vits escreveu: Vicente. escreveu: vits escreveu: Vicente. escreveu: vits escreveu: Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).
Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.
Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e
é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante.
Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.
Não é bem assim, o que acontece é que 90% dos títulos ocidentais simplesmente não tem apelo naquele mercado. Mas Minecraft faz parte dos 10% que fogem a regra, o que pode ser visto nas mecânicas mais básicas dele, logo, o apelo com o publico do Japão é consequentemente maior.
E Minecraft não é americano, o Notch, assim como a Mojang são de origem sueca.
Oxi, eu não disse que era
por serem ocidentais, eu disse que jogos ocidentais raramente vendem lá, e eu diria que é muito menos do que 10% deles, por diversos fatores culturais, de estilo, público alvo, publicidade e até tradição.
Só pra se ter uma ideia, segundo o VG Chartz o jogo ocidental mais vendido na história no Japão é Call of Duty: Black Ops 2, com pouco mais de 630 mil cópias vendidas, e ocupando a
423ª colocação entre os jogos mais vendidos por lá.
Com Nintendo, Capcom, Sega, Bandai Namco, Tecmo Koei, Square Enix e Sony em sua terra natal, seu território, é muito difícil qualquer jogo de fora atrair o público japonês, é uma conquista e tanto.
(e mals, com "americano" eu quis dizer ocidental de novo mesmo)
Concordo que é uma conquista, discordo que tenha a ver com os estúdios locais, acho que uma questão muito mais simples que se remete a público e demanda, que os estúdios ocidentais não conseguem atingir, pois não produzem seus jogos focando no público oriental.
Mas em fim, não é uma questão que tenha resposta ou mesmo utilidade prática.
Não tem utilidade mas é legal discutir
Mas sério, não é simplesmente o foco no público ou na demanda, isso não acontece só nos jogos. É muito difícil você ver nas ruas um carro que não seja japonês, é muito difícil você ver nas casas uma TV, um aparelho de som, um instrumento, um celular, qualquer eletrônico e eletrodoméstico que não seja japonês. Eu acredito que tem muito mais questões envolvidas nisso do que simplesmente o público alvo.
O Japão sempre foi um dos lugares mais isolados do mundo ocidental em todo o curso da história, durante a a partilha da áfrica, a exploração de rotas comerciais na Ásia e até a revolução industrial eles estiveram isolados em seu próprio universo, suas próprias eras, períodos, sistemas políticos e tradições. E com o milagre econômico japonês logo após a guerra e até os anos 90, as indústrias de eletrônicos e a tecnologia deles se desenvolveram como nenhuma outra, eles se tornaram praticamente independentes de qualquer tecnologia alheia.
Outro fator histórico é que eles mesmos
inventaram a indústria moderna, com todas essas empresas que eu citei. O NES foi um sucesso tão grande no Japão que os aviões e hotéis tinham NESes pra que as pessoas pudessem jogar Super Mario Bros onde quisessem, e desde essa época, quase 30 anos atrás, essas empresas já tomavam os corações do público por lá.
Pra somar ainda mais, essas empresas também obviamente competem entre si, e o marketing é extremamente pesado. Nas lojas, nas ruas, nos outdoors, na televisão, nos restaurantes temáticos, nos eventos, nos arcades, a marca deles está em todo lugar, os jogos deles estão em todo lugar. Conquistar um público é muito mais do que fazer um jogo bom ou condizente com o público alvo, a publicidade é muito influente em todas as decisões que nós fazemos, mesmo que no subconsciente.
Então nessa economia e cultura extremamente protecionistas e talvez até xenofóbicos, nesse lugar extremamente dominado por marcas locais que se consolidaram na mente e coração das pessoas e que investe milhões pra manter essa marca em todas as ruas possíveis, eu acho que não é tão simples fazer um jogo estrangeiro que desperte o interesse das pessoas.
Creio que existem centenas de jogos ocidentais na história dos consoles Steam e nos eShops e PSNs e Lives da vida que seguem uma fórmula parecida com a japonesa, que se inspira em J-RPGs, plataformers clássicos, e em inúmeras franquias japonesas, e que foram extremamente bem sucedidos aqui, mas simplesmente não fizeram efeito nenhum no Japão, mesmo atendendo a demanda do lugar.
São dezenas de fatores os que dificultam o sucesso de um jogo estrangeiro no Japão, é bem mais difícil do que o caminho contrário.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya