Olá galera! Nosso "Mês Retrô" está terminando, e finalmente chegamos no meu console favorito da Nintendo, na verdade meu coração é um pouco dividido entre o SNES e o Cube, pois o SNES foi o console da minha infância junto com o Mega Drive, mas enfim... ao contrário dos outros tópicos que postei durante esse "Mês Retrô" onde falei de jogos específicos, dessa vez eu resolvi falar do console. A maioria das pessoas que conheço não tiveram o Game Cube na época dele, pois a concorrência do PlayStation 2 foi bem forte, e pelo menos aqui no Brasil conheço poucas pessoas que conhecem bem o Game Cube, eu estou incluso nesse grupo que não teve a oportunidade de explorar o Game Cube na sexta geração, mas me arrependo um pouco disso, pois hoje em dia é um dos meus consoles "retrô" que eu mais uso.
A SEXTA GERAÇÃO DE CONSOLES
Antes de começar a falar do console em si, acho legal tentarmos nos situar no tempo, estamos falando de um console lançado durante a sexta geração (que é a minha geração favorita depois da quarta geração), algumas coisas bem importantes aconteceram aqui, tivemos o último console da Sega, o primeiro console da Microsoft, e o lendário PlayStation 2 que foi o sucessor do bem-sucedido primeiro console da Sony...
Nesse momento a Nintendo domina lindamente o mercado de portáteis, mas no caso dos consoles de mesa, o cenário não era simples, e a competição era acirrada, pois o PlayStation 2 continuou de forma digna o legado deixado pelo seu antecessor e a Sega acabou tirando o Dreamcast do mercado que ficou obsoleto tecnologicamente após o lançamento do concorrente, então a Nintendo tinha um grande rival pela frente para o seu novo console e somado a isso, no mesmo ano do lançamento do Cube ainda foi lançado outro concorrente de peso, o primeiro Xbox!
Esse cenário com certeza ofuscou o quarto console de mesa da Big N, mas veremos aqui que ele tem a sua beleza e importância sim, e não passou em branco pela história dos video games.
O NINTENDO GAME CUBE
Apelidado de "Dolphin" durante a sua fase de desenvolvimento, o quarto console de mesa da Nintendo chegou ao mercado em 2001 com o nome oficial de "Nintendo Game Cube", foi o primeiro console da Nintendo que usou discos ópticos ao invés de cartuchos como os seus antecessores. A Nintendo vendeu 21.74 milhões de consoles até 2007, quando ele foi descontinuado e "substituído" pelo Wii (lançado em 2006).
Considero esse console muito importante na história da Nintendo, pois foi a última vez que a empresa apostou em um hardware forte considerando o cenário de cada geração de consoles, infelizmente a empresa mudou a postura com o Wii (o que de certa forma, deu certo) e com o atual console, o WiiU (o que deu ruim).
No Game Cube podemos ainda perceber um equilíbrio na postura da Nintendo em relação a reviver algumas de suas franquias, criar novas franquias e ao mesmo tempo se preocupar em atrair as thirdies, acredito que o Game Cube foi o último console de mesa da Nintendo onde podemos observar claramente essas três importantes características ao mesmo tempo.
Na minha opinião, o Game Cube é um console muito subestimado e não tem o reconhecimento que merece por parte de muitos jogadores, pois na geração seguinte a Nintendo voltou ao topo e acredito que parte do sucesso do Wii se deve ao seu antecessor. Muitos citam as inovações do Wii como o motivo dele ter dado tão certo, e taxam o seu antecessor como "fracasso", mas eu discordo muito disso, o Wii inovou sim e isso foi importante, mas acredito que o Wii deve muito ao Game Cube também, pois de certa forma o Wii é uma evolução direta do Game Cube, tecnicamente falando, pois a Nintendo não investiu muito em gráficos, então o bom trabalho feito no Game Cube foi importante nesse sentido, e além disso o Wii é retrocompatível com o Game Cube e essa é a característica que mais gosto no Wii, pois apesar de ter grandes jogos como Mario Galaxy, ter acesso à biblioteca do Cube é muito útil!
O CONTROLE
O controle do Nintendo Game Cube é muito interessante e é o meu controle favorito em consoles da Nintendo, mas ele não agrada a todos por ter menos botões que o DualShock 2 e que o controle do Xbox, e por ter uma distribuição nada convencional dos seus botões, também já ouvi reclamações de pessoas com mãos muito grandes, mas eu acho a localização dos botões muito bem pensadas, uma coisa legal também é que o tamanho dos botões variam, o botão que normalmente é usado nos jogos como o botão de ação, por exemplo, fica mais em evidência por ser bem maior que os outros, o direcional dele não é dos melhores, mas não estraga o controle, na minha opinião, o ponto fraco desse controle é que ele não é muito bom em jogos de luta no geral, apesar de ser perfeito para o "Smash Bros.".
Considero esse controle muito superior ao controle do seu antecessor, o Nintendo 64, pois tem uma ergonomia muito superior, outra coisa que gosto nesse controle é que ele foi o último controle da Nintendo com botões coloridos, desde o Wii os controles da Nintendo são monocromáticos e eu acho legal diferenciar cada botão com uma cor diferente, não que isso seja tão relevante, mas acho que eles ficam mais destacados.
OS MINI DVDs
A mídia usada no Game Cube (Nintendo Game Cube Game Disc) finalmente passou a ser discos, porém ao contrário dos concorrentes que usaram DVDs (com exceção da SEGA que usou GD-Roms no Dreamcast, discos semelhantes aos CD-Roms), a Nintendo usou Mini DVDs.
Essa mídia trouxe algumas dificuldades, pois tinham capacidade de armazenamento bem reduzida em relação aos DVDs, alguns jogos naquela época precisavam de 2 discos na versão de Game Cube, ou pior que isso... algumas vezes ao invés de lançar o jogo com 2 discos, eles lançavam com apenas 1 disco e cortavam conteúdos como CG's, fazendo com que o jogo saísse com qualidade inferior. Além disso um problema dos Mini DVDs do Cube é que eles podem "descascar" com o tempo, isso não afeta o funcionamento do jogo, mas é um problema temido por "colecionadores de Game Cube".
Mas apesar disso, a Nintendo teve bons motivos para escolher os Mini DVDs ao invés dos DVDs, com isso a Nintendo esperava dificultar a pirataria no console (o que realmente aconteceu) e também evitaria pagar taxas de licenciamento para o "Fórum DVD" (organização de empresas que usam ou desenvolvem conteúdos nos formatos DVD e HD DVD), e além disso a Nintendo também esperava diminuir o tempo de "loading" nos jogos, o que considero um bom motivo..., mas na prática os Mini DVDs acabaram atrapalhando mais do que ajudando, pois podem ter contribuído para afastar as "thirdies" do console.
A minha opinião pessoal é que essa foi a mídia mais bonita da história dos video games, eu sou fanático por esses Mini DVDs do Game Cube, mas na prática isso realmente atrapalhou a Nintendo na época e limitou muito o console, que tinha muito potencial! E eu tenho medo de que algum dos meus discos comece a descascar, por enquanto não aconteceu comigo, mas já vi relatos.
OS JOGOS
Agora chegamos na parte que mais interessa, primeiro eu acho interessante compararmos o Cube com o Nintendo 64, seu antecessor. O Cube tem uma biblioteca de RPG melhor que a do Nintendo 64 (isso é importante citar, pois o N64 foi muito fraco no gênero RPG), na verdade de um modo geral a biblioteca do Cube é melhor, mais completa e mais variada que a do seu antecessor, talvez perca apenas no quesito FPS, afinal o Nintendo 64 tem o lendário 007 GoldenEye e o Cube é fraco nesse gênero.
Comparado aos seus concorrentes, o Cube tem uma biblioteca muito pequena , perdendo até para o Dreamcast nesse quesito, console que teve uma vida bem curta, porém teve mais apoio das "thirdies" que o seu antecessor, mas ainda não era comparável ao apoio que tinha o PlayStation, os Mini DVDs podem ter atrapalhado muito nesse sentido. Outro fator que pode ter contribuído negativamente é que o Nintendo 64 também não tinha muito apoio em sua geração e o Game Cube acabou herdando um pouco disso, mas o Cube foi o último console da Nintendo em que o jogador não se sentiu tão excluído do "universo gamer" no quesito jogos multiplataforma, pois apesar de muita coisa não ter saído pro console na época, a situação era bem melhor que no seu antecessor (N64) e que nos seus sucessores (Wii e WiiU).
Outra característica importante do Cube é que ele foi um dos melhores consoles da geração no gênero Survival Horror, gênero muito popular na época dele. (A Nintendo assinou um acordo de exclusividade com a Capcom na época e além de receber os jogos já lançados da franquia "Resident Evil", ainda recebeu alguns novos jogos como o "Resident Evil Zero" e o "Resident Evil 4" que permaneceram exclusivos no console por um tempo).
O Cube trouxe de volta franquias que não apareceram no Nintendo 64, como Metroid e Fire Emblem, "Metroid Prime" é amado até hoje. O Cube tem grandes jogos como o "Super Smash Bros. Melee", que na minha opinião é o melhor da franquia e é jogado competitivamente até hoje. Franquias que hoje em dia são amadas nasceram no Cube, como Pikmin, Luigi's Mansion e Animal Crossing (no ocidente).
Então o console claramente teve grandes jogos e sua biblioteca merece ser explorada!
ALGUMAS CURIOSIDADES
- O Game Cube é um dos consoles que possuem mais cores/modelos diferentes, talvez o Nintendo 64 influenciou essa característica do Cube, pois também tinha muitos modelos variados.
- Apesar da sexta geração de consoles contar com a presença do Dreamcast, a Sega foi uma das principais parceiras da Nintendo nessa geração, pois o console da ex-rival da Big N foi descontinuado. Saíram bons jogos da Sega no console, muitos deles lançados originalmente no Dreamcast, como os dois "Sonic Adventure" e o RPG "Skies of Arcadia".
- Durante sua fase de desenvolvimento, o console foi apelidado de "Dolphin" (golfinho em inglês), vários jogos do Cube fazem referência a esse animal, como o nome da nave do Olimar em "Pikmin" e a ilha Delfino do jogo "Super Mario Sunshine", que tem forma de golfinho.
- O Cube foi o primeiro console da Nintendo a não ter um jogo do Mario no lançamento, dessa vez a estrela foi o Luigi com o "Luigi's Mansion".
- O Game Cube recebeu o último jogo da franquia "F-Zero" em consoles de mesa, o "F-Zero GX", que na minha opinião é o melhor jogo da franquia.
E vocês? Já tiveram alguma experiência com o Nintendo Game Cube? O que pensam sobre o console?
Última edição por Chazzy em Ter 22 Set 2015, 23:54, editado 3 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya