Eu já escrevi um tópico especulando sobre a arquitetura do processador do NX, discutindo a arquitetura do momento dos videogames e PCs, o x86-64; no mundo mobile, a ARM; e as utilizadas pela Nintendo e suas contrapartes modernas, a PowerPC 7xx e a POWER 7 ou 8.
Sabemos que a Nintendo sempre utiliza plataforma pesadamente personalizada, e mantém a cultura de utilizar apenas hardware e arquitetura experimentados no mercado. Ás vezes, o hardware sai bem mais poderoso que a concorrência (N64, apesar dos gargalos; GameCube), outras vezes, bem abaixo (GameBoy, Wii, DS), e nem sempre o hardware mais potente é suficiente para o sucesso, muitas vezes pela dificuldade da programação ou simplesmente por falta de marketing da plataforma (o caso do Wii U é à parte, não é extremamente inferior tecnologicamente em relação à concorrência, mas falhou no marketing e além disso é difícil de programar devido ao hardware muito diferenciado).
Voltando ao assunto do tópico, fiquei interessado quando, em 2015, a Nintendo tornou-se um membro do grupo Khronos, uma associação sem fins lucrativos que é responsável por desenvolver tecnologias (Interface de Programação de Aplicação, APIs) sem royalties e de padrões abertos voltados para a computação paralela, processamento de gráficos.
http://www.gamasutra.com/view/news/254327/Nintendo_quietly_joins_graphics_standards_body_Khronos_Group.php
https://www.khronos.org/members/
Dentre as tecnologias desenvolvidas por esse grupo, estão: OpenGL, OpenCL, WebGL, WebCL e o formato COLLADA, todos bem conhecidos pela indústria. Mas o que chamou a atenção da internet, principalmente do pessoal do mundo Linux e Android, foi o anúncio do Vulkan, a evolução do OpenGL, a API de gráficos que está por trás de tudo que não pertence à M$ (Micro$oft), incluindo os videogames.
Essa nova API surgiu de várias contribuições da AMD (responsável pelos processadores e pelos gráficos dos videogames dessa e da geração anterior) e foca em gráficos 3D em tempo real para jogos e outras mídias interativas, mas diferente do OpenGL possui a capacidade de fazer isso de maneira mais eficiente, com menor custo de energia e melhor uso de processadores multi-núcleo.
https://www.khronos.org/vulkan/
A Vulkan já está sendo implementada nos drivers beta das fabricantes, e aí vem a dúvida: quais são as chances dessa evolução chegar ao NX? A Wikipedia em inglês possui as informações sobre quais microarquiteturas de chips de vídeo estão disponíveis, mas como não se sabe qual equipará o NX ficamos em dúvida. Entretanto, se ele utilizar qualquer coisa feita depois de 2012, já é quase garantia que suportará.
https://en.wikipedia.org/wiki/Vulkan_(API)
A situação do Wii U não é boa, ele está na berlinda, a não ser que a Nintendo puxe uma carta da manga, ele terá que continuar a confiar na evolução do OpenGL tradicional.
E vocês? Têm alguma especulação sobre o suporte dessa API por parte do NX ou do Wii U?
Sabemos que a Nintendo sempre utiliza plataforma pesadamente personalizada, e mantém a cultura de utilizar apenas hardware e arquitetura experimentados no mercado. Ás vezes, o hardware sai bem mais poderoso que a concorrência (N64, apesar dos gargalos; GameCube), outras vezes, bem abaixo (GameBoy, Wii, DS), e nem sempre o hardware mais potente é suficiente para o sucesso, muitas vezes pela dificuldade da programação ou simplesmente por falta de marketing da plataforma (o caso do Wii U é à parte, não é extremamente inferior tecnologicamente em relação à concorrência, mas falhou no marketing e além disso é difícil de programar devido ao hardware muito diferenciado).
Voltando ao assunto do tópico, fiquei interessado quando, em 2015, a Nintendo tornou-se um membro do grupo Khronos, uma associação sem fins lucrativos que é responsável por desenvolver tecnologias (Interface de Programação de Aplicação, APIs) sem royalties e de padrões abertos voltados para a computação paralela, processamento de gráficos.
http://www.gamasutra.com/view/news/254327/Nintendo_quietly_joins_graphics_standards_body_Khronos_Group.php
https://www.khronos.org/members/
Dentre as tecnologias desenvolvidas por esse grupo, estão: OpenGL, OpenCL, WebGL, WebCL e o formato COLLADA, todos bem conhecidos pela indústria. Mas o que chamou a atenção da internet, principalmente do pessoal do mundo Linux e Android, foi o anúncio do Vulkan, a evolução do OpenGL, a API de gráficos que está por trás de tudo que não pertence à M$ (Micro$oft), incluindo os videogames.
Essa nova API surgiu de várias contribuições da AMD (responsável pelos processadores e pelos gráficos dos videogames dessa e da geração anterior) e foca em gráficos 3D em tempo real para jogos e outras mídias interativas, mas diferente do OpenGL possui a capacidade de fazer isso de maneira mais eficiente, com menor custo de energia e melhor uso de processadores multi-núcleo.
https://www.khronos.org/vulkan/
A Vulkan já está sendo implementada nos drivers beta das fabricantes, e aí vem a dúvida: quais são as chances dessa evolução chegar ao NX? A Wikipedia em inglês possui as informações sobre quais microarquiteturas de chips de vídeo estão disponíveis, mas como não se sabe qual equipará o NX ficamos em dúvida. Entretanto, se ele utilizar qualquer coisa feita depois de 2012, já é quase garantia que suportará.
https://en.wikipedia.org/wiki/Vulkan_(API)
A situação do Wii U não é boa, ele está na berlinda, a não ser que a Nintendo puxe uma carta da manga, ele terá que continuar a confiar na evolução do OpenGL tradicional.
E vocês? Têm alguma especulação sobre o suporte dessa API por parte do NX ou do Wii U?
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