesse tido contato com Ingress saberia do que esperar: algo parecido, mas com tema de Pokémon. Mas muitos se deixaram levar pelo fato de ter Pokémon no nome e esperaram batalhas por turnos, diferentes ginásios como no 3DS, batalhas com os Pokémon antes de capturar (mesmo sendo bizarro imaginar isso no meio da rua), entre outras coisas que um jogo RPG teria. Mas ai que está o problema, como eu já disse, não é um jogo RPG, e isso acabou decepcionando muitas pessoas (principalmente aqueles fãs revoltados de Facebook que se acham melhores por jogar a franquia principal). Ao acabarem decepcionados, muitos dos que são de fatos fãs da franquia se sentiram desmotivados a jogar, pois esperavam uma experiência mais "sólida" (por sólida entende-se parecida com a encontrada no 3DS).
Ter "Pokémon" no nome do jogo fez com ele acabasse conhecido por milhares de pessoas ao redor do mundo que nunca tiveram contato com algum jogo de realidade aumentada. Mas ao mesmo tempo, fez com que muitos esperassem algo no estilo encontrado no 3DS, sendo que o jogo nem se quer tem o mesmo gênero.
Então é isso o que eu acho que acabou de fato motivando a queda de público, mas ao mesmo tempo, foi o que resultou em um alto público. Uma verdadeira faca de dois gumes.
-------------------------------
E você? O que acha? A adição da segunda geração e as batalhas player vs. player serão capazes de recuperar o público, ou então Pokémon Go agora irá se manter só com aqueles que gostaram do jogo de realidade aumentada?
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya