TUTORIAL - SETS DE NÍVEL AVANÇADO
Pessoas, gente, bípedes em geral, chegou a hora! Sejam bem-vindos (finalmente) ao Tutorial mais bonito do fórum - não sei se vai superar o do Math, mas tentarei. Neste tutorial ensinarei conceitos mais avançados no Photoshop, como recorte - usando Pen e Magic Wand -, Motion e Gaussian Blur, uso de Brushes, inserção de renders para dar efeitos legais no set, etc. Obviamente, estarei usando coisas já ensinadas anteriormente - como mesclagem de camadas.
Talvez esse não seja o último dos tutoriais de Photoshop, mas quero dizer que é muito interessante não apenas fazer o que ensinarei aqui, mas sim usar os conceitos aprendidos do seu próprio jeito, assim desenvolvendo um estilo único, o seu estilo =D
TUTORIAL PT. 1 - RECORTE
Decidi dividir esse tutorial em várias partes. Na primeira, explicarei como funcionam os métodos de recorte do Photoshop. Os mais usados são: Magic Wand (Varinha Mágica) que seleciona de forma inteligente partes similares da imagem, Pen (Caneta) usada para demarcar a região que se quer recortar/separar do resto da imagem, e também podemos utilizar Brushes (Pincéis) para pintar a área que desejamos recortar, depois criando uma Máscara e realizando o recorte. Neste tutorial, estarei explicando as duas primeiras - caso queiram, farei uma adição falando sobre a Máscara, mas eu pessoalmente não acho ela muito útil.
Para aqueles que estão confusos, peço que lembrem sobre as Renders que usei no Tutorial Intermediário, essas que eram, basicamente, imagens "sem fundo". Nem sempre nós encontraremos a imagem que desejamos com um fundo transparente - muitas vezes elas serão .jpg com fundo branco - então, teremos que recortar a imagem, retirando o fundo dela. Para isso, usaremos essas ferramentas. Vamos lá:
A Magic Wand/Varinha Mágica recorta as imagens selecionando partes de cores semelhantes da mesma. Por exemplo, vamos supor que temos uma imagem com um contorno forte, mas com um fundo branco. Se clicarmos com a Magic Wand nesse fundo, ela selecionará ele todo, assim pressionaremos Delete, e o fundo será excluído.
Quando a Magic Wand for selecionada, opções serão exibidas abaixo da Barra de Tarefas:
1. São os modos de uso da Magic Wand. O primeiro simplesmente seleciona a área em que você clicar. O segundo seleciona áreas em seguida - se você clicar em uma e depois em outra, a anterior não é desselecionada. A terceira retira a seleção de uma área - você pode fazer isso simplesmente clicando fora da imagem. A quarta faz uma intersecção entre as seleções. Comumente usaremos apenas o primeiro. 2. São os tipos de seleção. Usaremos a primeira, as outras são usadas em casos específicos - onde eu prefiro usar a Pen. 3. Esse valor determina o quão "sensível' será a sua seleção. Quando maior a Tolerância, maior serão os tons de cor que a Magic Wand irá selecionar - por exemplo, em Tolerância 10, ela selecionará apenas preto, e tem Tolerância 20, ela começará a selecionar tons de cinza escuro. 4. Recomendo deixar a primeira opção (Suav. Serrilhado) sempre ativada, pois sem ela, nossas seleções terão muito...serrilhado. Também deixaremos a segunda opção ativada, pois para o nosso uso, não há porque desativá-la.
Agora, vamos ao exemplo prático, já que para mim a melhor forma de aprender é...fazer!
Para o exemplo, estarei utilizando a seguinte imagem da Pyrrha Nikos (<3):
No meu caso, estarei utilizando a Magic Wand com Tolerância 30, pois o fundo possui tons de branco e cinza claro - ou seja, preciso que a Wand tenha uma abrangência maior de tons.
Agora, simplesmente vou selecionar a ferramenta e clicar no fundo branco, com isso, ela fará uma seleção, que é marcada pela linha pontilhada. Após isso, simplesmente pressione Delete e o fundo será excluído!
Veja que ainda temos algumas áreas em branco que devemos excluir. Simplesmente selecione elas e exclua - você pode excluir uma de cada vez, ou selecionar uma, e com a tecla Shift segurada, selecionar as outras.
Algumas imagens possuem detalhes muito pequenos - como essa - então, é muito útil utilizarmos a Lupa (do PS) para dar Zoom. Para não termos que selecionar a ferramenta, simplesmente pressione Ctrl + para aumentar o Zoom, ou Ctrl - para diminuir o Zoom. Usando os atalhos, você não poderá guiar o Zoom exatamente onde quer, mas pode usar as barras de rolagem para mover a área até onde você quiser.
Uma boa forma de saber se a seu recorte ficou bom e deixando o fundo da imagem na cor reversa da qual você acabou de excluir. No caso, tínhamos um fundo branco, ou seja, preencherei a imagem com um fundo preto. Crie uma nova camada e mova ela para baixo da sua imagem. Pressione D para selecionar a cor preta (ou D e depois X para branco) e pressione Alt e Backspace para preencher toda a camada com a cor. Veja o resultado abaixo:
Aqui podemos claramente observar o grande problema da Magic Wand, a imperfeição. Apesar de ser muito prática, essa ferramenta deixa muitos detalhes para trás, e se tentarmos consertar, é provável que ainda sobre serrilhado e teremos que usar outra ferramenta para consertar de novo.
Por isso, recomendo o uso da Magic Wand apenas em imagens mais simples, como uma imagem com um grande contorno preto, ou uma imagem pouco detalhada.
Agora falarei sobre um método mais trabalhoso, porém mais perfeccionista, de recorte: a Pen. O que a Pen (Caneta) faz é demarcar a imagem com pontos. O que faremos é demarcar a imagem com vários - quando mais pontos, mais detalhado será o recorte - e depois, criar uma seleção, que será (quase) perfeita, pois não será feita de modo automático. Utilizarei a mesma imagem como exemplo.
Pressione P para selecionar a Pen. Clicando na imagem, você verá que será criado um ponto. O que você vai fazer agora é contornar a imagem com esses pontos, da melhor forma possível (exemplo abaixo), mas antes, você dever saber que caso crie uma linha (entre dois pontos), antes de soltar o clique você ainda pode arrastar o ponto, formando uma curva. Isso é útil para quando tivermos uma curva na imagem, e quisermos contorná-la sem ter que criar vários pontos. Porque a Pyrrha tem muitas curvas ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Utilize o Zoom quando for fazer o contorno com a Pen, para que seja possível ver os pequenos detalhes. No caso da minha imagem, precisarei fazer vários contornos - um externo, e outros internos, para pegar os detalhes. Para fechar o contorno, basta clicar no ponto inicial do mesmo - assim, será formada uma linha em volta da imagem.
Após isso, com a Pen selecionada, clique com o botão direito e vá em "Criar Seleção".
Deixe o "Raio de Difusão" em 0 e ative a Suavização de Serrilhado:
Faça isso com todas as partes, internas e externas. Veja o resultado:
Observe que ainda temos algumas imperfeições, mesmo que mínimas. Algumas delas podem ser consertadas com mais contornos e exclusões, desta vez menores. A Magic Wand também é muito útil para tirar algumas dessas imperfeições, então, use-a! Mas, alguns detalhes precisarão de um cuidado e suavização maior, e para isso, usaremos a Borracha. Acontece que o conceito de Borracha e Brushes é o mesmo, então, vamos para a segunda parte do tutorial!
TUTORIAL PT. 2 - BRUSHES
Não me aprofundarei tanto nessa parte, pois não é necessário por enquanto, sendo que o nosso objetivo é aplicar tudo isso em um set.
Brush é aquela ferramenta clássica que todo editor de imagens tem - o clássico pincel, onde podemos desenhar -, mas o Photoshop (assim como o Gimp) possui algumas peculiaridades, e podemos utilizá-las para funções mais interessantes do que simplesmente desenhar coisas como essa.
Explicarei algumas funções da Brush do Photoshop, já que as mesmas são usadas da Borracha. Por enquanto, usaremos apenas a Borracha, mas como o conceito é o mesmo, explicando uma, já explico as duas.
Selecione a Brush pressionando B. Veja as configurações que aparecem abaixo da Barra de Tarefas:
1. Temos o Tamanho da Brush (ah vá), medido por pixels (px). Essa medida nada mais é do que o diâmetro da Brush. 2. Representa a suavidade da Brush. Quando mais próximo de 0%, mais suave, quando mais perto de 100%, mais "dura", sem bordas suavizadas. Veja um exemplo prático:
3. São os tipos de Brush. Usaremos apenas o padrão, mas eu poderei falar sobre os outros tipos e seus usos (até a instalação de personalizados) em um próximo tutorial. 4. Esse é o único ponto em que as Borrachas e as Brushes diferem. No caso, esse Modo representa o tipo de mesclagem da Brush. Sim, tipos de mesclagem iguais aos de camada (mostrei no tutorial passado). Já nas Borrachas, esses tipos não existem, afinal borrachas apagam, não pintam. 5. Um pouco óbvio, define a opacidade da sua Brush. Isso é útil caso você queira usar brushes de diferentes opacidades na mesma camada (o que não me parece muito inteligente, mas vai que...) de resto, pode-se usar a Opacidade da própria camada.
Como eu disse, não usaremos a Brush agora, e sim a Borracha. Usaremos ela para suavizar algumas partes da nossa imagem, como os detalhes no cabelo. As configurações da Borracha variam conforme a situação - no caso, usei uma de 1px, 0% Dureza e 100% Opacidade, algumas um pouco maiores com Opacidade variante. Na Borracha, quando menor for a opacidade, menos ele vai apagar - ou seja, vai apenas diminuir a intensidade da área da imagem. O resultado foi o seguinte (lembrando que eu também usei os contornos da Pen para excluir algumas imperfeições):
Quanto mais detalhada for a sua imagem, mais esse processo demorará. É necessário muita paciência para que tudo saia da melhor forma possível. No meu caso, tive alguns problemas pois o criador da arte adicionou um blur no cabelo dela, mas é possível disfarçar isso alguns efeitos, como Glow. Vamos para a próxima parte:
TUTORIAL PT. 3 - EFEITOS E SET!
Após aprender tudo isso, vamos para o set! Vou tentar ser bem mais prático nessa parte, já que os principais conceitos já foram ensinados.
Começando pelo avatar. Você já deve saber, crie o avatar com as resoluções do fórum (120x220 ou 120x250). Comece inserindo o fundo, e após inseri-lo, vamos inserir a imagem que recortamos. Vá até o arquivo, selecione a camada onde está a imagem recortada, pressione Ctrl A e Ctrl C - você acaba de copiar toda a imagem. Cole-a no avatar e use a Transformação para adaptá-la à área.
Agora, fique à vontade. Use mesclagem de camadas, use Estilo de Camadas - sombras, glow...evite o bevel (por favor) - enfim, use as funções do Photoshop para deixar o set ao seu gosto.
Você pode usar as Brushes que, juntamente com a mesclagem, podem dar efeitos excelentes nas imagens, como destacar algumas partes.
Lembram das renders? Vocês podem procuras por renders 3D para acrescentar ao set. Procure por "render c4d" e você terá alguns exemplos do que estou falando.
Para finalizar, gostaria de mostrá-los o Blur, o famoso "embaçamento". Os dois tipos mais comuns são o Gaussian Blur e o Motion Blur. O primeiro é aquele embaçamento clássico, e o segundo dá a sensação de movimento. Veja os exemplos abaixo:
O Blur pode ser acessado na Barra de Tarefas, em Filtros > Desfoque (Blur) > Gaussian/Motion Blur (Desfoque Gaussiano/de Movimento). Uma janela se abrirá, e nela você poderá controlar a intensidade do Blur, e no caso do Motion, a direção do mesmo.
Não há muito o que ensinar passo a passo neste tutorial, afinal, agora que você já conhece várias ferramentas, pode usá-las da maneira que desejar!
Como um exemplo final, deixo este avatar da Weiss Schnee. Apliquei nele várias das coisas que ensinei aqui:
Explicando - Comecei recortando a Weiss, para que pudesse mexer no fundo sem alterá-la. Depois, dupliquei a imagem original e usei Gaussian Blur no fundo - como o fundo é da própria imagem original, não ficou estranho. Adicionei Drop Shadow na personagem, para dar ainda mais destaque. Adicionei o símbolo dela abaixo da render, acima do fundo. Por último, só coloquei uma borda.
OBS.: Usei tanto Magic Wand quanto Pen para recortar.
Ufa, acho que é isso. Deu um bom trabalho para escrever tudo isso daqui, fora fazer todos os passos e exemplificar para vocês. Espero que tenham gostado e aprendido algo com estes tutoriais. Quero ver o que vocês vão fazer!
Caso haja alguma dúvida, sinta-se livre para perguntar, pois eu estarei disposto a explicar!
Ah, e se você gostou do que fez, não se prenda apenas aos meus tutoriais, afinal, eles são muito simples e limitados. Há diversos tutoriais pela internet que ensinam as mais diversas coisas. Se quiser aprender, procure-os!
Farewell,
Última edição por Sonic Salies em Seg 16 maio 2016, 18:46, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya