Plataforma: Super Nintendo (portado mais tarde para outras plataformas)
Desenvolvedora: Capcom
Publicadora: Capcom
Lançamento: 17/12/1993 (Japão)
Gênero: Ação / Plataforma
INTRODUÇÃO
Postando esse tópico hoje, em homenagem a esse jogo memorável que está completando 22 anos de existência nessa data, então bem-vindos a mais uma "retrô-análise"! Dessa vez vou falar um pouco sobre a lenda "Mega Man X", um grande clássico dos anos 90, lançado originalmente no SNES!
Segui o mesmo esquema das análises que postei aqui anteriormente, primeiramente re-joguei o jogo todo de novo desde o princípio pra relembrar essa belezinha, enquanto jogava fui tirando "screenshots" e vou usá-las para "ilustrar" o tópico, todas são imagens minhas mesmo, e como já é tradicional nas minhas análises, o primeiro post será mais abrangente, com a "análise" em si, e no segundo post falarei de coisas específicas, sobre cada fase do jogo e tal... então caso tenha medo de "spoilers" e não tenha jogado esse jogo ainda, pode ler o primeiro post sem medo, mas deixa o segundo post pra ler depois que jogar!
A série "Mega Man X" é querida por muitos jogadores até hoje, essa série é considerada "spin-off" da série original do robozinho azul, que começou no NES. O primeiro jogo dessa série será o assunto desse tópico, o primeiro "Mega Man X" foi bem recebido e bem avaliado desde o lançamento, e até hoje é considerado um excelente jogo, vamos tentar entender o porquê disso!
HISTÓRIA
Em algum momento do século XX, Dr. Light criou um robô, que ele chamou de Mega Man X, ou simplesmente "X", ele desejava criar um robô com inteligência humana, emoções e com livre arbítrio, porém ele sabia dos riscos de dá o livre arbítrio aos robôs, ele queria que o X possuísse uma boa natureza e queria que ele entendesse os mais controversos aspectos da moralidade humana, e pra garantir que a sua criação sairia como planejado, ele resolveu selar o robô dentro de um cápsula por 30 anos para testar detalhadamente se tudo saiu como ele queria. Porém, os testes levaram bem mais tempo, e o Dr. Light acabou morrendo nesse meio tempo, antes que os diagnósticos estivessem completos.
Mas X foi descoberto 100 anos depois por outro cientista, o Dr. Cain, e este resolveu tentar emular a tecnologia usada em X, e com a ajuda do próprio X, ele conseguiu criar os primeiros "Reploids" (androides humanoides baseados no design de X), então, é possível perceber que esse jogo acontece aproximadamente 100 anos depois dos acontecimentos dos jogos da série original de Mega Man.
Com o passar do tempo, começou uma produção em massa dos "Reploids", e como eles possuem o livre arbítrio, alguns acabaram não demonstrando uma boa natureza e apresentaram comportamento criminoso, esses "Reploids" que agem na criminalidade, são chamados de "Mavericks". Para combater os "Mavericks", foi criada uma equipe chamada "Maverick Hunters" , o líder era o robô Sigma, o mais forte e avançado "Reploid" criado até aquele momento, e o primeiro "Reploid" criado por Dr. Cain.
Porém, Sigma foi infectado com o "Maverick Virus" (vírus existente na série, que faz com que robôs se tornem "Mavericks") e acabou liderando uma revolta junto com outros "Maverick Hunters" que ele conseguiu levar com ele, X se sentiu culpado por isso tudo, e resolveu procurar Sigma e colocar um fim nessa revolta por conta própria, Zero (um dos últimos "Hunters" restantes), foi seu aliado.
JOGABILIDADE
Um dos pontos mais fortes desse jogo sem dúvida é a sua jogabilidade! Podemos definir a jogabilidade de "Mega Man X" como uma evolução na jogabilidade dos jogos da série original, pois ainda se trata de um jogo de plataforma 2D com jogabilidade "run-and-gun" e depois de uma fase introdutória, por exemplo, nos deparamos com o "quadro de chefes", onde podemos escolher a próxima fase na ordem que for melhor pra gente, característica que já era marcante desde o NES!
A ordem em que escolhemos jogar as fases é importante, pois ao final de cada estágio nós enfrentamos o respectivo Boss, e quando o derrotamos, somos premiados com uma nova arma inspirada em um dos golpes do falecido...e cada Boss do jogo tem fraqueza a uma dessas armas, além disso, precisamos dessas armas para explorar mais a fundo alguns estágios, com a arma do "Flame Mammoth", por exemplo, podemos pegar um "Heart Tank" (item que aumenta a energia do X permanentemente) na fase do "Chill Penguin", que sem essa arma não teríamos acesso, outro item importante existente nesse jogo é o "Sub-Tank" (item que permite armazenar energia pra usar futuramente), o corpo do X muda de cor dependendo da arma que está sendo usada no momento.
Muitos elementos da jogabilidade dos jogos clássicos foram aproveitados aqui, o X ainda é capaz de pular e carregar o seu tiro pra ter acesso a um ataque mais forte, por exemplo, mas o jogo também trouxe novos elementos para a jogabilidade, agora é possível escalar paredes, o que se tornou uma característica marcante nessa série e que não era possível nos jogos da série clássica. Também é possível entrar em tanques bípedes chamados de "Ride Armors", quando o jogador está controlando o tanque, ele é capaz de aplicar socos bem fortes!
Uma caraterística interessante que ficou marcada nessa série é a possibilidade de encontrar cápsulas escondidas pelas fases, quando o jogador se aproxima de uma das cápsulas, surge uma mensagem holográfica do Dr. Light e ao entrar na cápsula, o X ganha upgrades em seu corpo, como um capacete que possibilita quebrar um tipo específico de bloco (como os da imagem no lado esquerdo, abaixo) e uma armadura que reduz o dano recebido pela metade.
GRÁFICOS E SOM
Mega Man X possui lindos gráficos, é um jogo dos anos 90, que hoje em dia é possível perceber que envelheceu muito bem! Na minha opinião, esse é um dos jogos mais bonitos do SNES, tudo no cenário é bem detalhado, comparar Mega Man X com outros jogos lançados na mesma época deixa claro o quanto esse jogo foi bem sucedido nesse quesito!
Na minha opinião, esse jogo também possui uma das mais memoráveis trilhas sonoras da história dos video games, joguei o jogo inteiro e em nenhum momento ele me decepcionou nesse quesito, composições caprichadas que colaboram com a ambientação do jogo, Mega Man X é perfeito nesse quesito!
CURIOSIDADES
- A ordem em que derrotamos os chefes do jogo pode causar alterações nas fases de outros chefes, por exemplo, quando jogamos a fase do "Spark Mandrill" depois de derrotar o "Storm Eagle", ocorrem oscilações de energia e a fase fica escura de vez em quando, o que não ocorre
se jogarmos a fase do Mandrill antes...
se jogarmos a fase do Mandrill antes...
- Há uma cápsula secreta na fase do "Armored Armadillo", quando temos todas as armas do jogo, todos os upgrades, todos os "Heart Tanks" e todos os "Sub-Tanks", podemos escalar a parede que fica no final da fase do Armadillo, acima da porta da sala do Boss, e aparecerá uma capsula como as outras, mas dessa vez o holograma do Dr. Light aparece com a roupa do Ryu de "Street Fighter" e ao entrar na cápsula, o X ganha a habilidade de usar o "Hadouken", famoso golpe usado por personagens da franquia de luta.
-Originalmente, Zero seria o protagonista de "Mega Man X", mas temendo uma má aceitação dos fãs, os desenvolvedores resolveram transformá-lo em um personagem secundário nesse jogo.
COMENTÁRIO FINAL
Mega Man X é uma das pérolas do SNES, é um jogo que conseguiu fazer a "trinca perfeita", jogabilidade divertida + ótimos gráficos + trilha sonora épica, um jogo que possui esses 3 atributos não tem como dá errado... esse jogo iniciou a série X com maestria e vai ficar pra sempre na memória dos jogadores que tiveram o prazer de ter contato com esse jogo alguma vez na vida!
Na minha opinião, esse jogo é bem mais fácil que o Mega Man clássicos, quando eu re-joguei ele pra escrever essa análise isso me surpreendeu um pouco, pois como tinha muito tempo que eu não jogava, eu tinha uma imagem de que ele era bem mais difícil, mas terminei com certa tranquilidade, recomendo essa pérola a todos que ainda não jogaram e pra quem já jogou, é sempre bom relembrar e valorizar esses clássicos, parabéns pelos 22 anos, Mega Man X!
Minha Nota: 10/10
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya