Estava lendo mais artigos e cheguei a uma conclusão:
O Nintendo NX não é um console portátil ou híbrido, apenas integra arquitetura ARM por unificação de linguagem de programação;
>Mas, Bruno e os rumores e patentes demonstrando justamente o oposto?
Montei um cenário teórico para explicar a situação da plataforma.
Para contextualizar irei usar as Patentes de Cloud, CPU suplementar e dispositivo de comunicação universal(que alguns interpretaram como trabalhar com outros consoles ou PC) e ou filosofia de criação de hardware deles;
>As dimensões dadas pelas patentes registradas da Nintendo demonstram um console que teria um tamanho próximo ao Xbox One(sendo um pouco maior), a Nintendo se preocupa com o consumo energia tal como a eficiente per watt de suas plataformas. Para ela colocar no mercado uma arquitetura que naturalmente esquentaria bastante e demandaria muita energia seria algo contra a sua filosofia de hardware.
O Wii U por exemplo foi projetado para executar com apenas 1.24Ghz dada a temperatura ideal da plataforma x consumo de energia, a fonte do Wii U pode chegar a 75watts mas segundo analises ele mal usa 45% dessa potencia.
>Apenas esse fato demonstraria que a Nintendo estaria preparando-se para abandonar as instruções PowerPC, entretanto fugiria do X86.
Outro fato é a Nintendo planejar unificar os jogos entre o portátil da companhia e o console de mesa, não duvidaria que os jogos do DS/3DS sejam compatíveis com o NX(já que o Processador terá instruções para isto) e a mudança do processador Gráfico, não implicaria na necessidade de mudança extrema no conjunto de instruções dada que a similaridade é grande;
>A programação em ARM é quase tão simples quanto X86, dependo do sistema operacional usado;(afinal a comutação com hardware depende dele);
> A arquitetura de GPU Pascal da Nvidia poderia entregar ao NX um processamento igual ou até maior ao PlayStation 4.
>Hardware acoplado um ao outro:
Separados eles podem mal chegar próximo do Xbox One, mas juntos podem ultrapassar o PS4 isso unido a possibilidade da troca de um dos DOCs para aumentar a potencia.
Um exemplo que temos hoje em dia são as eGPUs usadas nos notebooks mais fracos para upgrade de hardware, seja para jogos ou renderização em geral.
> Processadores ARM em vários testes trabalham juntos tão bem ou melhor que os X86 equivalentes.
{Um Macbook Pro ligado a uma eGPU}
Resumidamente:
A Nintendo irá unificar o desenvolvimento nos consoles de mesa e portátil, no caso eles passaram a se complementar, separados são independentes e juntos fazem uma experiência igual ao que já estamos habituados ao PS4/Xbox One;
Entretanto isso significa o fim da compatibilidade com o Wii U, mas creio que jogos de plataformas até a 7ª geração seja viável através da emulação.
Então é plenamente possível que o NX seja:
Um portátil que se conecta a um console de mesa para gerar uma experiência final melhorada, usando quase os mesmos componentes para rodar todos os jogos em ambas plataformas em diferentes qualidades.
Desde 2012 os portáteis tem tido saltos de desempenho dadas as arquiteturas, um exemplo disto é o PS Vita que em si integra a mesma GPU do iPad 3 porem reduzida e tem desempenho próximo ao PlayStation 3;
Inclusive o Digital Frondry fez um teste com o sistema rodando Doom 3 BGF que conseguiu desempenhos ótimos em um sistema de quase 3 gerações atrás.
O Nintendo NX não é um console portátil ou híbrido, apenas integra arquitetura ARM por unificação de linguagem de programação;
>Mas, Bruno e os rumores e patentes demonstrando justamente o oposto?
Montei um cenário teórico para explicar a situação da plataforma.
Para contextualizar irei usar as Patentes de Cloud, CPU suplementar e dispositivo de comunicação universal(que alguns interpretaram como trabalhar com outros consoles ou PC) e ou filosofia de criação de hardware deles;
>As dimensões dadas pelas patentes registradas da Nintendo demonstram um console que teria um tamanho próximo ao Xbox One(sendo um pouco maior), a Nintendo se preocupa com o consumo energia tal como a eficiente per watt de suas plataformas. Para ela colocar no mercado uma arquitetura que naturalmente esquentaria bastante e demandaria muita energia seria algo contra a sua filosofia de hardware.
O Wii U por exemplo foi projetado para executar com apenas 1.24Ghz dada a temperatura ideal da plataforma x consumo de energia, a fonte do Wii U pode chegar a 75watts mas segundo analises ele mal usa 45% dessa potencia.
>Apenas esse fato demonstraria que a Nintendo estaria preparando-se para abandonar as instruções PowerPC, entretanto fugiria do X86.
Outro fato é a Nintendo planejar unificar os jogos entre o portátil da companhia e o console de mesa, não duvidaria que os jogos do DS/3DS sejam compatíveis com o NX(já que o Processador terá instruções para isto) e a mudança do processador Gráfico, não implicaria na necessidade de mudança extrema no conjunto de instruções dada que a similaridade é grande;
>A programação em ARM é quase tão simples quanto X86, dependo do sistema operacional usado;(afinal a comutação com hardware depende dele);
> A arquitetura de GPU Pascal da Nvidia poderia entregar ao NX um processamento igual ou até maior ao PlayStation 4.
>Hardware acoplado um ao outro:
Separados eles podem mal chegar próximo do Xbox One, mas juntos podem ultrapassar o PS4 isso unido a possibilidade da troca de um dos DOCs para aumentar a potencia.
Um exemplo que temos hoje em dia são as eGPUs usadas nos notebooks mais fracos para upgrade de hardware, seja para jogos ou renderização em geral.
> Processadores ARM em vários testes trabalham juntos tão bem ou melhor que os X86 equivalentes.
{Um Macbook Pro ligado a uma eGPU}
Resumidamente:
A Nintendo irá unificar o desenvolvimento nos consoles de mesa e portátil, no caso eles passaram a se complementar, separados são independentes e juntos fazem uma experiência igual ao que já estamos habituados ao PS4/Xbox One;
Entretanto isso significa o fim da compatibilidade com o Wii U, mas creio que jogos de plataformas até a 7ª geração seja viável através da emulação.
Então é plenamente possível que o NX seja:
Um portátil que se conecta a um console de mesa para gerar uma experiência final melhorada, usando quase os mesmos componentes para rodar todos os jogos em ambas plataformas em diferentes qualidades.
Desde 2012 os portáteis tem tido saltos de desempenho dadas as arquiteturas, um exemplo disto é o PS Vita que em si integra a mesma GPU do iPad 3 porem reduzida e tem desempenho próximo ao PlayStation 3;
Inclusive o Digital Frondry fez um teste com o sistema rodando Doom 3 BGF que conseguiu desempenhos ótimos em um sistema de quase 3 gerações atrás.
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