Direto das estrelas, esse ano teremos mais um jogo da bolinha rosa mais amada da Nintendo! Kirby: Planet Robobot foi anunciado no Nintendo Direct do dia 03 de Março de 2016 (vulgo "antes de ontem"), e com uma apresentação de poucos minutos já conquistou nossos corações
Plataforma | Nintendo 3DS |
Data de Lançamento | 10 de Junho, 2016 |
Número de Jogadores | Solo: 1; Multiplayer: 4 |
Categoria | Plataforma, Aventura |
Publisher | Nintendo |
Desenvolvedora | HAL Laboratory, Inc. |
Tudo começa em mais um dia normal em Pop Star, e Kirby tirando uma merecida soneca. Entretanto algo estranho aparece: uma nave gigantesca paira pelo pequeno planeta, e começa e espalhar vários robôs, mecanizando todo o lugar. Chamada de Haltmann Works Company, o objetivo dessa empresa é tornar o mundo mais tecnológico e explorar os recursos naturais que existem aos montes no planeta, mas farão isso nem que precise passar por cima de todos os habitantes do local, e o nosso pequeno herói deve impedir isso. Lutando contra uma vasta quantidade de inimigos, Kirby pode usufruir de um novo "power-up": a Robobot Armor, que pode ser usada para lutar contra adversários mais fortes, destruir obstáculos e aproveitar as diversas transformações já conhecidas na franquia (sim, a máquina se transforma também!). Vou falar mais sobre o Robobot depois, vamos focar nos detalhes do jogo aqui.
A grande nave que citei no começo é também o principal foco no mapa do jogo, pois como ela aterrissa em cima da Pop Star, libera 5 "pernas" que a seguram, uma em cada mundo. Nosso herói então deve ir de mundo em mundo derrotando os adversários e impedindo a nave de liberar ainda mais robôs no planeta. Algo curioso é que, assim como no Triple Deluxe e Return to Dreamland, os nomes dos mundos aqui também fazem um acrônimo representando algo relacionado ao último chefão do jogo.
Os mundos são bastante detalhados, com várias coisas que encantam os olhos. É muito legal ver que conforme você vai progredindo no jogo, mais robotizados estão os inimigos. Os Waddle Dees, por exemplo, começam apenas usando capacetes de operários e operando robôs, mas com o decorrer do jogo eles passam a dirigir carros e até se tornarem ciborgues! Coisas simples mas que também são legais é o respeito às leis de trânsito nas fases em que os inimigos dirigem (se o semáforo estiver verde para pedestres eles param na faixa e deixam o kirby passar), ou quando atinge um Construcraken (um poulvo de capacete) com ataques de fogo, em que ele morre e vira um Takoyaki (um bolinho de polvo típico do Japão).
Mas para seguir adiante, é necessário ir coletando os chamados Code Cubes, que são colecionáveis padrão como as Sun Stones em Triple Deluxe, ou as Star Medal em Super Mario 3D Land. Envolvendo vários puzzles para poder pegá-los, algumas envolvem até o uso obrigatório do 3D para que sejam encontrados. E por falar em 3D, o jogo faz um ótimo uso da função, assim como no Kirby anterior para o console.
Além dos Code Cubes, temos também os Stickers, que são como os Keychains do Triple Deluxe, mas dessa vez tem uma função mais legal: Servem para personalizar o Robobot. São 200 Stickers no jogo, e é um mais bonito que o outro!
E falando no Robobot, vamos dar um pouco mais de atenção para ele agora (mais do que merecida, aliás).
Primeiramente ela é utilizada por um inimigo que a controla, mas pode ser encontrada "estacionada" em algumas outras partes do jogo. Não é possível sair dela até encontrar outra "garagem", mas quem em sã consciência vai querer sair do Robobot? Os poderes da armadura são bastante variados e fortes, derrotando uma variedade absurda de inimigos com apenas um golpe, mas tem seus contras: impede o kirby de voar. Isso deixa tudo mais equilibrado também, porque ao mesmo tempo que está super forte tem que tomar cuidado para não acabar caindo da fase!
Ao invés de inalar os adversários, quando Kirby está usando a Armadura Robobot ele pode copiar as habilidades destes por um mecanismo da própria armadura, parecido com a habilidade "Copy". As seguintes habilidades podem ser utilizadas em conjunto com a armadura, sendo elas:
Beam Bomb Cutter ESP Fire | Ice Jet Mike Parasol Spark | Stone Sword Wheel |
Existe ainda uma habilidade final, que é utilizada apenas no final do jogo, mas como isso é importante para a história, vou colocar dentro de um spoiler
- SPOILER! Veja por sua conta e risco:
.
HALBERD! Isso mesmo, o Robobot se funde à aeronave de batalha do Meta Knight e fica super forte, pronto para um duelo de naves!
Algumas fases exigem o uso de certas habilidades, sendo todos bastante divertidos. Um destaque para a ability Jet, que torna a fase "em trilhos", seguindo para a direita sem parar, e você podendo controlar a armadura enquanto voa (algo parecido com Metal Slug 3). E ainda é possível personaliza-la, coletando cubos e adesivos durante as fases!
Os adesivos podem ser colados nos "braços" do Robobot, como se fossem tatoos.
Doctor: usando pranchetas, pílulas e misturas em tubos de ensaio para afetar os adversários. Possui um ataque aleatório, como as abilities Stone e Circus, mas nesse caso afeta diretamente o poder do golpe. Ao usar o seu ataque para baixo (B + Baixo, no chão), Kirby começa a misturar vários ingredientes e cria uma fórmula que causa dano nos adversários, podendo ter vários efeitos como congelar, eletrocutar ou queimar. Isso faz com que a ability tenha a maior variedade de efeitos secundários do jogo. Mas cuidado ao usar: se soltar o golpe com muita pressa ele acaba explodindo na sua cara! os comprimidos pulam quando batem no chão, assim como os do Dr. Mario em Super Smash Bros.;
Poison: Bem necessária em alguns momentos do jogo, em que deve usar seus variados golpes para resolver alguns puzzles, eu diria que foi a melhor aproveitada durante o jogo. Contando com uma diversidade bem grande de golpes tóxicos e nocivos, o Kirby pode desde cuspir ácido até soprar nuvens de veneno. Também tem algumas semelhanças com a ability Water, de Return to Dreamland, podendo até mesmo surfar por cima de áreas alagadas, em uma grande onda de esgoto... ehr, isso é meio nojento -q. Seu chapéu é uma fonte borbulhante de veneno, possuindo uma caveira em uma espécie de coroa que parece uma cobra coral;
ESP: eu particularmente adorei essa. Com essa habilidade o Kirby ganha poderes Psico-Elétricos, podendo criar bolhas de energia e eletricidade... mas pera, isso não lembra alguém? A ability é inspirada em ninguém menos que o Ness, de Earthbound (ou Mother), sendo claramente evidenciada a descrição dos golpes da habilidade, onde todos começam com PSI ou PK. Além de criar um tipo de PK Flash, essa ability garante poderes como teletransporte e até um "counter" ao se defender. A aparência também é claramente baseada no Ness, tendo um boné bem parecido, mas com as cores trocadas.
Dentre essas três, a única que é utilizável também no Robobot é a ESP, atirando esferas de energia de forma bastante semelhante à Beam, mas se locomovendo e atacando de forma diferente (tem até um golpe que parece ter sido inspirado no PK Starstorm).
Temos ainda mais 24 abilities, herdadas dos jogos anteriores. Dentre elas temos o ilustre retorno das abilities Mirror e da já citada Jet, que não apareciam faz um tempo. Aqui a lista completa de todas as abilities do jogo:
Archer Beam Bomb Circus Crash Cutter | Fighter Fire Hammer Ice Jet Leaf | Mike Mirror Ninja Parasol Sleep Smash Bros. | Spark Stone Sword UFO Wheel Whip |
Todas as abilities estão disponíveis no jogo, mas 2 delas (Smash bros. e UFO) ficam escondidas, envolvendo algum desafio para liberá-las. Outra novidade do jogo é que nos modos The Arena e The True Arena possuem uma roleta-pedestal de abilities, em que uma ability é sorteada ao acaso, nas Rest Zones.
Team Kirby Clash:
Esse também é um modo multiplayer no jogo! O chamado Team Kirby Clash possui multiplayer local para 4 jogadores, além de utilizar de Download Play também, o que permite que possa jogar com os amigos mesmo que eles não possuam os jogos (mas podendo apenas escolher entre 2 abilities). Haverão 4 habilidades diferentes para se escolher, e o objetivo é que os jogadores enfrentem diversos chefes em um sistema de batalhas com lvls. As habilidades são: Sword Hero, Beam Mage, Doctor Healmore e Hammer Lord, sendo que cada uma faz uso do poder que compõe seu nome.
O sistema de lvls também é importante para permitir que possa realizar desafios mais complicados, mas o lvl máximo que pode ser atingido é o 10. Outra mecânica desse mini-game é uma Placa de Pedra dividida em partes, que quando coletada por todos os jogadores proporciona um golpe extremamente forte, dependendo do timing da equipe.
São 6 fases para jogar, sendo que temos o retorno de alguns chefes de jogos anteriores, alguns bastante conhecidos (seja por serem muito legais ou muito chatos -q). Só senti falta da Dynablade aqui. =/
Kirby 3D Rumble
Desde o Nintendo 64 os fãs de Kirby esperam por um jogo 3D. No Gamecube estavam iniciando a produção de um, mas foi cancelado... e até hoje nenhum kirby completamente 3D foi lançado. Ou ao menos até esse minigame. Aqui temos uma aventura de Kirby em um ambiente 3D, que é bastante divertido e ainda dá um gostinho de quero mais para quem joga. Pelo mostrado do jogo que ia sair para o GC, até que é bem parecido. Agora é esperar que isso seja um gostinho do Kirby NX -q.
São 3 mundos com algumas poucas fases, em que o objetivo é ir derrotando todos os adversários para então ir subindo até o chefe final. Quanto mais rápido conseguir completar as fases, e mais inimigos derrotar com apenas um golpe, mais pontos vai ganhando, e daí recebe troféus ao final de cada mundo.
O jogo é bastante divertido, ainda mais para quem busca pegar platina em todos os troféus, mas infelizmente é bastante curto...
Meta Knightmare Returns
Esse é, sem dúvidas, o melhor modo depois do história. Contando a história pelo ponto de vista do Meta Knight, nós temos que enfrentar os inimigos enquanto Kirby ainda está dormindo. Controlar o Meta é ótimo, pois ele além de ser absurdamente mais forte e possuir um arsenal de golpes enorme, conta também com uma mecânica de poderes especiais muito divertida.
A progressão do jogo é no mesmo estilo da campanha principal, mas de forma mais acelerada: você deve correr para terminar o jogo no menor tempo possível, e não seleciona as fases, elas vão passando conforme você vai avançando. Alguns dos Puzzles do modo história estão presentes aqui também, além de outras coisas novas que meta pode fazer.
Infelizmente ele não tem acesso às Robobot, mas nem precisa: a força dos golpes do Meta Knight são comparáveis aos das armaduras!. Além disso, vários inimigos da série marcam presença aqui, em batalhas muito divertidas. O final conta com um embate épico de arrepiar. O modo só fica disponível após terminar a campanha principal, garantindo mais umas horinhas de jogo e diversão.
The Arena e The True Arena
Aqui temos um "Boss Rush" clássico de Kirby, que também só é disponibilizado ao terminar o modo história. Antes de começar, pode-se escolher uma das abilities disponíveis no jogo, e então seguir para enfrentar, em ordem, todos os inimigos já derrotados no modo história. Ao vencer aqui, o modo The True Arena é desbloqueado.
E é no The True
Ainda não está convencido à encarar o desafio? Então saiba que apenas vencendo esse modo é possível ver o verdadeiro final do jogo, e entender os motivos da Haltmann Inc. invadir Pop Star.
Cada um dá poderes diferentes, sendo esses também personalizados com uma skin diferenciada. Assim o Kirby fica parecido com o personagem que absorve. O amiibo do Kirby, entretanto, dá uma habilidade que só pode ser obtida dessa forma no jogo, a clássica U.F.O..
Todos os amiibo lançados até o momento funcionam no jogo, com exceção dos seguintes:
- PAC-MAN (Super Smash Bros. Series)
- Ryu (Super Smash Bros. Series)
- Sonic (Super Smash Bros. Series)
- Mega Man (Super Smash Bros. Series)
- Cloud (Super Smash Bros. Series) - ainda não lançado
- Bayonetta (Super Smash Bros. Series) - ainda não lançado
- Shovel Knight
- Mega Man - Gold Edition
- Amiibo Cards Animal Crossing - Series 1 a 4 (com exceção de alguns personagens, mas todos os compatíveis dão poderes aleatórios.
Nesse link tem uma lista com todos os amiibos compatíveis e os poderes que liberam (Dedede de smash é o melhor de todos <3).
Expectativa: ★★★★☆
Agradecimentos e Créditos:
Informações retirada dos Sites oficiais Americano e Japonês, além da Kirby Wiki do jogo. Obrigado ao user @fjunior por me possibilitar jogar essa maravilha, e também a todos que gostaram do tópico <3
Última edição por Math_Geek em Qui 19 maio 2016, 18:53, editado 5 vez(es)
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