Os primeiros jogos da franquia principal de Mario foram praticamente todos jogos side-scrollers em 2D, porém isso mudou após o lançamento de Super Mario 64, o primeiro jogo de plataforma em 3D da franquia.
Após o sucesso de Super Mario 64, essa franquia parece ter se adaptado à jogabilidade em 3D, e praticamente deixando de fazer Side-scrollers em 2D.
Isso foi até o lançamento de New Super Mario Bros para o Nintendo DS, em 2006, que decidiu reimaginar a jogabilidade dos primeiros jogos de plataforma em 2D de Mario.
Hoje em dia, a franquia New Super Mario Bros já possui 4 jogos (um para cada console da Nintendo desde o DS), porém ela tem recebido diversas críticas feitas pelos fãs devido aos inúmeros problemas que tem ocorrido com esses jogos desde o seu primeiro título.
No tópico de hoje, iremos discutir quais são os problemas da franquia New Super Mario Bros, como também iremos apontar maneiras de resolvê-los.
Antes de iniciar a discussão, eu gostaria de fazer um rápido resumo sobre cada jogo da franquia:
New Super Mario Bros. (DS)
Foi lançado 13 anos desde o último Mario Sidescroller (Super Mario Land 2), sendo o primeiro jogo da série New Super Mario Bros. O jogo possuía um modo de história protagonizando Mario ou Luigi, um modo de dois jogadores de Mario vs Luigi e um modo de minigames que podiam ser jogados por até quatro jogadores simultaneamente.
A jogabilidade do jogo foi feita com base nos primeiros Sidescrollers da franquia Mario, como Super Mario Bros ou Super Mario Bros 3. Porém, o grande diferencial na jogabilidade em comparação com esses dois jogos foi adição de movimentos vindos de Super Mario 64, como o Ground Pound, o Wall Jump e o Triple Jump.
O jogo foi recebido de forma muito boa na sua época, ganhando notas bem favoráveis em análises. A GameSpot deu ao jogo um 9/10, e a IGN deu um 9.5/10, dizendo que o jogo marcava o brilhante retorno de Mario para o Sidescrollers. NSMB também foi o jogo mais vendido do Nintendo DS, o que é um grande mérito.
New Super Mario Bros. Wii
Foi o segundo jogo dessa série, lançado em 2009. O jogo é uma continuação para o primeiro NSMB, sendo bem semelhante ao seu antecessor. Porém, o jogo possui algumas diferenças bem notáveis, como o fato dos bosses do jogo agora serem Koopalings.
O principal atrativo do jogo é o seu multiplayer cooperativo, que pode ser jogado por até 4 pessoas. Isso junto do modo versus do jogo (que também é jogável por até 4 pessoas) fez desse jogo o primeiro Mario possuindo tanto um multiplayer cooperativo quanto um versus desde o Mario Bros dos Arcades.
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
O terceiro jogo dessa série, lançado em 2012. O foco principal do jogo é centrado em moedas, tendo inclusive um dos objetivos do jogo como sendo a coleta de 1 milhão de moedas. Essa ideia das moedas foi bastante trabalhada durante o jogo, tendo coisas como Gold Flowers, Gold Blocks, Gold Mushrooms e tudo de dourado que você pudesse imaginar. O jogo conta até mesmo com um modo chamado Coin Rush, onde você coleta a maior quantidade de moedas no menor tempo possível.
Infelizmente esse é o jogo mais criticado da série, devido ao seu nível de dificuldade, que é menor do que em jogos anteriores, e ao fato de que ele não trouxe muitas novidades em relação aos outros dois títulos já lançados.
New Super Mario Bros. U
O quarto e mais recente jogo da série, lançado para o Wii U, também em 2012. O jogo parece trazer uma boa quantia de novidades em comparação com NSMB2, sendo algumas das principais delas a adição do Challenge Mode (um modo onde o jogador realiza vários desafios breves) e a adição de um quinto jogador, que utiliza o Gamepad do Wii U para criar blocos e ajudar os outros jogadores.
Vale também ressaltar que em 2013, para o Ano do Luigi, o jogo ganhou uma expansão chamada New Super Luigi U. Resumidamente, é uma versão mais difícil do jogo, protagonizando o Luigi, onde todas as fases são designadas de forma mais difícil, e o jogador possui apenas 100 segundos para terminá-las.
Bem, são basicamente esses os jogos da série até agora. Acho que já deve ser uma boa hora pra falar sobre algumas coisas que, na minha opinião, precisam ser solucionadas para tornar esses jogos uma experiência melhor.
Bosses: Enquanto o primeiro NSMB usava versões novas de inimigos comuns tematizadas para combinar mais com o mundo esses bosses são inseridos, todos os outros jogos usam Koopalings. Tudo bem que eles também usam coisas como o Boom Boom ou os Reznors como minibosses, mas os bosses principais de cada mundo são sempre Koopalings.
Não me entendam mal, eu adoro os Koopalings, mas acho que seria legal ver bosses originais aparecendo novamente. Os Koopalings ainda poderiam ser usados de alguma forma, como minibosses de mundos especiais, ou no mundo do Bowser.
Os Mundos: Grama, deserto, água, neve, floresta, montanha, céu, lava e especial. É assim que foram tematizados os mundos no primeiro NSMB. E no segundo. E no terceiro. E no quarto. Acho que deu pra entender o que eu quis dizer. Os mundos sempre foram tematizados da mesma forma em TODOS os jogos da série.
Existem dezenas de ideias novas pra mundos que poderiam ser utilizadas. E caso eles não conseguissem pensar em nada novo, eles poderiam pelo menos tentar tornar esses mundos mais interessantes. Pelo menos NSMBU teve metade do mundo da floresta tematizado em torno de uma floresta mal assombrada, o que foi legal (mesmo que só tenha ocorrido nesse mundo), e quem sabe eles não tentem produzir ideias tão criativas como essa em jogos futuros, não é?
Gameplay: A maneira de como o gameplay mudou no primeiro NSMB foi genial. Adicionar os movimentos de SM64 em um jogo sidescroller? Essa ideia foi incrível! Infelizmente os jogos depois dele não fizeram tantas inovações no gameplay além de coisas simples, como o Spin-Jump.
Existem algumas maneiras de melhorar o gameplay dos jogos de forma que eles fiquem mais interessantes. Interação com o background das fases, por exemplo, é algo que vem sendo utilizado em Donkey Kong e Kirby, e não seria uma má ideia ter isso em NSMB também. Mudanças na jogabilidade do 2D pro 3D, como ocorre em Sonic Generations, também seria uma boa ideia se feita corretamente.
Ainda tem alguns outros poucos problemas nos jogos que eu poderia citar, mas eu acho que esses três devem ser os principais.
Não me levem a mal, nenhum dos jogos de NSMB é verdadeiramente ruim. Eles claramente possuem problemas no quesito de inovação em certos pontos, mas eles ainda possuem músicas cativantes, gráficos charmosos e controles ótimos, como também proporcionam bastante diversão, que é algo fundamental em todo bom jogo de Mario.
Mas e você? Concorda ou discorda de algum problema que eu citei? Ou acha que existem outros meios para resolve-los? Para você, quais são os problemas da série New Super Mario Bros, e como você os resolveria?
Após o sucesso de Super Mario 64, essa franquia parece ter se adaptado à jogabilidade em 3D, e praticamente deixando de fazer Side-scrollers em 2D.
Isso foi até o lançamento de New Super Mario Bros para o Nintendo DS, em 2006, que decidiu reimaginar a jogabilidade dos primeiros jogos de plataforma em 2D de Mario.
Hoje em dia, a franquia New Super Mario Bros já possui 4 jogos (um para cada console da Nintendo desde o DS), porém ela tem recebido diversas críticas feitas pelos fãs devido aos inúmeros problemas que tem ocorrido com esses jogos desde o seu primeiro título.
No tópico de hoje, iremos discutir quais são os problemas da franquia New Super Mario Bros, como também iremos apontar maneiras de resolvê-los.
Antes de iniciar a discussão, eu gostaria de fazer um rápido resumo sobre cada jogo da franquia:
New Super Mario Bros. (DS)
Foi lançado 13 anos desde o último Mario Sidescroller (Super Mario Land 2), sendo o primeiro jogo da série New Super Mario Bros. O jogo possuía um modo de história protagonizando Mario ou Luigi, um modo de dois jogadores de Mario vs Luigi e um modo de minigames que podiam ser jogados por até quatro jogadores simultaneamente.
A jogabilidade do jogo foi feita com base nos primeiros Sidescrollers da franquia Mario, como Super Mario Bros ou Super Mario Bros 3. Porém, o grande diferencial na jogabilidade em comparação com esses dois jogos foi adição de movimentos vindos de Super Mario 64, como o Ground Pound, o Wall Jump e o Triple Jump.
O jogo foi recebido de forma muito boa na sua época, ganhando notas bem favoráveis em análises. A GameSpot deu ao jogo um 9/10, e a IGN deu um 9.5/10, dizendo que o jogo marcava o brilhante retorno de Mario para o Sidescrollers. NSMB também foi o jogo mais vendido do Nintendo DS, o que é um grande mérito.
New Super Mario Bros. Wii
Foi o segundo jogo dessa série, lançado em 2009. O jogo é uma continuação para o primeiro NSMB, sendo bem semelhante ao seu antecessor. Porém, o jogo possui algumas diferenças bem notáveis, como o fato dos bosses do jogo agora serem Koopalings.
O principal atrativo do jogo é o seu multiplayer cooperativo, que pode ser jogado por até 4 pessoas. Isso junto do modo versus do jogo (que também é jogável por até 4 pessoas) fez desse jogo o primeiro Mario possuindo tanto um multiplayer cooperativo quanto um versus desde o Mario Bros dos Arcades.
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
O terceiro jogo dessa série, lançado em 2012. O foco principal do jogo é centrado em moedas, tendo inclusive um dos objetivos do jogo como sendo a coleta de 1 milhão de moedas. Essa ideia das moedas foi bastante trabalhada durante o jogo, tendo coisas como Gold Flowers, Gold Blocks, Gold Mushrooms e tudo de dourado que você pudesse imaginar. O jogo conta até mesmo com um modo chamado Coin Rush, onde você coleta a maior quantidade de moedas no menor tempo possível.
Infelizmente esse é o jogo mais criticado da série, devido ao seu nível de dificuldade, que é menor do que em jogos anteriores, e ao fato de que ele não trouxe muitas novidades em relação aos outros dois títulos já lançados.
New Super Mario Bros. U
O quarto e mais recente jogo da série, lançado para o Wii U, também em 2012. O jogo parece trazer uma boa quantia de novidades em comparação com NSMB2, sendo algumas das principais delas a adição do Challenge Mode (um modo onde o jogador realiza vários desafios breves) e a adição de um quinto jogador, que utiliza o Gamepad do Wii U para criar blocos e ajudar os outros jogadores.
Vale também ressaltar que em 2013, para o Ano do Luigi, o jogo ganhou uma expansão chamada New Super Luigi U. Resumidamente, é uma versão mais difícil do jogo, protagonizando o Luigi, onde todas as fases são designadas de forma mais difícil, e o jogador possui apenas 100 segundos para terminá-las.
Bem, são basicamente esses os jogos da série até agora. Acho que já deve ser uma boa hora pra falar sobre algumas coisas que, na minha opinião, precisam ser solucionadas para tornar esses jogos uma experiência melhor.
Bosses: Enquanto o primeiro NSMB usava versões novas de inimigos comuns tematizadas para combinar mais com o mundo esses bosses são inseridos, todos os outros jogos usam Koopalings. Tudo bem que eles também usam coisas como o Boom Boom ou os Reznors como minibosses, mas os bosses principais de cada mundo são sempre Koopalings.
Não me entendam mal, eu adoro os Koopalings, mas acho que seria legal ver bosses originais aparecendo novamente. Os Koopalings ainda poderiam ser usados de alguma forma, como minibosses de mundos especiais, ou no mundo do Bowser.
Os Mundos: Grama, deserto, água, neve, floresta, montanha, céu, lava e especial. É assim que foram tematizados os mundos no primeiro NSMB. E no segundo. E no terceiro. E no quarto. Acho que deu pra entender o que eu quis dizer. Os mundos sempre foram tematizados da mesma forma em TODOS os jogos da série.
Existem dezenas de ideias novas pra mundos que poderiam ser utilizadas. E caso eles não conseguissem pensar em nada novo, eles poderiam pelo menos tentar tornar esses mundos mais interessantes. Pelo menos NSMBU teve metade do mundo da floresta tematizado em torno de uma floresta mal assombrada, o que foi legal (mesmo que só tenha ocorrido nesse mundo), e quem sabe eles não tentem produzir ideias tão criativas como essa em jogos futuros, não é?
Gameplay: A maneira de como o gameplay mudou no primeiro NSMB foi genial. Adicionar os movimentos de SM64 em um jogo sidescroller? Essa ideia foi incrível! Infelizmente os jogos depois dele não fizeram tantas inovações no gameplay além de coisas simples, como o Spin-Jump.
Existem algumas maneiras de melhorar o gameplay dos jogos de forma que eles fiquem mais interessantes. Interação com o background das fases, por exemplo, é algo que vem sendo utilizado em Donkey Kong e Kirby, e não seria uma má ideia ter isso em NSMB também. Mudanças na jogabilidade do 2D pro 3D, como ocorre em Sonic Generations, também seria uma boa ideia se feita corretamente.
Ainda tem alguns outros poucos problemas nos jogos que eu poderia citar, mas eu acho que esses três devem ser os principais.
Não me levem a mal, nenhum dos jogos de NSMB é verdadeiramente ruim. Eles claramente possuem problemas no quesito de inovação em certos pontos, mas eles ainda possuem músicas cativantes, gráficos charmosos e controles ótimos, como também proporcionam bastante diversão, que é algo fundamental em todo bom jogo de Mario.
Mas e você? Concorda ou discorda de algum problema que eu citei? Ou acha que existem outros meios para resolve-los? Para você, quais são os problemas da série New Super Mario Bros, e como você os resolveria?
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