Eae pessoal, tudo bem?
Estou trazendo para vocês a análise que escrevi para o site Somos Nintendo sobre Yo-kai Watch, franquia nova da Level 5 que já é sucesso consolidado no Japão. Espero que gostem do texto, e se possível, deem uma olhada no review oficial também!
*****
Lançado em Julho de 2013 no Japão, Yo-Kai Watch chegou ao Ocidente não apenas para compor a já excelente biblioteca do Nintendo 3DS, mas também para revolucionar os RPGs focados em capturar e colecionar monstros.
Aliás, gostaria de iniciar essa análise com uma descrição importante da própria Level 5 sobre sua nova franquia: ''Os Yo-kai não são fantasmas, monstros ou criaturas. Os Yo-kai são, simplesmente, Yo-kai.'' Portanto, em nenhum momento do artigo ou eventualmente em postagens futuras sobre o game, irei me referir aos Yo-kai com qualquer outro tipo de designação. Aparentemente, pode até parecer frescura tanto por minha parte quanto da Level 5, porém essa caracterização demonstra o foco da empresa em inovar e principalmente, descartar comparações frequentes com Pokémon, Digimon e variados.
Explicações a parte, vamos ao review!
INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS YO-KAI
O game começa de maneira semelhante a Pokémon, embora no decorrer da aventura o jogo se diferencie totalmente dos Pocket Monsters. O jogador deve escolher entre ser menino ou menina, podendo inserir um nome ou optar pelos originais, Nate e Katie. Após isso, você obtém o item ”Bug Net”, que serve para caçar insetos no tronco das árvores.
Durante determinado período, não há muita utilidade em se concentrar na busca de insetos, mas conforme a história avança, existe a possibilidade de trocá-los por itens complicados de se achar normalmente.
Falando nisso, o jogo introduz os insetos raros, os quais são difíceis de capturar. Todavia, eles se destacam por serem excelentes moedas de troca. Enfim, deixando de lado esse passatempo presente em Yo-kai Watch, após conseguir o Bug Net e ser introduzido à caça aos insetos, você será direcionado ao Mount Wildwood.
Neste lugar, conhecemos o Yo-kai que estrela a capa do jogo e que acompanha o personagem fielmente no decorrer da jornada, Whisper. Ele se apresenta e da ao jogador o Yo-kai Watch!, acessório que permite visualizar qualquer Yo-kai conforme recebe um upgrade em seu rank. Darei mais detalhes sobre isso adiante.
Possuindo o Yo-kai Watch em mãos, Whisper ensina a procurar Yo-kai presentes na região, os quais podem virar amigos e serem usados nas diversas batalhas seguintes. Depois disso, você recebe o Yo-kai Medallium, livro que mostra os Yo-kai capturados dentre os 245 existentes.
Contendo esses dois apetrechos, de fato o jogo tem o seu início e os capítulos que compõem a história seguem ensinando mais sobre o mundo dos Yo-kai, incluindo as mecânicas de combate, fator que afastou bastantes pessoas do game.
O QUE SÃO OS YO-KAI?
Imagino ter deixado algumas pessoas confusas ao afirmar que os Yo-kai são simplesmente Yo-kai (risos). Tendo isso em vista, gostaria de comentar brevemente a respeito das peculiaridades deles para não deixar nenhuma dúvida no ar e assim continuar a análise de forma esclarecida.
Primeiramente, é fundamental saber que os Yo-kai não podem ser vistos pelo olho humano, mas eles estão por toda parte. Eles nascem da alma de um ser humano já falecido. Ou seja, não se configuram como monstros, fantasmas e afins.
Estando em nosso mundo, os Yo-kai causam diversos problemas nas pessoas, a exemplo de brigas, cansaço, irritação e assim por diante. Portanto, imbróglios aparentemente normais de nosso dia a dia são provocados através da influência dos Yo-kai e não pelo acaso.
A maioria dos Yo-kai pode ser capturada através de eventos e missões. Você deve impressioná-los em batalha ou dar comidas específicas antes/durante o combate. Depois de fazer a amizade, eles vão lhe dar uma moeda como demonstração dessa parceria. A partir desse momento, há a possibilidade de usá-los em batalhas e quests a qualquer hora. Vale recordar que um humano só tem a chance de vê-los através do Yo-kai Watch.
MECÂNICA DE BATALHA: PRÁTICA OU CONFUSA?
Após esse resumo sobre os Yo-kai, vamos comentar sobre o sistema de batalha do jogo, que talvez seja a grande novidade criada pela Level 5. Antes de tudo, gostaria de ressaltar que vi muitas pessoas desistindo da compra do game justamente por não se adaptarem as batalhas presentes em Yo-kai Watch. Sem dúvida alguma, essa mecânica é mais bem elaborada e difícil se quisermos comparar com Pokémon, jogo famoso do gênero ao quais os fãs da Nintendo se acostumaram a jogar no Ocidente.
Antes da batalha, o jogador deve encontrar um Yo-kai. Essa tarefa é bem simples, pois você os encontra em árvores, máquinas de refrigerante, nas ruas, postes e locais específicos.
Como deixei em aberto na introdução, diversos Yo-kai só aparecem quando o seu Yo-kai Watch está num certo rank, que se inicia no ‘E’ e vai até o ‘S’. Para elevar o nível do aparelho, basta aceitar missões teste na loja Timers & More.
O Yo-kai Radar, que se localiza na parte superior direita da tela de cima no Nintendo 3DS, sempre avisa quando um Yo-kai está por perto, facilitando assim o dever de achá-los. Feita a pesquisa pelos Yo-kai na região, basta pegar a Stylus e movê-la na tela debaixo para desvendar o Yo-kai oculto na área específica. Em seguida, o combate começa.
A batalha inclui um máximo de três Yo-kai de cada lado (totalizando seis na equipe). O jogador deve selecionar os três Yo-kai que ficarão no topo e na parte inferior, podendo alternar a posição deles pressionando L/R ou usando a Stylus.
Os Yo-kai atacarão automaticamente com suas próprias técnicas. As ações que eles usam variam de acordo com suas personalidades. Também é possível receber itens e fazer amizade com Yo-kai na conclusão do combate.
No entanto, se todos os Yo-kai forem derrotados, a batalha será perdida e o personagem voltará para um local nas proximidades (semelhante ao que ocorre em Pokémon, só que nesse caso o retorno acontece no Pokémon Center). O medidor de HP está localizado abaixo de cada Yo-kai.
Como já foi dito acima, os Yo-kai atacam instantaneamente, sem precisar de comandos. Todavia, outras opções de batalha estão disponíveis e estas tornam a luta mais dinâmica. Além disso, os Yo-kai podem batalhar de cinco estilos distintos, sendo eles: Attack (ofensivo), Technique, Loaf (não ataca), Guard (defensivo), e Inspirit (deixa o Yo-kai adversário sem ação e/ou perdendo HP).
Na tela tátil do 3DS, encontram-se as opções:
- Soultimate – golpe especial que varia de Yo-kai para Yo-kai, podendo elevar os stats de seu time ou até mesmo liberar um golpe poderoso;
- Purify – função que recupera o seu Yo-kai quando ele fica com o status de ”Inspirited” (mais experiência é ganha ao utilizar esse recurso);
- Target – permite selecionar qual Yo-kai inimigo receberá seus ataques ou até mesmo focar em pontos frágeis dos chefões;
- Item – serve para recuperar o HP, a barra de energia do Soultimate e também para alimentar Yo-kai oponentes visando formar um laço de amizade com eles.
Os Yo-kai serão mais eficientes caso sejam da mesma tribo e estejam posicionados lado a lado. Sim, em Yo-kai Watch os Yo-kai são divididos em grupos com características variadas, e isso pode auxiliar o jogador a ganhar as batalhas de um modo bem mais fácil. É necessário deixar apenas dois Yo-kai de uma mesma tribo lado a lado para fortalecer o time. Pretendo dar detalhes adicionais dessa mecânica em postagens específicas sobre o game.
Outro método curioso é o Inspiriting. Esse poder que faz os Yo-kai deixar as pessoas bravas, com fome, confusas como já citei no início da análise. Na batalha, os Yo-kai ficam com o status de Inspirited tanto por meio dos adversários quanto pelo dos parceiros.
Se o Yo-kai receber essa condição do inimigo, ele sofrerá com constantes perdas de HP e até mesmo com a impossibilidade de atacar (este estado é curado por intermédio da função Purify). Entretanto, se for do companheiro de equipe, pode ter os stats aumentados ou o HP recuperado.
Caso queira escapar do combate, é possível fugir usando o item Getaway Plush. Porém, inimigos mais fortes podem insistir e manter a batalha mesmo assim. Dessa forma, só sobrará a opção de se render, por meio do botão Start. Essa atitude contará como derrota.
Por fim, o jogo oferece a chance de batalhar com amigos localmente no Lambert Post Office. Jogadores sem a cópia de Yo-kai Watch não terão como desfrutar do Download Play, desativado de quaisquer aplicações.
Portanto, o sistema de batalhas é bastante rico em conteúdo e mostra aos donos de Nintendo 3DS que foge totalmente de Pokémon. Discordo totalmente das comparações feitas com os monstrinhos de bolso, afinal imagino que deu para perceber a originalidade presente em Yo-kai Watch até então.
Porém, estou recorrendo frequentemente à analogias justamente por grande parte das pessoas terem esse preconceito com o game, que muitos na mídia disseram chegar para ocupar o lugar da série de Pikachu & Cia.
Enfim, para concluir os comentários da jogabilidade, posso afirmar seguramente que mesmo aparentando ser complicada de se acostumar, após algumas horas jogadas e um pouco de pesquisa, as batalhas passam a acontecer tranquilamente e tornam-se divertidíssimas.
MÚSICA: AMBIENTANDO PERFEITAMENTE A JOGATINA
A trilha sonora de Yo-kai Watch foi composta por Kenichiro Saigo, que atualmente trabalha nas sequências da franquia no Japão e no anime. O trabalho realizado pelo músico é perfeito, sempre adequando o momento do enredo ou local em que o jogador está presente com uma excelente faixa musical.
Por exemplo, no Nocturne Hospital, área abandonada da cidade e habitada por inúmeros Yo-kai, destaca-se por ser um lugar escuro, cheio de escombros e de papel fundamental no enredo do game. E todos esses fatores combinam muito bem com a trilha criada por Saigo, cercada de medo, mistério e suspense que motivam o jogador a desvendar os segredos do hospital. Infelizmente não encontrei a música no Youtube, mas acima disponibilizei o tema das Boss Battles, tão fenomenal quanto a do Nocturne Hospital.
Lançada comercialmente no Japão, a trilha sonora de Yo-kai Watch foi dividida em quatro discos. O primeiro deles contém 40 faixas, o segundo, 44, o terceiro, 48, e finalmente, o quarto (disco bônus), possui três músicas do anime.
É possível baixar tudo também no iTunes. Vale apena conferir para quem já jogou ou irá jogar, e com certeza se apaixonar pelas músicas que dão diversidade ao game.
ENREDO E MISSÕES: REPETITIVIDADE PODE ENJOAR
A história de Yo-kai Watch tem uma duração considerável, variando de 15 até 20 horas dependendo do ritmo em que o jogador aproveita as várias mecânicas presentes no decorrer da aventura. O enredo é bom, explicando aos poucos curiosidades a respeito da relação antiga entre os Yo-kai e o nosso mundo, além de apresentar chefões variados e amedrontadores.
Vale ressaltar que, na maioria desses confrontos, ter paciência é fundamental, sobretudo porque o jogo tomará muito tempo para deixar os chefões em uma posição vulnerável, suscetível a receberem golpes que surtam efeito.
Além disso, vale salientar que Yo-kai Watch desenvolve bem a participação de alguns Yo-kai bacanas como o lendário Kyubi, o famoso gato Jibanyan, o pequeno e carismático dragão, Draggie, entre outros.
Quests and Favors
Paralelamente à história principal – e constituindo simultaneamente o post-game – temos as Quests e os Favors. Ambas são representadas por bandeiras (azul e laranja) no mapa da cidade que se localiza na tela debaixo do 3DS, ajudando assim o jogador, a saber, aonde ele deve achar missões para cumprir.
Essas quests e favors podem estar atreladas a pedidos tanto de pessoas quanto dos Yo-kai, e sempre ao cumpri-las seu time ganha experiência, itens e dinheiro. O principal problema nesse quesito é a repetitividade e inutilidade de muitas quests, que podem acabar enjoando em certo ponto. Apesar disso, não nego a importância de determinadas tarefas. Por exemplo, o raro Yo-kai de rank S, Kyubi, só pode ser capturado após cumprir três quests específicas.
Fora as quests, o jogo proporciona um fator replay aceitável. Depois da história principal, novas áreas como o Infinite Inferno se tornam acessíveis, além de que a busca para obter os 245 Yo-kai continua ativa e exige um grande trabalho do jogador, visando evoluir membros de sua equipe e encontrar itens de fusão para criar novos Yo-kai. Logo, horas extras de jogatina estão garantidas após a campanha, fator positivo considerando que a maioria não se satisfaz apenas com a história.
VEREDITO
Yo-kai Watch mostrou para nós ocidentais o motivo pelo qual a franquia cresceu tão rapidamente na terra do sol nascente: diversão. Seja colecionando todos os Yo-kai presentes, completando as incontáveis quests, aproveitando o bom enredo do game, pescando e capturando insetos ou até mesmo buscando por itens raros, o prazer de jogar permanece imutável e o tempo gasto jogando essa nova obra da Level 5 vale cada segundo. Você, fã de Pokémon ou não, tem que definitivamente dar uma chance para a jornada estrelada por Whisper e Jibanyan.
PONTOS POSITIVOS
- Excelente mecânica de batalha
- Vários Yo-kai, itens, insetos e peixes para capturar/colecionar
- Trilha sonora que combina muito bem com os ambientes do jogo
- Originalidade no enredo e no jogo como um todo
PONTOS NEGATIVOS
- Repetitividade nas Quests, mesmo alguma delas tendo importância
- Chefões cansativos na maioria das vezes
NOTA: 9,4
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya