Plataforma: Nintendo 64, Wii (Virtual Console).
Desenvolvedora: HAL Laboratory
Publicadora: Nintendo
Lançamento: 21/03/1999 (Japão)
Gênero: First-Person Rail Shooter / Simulação
INTRODUÇÃO
Finalmente chegamos no Nintendo 64 nesse nosso "Mês Retrô" e está na hora de falar de um jogo que marcou muito a minha infância e acredito que outras pessoas aqui também já tiveram a oportunidade de jogá-lo, então convido todos vocês a deixar o sonho de se tornar um mestre pokémon de lado só por um instante, guarde a sua pokéball e pokédex, pegue a sua câmera fotográfica, pois hoje não iremos batalhar e sim fotografar, bem-vindos a minha análise do Pokémon Snap!
Pokémon Snap é um dos muitos jogos "spin-off" de Pokémon, porém mesmo para um spin-off ele é um jogo muito diferente do comum, pois o nosso objeto nesse jogo é fotografar os Pokémon que vivem em uma ilha.
Todd Snap, ou melhor, Chazzy começando a sua aventura!
HISTÓRIA
Em alguns jogos, é difícil a gente falar em "história", é o caso desse, pois a premissa desse tipo de jogo é bem simples, a gente interpreta o personagem Todd Snap (que já apareceu no mangá e no anime de Pokémon), ele é um fotógrafo e no jogo trabalha pro Professor Carvalho (Oak, no original) de forma semelhante aos jogos principais da série, mas em vez de sairmos de casa pra explorar uma região, capturar, batalhar, ganhar insígnias e preencher a "Pokédex", a gente precisa explorar uma ilha, chamada "Pokémon Island" e fotografar os Pokémon da ilha para o Professor e preencher o "Pokémon Report" (uma espécie de relatório) com as fotos dos Pokémon, na prática, esse "Pokémon Report" é como se fosse a "Pokédex" desse jogo.
Então, basicamente a gente escolhe o nosso nick, o Professor explica que quer que a gente preencha o "Pokémon Report" com fotos dos Pokémon da ilha, ele presenteia a gente com o "Zero-One" (além de ajudar a gente na locomoção, esse veículo pode teleportar entre os "Goal Gate", uma espécie de portal que nos dá acesso às diferentes áreas da ilha), depois ele diz que vai ensinar a gente a tirar fotos na primeira fase do jogo e a aventura começa!
Nosso personagem dentro do veículo "Zero-One".
JOGABILIDADE
Eu considero boa a jogabilidade desse jogo, no começo a gente possui apenas o nosso veículo "Zero-One" e a nossa câmera fotográfica para explorar a ilha, é tudo bem simples e intuitivo, o veículo se move sozinho pela fase, a gente apenas controla o cursor da câmera com o analógico e quando observamos um Pokémon basta mirar e apertar o botão pra fotografar no melhor estilo "First-Person Shooter", mas em vez de machucar o bichinho, a gente só tira uma foto inofensiva.
Quando concluímos a fase, a gente é levado de volta ao laboratório do Professor, nesse momento a gente seleciona as fotos que a gente quer mandar pro Professor, é possível selecionar uma foto de cada Pokémon, mas não podemos selecionar duas fotos ou mais do mesmo Pokémon, ou seja, temos que analisar qual é a foto que achamos que ficou melhor. O professor vai avaliar cada uma das fotos que selecionamos, ele usa critérios como dimensão, pose e técnica e dá uma pontuação para a nossa foto, ele também pode dá pontos por motivos especiais como por exemplo ter mais de um Pokémon da mesma espécie na mesma foto, tirar foto de um Pikachu na prancha de Surf, tirar foto de um Pidgey usando o move "Gust" no coitado do Meowth (é possível fazer isso na fase "Beach"), entre outros exemplos. É muito interessante! Nesse momento que você seleciona as fotos, também é possível marcar fotos para colocar em um álbum além de enviar pro professor.
Pikachu de boas na prancha.
No decorrer do jogo a exploração vai ficando mais interessante, pois conforme a gente vai tirando fotos e aumentando a nossa pontuação total, a gente ganha acesso a novos itens, o primeiro deles é a "Pokémon Food" (uma maçã), o segundo é a "Pester Ball" (uma bola de gás), podemos usar ambos para interagir com os Pokémon da fase, eles funcionam de forma semelhante, depois ganhamos também um item simples, mas bem útil, a "Dash Engine", com ele podemos acelerar o veículo para que se mova mais rapidamente pela fase e por fim a gente ganha o item mais legal do jogo, a "Poké Flute"! Podemos tocá-la para interagir com os Pokémon da fase, tem três músicas diferentes e os Pokémon reagem de forma diferente ao som da flauta, alguns até dançam, é bem divertido!
Um Snorlax feliz ouvindo a flauta.
GRÁFICOS E SOM
Gráfico é o quesito que eu menos gosto de analisar em minhas análises, motivo? Eu não me importo muito com os gráficos, ainda mais se tratando de um jogo tão antigo, mas enfim, o gráfico do jogo é bom para o Nintendo 64, os desenvolvedores conseguiram explorar bem o potencial do console, e fizeram um jogo muito bonito, sem dúvida esse é um dos pontos fortes do jogo. Não apenas os Pokémon foram bem modelados, mas os cenários também.
O mesmo vale para o som, a capacidade do Nintendo 64 foi muito bem explorada pelos desenvolvedores nesse jogo, aqui a gente não escuta os famosos "cries" dos Pokémon da série principal, por exemplo. Os Pokémon emitem sons semelhantes aos do Anime.
Achei linda essa "foto", o N64 recebeu poucos jogos tão bem trabalhados assim.
COMENTÁRIO FINAL
Esse é o meu jogo favorito do Nintendo 64, eu acho sensacional a ideia do jogo, ele permite que a gente interaja com os Pokémon de forma que nenhum outro jogo permite, ao invés de ir atrás deles pra batalhar, capturar (colecionar), a gente precisa fotografar nossos amados bichinhos em seu habitat natural, isso é fantástico!
O jogo peca em alguns detalhes, o maior defeito, na minha opinião, é a quantidade de Pokémon disponíveis no jogo, mesmo sendo um jogo da "primeira geração", já existiam 151 Pokémon e o jogo disponibiliza apenas 63, é um número muito baixo! O número de fases também é baixo, apenas 6 fases (7 contando com a "fase secreta"), mas são bastante variadas e bem feitas, isso ameniza esse "defeito" do jogo, outro problema é que o jogo é muito fácil, e a gente acaba finalizando rápido demais, mesmo voltando nas fases pra tirar foto dos Pokémon que estão faltando, como não existem muitos e não tem tantas fases assim, isso não é uma tarefa muito difícil e nem muito demorada.
Mas mesmo com esses "defeitos", eu sou muito fã desse jogo, é um jogo obrigatório pra quem é fã de Pokémon em geral, e arrisco dizer que esse jogo é capaz de agradar até mesmo quem não é muito fã dos jogos da série principal de Pokémon, esse não é apenas o meu "spin-off" favorito, mas sim o meu jogo favorito de Pokémon, e recomendo o jogo para todos!
Nota que eu gostaria de dá ao jogo considerando o que ele representa pra mim: 10/10.
Minha Nota: 8/10.
Não adianta fazer essa carinha, Mew! Infelizmente não tem como dá 10.
Agora você já pode guardar a câmera fotográfica e voltar para a sua jornada! Agradeço a quem leu o tópico até aqui, espero que tenha gostado! Nos meus tópicos de análise eu gosto de falar de cada fase do jogo separadamente, costumo fazer isso no segundo post do tópico, quem não quiser saber tão detalhadamente com medo de spoilers ou algo do tipo, aconselho que pare por aqui, até a próxima!
Última edição por Chazzy em Seg 14 Set 2015, 16:24, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya