Quem é fissurado em tecnologia e tem acompanhado as noticias sobre os periféricos de realidade virtual (VR), sabe que a disputa está centrada em três grandes nomes, a Sony, a Valve/HTC e o Facebook/Oculus.
Dentre essas opções a Sony por hora vai ser exclusiva para o seu console e possível para as novas Tvs Bravia (rumor). Enquanto que o Vive e o Rift vão se digladiar pela preferência dos jogadores no PC, um mercado muito mais competitivo e imperdoável.
Enquanto que o Vive parece ter sido bem recebido pelos consumidores, vendendo aproximadamente 15mil unidades nos primeiros 10 minutos de pré-order, o Oculus Rift é o queridinho dos jogadores desde o seu anúncio, sendo uma das campanhas de maior sucesso no Kickstarter. Agora com os dois aparelhos sendo enviados ao público, chegou a hora de analisar as qualidades de ambos e a fim de dar ao consumidor uma melhor oportunidade de fazer a escolha correta, nesse quesito o Oculus Rift está decepcionando os poucos que receberam suas encomendas.
A lista de críticas a ele é incrivelmente longa, a começar pelo FOV (field of view), que basicamente simboliza o quanto o jogador pode enxergar dentro da universo virtual, segundo uma análise técnica ele possui um FOV aproximadamente 25% menor do que seu principal concorrente, o que simboliza uma menor percepção visual e por consequência uma menor imersão com o software, para dar alguma noção do que é essa perda de campo de visão, posiciona a sua mão aberta na lateral de um dos seus olhos, fazendo um ângulo de 90º com o seu rosto, é isso que os usuários do Rift não conseguem enxergar quando comparados aos que optaram pela solução da HTC/Valve.
Somado a isso está a presença de input lag quando o periférico é usado em conjunto com um controle de Xbox 360, ou seja, existe um delay considerável entre o jogador acionar um comando e o mesmo ser reproduzido no jogo, tendo em mente que esse é o controle mais popular do mercado, a impossibilidade de usa-lo é bastante dolorosa para os compradores. Ainda no assunto de controles, o suporte integral ao Leap (controle de movimento) não vingou e nenhum jogo apresenta a opção de utiliza-lo, isso provavelmente foi causado pela Oculus ter anunciado que desenvolveria o seu próprio controle de movimento, o que deve ter afastado os parceiros da Leap Motion.
Mas a gota d'água para os compradores foi a biblioteca de jogos, além de estarem presos a um software terceiro que coleta e envia informações para os servidores do Facebook assim que instalado, a biblioteca é fraquíssima, sendo constituída de 90% de jogos estilo Walking Simulator, com uma média geral de 5/10 pelos analistas.
Enquanto o Oculus Rift vem decepcionando seus compradores e o HTC Vive ainda não teve um lançamento comercial em grande escala, fica difícil definir o futuro dessa nova indústria, mas quando o favorito começa a mostra um grande número de falhas, talvez seja a hora de nós consumidores prosseguirmos com um pouco mais de cautela.
Dentre essas opções a Sony por hora vai ser exclusiva para o seu console e possível para as novas Tvs Bravia (rumor). Enquanto que o Vive e o Rift vão se digladiar pela preferência dos jogadores no PC, um mercado muito mais competitivo e imperdoável.
Enquanto que o Vive parece ter sido bem recebido pelos consumidores, vendendo aproximadamente 15mil unidades nos primeiros 10 minutos de pré-order, o Oculus Rift é o queridinho dos jogadores desde o seu anúncio, sendo uma das campanhas de maior sucesso no Kickstarter. Agora com os dois aparelhos sendo enviados ao público, chegou a hora de analisar as qualidades de ambos e a fim de dar ao consumidor uma melhor oportunidade de fazer a escolha correta, nesse quesito o Oculus Rift está decepcionando os poucos que receberam suas encomendas.
A lista de críticas a ele é incrivelmente longa, a começar pelo FOV (field of view), que basicamente simboliza o quanto o jogador pode enxergar dentro da universo virtual, segundo uma análise técnica ele possui um FOV aproximadamente 25% menor do que seu principal concorrente, o que simboliza uma menor percepção visual e por consequência uma menor imersão com o software, para dar alguma noção do que é essa perda de campo de visão, posiciona a sua mão aberta na lateral de um dos seus olhos, fazendo um ângulo de 90º com o seu rosto, é isso que os usuários do Rift não conseguem enxergar quando comparados aos que optaram pela solução da HTC/Valve.
(Exemplo da importância de um FOV elevado)
Somado a isso está a presença de input lag quando o periférico é usado em conjunto com um controle de Xbox 360, ou seja, existe um delay considerável entre o jogador acionar um comando e o mesmo ser reproduzido no jogo, tendo em mente que esse é o controle mais popular do mercado, a impossibilidade de usa-lo é bastante dolorosa para os compradores. Ainda no assunto de controles, o suporte integral ao Leap (controle de movimento) não vingou e nenhum jogo apresenta a opção de utiliza-lo, isso provavelmente foi causado pela Oculus ter anunciado que desenvolveria o seu próprio controle de movimento, o que deve ter afastado os parceiros da Leap Motion.
(Leap Motion - Controle de Movimento)
Mas a gota d'água para os compradores foi a biblioteca de jogos, além de estarem presos a um software terceiro que coleta e envia informações para os servidores do Facebook assim que instalado, a biblioteca é fraquíssima, sendo constituída de 90% de jogos estilo Walking Simulator, com uma média geral de 5/10 pelos analistas.
Enquanto o Oculus Rift vem decepcionando seus compradores e o HTC Vive ainda não teve um lançamento comercial em grande escala, fica difícil definir o futuro dessa nova indústria, mas quando o favorito começa a mostra um grande número de falhas, talvez seja a hora de nós consumidores prosseguirmos com um pouco mais de cautela.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya