História:
Criado com base em um conceito diferente, o 3DO Interactive Multiplayer foi trazido ao mundo em 1993, por meio da 3DO Company, empresa fundada por Trip Hawkins em parceria com sete gigantes da época; LG, Panasonic, AT&T Corporation, MCA, Time Warner e Electronic Arts. Utilizando um sistema de licenciamento, a 3DO Company oferecia as especificações e o software, mas empresas terceiras produziam suas próprias versões do aparelho. Na época o modelo se mostrou lucrativo e logo diversas variações do aparelho surgiram no mercado, as mais conhecidas pelas mãos da Panasonic e Sanyo.
Para a época se tratava de uma máquina poderosa, utilizando um coprocessador de 16bits que o tornava o primeiro console 32bits da história. Além disso, por optar em utilizar o CD como mídia padrão, os custos de desenvolvimento do console eram relativamente baixos e o mesmo possuía a capacidade de renderizar jogos em três dimensões e até mesmo exibir filmes em qualidade MPEG.
Quando lançado, o 3DO possuía uma política agressiva ao buscar estúdios parceiros, na época as desenvolvedoras terceiras estavam na mira das gigantes Sega e Nintendo, que cobravam entre 15$ e 25$ por jogo vendido apenas em licenciamento (vale lembrar que a Nintendo ainda aplicava taxas maiores dependendo do cartucho utilizado). A 3DO Company por outro lado, chegou pedindo apenas 3$ como taxa de licenciamento e não colocava barreiras em relação as fornecedoras de mídia; o resultado de uma política tão agressiva não poderia ser outro, logo em seu lançamento mais de 700 estúdios decidiram apoiar o console.
Esse apoio, somado a potência natural do aparelho acabou criando uma máquina com jogos incríveis, além de títulos originais como Immercenary, Gex, Killing Time, Crash N Burn e The Need for Speed, o console ainda recebeu excelentes ports vindos dos computadores, como Alone in The Dark e Myst, e dos Arcades, como a excelente versão de Super Street Fighter II Turbo. Algo totalmente impensável para os consoles da época.
Infelizmente o console não era perfeito, por conta de seu "alto custo" de produção e o baixo lucro per software , o console foi lançado ao valor nada competitivo de U$700, o equivalente a U$1.152,66 ou R$:4.452,49 nos dias de hoje, obviamente o console acabou passando por diversas reestruturações de preço e algumas marcas conseguiram produzi-lo a valores mais competitivos, como a GoldStar que lançou seu modelo por U$369 em 1994. Entretanto, o alto custo não foi o único obstáculo em sua trajetória, a mesma política agressiva de licenciamento acabou gerando um enorme problema, por conta do baixo custo de desenvolvimento, diversos “produtores de garagem” criaram conteúdo duvidoso e logo a biblioteca do aparelho inflou com filmes interativos, jogos de baixíssima qualidade e até mesmo material erótico.
Todos esses problemas acabaram por enterrar o sonho americano do 3DO, após três anos de mercado (1993-1996) o console foi descontinuado com vendas na casa dos dois milhões de unidades. Seu sucessor, o 3DO M2 foi prontamente descontinuado e a 3DO Company reestruturada como uma desenvolvedora terceira, que foi a falência em 2003.
O 3DO no Brasil:
No Brasil o console chegou pelas mãos da Panasonic e GoldStar em meados de 1994, seu preço estimado era de R$1400; um valor bem salgado para época, onde o salário mínimo girava em torno de R$70,00. Com um preço nada competitivo em um mercado dominado pela TecToy (Sega), o console não sobreviveu muito, mas podia ser encontrado com facilidade nas famosas “locadoras” e fliperamas, onde os jogadores podiam alugar o console por algumas horas. A pirataria de jogos do 3DO também tinha algum espaço, dado os altos custos dos jogos e a ausência de mecanismos de proteção, jogos alternativos podiam ser encontrados com certa facilidade em famosos polos comercias da capital paulista.
Legado:
Mesmo tendo tido um curto período de vida, o 3DO não passou sem deixar sua marca, franquias famosas como Need for Speed tiveram sua estreia no aparelho e muitos consideram-no como o “patrono” das cutcenes, pois apesar de não terem sido criadas nele, foi no 3DO onde encontraram espaço, sendo usadas a exaustão, principalmente para mascarar os enormes loadings que assombravam seus jogos.
Mas de todas as heranças, a mais duradoura e importante com certeza foi no licenciamento de jogos, graças ao sucesso da política da 3DO Company, empresas como a Sega e mais tarde a Sony, passaram a oferecer melhores acordos aos desenvolvedores, permitindo que novos estúdios florescessem.
Curiosidades:
- A criadora de Crash Bandicoot, Naughty Dog criou um clone de Mortal Kombat para o 3DO, batizado de Way of The Warrior; esse jogo foi severamente criticado e hoje é considerado um dos piores jogos do console.
- Ao contrário dos demais consoles, o segundo controle do 3DO deveria ser plugado no primeiro controle e não diretamente no aparelho.
- Apesar de ser um projeto americano, o console recebeu pelo menos 4 diferentes versões para o mercado asiático.
- Depois que o projeto de sucessor foi abandonado, a Konami tentou criar um Arcade baseado nele. Os altos tempos de loading e altíssima taxa de falhas, fizeram o projeto fracassar.
- Seu criador Trip Hawkins, acreditava tanto no console que abandonou a diretoria da EA (empresa que fundou) para cuidar da 3DO Company em 1991. Quando o projeto fracassou e o estúdio faliu, ele fundou a Digital Chocolate, focada em jogos móveis.
- Por conta de seus esforços, Trip Hawkins foi o oitavo desenvolvedor a ser colocado no Hall da Fama da Academy of Interactive Arts & Sciences, junto de nomes como Shigeru Miyamoto e Sid Meier.
- Em três anos de mercado, estimasse que 320 jogos foram licenciados para o console e mais de 200 foram produzidos sem autorização. A título de comparação o N64 e o PSONE tiveram ao longo dos seus 6 anos de mercado, 387 e 2355 jogos respectivamente.
Última edição por vits em Ter 03 Nov 2015, 16:59, editado 3 vez(es)
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