Pra começo de conversa eu ja digo que o tópico não possui intenção nenhuma de causar combates entre faboys e mocinhas aqui do fórum, mas sim apenas uma opinião pessoal do que venho percebendo com o passar do tempo. Portanto antes de começarem a exalar vossas frescurinhas, vamos debater sem briguinhas de bofes, ok?
Enfim..
Desde muito tempo que estamos falando sobre os tais remakes e remasters que aparecem nos consoles de todas as empresas do ramo. Mas uma coisa me chamou atenção. São os extremos do trabalho bem feito e do trabalho porcamente feito. Temos vários exemplos como The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D, Majoras Mask 3D, Wind Waker HD, DKC Returns 3D, Star Fox 3D dentre outros. Do lado da Sony temos The Last of Us Remastered, God of War 3 Remastered, Uncharted: The Nathan Drake Collection, dentre outros. Na Microsoft temos Halo: The Masterchief Collection e agora o recente Gears of War Ultimate Edition.
O que notei foi algo muito simples. Nintendo e Microsoft se sobressaem quando o assunto é remasterizar um jogo do passado, enquanto a Sony, Capcom, dentre outras entregam um trabalho simples, comum e sem graça. Vejam abaixo:
O video em questão se trata do retorno de Marcus Fenix nos consoles da Microsoft. Gears of War Ultimate Edition foi tratado com absouto carinho e cuidado para que fosse entregue a melhor experiencia para os fãs. É notório no video as diferenças e os cenários que foram praticamente refeitos para a nova geração, apresentando uma perspectiva muito distinta do que foi visto lá atrás no 360.
Olhem outro exemplo abaixo:
O video acima se refere a The Legend of Zelda: The Wind Waker HD onde notoriamente o trabalho feito foi algo de cair o queixo. Cores vibrantes, iluminação incrível e gráficos de cair o queixo. O jogo já era lindo no Gamecube, mas além de melhorar os gráficos a Nintendo trouxe algumas novas perspectivas, como a nova vela pra andar mais rápido com o barco, ou então a famosa quest da triforce que agora foi consertada, não se tornando mais algo chato e demorado pra se realizar. Isso tendo em conta que o remaster foi feito em poucos 6 meses de trabalho.
Mais um exemplo:
O exemplo acima é do remaster de Halo 2 na coletanea Hallo The Masterchief collection. Mais uma vez é notório o carinho e o cuidado que foram aplicados nesse remaster. Cenários remodelados, gráficos atualizados para a nova geração e novamente outra perspectiva.
Deem uma olhada nisso:
Definitivamente o remasters dos remasters ao lado de Ocarina of Time. O único trabalho que pode ser comparado a esses dois jogos épicos é o que a Capcom fez lá atrás com Resident Evil no Gamecube. Definitivamente o jogador se sente atraido e seduzido por um trabalho tão bem feito.
Esses são 4 exemplos perfeitos de remasters que são algo fora de série pra qualquer fã de video games. Agora quando olhamos pro que a Sony vem fazendo há algum tempo, a conversa muda. Veja:
Aqui temos o que pra mim é um dos melhores jogos de todos os tempos, o famoso The Last of Us. Ao contrário dos exemplos citados em cima, chega a ser vergonhoso o que foi feito aqui. O jogo é absolutamente o mesmo, com diferenças mais imperceptiveis que titica de pernilongo. Claro que alguma diferença o jogo possui, a iluminação e os gráficos foram "bem levemente" melhorados, principalmente nas CGs, mas quando a gente fala de gameplay a coisa fica séria. A impressão que temos é que o jogo foi apenas atualizado para 1080p ( imperceptivel ) e os 60 fps que dão uma diferença considerável.
O que dizer então dese video acima. O video em questão é do game God of War 3 Remastered. O trabalho feito aqui chega a ser absolutamente hilário, pois as diferenças são tão insignificantes que não vale nem apena citar item por item. A única coisa que foi realmente melhorada foram os tais 60 fps que de fato fazem diferença. E isso por que estamos falando de God of War eim.
Agora vou deixar aqui 2 exemplos de thirds pra que não pensem que o negócio é pessoal com a Sonya.
DmC: Definitive Edition
Tomb Raider: Definitive Edition
Temos um exemplo horrível, parecido com o que a Sony faz com seus remasters, e temos um exemplo incrível com Tomb Raider, parecido com os realizados pela Nintendo e Microsoft.
O que se vê é mais uma vez a preguiça ou falta de capacidade de entregar um jogo verdadeiramente condizente com o poder da nova geração. Enquanto Microsoft, Nintendo, Rockstar, Square Enix dentre outras fazem um trabalho digno de aplausos, empresas que não respeitam o consumidor como Sony e Capcom fazem um trabalho simples, comum, sem graça e que não justifica o valor investido nos games pra quem já os jogou.
Pq essa diferença? Capacidade de umas e incapacidade outras? Ou trabalho bem feito e trabalho mal feito sem se preocupar com os consumidores que ja adquiriram os jogos?
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya